Nintendo Zombi U (Ubisoft)

Comprei a minha Wii U há coisa de dois meses na promoção dos 15% do ElCorte Inglés (adquiri o pack ZombiU, tendo a consola ficado bem mais barato do que seria de esperar).

A verdade é que este jogo nunca me despertou muita atenção, nem foi a razão pela qual comprei o pack (adquiri mesmo este pack pelo preço e pelo facto de trazer já um 2º comando).

No entanto, como sou pessoa de completar todos os jogos que compro, decidi experimentar o jogo e tenho de admitir que fiquei surpreendido pela positiva. :)

Graficamente, é verdade que o jogo podia estar bem melhor, no entanto, as texturas fracas acabam em muito por contribuir na construção do ambiente de horror associado a este título.

O conceito do jogo é também ele completamente diferente dos jogos de zombies que vi até à data: começamos o jogo com um sobrevivente do ataque e, caso eventualmente essa personagem morra, passámos a controlar outro sobrevivente completamente diferente (como se se tratasse de uma questão real de vida ou de morte).

Isto tem como é óbvio consequências na jogabilidade: a pessoa que morreu converte-se num zombie e todos os objectos e armas que ela possuía ficam na sua posse.

Se as quisermos recuperar, o novo sobrevivente que controlamos terá ele próprio de acabar com a "forma zombie" do sobrevivente previamente controlado.

Isto leva a um extenso planeamente prévio no que toca a gerir recursos... O que devemos levar para o campo? Será que a próxima área será difícil de ultrapassar? Levo mais armas e munições ou pelo contrário levo mais comida para me curar?

A jogabilidade do GamePad está totalmente integrada nas vossas acções e de facto está bastante bem conseguida.

Fora isso, a arma principal que vos é atribuída por defeito (e talvez a que irão usar mais ao longo do jogo) também contribui para o ambiente "desesperante" do jogo. Não se trata de uma faca ou coisa do género, mas sim de um taco de "cricket".

O jogo fora isso também apresenta uma história sólida e com muito simbolismo à mistura (explora alguns conceitos relacionados com o oculto, facilmente reconhecíveis para quem sabe algumas coisas de História).

A campanha tem duração de aproximadamente 12 horas e, caso sejam "valentes" o suficiente, existe até mesmo o modo "Survivor" no qual apenas podem controlar um único sobrevivente do início ao fim do jogo (se essa personagem morrer, é logo atribuído o ecrã de Game Over).

Resumindo, pelo preço a que o jogo está actualmente, penso que vale bem a pena e recomendo a todos pela experiência! ;)

P.S.: Vocês podem gravar manualmente o jogo sempre que regressem à Safe House, no entanto, assim que uma personagem morre, o jogo faz Auto-Save, impedindo-vos de fazer batota...
Resumindo, nem pensem em desligar a consola assim que uma personagem vossa morrer, caso contrário, perdem para sempre a oportunidade de recuperar os objectos e armas que ela carregava.
 
Ando para comprar isto já a bastante tempo .

Pontos maus no jogo sem ser isso do Save ?
Como o nosso colega de forum explicou no extenso mas excelente post acima, talvez só uns gráficos que não podem ser considerados 5 estrelas. Ainda assim, porque andamos sempre a jogar em cenários com pouca luz, entendo que isso nunca será o ponto efectivamente negativo.
Uma coisa que há a ter em conta é o decorar os caminhos e os mapas. E eles são ENORMES!
Isto porque para se 'viajar' de zona para zona temos de ir pelos esgotos numa viagem que demora uns segundos. Só que temos de saber onde está localizada a tampa de esgoto. É que só há uma por cada zona :-)


Acho que vou quebrar a minha regra de não comprar jogos de terror/zombies e arranjar este, agora, honestamente apanha-se muito sustos?
Sustos verdadeiramente grandes, diria uns cinco.
Não sou de ir sempre em frente e se perder a vida, perdi. Gosto de avançar com calma e tentar vencê-los.
Muitas vezes encontram-se salas com muitos zombies. É suicidio tentar defrontar todos ao mesmo tempo. É necessário 'chamar' um por um, devagar e com paciência.
Outra dica é, caso se tenha um flare (uma tocha) e um cocktail molotov, mandar primeiro o flare. Todos os zombies ficam a olhar para ele e depois é só mandar o cocktail molotov. Vão arder todos lentamente e fica o problema resolvido eheheh
 
Exactamente! Explorar o mapa e memorizar todos os seus recantos faz também parte do jogo.

Sempre que possível tentem encontrar a tampa de esgotos existente na área onde vocês se encontrem : esta representa um acesso rápido à SafeHouse e pode ser fulcral em situções mais apertadas e em que precisem de guardar a partida (fora isso, facilita o manuseamento de itens, etc).

Existem várias estratégias para facilitar a tarefa de derrotar os zombies. Como o plisboa referiu, a técnica Flare+Molotov resulta muito bem contra um aglomerado de zombies.

Outra técnica bastante útil é o de afastar os zombies com o o gatilho direito (ZR) e logo de seguida usar a vossa arma de fogo (por exemplo a pistola). Se tiverem feito as coisas como deve ser, o jogo geralmente alinha a mira com a cabeça do zombie em questão (basta usar ZL + ZR e deverão acabar com o inimigo num instante).

Esta técnica de empurrar (ZR) torna-se também bastante útil para gerir espaço, quando a falta de munições vos coloca numa situação apertada, permitindo-vos assim escapar ilesos de certa situação (tudo depende do facto de existirem um ou mais zombies na área). Também se revela útil quando um inimigo está prestes a morder-vos.

Enfim, a melhor forma de jogar é de facto descobrirem por vocês mesmos estes pequenos truques e deixarem-se levar pelo ambiente do jogo. :)
 
Faltou-me dizer um ponto que também apreciei.
O som que sai do gamepad é diferente do que sai da TV.
Por exemplo, o radar de proximidade dos zombies 'apita' através do gamepad e não da TV.
Isto resulta particularmente bem quando jogava de madrugada, pois ligava os auscultadores no gamepad, colocava o auscultador só num ouvido, e ouvia bem todos os sons do jogo, fossem eles dos zombies, do radar ou de outra coisa qualquer.

Agora, o que queria mesmo era poder voltar a jogar aquela cena final. É uma pena se só permitirem tentar uma vez.
Ia num stress de ir rápido porque o heli estava à minha espera e acabei por dar com o stick num daqueles que explodem, o que me matou de imediato :-(
 
Eu simplesmente morri, porque depois
de chegar ao Helipad o jogo não dizia mais nada.

Fiquei sem saber se era preciso continuar a subir a torre ou não...

Como tal, lá fui eu a subir aquilo tudo a enfrentar uma horda infinita de Zombies.

Na verdade, depois de chegar ao Helipad apenas tens de ficar ali e sobreviver durante alguns segundos que o helicóptero eventualmente aparece.

Mas não me arruinou a experiência, pelo contrário... Foi um final de certa forma hilariante e que foi de acordo com o que "narrador" preveu. :p
 
Última edição:
Deixa lá :-)
Saberias sempre antes pois passa um pequeno clip de som (ou vídeo) onde és informado que o heli está à tua espera.
Boas aventuras! ;-)
 
Back
Topo