Zalman 9500 Mod

VoGon

Power Member
Boas,

Mostro aqui um projecto de modding que tinha visto também nos forums XS.

Andava a passar-me com o barulho da ventoinha do meu Zalman 9500 LED que agora nem LED tinha, visto que tinha fundido.
Todos os que já tiveram ou têm um sabem que os 27.5dB que a Zalman anuncia é pouco realista (sim é tudo menos "low noise"...), e que na realidade o silvo da ventoinha é agudo e bastante alto. Tendo uma Extremengine 3T com rede na frontal o som do cooler ouvia-se muito bem, logo andei a considerar mudar o mesmo, mas sabendo que os coolers de topo não cabem na Aerocool por causa da ventoinha lateral resolvi poupar algum e fazer o mod ao Zalman, gastando apenas numa Noiseblocker

BlackSilentFan XE2 de 92mm.

A ventoinha do Zalman de 92mm:

Bearing Type: 2 Ball-Bearing
Speed: Silent Mode 1,350RPM ± 10 % / Low-noise Mode 2,600RPM ± 10 %
Noise Level: Silent Mode 18.0dB ± 10% / Low-noise Mode 27.5dB ± 10%

A ventoinha Noiseblocker de 92mm:

Bearing Type: Longlife Sleeve
Speed: 1700RPM ± 10 %
Noise Level: 21dB ± 10%

Comecei por desmontar o suporte da ventoinha do Zalman (que é segura por dois parafusos).

Aqui podem ver o Zalman já sem a ventoinha:



Um pouco sujo não acham? LOL



Aqui está a ventoinha da Zalman no suporte:





Primeiro retirar a ventoinha e ficar apenas com o suporte:



Aqui está a Noiseblocker:





A ideia é ficar assim:



Agora toca a preparar a vitima para montar no suporte:

Primeiro retirar a ventoinha do suporte:


Fazer as marcações e furos:

Usar uma broca muito fina porque os parafusos são pequenos e o espaço é curto, eu usei uma destas:



Depois fiz marcações e furei:



Agora é só montar o suporte:





Já montada no cooler:



Dentro da maquina a trabalhar:



E pronto, foi o trabalho desta tarde. O tempo do mod é reduzido e é possivel usar qualquer fan de 92mm (não sei se as SILENX iXtrema PRO SERIES dão porque acho que os braços que a ligam ao suporte são muito estreitos, mas devido ao custo vs. CFM não sei se compensará...)

Optei por uma Noiseblocker que é barata e a relação ruido CFM é bastante boa. Para os OC'ers mais extremos que não se importam com o ruido podem até pôr uma mais rápida e poderosa que a Zalman de origem.

Acabei por deixar o Fanmate de lado e está ligada directamente na board (sim os 21db@1600rpm são excelentes, nem se ouve...)

Ficam as temps para referência com o C2D a 3100 e verão:

Todas as fans no minimo (silencio na caixa finalmente! lol)

Idle:



Full:



Behave!
 
Boas,

Nem por isso, é bastante simples. Os parafusos na base do Zalman são um pouco difíceis de aceder mas com uma chave comprida ( ou em L) consegues na boa.

O mais complicado acaba por ser a furação, mas nem nisso há grandes problemas.

Como disse em cima li sobre isso, e resolvi experimentar e achei muito fácil mesmo.

O Kristian0 tem razão é na garantia, mas realmente a garantia no Zalman será o quê? A ventoinha? O resto é cobre. Se furares um Heatpipe é porque andaste a bater com ele, logo não há RMA para ninguém...

Quando o LED do meu fundiu ainda pensei em mandá-lo para RMA, mas estar uns meses sem cooler só por causa disso não estava para ai virado...

behave!
 
em relação à performance de origem, como é que isso ficou? é que eu tava a pensar fazer esse mod ao vf700 (originalmente tinha visto para ele), penso que a fan que o vf700 e o 9500 usam é a mesma mas queria saber como é que a performance fica trocando de fan. é melhor que a da zalman?

em relação ao teu trabalho ficou excelente, tirando os 2 braços da noiseblocker que nao usaste que podiam tar um bocadito mais limados, lol.
 
Boas,

Antes de mais obrigado pelos comentários.

em relação à performance de origem, como é que isso ficou? é que eu tava a pensar fazer esse mod ao vf700 (originalmente tinha visto para ele), penso que a fan que o vf700 e o 9500 usam é a mesma mas queria saber como é que a performance fica trocando de fan. é melhor que a da zalman?

em relação ao teu trabalho ficou excelente, tirando os 2 braços da noiseblocker que nao usaste que podiam tar um bocadito mais limados, lol.


A ideia principal era o silêncio, e não consegues ter melhor performance com uma fan que faz 1600 RMP contra uma que faz 2600, mas acho que em relação às temperaturas perdi uns 2º para a da Zalman em Full, enquanto que ganhei uns 2º para a da Zalman em Low (Isto com a Noiseblocker a 1600 que em ruido é igual à da Zalman em Low). Como disse no primeiro post o "Low Noise Mode" que a Zalman anuncia é um pouco empírico... Todos sabemos que aquela fan berra bem alto (pelo menos a minha berrava...LOL).

Tenho um post noutro forum onde postei temps mas fazia bem mais frio que agora, por isso acho que só quando tiver o mesmo frio é que consigo ver bem, realmente não me lembrei de fazer print screens de antes, mas foi acordar, ir buscar a vent e toca de moddar...

É um pouco o compromisso de temperatura em relação a ruido. Como antes tinha um Prescott que fervia, os 30º em Idle a 3.1Ghz e 50º em full não são nada de assustar... ;)

Agora podes sempre pôr uma com mais power que a da Zalman mas aí vais se calhar ter mais ruido do que de origem, depende do que se quer, silêncio ou cooling-power.

Ainda andei a tentar limar os outros dois braços um pouco mais, mas não tinha material em condições para o fazer e não queria estragar a ventoinha (o plástico dos braços é muito frágil, bastou um alicate de corte para separar a fan do suporte sem esforço nenhum), quando começei a limar principalmente o braço onde tem os fios aquilo ameaçou abrir e parei...

Belo mod sem duvida. Tenho um 9500 versão AM2 e talvez tente um dia um coisa destas. Pena é as minhas mãos de trolha.

Só as tem quem não pratica. As coisas podem não sair bem á primeira, isso é normalissimo.

Exacto. Como disse é um mod fácil de fazer e eu nem tenho assim grande experiência nestas coisas (é mais CSS e mesmo esse tem dias... lol). Estava naquela que poderia ficar bem pior. Em ultimo caso revertia para a fan de origem outra vez...

A unica coisa que é preciso mais cuidado é com os parafusos da base do cooler, para não os moer.

Behave!
 
Todo o material da zalman q tive em silent mode n se ouve/ouvia, e mesmo em perfomance mode a unica fan q chateia é a do fatality da grafica(como é verao deixo a 3000 e tal rpm)
pela minha experiencia as fans da zalman sao de boa qualidade, nunca vi nenhuma sleeve bearing

No teu caso e pelo q li parece-me q a ventoinha nao estaria já nas melhores condiçoes, mas penso q se a oleasses ela ficava boa

Mas pronto, para melhor muda-se sempre e fica um bom tutorial para quem precisar :)

Bad_Cop: o vf700 usa uma fan de 80mm
 
Última edição:
O ruido do cooler depende primeiro dos ouvidos e depois de varios factores.

A minha Extremengine 3T tem rede na frente toda e na lateral (25cm da fan), logo o ruido interior da caixa propaga-se mais, especialmente se tiveres a caixa ao teu lado em cima da secretária. Se tivesse uma caixa mais fechada e no chão (tipo bigtower) o ruido seria menor. Não quero dizer que a ventoinha da Zalman de origem não é boa, mas não é low noise mode o modo mais rápido como eles anunciam... é noise mode.

zalmanfannoisecq4.jpg


Mas tudo bem, podem pensar tb neste mod como a "reparação para o Zalman sem garantia"... LOL
 
Back
Topo