1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Zapp no Ubuntu?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Spike221, 28 de Junho de 2007. (Respostas: 17; Visualizações: 3156)

1. Spike221

Spike221 What is folding?

Boas, gostava de saber se consigo meter a zapp a funkar no Ubuntu... É que eu agora quero começar a usar ubuntu mas não arranjo maneira de meter a zapp a funkar, alguém tem uma alma muito amigável?:P

Cumps [[]]
    :kfold:

2. Spike221

16 views no responses? por favor pa... kero mesmo utilizar o almighty UBUNTU!

3. Toutatis

Toutatis [email protected] Member

Vais a http://www.zapp.pt -> telemodem -> downloads, sacas o "Script para instalação do telemodem z020 em linux" e descompactas o ficheiro zip.

Pela linha de comando navegas para a pasta que acabaste de descompactar e fazes:

$>sudo ./z020_script.sh

Inseres os dados de utilizador e está a andar. Para iniciar a ligação fazes:

$> sudo z020-connect

EDIT
    Mas pode acontecer que isto não seja suficiente e nesse caso tens de ir ao System->Administration->Network e editar a "Modem Connection" :

Na tab General:
    - seleccionas o "Enable this connection"
    - "Phone number": #777
    - "Dial prefix" deixas em branco
    - "Username" é o teu numero 96********
    - "Password"

Na tab Modem:
    - "Modem port": /dev/ttyUSB0
    - "Dial type" Pulses
    - "Volume" loud

Na tab Options selecciona tudo.

Clicas OK e depois penso que tens de selecionar a ligação para a activar. No entanto sempre que não tiveres ligação utiliza:

$> sudo z020-connect

Última edição: 28 de Junho de 2007
  4. Spike221

Vou exprimentar.

Cumps [[]]

5. Spike221

Extraí para o "C:\" escrevi isso na linha de comandos do ubuntu e depois escrevi $> sudo ./z020_script.sh mas deu erro a dizer k c:$ não era um comando válido.

6. eyeliner

eyeliner Power Member

O linux não tem "C:\". Extrai para a tua pasta "Home" e segue o exemplo acima.
    Em caso de dúvidas, fazes "dir" na linha de comandos e vês se o ficheiro está lá.

7. amigo gostava de saber se tambem funciona assim com o gos (green operatins sistem)?

8. esquiso

esquiso Power Member

Penso que o procedimento é igual para todos.

9. SL87

SL87 Power Member

Ja conseguiram???
    tenho as minhas duvidas.... S não conseguirem digam que eu digovos como resolver o problema.

10. Toutatis

Se sabes deixa aqui a informação no espírito de partilha dos forums! :x2:

11. SL87

SL87 Power Member

ok.
    A minha solução n é a melhor. Funciona e pronto, nem sei qual é a razão.

sudo cp -R /etc/ppp /root/
    sudo rm -R /etc/ppp*
    sudo ./z020_script.sh
    sudo cp -R /root/ppp/ip* /etc/ppp

pronto e já deve dar.

Se alguem souber a razão pela qual ele não mete os DNSs no ficheiro avise.

12. amigo como é que eu faço isto, no arranque já passei para a linha de comandos e tentei fazer o scip da zapp e não dá nada, já tentei inserir alguns destes comandos e tambem não dá nada. se me poderes arranjar uns print scrn agradecia. tenho o alinex e o gos.

13. Toutatis

Essas instruções já foram aqui escritas há bastante tempo, na altura devia estar com Ubuntu 6.06 e o modem era o z020. Neste momento, já não tenho zapp para experimentar.

O GOS tem por base o Ubuntu 7.10 por isso não devias ter problemas. Quanto à espanholada do Alinex não faço ideia. :D

Cumps

14. bem amigo spike221 isto afinal é mais simples doque parece se ainda não foi desta aqui vai: vais para a consola/linha de comandos e escreves sudo su que é para ficares como root e depois é só arrastar o scrip da zapp par cima da consola e largar depois é só preencheres com os teus dados e no fim escreveres z020-connect se não der e depois de fazeres enter passar para a linha de baixo e o que escreveste desaparecer tornas a escrever z020-connect. e já deve dar. boa sorte
    :004:

bem como já consegui a ligação no ubuntu, mas o alinex é que me está a dar trabalho, executo os procedimento que antes mencionei, mas depois quando o programa vai executar a autenticação aparece as seguintes mensagens:
    remote message: access denied
    pap authentication failed
    send [LCP TermReq id=0xc "failed to authenticate ourselves to peer "]
    rcvd [LCP TermRep id=0x2]
    send [LCP TermAck id=0x2]
    rcvd [LCP TermAck id=0xc]
    conection terminated.
    em seguida comessa outra vez a efectuar a autenticação. podera ser do servidor? uma vez que quando executa estes processos o modem ecende a luz por breves instantes em como se estivesse a enviar dados.:004:

Última edição pelo moderador: 20 de Fevereiro de 2008
  15. mundano

mundano Power Member

Modem Zapp Z020 no Ubuntu 8.10.. Como???!!!

Boas...

A minha namorada tem um portátil que a convencia a instalar o Ubuntu.. Tudo funciona às mil maravilhas, instalando o pacote ubuntu-restricted-extras, fica pronto para o dia a dia...

Só que há um pequeno pormenor que está a lixar tudo.. Não consigo por o modem do Zapp (Z020) a funcionar. Já tentei em versões anteriores usando o script da Zapp e nunca consegui. O que acontece é que o modem liga e logo de seguida desliga-se...

Agora com o novo Network Manager do Ubuntu 8.10 RC, mal ligo o modem à Porta USB aparece a ligação AnyDATA CDMA no network manager, ou seja, o Ubuntu reconhece automaticamente o modem, configurei lá o username e a pass, mas aquilo tenta ligar e depois diz que desligou.. Com o script da Zapp é a mesma treta de sempre.. Está sempre a tentar ligar e a cair..

Enfim.. Já estou farto de dar cabeçadas e não consigo por aquilo a dar.

Alguém já teve sucesso na configuração do Z020 no Ubuntu 8.10? Como é que fez?

Última edição: 27 de Outubro de 2008
  16. Desculpem lá - Só vi o post agora, não costumo passar ca muitas vezes :( :o
    O problema do script da zapp para instalação do modem no ubuntu é que não poe a password no ficheiro z020-connect.

Assim sendo:
    -> Correr o script de instalação
    -> fazer: whereis z020-connect (para ver a directoria onde o script foi instalado)
    -> sudo nano z020-connect ( na directoria onde o script esta em principio /usr/local/bin acho que será sudo z020-connect /usr/local/bin/z020-connect )
    acho que no nano para gravar é a opção ctrl + X (os atalhos estão no menu em baixo)

-> procurar o local no ficheiro onde está a palavra password e colocar à frente a password com que acedem à zapp (quando fizeram o registo)

fazer z020-connect e funca

Acho que a password fica em claro para o utilizador da sessão ou seja se estiver mais alguem logado no computador e for "um bocado geek" pode arranjar maneira de ver a passowrd mas creio que para a maioria do ppl não ha probleme com issopois normalmente so está uma pessoa logada

Comigo funciona

17. Wickwire

Wickwire Power Member

A resposta para o problema está na linha em relevo.

Há dois tipos de autenticação PPP: PAP e CHAP.

Em linux os dados de autenticação são guardados geralmente nos ficheiros:

/etc/ppp/chap-secrets
    /etc/ppp/pap-secrets

(ou semelhante, pode variar entre distribuições)

Abrindo os scripts da Zapp aparece que o ficheiro a ser preeenchido é o chap-secrets, e no entanto parece que o modem está a usar o modo PAP para aceder.

Solução:

Como root, editar o ficheiro PAP-SECRETS e colocar os dados de autenticação (username e password) manualmente, respeitando o formato.

Em princípio deverá resolver o problema (solução teórica, se possível alguém que teste e diga se resolve...)

Nota: os comandos para fazer a ligação (z010-connect, z020-connect) deverão ser executados com privilégios de root, dado que as autenticações PAP/CHAP vão ler estes ficheiros pap-secrets / chap-secrets que por questões de segurança, só estão visíveis a root.
    Alternativamente fazer o contrário, como root, mudar as permissões dos secrets (nada recomendado).

Última edição: 20 de Novembro de 2008
  18. Wickwire

Wickwire Power Member

Apenas a ressalva, por questões de segurança (e aplica-se a tudo o que use autenticação PPP em linux, seja Zapp ou outra coisa qq)

usar os ficheiros pap-secrets e chap-secrets para guardar os dados, por norma só root tem acesso de leitura aos files, e por necessidade, a aplicação PPP que irá ver os dados no acto de autenticação, é mais seguro.

Partilhar esta Página