Chip
Zwame Advisor
A Zmail era uma coisa muito porreira que tinha contas de email de 100 MB, sem limites de acesso por pop3/imap em relação ao ISP usado, etc etc tudo free, mas com publicidade (banners na página (pop3 nem se dá por ela) e pub no fim dos e-mails (ok, pode ser + chato, mas são só umas linhas de texto que hoje em dia tão em todo o lado, só que a fazer pub a outras coisas que não o ISP))
Mas tudo o que é bom acaba...
Aqui fica o comunicado da Zmail...
Caro ZMailiano(a):
A ZMail, começou a ser desenvolvida em fins de Julho de
2002, e abriu para testes em fins de Agosto de 2002. No início
de Setembro, abrimos os testes a todos os que desejassem
inscrever-se. Nessa altura, o crescimento da ZMail, foi
calculado que iria atingir cerca de 10,000 utilizadores num
espaço de um (1) ano, e cerca de 25,000 em dois (2) anos, e como
tal, a empresa mãe ( ZSystems ) preparou uma estratégia de
marketing baseado nesse espaço de tempo.
No entanto, atingimos 48,000 utilizadores em apenas 4 meses,
actualmente a uma média de 1,700 novos utilizadores por dia.
Para nós, foi o limiar de qualquer sonho possível. Com tal
crescimento alucinante, quase balístico, a ZMail necessita de
quase constantes aumentos de tudo. Largura de banda, discos,
servidores, software, mão-de-obra, etc. Como tal, as despesas
resultantes tem-se avolumado de forma (quase) assustadora. A
ZSystems, tem feito sérios esforços para rentabilizar a ZMail,
tem vindo a contactar perto de 6,000 empresas de todos os ramos
de actividade para fazerem publicidade na ZMail, visto a ZMail
estar com 5,500,000 pageviews e uma média actual de 200,000
pageviews diariamente, sendo assim a ZMail uma “apetecível” e- montra de publicidade. No entanto, dessas 6,000 empresas, as
respostas foram nulas ( respondeu apenas uma (1) empresa! )
mesmo com preços de publicidade verdadeiramente arrasadores como
foram propostos, muito devido à situação financeira que o país
atravessa, mas também da mentalida
de ainda muito fechada para com a Internet.
Como tal, e visto a ZMail necessitar de mais um degrau em
upgrades, degrau este que custa “meramente” 45,000€ e a ZSystems
não ter este valor para despender na ZMail, entrámos num beco
sem saída. Vimo-nos assim obrigados a tomar uma duríssima
decisão. Fechar a ZMail.
Não existem condições de mercado para sustentar a ZMail e a
ZSystems está praticamente no fim de todos os seus recursos
financeiros para continuar a sustentar este projecto. Sem
retornos, sem investidores, sem clientes, a ZMail é um projecto
com fim à vista. Mas como este projecto tem sido extremamente
bem sucedido, temos tido muitíssimo feedback positivo por meio
dos nossos ZMailianos, como muitos se expressaram de forma muito
positiva sobre a ZMail, decidimos engolir em seco, olhando
atentamente para os nossos objectivos que eram de nunca cobrar
aos utilizadores o sustento da ZMail, vimo-nos obrigados desta
forma cobrar pelas caixas de correio. Isto vai contra o nosso
modo de pensar e de estar, vai contra a filosofia da própria
ZMail, vai contra tudo aquilo em que acreditamos e contra todos
os nossos objectivos. Mas não temos escolha. Ou cobramos as
caixas ou fechamos a ZMail. Actualmente, não temos alternativa.
Sendo assim, a administração da ZSystems optou pelo seguinte:
- O valor a cobrar por cada uma das caixas, será de 1€ ( com
Iva ) por mês, o que significa que iremos receber apenas 0,40€
por caixa, pois o restante é para o estado em forma de IVA
(19%), impostos (34% ao fim do ano), e taxas de comissão da
Unicre pela utilização do serviço Multibanco ( que variam entre
os 5% e os 7% ).
- O valor de cada caixa, tem que ser pago anualmente, ou seja,
em Janeiro de cada ano, é pago todo o ano em questão. Como este
ano iniciamos a cobrar apenas em Fevereiro, deverá ser pago o
valor de 11€ ( com IVA ) que abrange todo o ano de 2003.
- Quem não desejar ingressar no sistema de pagamento, deverá
remover da sua caixa todos os emails que considere importantes,
pois em 1 de Fevereiro, todos os que não manifestarem a vontade
de continuar com as suas contas na ZMail, as contas serão
bloqueadas. Bloqueadas no sentido, que a caixa deixa de poder
receber emails de fora da ZMail e de poder enviar emails para
fora da ZMail, mas ainda pode aceder à caixa por Web, IMAP4 ou
POP3. Somente no fim de Fevereiro, é que as caixas daqueles que
não estejam interessados é que serão definitivamente apagadas.
- Quem desejar continuar na ZMail, deverá entrar em contacto
connosco através do email [email protected] o mais
rapidamente possível para receber mais informações como poderá
fazer o pagamento e receber a sua factura.
- Como contrapartida, as caixas passaram dos actuais 100Mb
actuais para uns mais expressivos 150Mb.
Pensamos que este seja um valor justo, e apesar de 60% do valor
cobrado desaparecer “pelo caminho”, o que recebemos será
suficiente para manter a ZMail viva, e para garantir a sua
continuidade.
Esta decisão entra em vigor, a partir de 1 de Fevereiro de 2003.
Aquiela de em 6000 empresas ninguém tar interessado.... e quem é que angaria publicidade para as páginas dos apontadores portugueses... se a crise é como eles dizem, pq é que contivnuo a ver pub nos portais portugueses???
Enfim, foi +/- bom enquanto durou...
Mas tudo o que é bom acaba...
Aqui fica o comunicado da Zmail...
Caro ZMailiano(a):
A ZMail, começou a ser desenvolvida em fins de Julho de
2002, e abriu para testes em fins de Agosto de 2002. No início
de Setembro, abrimos os testes a todos os que desejassem
inscrever-se. Nessa altura, o crescimento da ZMail, foi
calculado que iria atingir cerca de 10,000 utilizadores num
espaço de um (1) ano, e cerca de 25,000 em dois (2) anos, e como
tal, a empresa mãe ( ZSystems ) preparou uma estratégia de
marketing baseado nesse espaço de tempo.
No entanto, atingimos 48,000 utilizadores em apenas 4 meses,
actualmente a uma média de 1,700 novos utilizadores por dia.
Para nós, foi o limiar de qualquer sonho possível. Com tal
crescimento alucinante, quase balístico, a ZMail necessita de
quase constantes aumentos de tudo. Largura de banda, discos,
servidores, software, mão-de-obra, etc. Como tal, as despesas
resultantes tem-se avolumado de forma (quase) assustadora. A
ZSystems, tem feito sérios esforços para rentabilizar a ZMail,
tem vindo a contactar perto de 6,000 empresas de todos os ramos
de actividade para fazerem publicidade na ZMail, visto a ZMail
estar com 5,500,000 pageviews e uma média actual de 200,000
pageviews diariamente, sendo assim a ZMail uma “apetecível” e- montra de publicidade. No entanto, dessas 6,000 empresas, as
respostas foram nulas ( respondeu apenas uma (1) empresa! )
mesmo com preços de publicidade verdadeiramente arrasadores como
foram propostos, muito devido à situação financeira que o país
atravessa, mas também da mentalida
de ainda muito fechada para com a Internet.
Como tal, e visto a ZMail necessitar de mais um degrau em
upgrades, degrau este que custa “meramente” 45,000€ e a ZSystems
não ter este valor para despender na ZMail, entrámos num beco
sem saída. Vimo-nos assim obrigados a tomar uma duríssima
decisão. Fechar a ZMail.
Não existem condições de mercado para sustentar a ZMail e a
ZSystems está praticamente no fim de todos os seus recursos
financeiros para continuar a sustentar este projecto. Sem
retornos, sem investidores, sem clientes, a ZMail é um projecto
com fim à vista. Mas como este projecto tem sido extremamente
bem sucedido, temos tido muitíssimo feedback positivo por meio
dos nossos ZMailianos, como muitos se expressaram de forma muito
positiva sobre a ZMail, decidimos engolir em seco, olhando
atentamente para os nossos objectivos que eram de nunca cobrar
aos utilizadores o sustento da ZMail, vimo-nos obrigados desta
forma cobrar pelas caixas de correio. Isto vai contra o nosso
modo de pensar e de estar, vai contra a filosofia da própria
ZMail, vai contra tudo aquilo em que acreditamos e contra todos
os nossos objectivos. Mas não temos escolha. Ou cobramos as
caixas ou fechamos a ZMail. Actualmente, não temos alternativa.
Sendo assim, a administração da ZSystems optou pelo seguinte:
- O valor a cobrar por cada uma das caixas, será de 1€ ( com
Iva ) por mês, o que significa que iremos receber apenas 0,40€
por caixa, pois o restante é para o estado em forma de IVA
(19%), impostos (34% ao fim do ano), e taxas de comissão da
Unicre pela utilização do serviço Multibanco ( que variam entre
os 5% e os 7% ).
- O valor de cada caixa, tem que ser pago anualmente, ou seja,
em Janeiro de cada ano, é pago todo o ano em questão. Como este
ano iniciamos a cobrar apenas em Fevereiro, deverá ser pago o
valor de 11€ ( com IVA ) que abrange todo o ano de 2003.
- Quem não desejar ingressar no sistema de pagamento, deverá
remover da sua caixa todos os emails que considere importantes,
pois em 1 de Fevereiro, todos os que não manifestarem a vontade
de continuar com as suas contas na ZMail, as contas serão
bloqueadas. Bloqueadas no sentido, que a caixa deixa de poder
receber emails de fora da ZMail e de poder enviar emails para
fora da ZMail, mas ainda pode aceder à caixa por Web, IMAP4 ou
POP3. Somente no fim de Fevereiro, é que as caixas daqueles que
não estejam interessados é que serão definitivamente apagadas.
- Quem desejar continuar na ZMail, deverá entrar em contacto
connosco através do email [email protected] o mais
rapidamente possível para receber mais informações como poderá
fazer o pagamento e receber a sua factura.
- Como contrapartida, as caixas passaram dos actuais 100Mb
actuais para uns mais expressivos 150Mb.
Pensamos que este seja um valor justo, e apesar de 60% do valor
cobrado desaparecer “pelo caminho”, o que recebemos será
suficiente para manter a ZMail viva, e para garantir a sua
continuidade.
Esta decisão entra em vigor, a partir de 1 de Fevereiro de 2003.
Aquiela de em 6000 empresas ninguém tar interessado.... e quem é que angaria publicidade para as páginas dos apontadores portugueses... se a crise é como eles dizem, pq é que contivnuo a ver pub nos portais portugueses???
Enfim, foi +/- bom enquanto durou...