1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Zmail...

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Chip, 15 de Setembro de 2003. (Respostas: 23; Visualizações: 1145)

1. Chip

Chip Zwame Advisor

Deixo aqui uma cópia de um post que coloquei no novo fórum da zmail, relativo a um mail de publicidade que recebi em duas contas que não da zmail. Com a leitura do meu post ficam a perceber o que se passa.

Aproveito para perguntar se mais alguém teve esta experiência, nomeadamente, Facies, aqui ou por PM, também queria saber a tua opinião sobre este assinto, já que sei que tens conta na zmail.

Edit: link para o fórum, caso queiram seguir os desenvolvimentos: http://forum.zsystems.pt/viewtopic.php?p=19#19

2. Tafinho

Tafinho Power Member

Penso que é óbvio que se o fornecedor do endereço fosse a própria zmail, não tinhas recebido a pub, uma vez que já és cliente deles...

3. Chip

Chip Zwame Advisor

Nopes, antes pelo contrário. O que a mim me parece, e lendo todo o meu post acho que fica claro, é que a zmail manteve um registo dos mails que chegam aos seus servidores, provenientes de outros isp's e os usaram para enviar pub. O que não se terão lembrado é que há gente como eu que envia mails de uma conta para outra, como por exemplo levar trabalho para casa: envio um mail a mim mesmo...

4. Biruno

Biruno Power Member

tenho uma conta de email no Zmail e frequentemente envio mails de outro mail (hotmail.com) para o zmail, mas que eu tenha reparado nao me aconteceu nada de semalhante!!

De qualquer maneira é realmente um forma pouco profissional e pouco ética de fazer publicidade!!!

Vou estar atento

5. Chip

Chip Zwame Advisor

Atenção, que eu apenas suspeitei que isso tivesse acontecido, pode de facto ser uma infeliz coincidência e só os meus mails estarem nessa lista e não os de outras contas de pessoas que conheço.

Gostaria de perguntar se é legal a comercialização ou a utilização desse tipo de listas para envio de publicidade.

Quanto à comercialização penso que não será legal.

A utilização penso que também não o sera, por isso gostava de saber de quem sabe mais disto que eu se são ou não legais ambas as situações.

Demiurgo, dá aí uma ajudinha please :D

6. Seavoices

Seavoices Power Member

Chip, a Zmail não pode nem vender a base de dados nem "emprestar" como o Dept. Técnico da empresa referiu.

Caso não tenhas reparado e haja algo omisso no contracto que fizeste quando aderiste ao serviço, terá que haver uma clausula opcional no qual podes indicar se eles podem prestar a tua informação, com a qual te registaste no serviço deles, a terceiros ou empresas dentro do mesmo grupo para campanhas de marketing ou outras.

Ora, a Sapo, a Oni, etc. como o dept. tecnico deles refere é verdadeiro mas só até certo ponto, ou seja, eles apenas fornecem aqueles contacto que têm autorização de prestar, mas apenas segundo a clausula referente a esta temática. No caso das grandes empresas que conheco (Oni, Sapo), o mesmo apenas é prestado a empresas dentro do mesmo grupo (oni - EDP, BRISA, GalpEnergia, etc; Sapo - PTM.COM, Telepac, Netcabo, TVCabo, etc.) e não outras empresas.

Por outro lado como tu referes, e tenho que te dar razão, a empresa está a fazer scanning às tuas caixas, recolhendo os emails que tu recebes nessa caixa. Isso é invas
    ao de privacidade.

Recomento-te contactares a Comissão Nacional de Protecção de Dados http://www.cnpd.pt e expores o teu caso e releres as cláusulas do serviço em questão. Se nada haver em contra-indicado, eles estão a lezar a tua privacidade.

Um abraço

7. Tafinho

Tafinho Power Member

Como sabes que foi a zmail que guardou isso...?

8. Seavoices

Seavoices Power Member

... devido à informação prestada pelo Chip. Mas neste momento posso dizer que neste momento sou mais um (dos muitos) lesados pelas práticas da ZSystems e que não sou cliente da Zmail ou ZSystems.

Já enviei uma mensagem a requerer a origem da informação (o meu email pessoal) num prazo máximo de 24 horas.

Em caso de recusa, irei enviar esta informação para CNPD, bem como para o(s) ISP('s) que alojam os serviços desta "empresa"

Um abraço a todos

9. Chip

Chip Zwame Advisor

Não sei, e nunca afirmei que sei que a zmail guardou isso. O que afirmo é que suspeito que a zmail terá recorrido a essa medida para reunir uma enorme base de dados de mails para depois usar para distribuir publicidade a torto e a direito. Nada mais.

10. Tafinho

Tafinho Power Member

Tens noção que isso constitui o crime de difamação da tua parte...?

11. Feiticeiro

Feiticeiro Power Member

Eu sei que nada sei.

12. Pierre

Pierre Power Member

Que eu saiba o CHIP não está a afirmar que a zsystems fez isso,apenas que suspeita! Acho que numa Democracia ainda é permitido suspeitar, ou temos de assumir tudo como nos é imposto?

Cumps

13. Max[x]

Max[x] Power Member

Eu tambem recebi 2 emails por parte da zmail, com publicidade de modo a aderir ás suas caixas de correio.

Tenho varias contas de email, mas nenhuma é da zmail, e penso que a conta que recebeu Pub. foi da netcabo.

14. Seavoices

Seavoices Power Member

As minhas contas foram; uma na netcabo e outra num dominio privando onde trabalho. O mais incrível é que estes mails não estão associados em nenhuma forma à ZSystems...

Agora, os lesados por este "esquema" digam-me uma coisa, algum de vós está associado a grupos de discussão da Yahoo??? É só para esclarecer algo meu...

Um abraço

Tafinho: Claro que é difamação, segundo as leis. Mas também é invasão de privacidade o que eles fazem... Certo? E qual deles é mais punido pela lei actual?

15. Karski

Karski Power Member

Eu tb recebi ontem a noite um mail da Zmail na minha caia de mail pessoal da netcabo caixa essa que não tem nenhuma ligação com a empresa em questão e nunca teve.

16. Chip

Chip Zwame Advisor

Nopes, não tenho. Tenho sim a noção que tenho o direito à minha opinião, que partilhei com outros ao publicar esta mensagem em fórums de informática e que não significa que a minha opinião seja verdadeira, é apenas uma opinião.

Nunca afirmei, nem nos mails que troquei com o staff da zmail, nem no fórum da zmail nem aqui que isso aconteceu. Apenas suspeito, nada mais. E posso estar errado, como até quem sabe será o mais provável.

O meu post não tem o intuito de difamar ninguém, até porque o serviço da zmail é-me bastante util e continuo a usá-lo, embora tenha algumas queixas ao funcionamento do mesmo, que não esta insatisfação que relato no primeiro post, mas que não me impedem de continuar a usufruir dos serviços pagos da Zmail.

O que me chateou foi de facto esta desconfiança que pessoalmente fiquei relativamente à Zmail e o motivo do post é saber se de facto isto tinha acontecido a mais alguém, i.e. se quem recebeu mails da zmail tinha já enviado algum mail para a zmail através dessa conta.

Não vou sequer poder concluir nada com esta questão já que pode tratar-se de uma coincidência e portanto será inconclusivo o resultado das respostas. Apenas pretendo por assim dizer matar a minha curiosidade.

Aproveitei para questionar sobre a legalidade da troca de bases de dados de e-mails, já que existem muitas empresas na net que vendem isso, e não sei até que ponto com que legalidade, nem sei até que ponto elas podem ser usadas de forma legal.

Porque não percebo nada disso pedi e peço a opinião de outros, no sentido de esclarecer as minhas dúvidas. Nada mais.

Claro que posso estar redondamente enganado e isso constituir crime de difamação da minha parte sem que eu me aperceba, se o fiz é sem intenção, e sim, sei que desconhecimento da lei não é desculpa para o não cumprimento.

17. Chip

Chip Zwame Advisor

De facto nada sei ao certo, para além da «justificação que me foi adiantada pela zmail.

Posso é ter uma opinião sobre o caso.

18. Tafinho

Tafinho Power Member

Podes ter a tua opinião, mas não a podes divulgar publicamente de forma a lesar terceiros, neste caso a zsystems (ou lá como eles se chamam)...

Isto claro, sem teres provas daquilo que afirmas... Se as tens as coisas mudam radicalmente de figura...

Se um dos crimes é mais grave que o outro, para dizer a verdade são exatamente iguais... em ambos no máx levas com uma multa, e em caso nenhum se deve cometer uma ilegalidade para "compensar" outra (excepto alguns casos muito singulares, mas isto é só a minha opinião pessoal)

19. Chip

Chip Zwame Advisor

Oki, sempre a aprender :)

Já tou a ver se os gajos acusados no processo casa pia sairem inicentes, a processarem a PJ por difamação :D

20. Max[x]

Max[x] Power Member

Seavoice:
    Tenho email no Yahoo e estou inscrito em 3 grupos de discussão (ADSL, Netcabo e Netcount).

Mas eu recebi Pub foi no mail da netcabo, no da Yahooo nao me lembro.

Partilhar esta Página