You may be in for a surprise

Como disseram atraz, o problema vai ser maior para as pessoas e pequenas empresas com pc que usam um windows pirateado.. Essas pessoas sabem isso, basta a pessoa amiga dizer que o windows ah e tal nao eh legal, mas nao vale a pena dar o 150€ por ele.... Para as pequenas empresas, usam windows para net e programas de contabilidade, ai o problema da nao migraçao para linux tem a ver com esses mesmos programas de contabilidade que nao funcionam no linux.... Porque as empresas portuguesas nao fazem programas para linux? usam o visual studio, e tudo eh mais facill..... Enfim la terao essas empresas que ter tudo o windows legal, e migrarem para o open office, que se lixe. quanto aos domesticos... Ou crackam isso ou entao, kem quer jogar ou compra consola de jogos ou o windows(aproximadamente o mesmo preço), ou tem licensa estudante ou usa linux e nao joga.... Paciencia. o windows so serve para jogar mais nada. de resto o linux faz tudo. ate autocad e afins deve ter, basta procurar...
 
xtr3me disse:
O teu Xp diz-te para que servem os programas que instalaste?
Ou diz-te para que serve o my computer, o internet explorer, o outlook, etc ?

Ah para além de que me esqueci que durante a instalação, aparece a descrição do que faz cada programa.
Ou então nos gestores de pacotes como o yast ou o synaptic (front-end para o apt-get) também aparece ;)

diz sim. é só passar com o rato por cima e ele apresenta a informação

IE: localiza e apresenta informações e websites na internet
Meu computador: dá acesso a, e informação acerca de, discos rigidos, camaras, scanners e outro hardware ligado ao computador
etc etc etc
 
xtr3me disse:
Só para notar, o gimp está para o photoshop mais ou menos como o mozilla estava para o netscape.
O gimp é baseado no source do photoshop, mas não é igual ao photoshop, no entanto tem muito a ver com os filtros externos do que com o programa em si.
Quem disser o contrário nem se deu ao trabalho de usar o gimp.

Desculpa lá, mas qqr pessoa que diga um imbecilidade destas certamente não os tem de usar pra ganhar a vida... e btw, eu tenho tanto a versão de Win (já é velha) como pra Linux. Nem lá perto chega... Filtros??? Fds, mas tu sabes do que tas a falar man? Nope, não sabes mesmo...

E tás enganado. Não é só experimentar. É usar pra ganhar a vida. As melhores apps vencem é todos os dias, em 10mins tudo parece bom. Se o tivesses de fazer não dizias destas asneiras.
 
Eu por acaso já tentei fazer uma coisa importante na folha de cálculo do OpenOffice (beta 2) e infelzimente tem que se concluir que o Excel é muito melhor
São pequenos pormenores dificeis de caracterizar que estão sempre a impecilhar um gajo enquanto que no Excel a coisa fui mais rapidamente. O programa está simplesmente mais polido.
Quanto ao programa de escrita acho-o mais ao nível do Word com até algumas funções melhores que o Word (o Word também tem algumas melhores). A função dos .pdf então ... rocks.
 
ShadeX disse:
Desculpa lá, mas qqr pessoa que diga um imbecilidade destas certamente não os tem de usar pra ganhar a vida... e btw, eu tenho tanto a versão de Win (já é velha) como pra Linux. Nem lá perto chega... Filtros??? Fds, mas tu sabes do que tas a falar man? Nope, não sabes mesmo...

E tás enganado. Não é só experimentar. É usar pra ganhar a vida. As melhores apps vencem é todos os dias, em 10mins tudo parece bom. Se o tivesses de fazer não dizias destas asneiras.
Epá, o GIMP pode servir para os mesmos propósitos que o Photoshop, mas trata-se dum método de trabalho ligeiramente diferente. Fazes o mesmo com os 2, mas de maneiras diferentes. Eu continuo a preferir o Photoshop, porque habituei-me a ele, assim como as pessoas continuam a preferir o Windows porque se habituaram a ele.

Mas não é por isso que não deixo de fazer uns tutoriais de GIMP para lhe apanhar o jeito, e sim, se isso me pode poupar o sacanço do Photoshop de vez em quando, já é uma boa razão!
 
Mitch disse:
diz sim. é só passar com o rato por cima e ele apresenta a informação

IE: localiza e apresenta informações e websites na internet
Meu computador: dá acesso a, e informação acerca de, discos rigidos, camaras, scanners e outro hardware ligado ao computador
etc etc etc

Pois, mas o etc é só para programas que já vêm com o windows.
Com programas que instales dps ele n faz isso :D
 
ShadeX disse:
Desculpa lá, mas qqr pessoa que diga um imbecilidade destas certamente não os tem de usar pra ganhar a vida... e btw, eu tenho tanto a versão de Win (já é velha) como pra Linux. Nem lá perto chega... Filtros??? Fds, mas tu sabes do que tas a falar man? Nope, não sabes mesmo...

E tás enganado. Não é só experimentar. É usar pra ganhar a vida. As melhores apps vencem é todos os dias, em 10mins tudo parece bom. Se o tivesses de fazer não dizias destas asneiras.

:lol:
Ok.
 
xtr3me disse:
Pois, mas o etc é só para programas que já vêm com o windows.
Com programas que instales dps ele n faz isso :D
faz sim senhor. por exemplo o openoffice :P os que não trazem é por culpa dos developers, que não metem a informação.
 
Eu acho que as coisas são muito simples...

O windows desde a sua origem foi um sistema operativo concebido para ser user-friendly ter máx de compatibilidade possivel e ser vocacionado para trabalho e jogos os 1ºs anuncios da Microsoft diziam isso mesmo.

O linux partiu de um conceito que era imitar um OS empresarial chamado Unix que era seguro e com várias opções de funcionamento mas que era extremamente caro.

O MacOS tb partiu do Unix no entanto a filosofia foi a mesma do windows criar algo para utilizadores domesticos que não percebem nada, poderem trabalharem nele sem problemas...

Resultados:
Windows e MacOS conseguem cumprir a sua filosofia embora o MacOS seja limitado em hardware.

Linux cumpre o seu objectivo, é vocacionado para o mercado empresarial e pode ser usado no mercado domestico no entanto por users com experiencia no OS.



FACTOS:
Companhias de hardware continuam a fazer drivers apenas para windows com qualidade.

Drivers para linux são remetidos para a comunidade open-source ou então têm muito baixa qualidade ou pura simplesmente inexistentes...(3com caso mais flagrante que retirou todo o apoio a linux)

Virus para Linux começam a aparecer mais. Basta confirmar com qualquer site de antivirus...

Linux precisa de muito mais tempo para ser user-friendly ao nivel de MacOS ou windows.

Linux adoptado muitas tecnologias primeiro que os outros, e continua a ser o melhor para o mercado empresarial oferecendo ferramentas para criar arrays raid de origem até servidores mail, dns, web, etc...
 
xtr3me disse:
Já agora digo-te, instalar coisas em linux é tão fácil como no OSX. Quem diz o contrário aínda vive no mundo em que o linux é só o terminal (como era no início).
Qual a dificuldade de fazer um duplo clique num rpm, ou fazer um apt-get install, ou um emerge, ou um installpkg???


Eu no OS X arrasto um icone (aplicaçao) de um lado para o outro...aliás, 75% das aplicações OS X é só arrastar um icone (program package) para onde quisermos. E para desinstalar...simples, é só apagar o icone. Mais fácil nao encontras...nem sei porque a malta do linux nao imita isto.

Como disse, o linux continua a ser feito por geeks sem qualquer tipo de percepção do caminho a seguir...isto se quiserem mesmo tentar destronar o windows. Se é para continuar como algo de elite, então podem continuar como estao :)
 
Última edição:
kidloco disse:
Eu no OS X arrasto um icone (aplicaçao) de um lado para o outro...aliás, 75% das aplicações OS X é só arrastar um icone (program package) para onde quisermos. E para desinstalar...simples, é só apagar o icone. Mais fácil nao encontras...nem sei porque a malta do linux nao imita isto.

Como disse, o linux continua a ser feito por geeks sem qualquer tipo de percepção do caminho a seguir...isto se quiserem mesmo tentar destronar o windows. Se é para continuar como algo de elite, então podem continuar como estao :)

É a tua opinião.
Eu conheço o osx e sei como é fácil, mas também não estou a ver onde está a dificuldade de escrever uma linha num ecrã, ou usar um frontend em que se selecciona a app e depois remove.
Mas pronto.

Ah e o linux não é para elite ... Mas pronto.
Vcs são conseguem perceber que são filosofias diferentes ...
 
Nao penses por ti...há gente que nem deve saber instalar coisas no OS X, quanto mais em linux. Eu gosto de linux e de todos os ideiais que o rodeiam, mas muito sinceramente, ainda nao houve nenhum que eu adorasse. Gostei bastante do Ubuntu, mas ainda lhe falta qualquer coisinha. Eu quero uma coisa fácil...venho do trabalho e a ultima coisa que quero fazer é ter que passar a noite a ler documentos para saber como se faz XYZ. É aí que o linux falha...parte do pressuposto que as pessoas têm tempo para aprender, quando na realidade nao o têm...eu pelo menos nao tenho tempo para aprender um novo OS...já basta as coisas que tenho de aprender para o trabalho :)

E também penso que quanto mais distribuições pior. É bom haver escolha, mas tanta ? no way. Em vez de se juntarem em prol de um objectivo...vai cada uma para um lado. Penso que terá mais sucesso a Apple (se alguém conseguir crackar o OS X quando sair para x86) que o mundo linux.
 
Última edição:
kidloco disse:
...Penso que terá mais sucesso a Apple (se alguém conseguir crackar o OS X quando sair para x86) que o mundo linux.
kidloco, é isso mesmo!... sabes o que me chateia mesmo?
É que as coisas até se conseguem meter ao "virar da esquina" juntinhas numa só página.
Podemos chamar-lhe ergonomia de software. É a diferença entre TENTAR atingir um determinado mercado mais alargado ou continuar a ser um grupo semi-fechado de "entendidos" em Linux.
Eu também procuro sempre ser um idealista só que porra, às vezes lixo-me. :x2:
 
Última edição:
kidloco disse:
Nao percebo onde queres chegar.
Onde quero chegar é dizer que o Linux tem quase tudo o que é necessário para destronar o Windows. Infelizmente o que lhe falta são dois ou três pormenores de utilização que farão a diferença.

A Apple, como é costume, soube ver que o cliente se estava borrifando para o OS desde que este fosse fácil e intuitivo de usar por uma criança com mais de 8 anos residente em TrásdoSolPosto-Oeste.

Infelizmente os níveis de intuição no uso diário dessas duas evoluções Unix (OSX e Linux) no caso dessa criança e de um utilizador profissional de Linux são diferentes.
Enquanto os génios do Linux não perceberem que é necessário mesmo programar interfaces tendo em conta crianças de 8 anos o OS não se conseguirá implantar esmagadoramente nos home users. ;)
 
Última edição:
xtr3me disse:
É a tua opinião.
Eu conheço o osx e sei como é fácil, mas também não estou a ver onde está a dificuldade de escrever uma linha num ecrã, ou usar um frontend em que se selecciona a app e depois remove.
Mas pronto.

Ah e o linux não é para elite ... Mas pronto.
Vcs são conseguem perceber que são filosofias diferentes ...

Vês o utilizador comum a usar linux (sem contar com o pessoal de informática!)? Aí a expressão "elite" faz sentido, mesmo q o linux n seja visto/programado como um os para elite. Pq só as pessoas q se dão ao trabalho de aprender a usar linux é q o usam... e aí sim, tens uma elite.
 
kidloco disse:
Penso que terá mais sucesso a Apple (se alguém conseguir crackar o OS X quando sair para x86) que o mundo linux.

Depois a gente vê isso ;)
Vais ver os problemas que a apple vai ter só por causa do alargamento da arquitectura.
Pensas que a estabilidade do osx se vai manter?
Talvez sim e eu me engane.
Se isso acontecer serei o primeiro a admitir.

Quanto ao resto, é mais uma vez a discussão do "é mto complicado".
Mas isso já não é necessáriamente verdade.
O software mais específico é lixado de configurar seja em que ambiente for (tipo tomcats e maravilhas do estilo), e o generalista, acaba por ser igualmente fácil.
Quer vocês queiram admitir ou não :P
Agora não nego que isto é muito uma questão de preferências.
eu nunca me irei recusar a trabalhar com windows caso os meus empregadores o decidam fazer, mas farei todos os possíveis para pelo menos, caso surga a oportunidade, mostrar que o linux pode (ou não) fazer a mesma coisa.
 
Back
Topo