Zigbee. Módulos e interruptores sem fios.

CosmicX

Power Member
Boas,

Estive a pesquisar sobre zigbee, módulos/relés com comutação 2 e também interruptor sem fios, tudo zigbee.

Uma coisa que ainda não percebi é, qual a diferença entre gateway e hub, já que funcionam os 2.

Outra dúvida é, para conectar com um relé zigbee, preciso de estar perto do hub ou posso estar longe, se tiver uma malha com uns 4 a 5 switch/relés nesse comprimento? Já que a zigbee dá força uns aos outros. Ou seja, eles dão sinal uns aos outros até ao hub, mesmo que eu esteja longe do hub. Exemplo estou a 10 metros do hub, mas tenho 1 switch perto, o sinal passa pelo que esta mais perto de mim certo?

Por fim, gostava que me indicassem interruptores sem fios zigbee.

Peço a vossa colaboração.

Obrigado
 
Os interruptores sem fios é para funcionar em conjunto com computadores.

Li que há desvantagens em relação à compatibilidade de marcas e equipamentos.

Que dizem sobre isso.

Aceito sugestões também sobre sonoff ou shelly como alternativa.
 
Boas,

Estive a pesquisar sobre zigbee, módulos/relés com comutação 2 e também interruptor sem fios, tudo zigbee.

Uma coisa que ainda não percebi é, qual a diferença entre gateway e hub, já que funcionam os 2.

Outra dúvida é, para conectar com um relé zigbee, preciso de estar perto do hub ou posso estar longe, se tiver uma malha com uns 4 a 5 switch/relés nesse comprimento? Já que a zigbee dá força uns aos outros. Ou seja, eles dão sinal uns aos outros até ao hub, mesmo que eu esteja longe do hub. Exemplo estou a 10 metros do hub, mas tenho 1 switch perto, o sinal passa pelo que esta mais perto de mim certo?

Por fim, gostava que me indicassem interruptores sem fios zigbee.

Peço a vossa colaboração.

Obrigado

Zigbee é um protocolo que funciona em malha quer dizer que a rede é expandida por varios dispositivos desde que não sejam de fim de linha basicamente desde que não sejam alimentados a pilhas.
Gateway e Hub é a mesma coisa, não fazem mais que concentrarem o sinal dos dispositivos e enviarem para algum lado digamos que fazem de ponte.
Na rede zigbee existem 3 tipos de dispositivos os coordenadores (gateway ou Hub caso seja essa a configuração), routers que são os que repetem o sinal (podem ser interruptores, tomadas ou outros) e os dispositivos endline ( são os sensores de movimento, presença, portas e janelas e outros).
Nos interruptores e tomadas não necessitas substituir os analógicos (existentes) basta colocares um dispositivo no interior da caixa e funcionam os dois.
Tens o problema que normalmente os dispositivos de marcas diferentes não funcionam com gateways de outras marcas. Para funcionarem existem outras soluções como por exemplo Home Assistant.

A shelly não tem nada zigbee é tudo Wifi portanto não te deves confundir.
 
Olá,

Falei na shelly ou sonoff para ser uma alternativa, estes dão por Wi-Fi.


Quanto aos zigbee queria meter alguns relés em caixas de derivação, porque no interruptor não tem espaço para poder fazer comutação com comutadores. Queria também en dois cómodos da casa meter 2 interruptores sem fios pois nesses cómodos ao lado da cama não tem comutação.

Em 2 corredores queria meter relés também para apagar a luz ao fim de X tempo e funcionar em comutação também. Penso que isso é possível nos relés zigbee, estou certo?

Os zigbee repetidores recebem sinal? Ou seja preciso de estar perto do hub caso queira usar a app?

Que marcas aconselham?

E quanto aos interruptores sem fios para funionar comutadores e rede zigbee, que aconselham?

Já agora onde comprar?

Se o que pretendo pode ser usado por wifi com melhor funcionamento, aceito dicas.
 
Olá,

Falei na shelly ou sonoff para ser uma alternativa, estes dão por Wi-Fi.
Como disse a shelly só tem Wifi a Sonoff tem dispositivos Wifi e Zigbee.
Quanto aos zigbee queria meter alguns relés em caixas de derivação, porque no interruptor não tem espaço para poder fazer comutação com comutadores. Queria também en dois cómodos da casa meter 2 interruptores sem fios pois nesses cómodos ao lado da cama não tem comutação.
Tens que analisar o tamanho dos zigbee para meteres na caixa.
Em 2 corredores queria meter relés também para apagar a luz ao fim de X tempo e funcionar em comutação também. Penso que isso é possível nos relés zigbee, estou certo?
Certo
Os zigbee repetidores recebem sinal? Ou seja preciso de estar perto do hub caso queira usar a app?
Não, o Hub caso queiras liga-se por wifi á tua rede e também á cloud da marca. Logo mesmo fora de casa podes controlar os dispositivos.
Que marcas aconselham?
Varias, mas o mais importante é escolheres a plataforma, Tuya ou Ewelink, Xiaomi (aqara). Tuya tens muitas marcas na plataforma a Ewelink basicamente só a Sonoff.
E quanto aos interruptores sem fios para funionar comutadores e rede zigbee, que aconselham?
A mesma resposta de cima.
Já agora onde comprar?
Procura no google que tens em pt muita coisa e na grande chinesa.
Se o que pretendo pode ser usado por wifi com melhor funcionamento, aceito dicas.
Por wifi tens a Shelly com tudo o que precisas menos os interruptores sem fio. A shelly é muito boa na minha opinião.

Um aparte, com isso tudo porque não vês uns videos sobre Home Assistant e começas por ai, assim já podes escolher varia marcas e misturar wifi e zigbee. Reles Shelly sensores zigbee e no Home Assistant automatizas tudo. Tens muito bons youtubers Portugueses que explicam 5* e um deles penso que anda por aqui no forum Roberto Jorge.
 
Boas,

Tive a ver o home assistant e acho que é demais para i que pretendo. É uma forma boa de ver os dispositivos. Não sei se dá para os controlar apartir do home assistant, mas pelo que percebi é para quem tem já uma casa automatizada em massa ou pelo menos já com vários dispositivos, estou certo?

Se eu quiser só 2 interruptores sem fios para funcionar em conjunto com comutadores, qual seria a melhor solução?

Os relés para os corredores podem ser zigbee ou wifi. Mas pelo que percebi os zigbee são melhor, já que dão sinal uns aos outros, no caso de interruptores, etc.
O mal poderá estar na compatibilidade, eu compro e depois pode não ser compatível.

Vi alguns na loja chinesa, dizem ser quase todos compatíveis com tuya, mas será que são?

Os moes são os que mais sobressaem.

Obrigado
 
Boas,

Tive a ver o home assistant e acho que é demais para i que pretendo. É uma forma boa de ver os dispositivos. Não sei se dá para os controlar apartir do home assistant, mas pelo que percebi é para quem tem já uma casa automatizada em massa ou pelo menos já com vários dispositivos, estou certo?
Não é o que parece. Tem alguma curva de aprendizagem mas consegue-se. A domotica é viciante começas com pouco e depois vais aumentando quando deres conta já tens a casa toda.
Não é para quem tem a casa automatizada é para quem quer automatizar a casa e podes começar com um ou dois dispositivos e depois vais aumentando.
Se eu quiser só 2 interruptores sem fios para funcionar em conjunto com comutadores, qual seria a melhor solução?

Os relés para os corredores podem ser zigbee ou wifi. Mas pelo que percebi os zigbee são melhor, já que dão sinal uns aos outros, no caso de interruptores, etc.
O mal poderá estar na compatibilidade, eu compro e depois pode não ser compatível.

Vi alguns na loja chinesa, dizem ser quase todos compatíveis com tuya, mas será que são?
Se dizem que são compativeis é porque são não tenhas duvidas.

Estas um pouco confuso. Se queres usar zigbee em tudo deves escolher uma plataforma por exemplo a Tuya e comprares o gateway deles e tudo que for compativel com Tuya funciona nesse gateway. Não podes é misturar Xiaomi, Tuya, Sonoff isto claro se não tiveres o Home Assistant ou mesmo outro como o Samsung Smarthinks ou mesmo a Alexa.
Se for Wifi só consegues comunicar entre wifi e também se for da mesma plataforma. Ai os shellys são a melhor opção relação preço/qualidade.
Pensa uma coisa os dispositivos de diferentes plataformas ( e não marcas, pois para a mesma plataforma podem existir diferentes marcas) a grosso modo falam cada um a sua linguagem logo é necessário algo que os interprete é ai que entra o Home Assistant o Samsung Smarthinks e a Alexa por exemplo.
Por questões de preço, disponibilidade ou mesmo gosto o pessoal compra produtos de diferentes marcas e plataformas e depois usa essas formas para comunicar entre eles. Assim nunca ficas preso a uma plataforma e á sua cloud.
Os moes são os que mais sobressaem.
Eu tenho algumas coisas dessa marca e sem problemas.
 
Eu tive dois hubs zigbee da Nedis (Tuya) com sensores de porta/janela e temperatura/humidade da Sonoff e mais uns quantos sensores sem marca. Para repetir o sinal pela casa comprei repetidores de sinal zigbee do Ikea. Ficou uma rede mesh sólida.
Também tive relés da Sonoff mas talvez por azar avariaram os dois.
Optei por colocar Shelly.
 
Boa tarde a todos,

Eu estou a acabar de construir casa e ando há uns tempos a ver e a ler sobre este tópico da "Casa Inteligente".
O eletricista propôs instalar Atouch, mas eu estou decido por algo mais "aberto", com protocolo Zigbee 3.0, usando Tuya.
Acontece que só encontro interruptores e tomadas Zigbee/tuya na grande China, e nenhuma marca com linha completa, ou seja, tomadas, interruptores de luz e persianas com o mesmo design.
Por isso, recorro ao fórum para que me possam indicar alternativas.
Obrigado desde já!
 
Eu não colocaria tudo Tuya. É baseado na cloud deles e só este ano já estiveram duas vezes em baixo. Fiquei sem automações em casa.
Mesmo com o Home Assistant nem tudo o que é Tuya dá para controlar localmente.
Eu optei por manter os interruptores que tenho e colocar módulos Shelly. Funcionam com cloud e também localmente. Assim não precisei de mudar nada.
 
Boa tarde a todos,

Eu estou a acabar de construir casa e ando há uns tempos a ver e a ler sobre este tópico da "Casa Inteligente".
O eletricista propôs instalar Atouch, mas eu estou decido por algo mais "aberto", com protocolo Zigbee 3.0, usando Tuya.
Acontece que só encontro interruptores e tomadas Zigbee/tuya na grande China, e nenhuma marca com linha completa, ou seja, tomadas, interruptores de luz e persianas com o mesmo design.
Por isso, recorro ao fórum para que me possam indicar alternativas.
Obrigado desde já!
É preciso não baralhar as coisas. Tuya é uma plataforma como outras que existem e trabalham com varios dispositivos de varias marcas.
Marcas a trabalhar com protocolo zigbee tens a sonoff, aqara (xiaomi), moes, zemismart.... e outras tantas. Qualquer dispositivo zigbee de qualquer marca pode funcionar com o Home Assistant basta para isso teres um coordenador e fazeres a integração por zigbee2mqtt ou Zha sem precisar de usar qualquer plataforma proprietaria. Se queres iotizar a casa não vás para plataformas proprietárias cria um servidor com um raspberry ou um minipc e instala o Home Assistant e trabalha a partir de ai. Vê uns videos sobre Home Assistant no youtube existe muita informação e boa mesmo em PT.
Se optares pelo HA podes integrar varias marcas e varios protocolos (wifi, zigbee, bluethooth, rf) o que te permite escolher a melhor qualidade/preço para as funções que queres.
Todos as plataformas podem ter problemas só para teres ideia a Shelly acaba de mudar a sua app provocando o caos é só falhas e mais falhas.
 
Eu só deixei o alerta da Tuya pela dependência da cloud. Mesmo optando pelo Home Assistant, a integração da Tuya só tem dado problemas. No meu caso, os estores deixaram de funcionar corretamente, os sensores de porta/janela deixaram de ser suportados, existe um bug com o estado das luzes, entre outras coisas.
Agora se for para manter tudo dentro do ecossistema Tuya com automação via APP, aconselhava Zemismart.
No YouTube há vários canais portugueses com reviews de aparelhos Tuya.
 
Home Assistant.
Procura no YouTube por Jota Pombo ou Nelson Silva para videos em português. Em inglês aconselho Mark Watt Tech e Everything Smart Home.
Para os shelly's tens o Gabriel DIY & Techlife.
A nova release do Home Assistant está mais user friendly.
 
Boa noite

Sou um novo nestas andancas e ando a comprar algumas coisas para ir experimentando.

Comprei um hub da moes com zigbee 3.0 e bluetooth. Gostava de saber se comprar uma lampada zigbee, por ex, do lidl ou sonoff ou algo do genero, ela ira comunicar com o meu hube com a app da smartlife? será possível controlar a mesma, sendo de marca diferente?

obrigado desde ja malta.
 
Boa noite

Sou um novo nestas andancas e ando a comprar algumas coisas para ir experimentando.

Comprei um hub da moes com zigbee 3.0 e bluetooth. Gostava de saber se comprar uma lampada zigbee, por ex, do lidl ou sonoff ou algo do genero, ela ira comunicar com o meu hube com a app da smartlife? será possível controlar a mesma, sendo de marca diferente?

obrigado desde ja malta.
Supostamente pelo acordo zigbee 3.0 permitiria ligar varias marcas mas não é assim as marcas dificilmente deixam outras ligar-se e quando são compatíveis nem sempre funcionam bem.
Tens uma solução + ou - barata que funciona com muitas marcas. Uma Alexa com zigbee pode resolver o problema mas tens que ver se cada dispositivo é compatível com a Alexa.
 
Pois esse é o meu receio, vou experimentar alguma diferente, senão der vou, ter de trabalhar com moes ou nedis.
Penso que a Alexa seja como o google assistant, este não me deixa controlar o ir.
Tenho de estudar o home assistent livre.
 
Back
Topo