Zapp + MacOS X = Soluções

Wickwire

Power Member
Para todos aqueles que pretenderem usar o modem Z020 com MacOS X:

1- o modem não tem software de monitorização para MacOS (indicadores de bateria, rede e mudança de modo).
Poderá ser necessário pressionar o modem no botão ON/OFF durante 4seg (power cycle) caso a ligação seja terminada e se pretenda ligar novamente à rede.

2- as soluções apresentadas neste guia não trazem quaisquer garantias de funcionamento, são hacks feitos pela comunidade, de qualquer forma, há a forte probabilidade de se ter acesso móvel num Macintosh sem ser com o Z010 (que pelos vistos já não é assim muito fácil de encontrar).

Para MacOS X 10.4 (Tiger)

Caso o Mac seja de arquitectura *****, recomenda-se este script.

Caso o Mac seja de arquitectura Intel x86, recomenda-se este script.

O script permite que o Z020 seja detectado pelo MacOS X quando for ligado numa porta USB, ao aceder ao menu de Rede (Network). São feitas alterações a alguns ficheiros de sistema para produzir o efeito, deve ser usada a consola de Mac para correr o script, estando com permissões de Administrador, ou "root".

Depois de executado o script e de feito reboot ao Mac, ao ligar o Z020 no painel das redes aparece um novo device, uma placa Verizon 3G - basta configurar a ligação com os dados da Zapp (Nº utilizador, password, #777) pelo Internet Connect e fazer a ligação (pode ser seguido o guia da Zapp para o Z010 em MacOS X nesta fase).
 
Última edição:
Fica então a solicitação ao moderador desta secção, caso faça mais sentido estar na secção de Macintosh, esta thread ser movida para lá. Obrigado.
 
Eu tb consegui ligar o Z020 dessa maneira :009:
Funciona bem, tirando a parte de não se saber qual o nível de rede e de bateria.

Para quem fez como eu e instalou logo à primeira sem registar o modem pelo windows, basta telefonar para o contact center e pedir o número de utilizador, dando o ESN do modem.
 
Última edição:
Olá. Peço desculpa mas sou relativamente novo em mac os x. O que preciso de fazer com este script? É só fazer duplo clique? Experimentei fazer isso mas não notei nada de novo nem me parece que o Z020 seja reconhecido como descrito.

O que estarei a fazer de mal? O que era essa parte de "correr o script como root" ?

Obrigado, preciso de ajuda.:(

JM
 
Pois, assim fiz. Mas aparentemente este script comigo não funcionou. A janela do terminal corre o script mas não me aparece a tal placa 3G Verizon (system preferences->network, certo?).
Vejo Airport, Ethernet Adapter (en2) e Ethernet Adapter (en3). Tenho um MacBook Pro com o 10.4.8. Alguém tem alguma ideia.

JM
 
tens que fazer reboot :) depois deve ficar a dar.
eu fiz e deu. mas nao consigo fazer a ligaçao PPP. ja pedi o numero apartir do ESN, pus a password (zapp) e o numero para ligar #777 mas falha sempre na autenticaçao.
nao fiz nenhuma activaçao pelo windows.. sera melhor?
 
bom, para despistar a eventual azelhice minha: eu apenas descareguei o ficheiro anydata.command que salvei na minha pasta documents. Limitei-me a fazer duplo clique, ele abriu a janel de terminal e correu o script. Fechei a janela fiz reboot, liguei o modem via usb e nada me apareceu de novo. Daí perguntar: onde é que eu estou a falhar???

JM
 
ligaste o modem antes de ir ao system preferences? é suposto ele estar ligado.
verifica se em /Library/Modem Scripts tens o ficheiro "Verizon Support (PC 5220)". É suposto o script instalar-te isso.
 
O modem estava ligado sim. E o ficheiro que referes está onde é suposto.

A minha solução tem sido através do Parallels ligar o modem via windows e partilhar a ligação. Consigo ter net no mac mas convenhamos que é pouco prático. Terá alguma coisa a ver com a versão 10.4.8 do Mac Os X ou ou facto de ser um MBP C2D?

JM
 
nao, eu tambem estou com o 10.4.8. se o facto de ser MBP influencia ou não, ja nao sei.
quando ligas o cabo usb do modem ao portatil nao aparece nenhum novo icone tipo uma antena na barra superior, perto do relogio?
 
O ficheiro anydata.command tem de ser corrido no terminal de MacOS X, com privilégios de root, da seguinte forma:

./anydata.command


(não é de clicar em cima)

o terminal de MacOS X aparece nas Utilities ou Utilitários, no menu das Aplicações.

o script só serve para tornar o modem detectável pelo SO, não requer que o modem esteja ligado quando é executado.

Executa-se o script, ele altera os ficheiros a alterar no sistema e depois ao ligar o Z020 na porta USB, no quadro de Network já aparece um popup como acontece com o Z010, a informar que o modem foi detectado.

A partir daí é preciso configurar a ligação pelo internet connect, da mesma forma que com o Z010.

código inicial "zapp", username que estiver associado ao modem, #777 para fazer a ligação...

basta seguir o guia da Zapp que já existe para o Z010.


EDIT:

uma adição que pode ser relevante para a situação de clicar em cima, aparecer um terminal e nada acontecer:

Se bem me recordo (e já foi há uns tempos que fizemos aquilo) ao correr o script num terminal, ele apresenta algumas questões, ou confirmações - que se calhar não são apresentadas quando é clicado. Depois de confirmadas as acções, o script acaba as modificações e fica um parágrafo em Checo a dizer... algo ahem.
 
Última edição:
bom, para despistar a eventual azelhice minha: eu apenas descareguei o ficheiro anydata.command que salvei na minha pasta documents. Limitei-me a fazer duplo clique, ele abriu a janel de terminal e correu o script. Fechei a janela fiz reboot, liguei o modem via usb e nada me apareceu de novo. Daí perguntar: onde é que eu estou a falhar???

JM

Uhm... é possível que ao clicares no ficheiro ele não tenha corrido com privilégios de administrador e não tenha mesmo alterado nada... tenho a ideia que para ficar como root no terminal é usando o comando "sudo -s" ou só "sudo"... tenta usar pela consola, ver se consegues tornar-te "root" na consola.


tens que fazer reboot depois deve ficar a dar.
eu fiz e deu. mas nao consigo fazer a ligaçao PPP. ja pedi o numero apartir do ESN, pus a password (zapp) e o numero para ligar #777 mas falha sempre na autenticaçao.
nao fiz nenhuma activaçao pelo windows.. sera melhor?

Uhm... se a pass ainda é "zapp" e está a ser posta em minúsculas... se calhar deram-te mal o username?

É daquelas coisas, não sei se o script pode afectar autenticações, não creio que faça mt sentido ... se calhar o melhor era mesmo fazer o registo em Windows, confirmares que acedes na boa e depois ires para o Mac e configurares de novo a ligação...!
 
Estou à beira de desistir >( LOL

Consegui "correr" o script como root no terminal, fiz reboot liguei o modem e... nada...
Terá alguma coisa a ver com o parallels???????
Não sei mais o que fazer.

JM
 
Última edição:
Outro script (este não testei):

http://forum.insanelymac.com/index.php?showtopic=32671


"My 2cents contribution to the drivers. This script enables proper detection and use of Anydata ADU E100 (Zapp Z020) on any machine running Mac OS X 10.4.7 or 10.4.8. There is a patch on the net for this but only working with real macs. The problem is that the kext AppleVerizonSupport is for some reason not loading on our hackintoshes, so i modified AppleWWANVerizon kext instead, which loads ok.

I hope this works for you as it works for me.


P.S. To run it you just have to copy it on your drive then open Terminal and do a


sudo sh ./anydata_z020.sh

in the directory where you have the file."

Também guardei este script aqui.
 
WickWire, obrigado!!!

Esta solução funcionou às mil maravilhas. O que me faz pensar, olhando para o texto em inglês, que não tenho um MAC real uma vez que o outro script não funcionou comigo... :lol:

Obrigado a todos pela ajuda.

JM
 
engraçado, tinha experimentado esse em 1º lugar, e nao funcionou comigo.

Ja consegui por o meu acesso a funcionar, agora tenho 1 problema muito estranho:
Quando ligo o modem, a luz do MODE esta azul (modo EVDO), mas assim que ligo o cabo usb ao portatil, passa para verde (modo 1X). Quando acabo e volto a desligar, a luz passa novamente para o modo EVDO. Ou seja, quando quero usar, fico sempre com velocidades mais lentas :(
Alguem tem este problema?
 
tuggy & josemendes7, ambos possuem processador Intel nos Macs? É Dual Core?

josemendes7: quando desligas a ligação com este novo script, para ligares de novo também precisas de desligar o modem no botão, carregando durante 4seg (fazer o power cycle) ou já não é preciso?

tuggy: mudança de modo para o Z020 (sem garantias que funcione):

instala o minicom para Macintosh:

http://minicom.darwinports.com/

depois, sem teres a ligação activa, arranca o minicom e define qual o device com o qual comunicar (em linux o Z020 cria os /dev/ttyUSB0 e /dev/ttyUSB1, em mac talvez seja ligeiramente diferente)

Quando já tiveres conseguido ligar-te ao modem com o minicom, escreve "AT" e enter na janela do minicom para ver se vem de lá um "OK" para a linha debaixo.

Depois colocas este comando:

AT+GTHYBM=<0,1,2>

=0 --> 1X
=1 --> EV
=2 --> Auto

fica atento ao modem, se se reinicia ou algo do género (caso o comando não seja reconhecido, a resposta é "ERROR" na janela do Minicom).
 
Back
Topo