Zapp - Internet fica lente de repente!!!!!

betandega

Membro
Tenho um Zapp Z010, mas estou com um problema que estou com sérias dificuldades a entender, o fenómeno é que tenho o sinal todo e estou coberto por uma zona EVDO, com o modem configurado para EVDO.

O que acontece é que ligo me à internet, ponho um ficheiro a sacar, a saco a 250KBps (Kilo bytes) durante apenas 30 SEGUNDOS!!! depois a velocidade cái a pique, e fica-se pelos 5 KB/s.

Portanto o problema é que a velocidade fica lenta de repente, apos 30 segundos, sempre, embora já tenha estado a sacar de manhã pelas 9 da manhã e não tenho problemas!

Já tentei alterar as propriedades de ligação, mudar bits de paridade, opcoes de controlo de fluxo de hardware, ja exprimentei desligar todas as compressoes de hardware e/ou de software na ligação. compressoes de IP header. Já exprimentei ainda o Zapp Booster, nada! Em algumas das configurações o modem não faz sequer login, MAS quando faz, é sempre o mesmo esquema:

Saco BEM durante os primeiros 30 Segundos APENAS, depois a velocidade cái a pique e mantem.se nos 5KB apenas daí em diante ( até novo restart)

tenho a dizer que é muito frustrante. Não perçebo.
Já pensei que poderia ser um problema de controlo de fluxo, e que a qualquer erro a ligação cái, mas não faz sentido porque cronometrei em 10 testes que fiz, e são 30 segundos sempre...Help
 
Última edição:
Vou ser sincero... Até agora não vi pessoas a dizerem bem da zapp! Nem os vizinhos da central deles... Toda a a gente se queixa da zapp. Há quem diga que eles durante a noite mandam a net abaixo para complicar a vida ao pessoal que tiver a sacar ...

Cumpz
 
Ok..

muita gente diz mal da zapp, mas há pormenores aqui que nos deixam no minimo a pensar. nao tenho doutoramento em comunicações moveis, mas o facto de durante os primeiros 30 segundos de ligação a velocidade ser bastante boa, e depois cair a pique é suspeito. ( geralmente depois da meia noite nao ha problema ).

Apesar de não ser doutor, não acredito que sejam interferencias ...

Talvez haja parametros de optimização ( sem contar com os do registo do windows k a zapp disponibiliza, k parecem nao ter efeito ) usando comandos AT extra?

Algo local ou remoto, faz com que a comunicação cáia a pique apos 30 sgundos..

Nunca ninguem notou este problema?
 
Ok..

muita gente diz mal da zapp, mas há pormenores aqui que nos deixam no minimo a pensar. nao tenho doutoramento em comunicações moveis, mas o facto de durante os primeiros 30 segundos de ligação a velocidade ser bastante boa, e depois cair a pique é suspeito. ( geralmente depois da meia noite nao ha problema ).

Apesar de não ser doutor, não acredito que sejam interferencias ...

Talvez haja parametros de optimização ( sem contar com os do registo do windows k a zapp disponibiliza, k parecem nao ter efeito ) usando comandos AT extra?

Algo local ou remoto, faz com que a comunicação cáia a pique apos 30 sgundos..

Nunca ninguem notou este problema?

O que faz cair a velocidade após 30 segundos é o traffic shapping deles em acção.

Não sabia que ainda tinham clientes, ja nao deviam precisar de t.s. :lol:

Manda o t.s deles lá para um sitio que nos conhecemos e muda para um verdadeiro ISP ;-)
 
Obrigado pelo comentario relativo ao traffic shapping,
Será traffic shapping? Normalmente esse tipo manobras são selectivas, ou seja nka deveriam influenciar o trafego UDP do youtube por ex. Uma vez que o youtube usa pacotes UDP na transmissao para acelarar o processo, mais valeria encaminha.lo do que processá-lo nos routers, diria.

Mas o fenómeno acontece mesmo a tentar ver um video no youtube ou a ver mails na hotmail ou gmail...

Após 30 segundos, zapp...
Já tive dois modems Z010, e posso assegurar que o mesmo problema existia nos dois. Daí pensar se haverá alguma coisa a fazer? Mesmo que não haja gostaria de realmente perceber o que se passa. Respostas a dizerem para mudar de ISP ou sejam respostas pessimistas não interessam. Pk? pk nao se aprende nada com elas :P
 
Obrigado pelo comentario relativo ao traffic shapping,
Será traffic shapping? Normalmente esse tipo manobras são selectivas, ou seja nka deveriam influenciar o trafego UDP do youtube por ex. Uma vez que o youtube usa pacotes UDP na transmissao para acelarar o processo, mais valeria encaminha.lo do que processá-lo nos routers, diria.

Mas o fenómeno acontece mesmo a tentar ver um video no youtube ou a ver mails na hotmail ou gmail...

Após 30 segundos, zapp...
Já tive dois modems Z010, e posso assegurar que o mesmo problema existia nos dois. Daí pensar se haverá alguma coisa a fazer? Mesmo que não haja gostaria de realmente perceber o que se passa. Respostas a dizerem para mudar de ISP ou sejam respostas pessimistas não interessam. Pk? pk nao se aprende nada com elas :P

Isso é nitidamente TS. A ligação não se altera dessa forma drástica, e em tão pouco tempo por magia. E é algo que se repete.
O TS é usado sobretudo sobre os programas p2p (utorrent, emule, limewire, etc, etc), pois são eles os principais responsaveis pelo congestionamento da rede. Nunca esquecer que a internet de banda larga móvel é partilhada.
Esquece a Zapp. Desiste e escolhe a Vodafone ou a Kanguru.
Ouvi falar de um programa, o Deluge, que o pessoal da netcabo utiliza para contornar o TS mas não sei se resultará com a Zapp. Mas se fosse a ti mandava-os mesmo pastar.
 
Pois, mas não uso emule nem nenhum cliente torrent. O meu objectivo nao era estar à vontade nos sacanços, mas sim à vontade a consultar mails, a ver videos no youtube, a procurar paginas e a abri-las..

O mesmo esquema dos 30 segundos aplica-se mesmo nestes casos, a ver yotube, a ver hi5...
para ser claro, nos primeiros 30 segundos consguigo ver fotos no hi5 rapidamente aproximadamente 80-100 KBytes /seg , apos os 30 segundos..zapp.. esquece fica-se pelos 3-5 KBytes /segundo... Não acredito que haja interesse em fazer TS para trafego simples, como hotmail, youtube, hi5.....

Alem disso, que raio de manobra é essa que permitiria sacar durante os primeiros 30 segundos da ligação apenas? Um disconnect e um novo reconnect permite mais 30 segundos. Quer dizer, se arranja-se aí uma aplicação para controlar acções do rato , conseguia gravar uma macro para me reconectar apos 30 segundos +-... congestiono a rede à mesma mas com mais chatice!

E se os gajos da zapp estiverem a ler isto, por favor, rectifiquem a situação...
 
Última edição:
Back
Topo