Zigbee vs Z-Wave vs Wi-Fi vs Bluetooth

Lithyum

Membro
Viva malta.
Estou a montar um sistema de luzes smart na minha casa e tenho estado a olhar para os vários sistemas baseados em Wi-Fi, Radio Frequencia (como o Zigbee e o Z-Wave), e Bluetooth.

Já vi algumas comparações entre as 3 primeiras opções e deixo já aqui o que vi (podendo servir para quebrar o gelo e avisarem-me desde já se estarei enganado em relação a algum aspeto). Mas não li ainda nada sobre Bluetooth. Alguém tem experiência ou know how que possa partilhar?


Produtos baseados em Wi-Fi (Sonoff, por exemplo)
* São fáceis de integrar no sistema que já existe em todas as casas
* Dos produtos que tenho visto, não necessitam de controladores pois normalmente já estão embutidos nos próprios aparelhos
* Operam na banda do Wi-Fi consumindo largura de banda e IPs (quero dizer, este último ponto dificilmente será um problema... Não creio que vá ter mais de 200 aparelhos smart em casa, mas pronto)

Produtos baseados em Radio frequência Zigbee (Aqara, por exemplo)
* É um protocolo que muitos fabricantes usam e por isso é fácil de encontrar opções
* Talvez por haver muita oferta, costumam ser mais baratos que outras opções
* Pelo que vi, opera também na frequência do Wi-Fi (2.4GHz) e portanto poderá adicionar ruído à ligação WiFi.

Produtos baseados em Radio frequência Z-Wave (Fibaro, por exemplo)
* É um protocolo mais controlado (não sei explicar de outra forma), o que garante uma maior compatibilidade entre fabricantes
* Por outro lado, há menor oferta de mercado
* Talvez por haver pouca oferta no mercado, costumam ser mais caros
* Publicitam um consumo bastante menor que o protocolo Zigbee e um alcance maior, mas pode ser bulshitada

Produtos baseados em Bluetooth Low Energy (Senic, por exemplo)
* É um protocolo sobejamente conhecido e já com alguns anos espanta-me não ter mais oferta.
* Comparado com os outros, quais as vantagens ou desvantagens?

Alguém pode expandir sobre as vantagens / desvantagens acima enunciadas, especialmente sobre o BLE, e eventualmente me corrigir nalguma barbárie que tenha escrito?


Desde já, um grande obrigado pela vossa atenção e contributo.
 
Bem, posso apenas dar a minha opinião estando a usar vários smart devices, incluindo tomadas, lâmpadas, sensores de temperatura & humidade, sensores de movimento e mais um sem fim de outras coisas.

Uma nota importante é que utilizo Home Assistant para controlar tudo. Isso per se cria uma realidade diferente, pois não é necessário qualquer hub ou aparelhos adicionais (excepto Zigbee) para controlar os devices pretendidos; tal como dispensa Apps. Já para não mencionar que é local, e não precisa de Clouds e afins do género - dispensando Internet, caso se pretenda.

Ainda utilizo 2 lâmpadas WiFi (TP-Link), uma interior e outra exterior. Sempre imaginei que iam durar pouco tempo mas continuam a trabalhar de forma exemplar há mais de 2 anos. :confused:

As tomadas WiFi, acabei por substituir, uma a uma, tendo agora praticamente tudo por Zigbee - Blitzwolf (Shp-13 & Shp-15).
Mesmo usando HA, é necessário ter algum tipo de hub como o famoso Conbee II.
A grande mais valia deste protocolo será o alcance, o baixo consumo e acima de tudo o facto de a maior parte dos devices Zigbee, servirem de extensor do sinal. Tenho várias tomadas e sensores, no interior de casa mas igualmente na garagem, rua, terras, etc.

Não gosto de BLE. Muito limitado em termos de alcance. Tenho apenas um sensor de temperatura e humidade que arranjei para testar. Não fiquei fã.
 
O alcance não creio ser um grave problema. A casa não é tão grande assim. E se os aparelhos funcionarem em mesh, acredito poder fazer um "caminho" se quiser estender para além da sala.
BLE também faz mesh ou é uma feature exclusiva das rádio frequências?
 
A juntar a isso, no wifi, os tempos de resposta costumam ser maiores do que nos dispositivos zigbee. Pode não fazer diferença se for para abrir um portão, demorando 2 ou 3 segundos mas, numa automação com sensor de movimento e iluminação, faz (bastante!) diferença. Do que me recordo, os BLE são porreiros SE, estiverem ao alcance de um hub, especialmente em consumo de energia. Também não vi qualquer mais valia nisso e aqui por casa é HA + Philips Hue (zigbee's) + wifi's.
 
Bem, posso apenas dar a minha opinião estando a usar vários smart devices, incluindo tomadas, lâmpadas, sensores de temperatura & humidade, sensores de movimento e mais um sem fim de outras coisas.

Uma nota importante é que utilizo Home Assistant para controlar tudo. Isso per se cria uma realidade diferente, pois não é necessário qualquer hub ou aparelhos adicionais (excepto Zigbee) para controlar os devices pretendidos; tal como dispensa Apps. Já para não mencionar que é local, e não precisa de Clouds e afins do género - dispensando Internet, caso se pretenda.

Ainda utilizo 2 lâmpadas WiFi (TP-Link), uma interior e outra exterior. Sempre imaginei que iam durar pouco tempo mas continuam a trabalhar de forma exemplar há mais de 2 anos. :confused:

As tomadas WiFi, acabei por substituir, uma a uma, tendo agora praticamente tudo por Zigbee - Blitzwolf (Shp-13 & Shp-15).
Mesmo usando HA, é necessário ter algum tipo de hub como o famoso Conbee II.
A grande mais valia deste protocolo será o alcance, o baixo consumo e acima de tudo o facto de a maior parte dos devices Zigbee, servirem de extensor do sinal. Tenho várias tomadas e sensores, no interior de casa mas igualmente na garagem, rua, terras, etc.

Não gosto de BLE. Muito limitado em termos de alcance. Tenho apenas um sensor de temperatura e humidade que arranjei para testar. Não fiquei fã.
Era algo assim que procurava.
Tens isso ligado a um raspberry pi ou algo do gênero?
 
BLE para mim é demasiado limitado, tem algumas falhas em termos de alcance, e na minha opinião não traz vantagem num cenário como esse em relação aos outros.

Na verdade o melhor é olhares para soluções como: https://www.home-assistant.io/integrations/zha/ que basicamente te permitem integrar os devices ZigBee diretamente com o Home Assistant.
Tens tb alguns setup online que usam isto: https://www.phoscon.de/en/conbee2 para transformar um simples raspberry pi num gateway.

Agora na minha opinião, para um cenário simplista de smart home, o WiFi para mim tem sempre vantagem porque não tem necessidade de um hub. E se não vais ter muitos dispositivos, isto chega-te.
 
Eu estava morta por ter lâmpadas inteligentes em casa, e no início de 2023 ou finais de 2022 aproveitando um campanha de um hipermercado que as "despachava" a 1 Euro cada, fui logo a correr comprar 8, sem antes ter feito alguma investigação.

São lâmpadas da marca Ledvance (antiga Osram) Modelo A60 casquilho E27 6W e com regulação de intensidade, são warm white temperatura de cor 2700 Kelvin apenas (sem outras cores)
São Bluetooth e fazem mesh, Funcionam como uma lâmpada normal no caso de não estarmos interessados em demótica ou então com a app "SMART+ app" da ledvance e podem funcionar em um dos 3 modos possíveis apenas 1º Com a App da Marca, 2º Integrada em Google Home, 3º Integrada em Amazon Alexa.

O meu Feedback para estas lâmpadas ao final de 100 dias de uso, valeram pela experiencia e aprendizagem, mas são temperamentais mesmo a 2 metros de distancia da Alexa, e nem vou falar do microondas que quando ligado na cozinha que bloqueia o sinal BT tudo num raio de 2 metros, se uma lâmpada leva mais de 2 ou 3 segundos a responder... (passa a ser um problema)


Um mês depois com mais pesquisa decidi "investir" noutras lâmpadas desta vez de marca Wiz (uma 2ª marca da Philips)

Os preços começam nos 8 euros e podem ir até varias dezenas, há em varios formatos GU10, E14, E27, Tira de led etc.
Estas já são Wifi 2.4 (a comer um IP do router por lâmpada), compatíveis com Matter (future prof espero) com todas as cores, regulação de intensidade perfeitamente integradas com google home e alexa e app em simultâneo, comando remoto app via internet, monitorização de consumos, vários modos de iluminação imitam árvores de natal, fogueiras, carros da polícia, disco partys, a luz do sol ao longo do dia etc, Há um telecomando fisico da marca (que não necessita de acesso ao router para comandar), Há updates de firmware também, A nível de hardware estas lampadas escondem dentro delas um potente ESP32.
Usam tambem uma tecnologia chamada SpaceSense para detectar movimento (quando um humano intrefere com a sua presesnça no espectro Wifi entre duas lampadas)
Segundo a Wiz são ainda compativeis com Apple home kit, Samsung SmartThings e IFTTT

O meu feedback para estas lâmpadas Wiz é: estou totalmente feliz, nunca mais usei interruptores de parede, posso sair de casa que as lâmpadas apagam-se sem sensor (geolocalização do telemóvel alexa app mais as suas automatizações) posso dizer ao google nest mini "Kitchen On" estando na sala ou "Living room off" estando no quarto, e quando chego a casa antes de abrir a porta as luzes já estão acessas, se não fosse geek chamaria a isto tudo SciFi.
 
Back
Topo