Nintendo Zombi U (Ubisoft)

Esperava mais porque a própria Nintendo afirmou que queria mudar as coisas e o panorama da consola que iam lançar. Se me dizem que vão comprar da melhor carne e afinal é carne de segunda categoria, não me posso queixar?

Nunca na vida a WiiU conseguirá manter-se no mercado dito hardcore se não conseguir competir graficamente com as consolas que virão da Sony e da Microsoft. É um facto.
 
A Psone e a PS2 na realidade não conseguiam competir com o que de melhor se fazia na concorrência; a consola mais vendida (e por arrasto escolhida pelos hardcores) nunca foi definida pelo que consegue fazer graficamente. Nem no caso da X360, onde muita gente joga com os cabos mais rascas 480i embora o caso desta geração seja mais complexo; isto tudo para dizer, gráficos não foram o factor mas sim os jogos, exclusivos e multiplataforma.

Embora sim, a preferencia dos dev studios por mais e melhor tenha (claramente) sido um factor, e a razão pela qual a recepção desta consola está a ser morna no que toca a suporte "inicial" é que muitas developers a querem ver como um patamar intermédio; a situação é análoga face à Wii, no entanto. O diferencial será muito menor e o feature set está lá.

Concorrência gráfica, desde que os jogos consigam correr e haja boa vontade por parte das third party's para com a consola torna-se relativo (e cada vez mais passivel de ser atenuado). E de resto... não estarás a esperar demasiado de launch titles? (da ubisoft, de todas as coisas) Até para as consolas a sairem para o ano que vem não vão provavelmente estar prontos jogos com a UE4 (que ainda não foi finalizada), o Starwars 1313 ou o Agni's philosophy que são essencialmente tech demos nesta altura; o mais perto de tech showcase em formato middleware licenciável capaz de mostrar o que estas consolas e a Wii U podem fazer é mesmo a Cry Engine 3 (na sua encarnação mais recente) e a Unreal Engine 3.9.


A diferença mais sonante desta geração para a próxima, não é poligonos, é video ram e a capacidade de fazer mais efeitos e algumas tecnicas que não foram usadas esta geração mas cuja implementação não é "automática". Tesselation, por exemplo pode fazer uma grande diferença (e até ajudar a Wii U em multiplataforma next gen); não é um interruptor mágico no entanto; razão pela qual é largamente inútil em jogos X360 ou jogos feitos com a X360 como base; ou ainda developers cujo knowhow está limitado a como tirar partido das consolas actuais.

Isto é como dizer que na altura em que a Dreamcast coexistiu com a PSone não muitos jogos se metiam a fazer coisas "novas" como bump mapping.


Quanto ao ZombiU é cedo para falar, o desenvolvimento não parece estar a correr mal e o jogo é interessante; mas parece também incompleto. Não se trata de um jogo com um super-orçamento (muitas vezes não quer dizer nada referente à qualidade do produto final, mas quer referente ao enfase técnico que parece estar a ser pedido) está também a ser desenvolvido um pouco a contra-relógio como é normal em jogos de lançamento e devido ao comando "diferente" tem de passar por um processo de trial and error cujas decisões não têm de ser consideradas as correctas daqui a 2/3 anos.

E é Ubisoft, uma developer/publisher que tem tanto de bom como inconsistente.
 
Última edição:
O mercado actual é diferente. Hoje em dia tens duas consolas com apoio third party. Antigamente a Sony dominava tudo. E hoje em dia há apoio porque em termos gráficos não diferem bastante uma da outra. A Gamecube e a Xbox eram mais potentes que a PS2 mas não ao nível do que se viu nesta geração. É impossível correres um GTA4 na Wii, no entanto o San Andreas corria tanto na PS2 e na Xbox360, só para dar um exemplo. O leap gráfico é substancialmente maior.

E isto aconteceu porque a Microsoft deu um murro na mesa, lançou uma consola antes de todas as outras e deu-lhe o devido apoio. E depois a Sony seguiu-lhe o caminho e a Wii ficou-se por outro mercado digamos mais alternativo. Podemos pegar no exemplo da Dreamcast que também foi lançada antes de as outras mas com falhas (falta de DVD, uma delas) e apoio por parte da Sega.

E é isso que estou a ver na Nintendo. O online continua a ser uma incógnita, o controlador é inovador mas não me parece que seja um system seller como foi o controlador da Wii. E em termos de potência gráfica, nada do que vi me garante que a WiiU conseguirá competir com as restantes.

Talvez esteja a esperar demasiado do que virá da Sony e da Microsoft. Talvez tenhamos outra era como a antiga em que as disparidades gráficas entre as três não eram assim tão grandes, apesar de as haver. Não sei.
 
Já agora, quanto ao que disse lá atrás: eu sei que o catálogo de jogos da Wii não é só lixo, até porque tem muitos bons títulos. Mas talvez eu não seja o melhor exemplo para falar disso. Sempre gostei de simuladores e isso na Wii falha muito. Gostava de ter visto um simulador de corridas (melhor que o Shift). Gostava de ter visto um UFC ou um Fight Night Round. Uma sequela do RE4 sem ser On Rails. Mas aí talvez seja também o mercado geral a falhar. O Resident Evil perdeu toda a sua essência por exemplo. Já o 4, apesar de ter gostado bastante de o jogar, para mim não é um Resident Evil característico. Aquele jogo em que haviam zombies para matar de vez em quando e boss stages mas por vezes também incluía 30 minutos de enigmas. Tornou-se num third person shooter, é tiros e mais tiros. Mas voltando ao assunto, não irei comprar outra consola em breve porque há muitos mas muitos títulos na Wii que não joguei e quero jogar e talvez esteja mesmo a falar sem razão. Quanto à Wii U e a sua capacidade gráfica, realmente não estou a ver nada nestes previews. É certo que tanto a Nintendo como os seus users sempre deram pouca importância a este factor mas tenho de concordar com o R3d_D3v1l_ . As gerações mudam e não estou a ver uma consola com pouca capacidade gráfica a ter sucesso. Acredito que tenha capacidade para mais, mas se não for explorada a maioria dos Gamers voltar-se-à para a concorrência.
 
O mercado actual é diferente. Hoje em dia tens duas consolas com apoio third party. Antigamente a Sony dominava tudo. E hoje em dia há apoio porque em termos gráficos não diferem bastante uma da outra. A Gamecube e a Xbox eram mais potentes que a PS2 mas não ao nível do que se viu nesta geração. É impossível correres um GTA4 na Wii, no entanto o San Andreas corria tanto na PS2 e na Xbox360, só para dar um exemplo. O leap gráfico é substancialmente maior.
Lá está; esse leap gráfico não existe desta geração para a próxima, quanto mais da Wii U para uma PS4/X720; tudo está a apontar para um diferencial de 3 vezes, máximo.

3 vezes com tesselation, boas tools e boa vontade não é nada. Da Wii para a X360 estávamos a falar de um diferencial acima das 20 vezes; é certo que uma boa parte dele ia para renderizar as coisas na resolução acima (720p) mas não deixa de ser gigante aliado ao facto de o feature set da Wii não ser "standard".
E isto aconteceu porque a Microsoft deu um murro na mesa, lançou uma consola antes de todas as outras e deu-lhe o devido apoio. E depois a Sony seguiu-lhe o caminho e a Wii ficou-se por outro mercado digamos mais alternativo. Podemos pegar no exemplo da Dreamcast que também foi lançada antes de as outras mas com falhas (falta de DVD, uma delas) e apoio por parte da Sega.
Se lançar uma consola antes da concorrencia é um murro na mesa então a Wii U pode ser uma tentativa de murro na mesa. A X360 não teve um bom catálogo instantaneamente também, nem apoio generalizado instantaneamente. Até à PS3 sair muitos developers estavam a tratá-la como uma plataforma intermédia que esperavam até ser mais fraca que a PS3.
E é isso que estou a ver na Nintendo. O online continua a ser uma incógnita, o controlador é inovador mas não me parece que seja um system seller como foi o controlador da Wii. E em termos de potência gráfica, nada do que vi me garante que a WiiU conseguirá competir com as restantes.
Também não viste as restantes. Viste tech demos a correr em GPU's com 3 teraflops para cima (quando não estamos a falar de soluções em SLI), coisa que sabemos que neste momento estão fora dos specs da Microsoft e Sony.

Mas eu não faço futorologia, estou a dizer que sem usar certas features de hardware da consola o hardware nunca está a ser usado em pleno; é verdade para esta consola como será (possivelmente até mais) para as outras que aí vêm. Tens de fazer aplicações de raiz a pensar nelas.
Talvez esteja a esperar demasiado do que virá da Sony e da Microsoft. Talvez tenhamos outra era como a antiga em que as disparidades gráficas entre as três não eram assim tão grandes, apesar de as haver. Não sei.
A meu ver há dois cenários, Wii U excluida (ou semi-excluida, é igual) e 720p na concorrência como standard mais uma geração ou Wii U aceite e multiplataforma a 720p nela e 1080p nas outras (generalisticamente, mesmo aí sou capaz de estar a ser bastante optimista; 3 vezes não é o overhead ideal; mas se não for isso é mais efeitos/melhor ou mais AA, essas coisas).
 
Quando tu dizes que é preciso haver boa vontade IEA, aí é que eu me rio....porque guess what...this is Nintendo!

Desde quando é que houve boa vontade das third parties em apostarem forte em consolas Nintendo?! Mesmo agora a Nintendo como de costume com as suas tretas de prometer mundos e fundos quando apresentou a consola "ah e tal vamos olhar para o jogador hardcore, vamos isto e aquilo! Wii U vai ter altes grafiques e mais não sei o quê!". Passado um ano e poucos meses que jogos é que estão anunciados?! Temos um único jogo original de jeito que para mim vai ser outro Red Steel, bom em ideias, péssimo em execução! Depois temos o quê?! Ports e mais ports! Não estão a ter uma sensação de deja vu? Eu estou!

Depois já começamos a ver esse apoio fantástico dos third parties nos jogos novos que foram agora anunciados para a PS3 e Xbox360, onde andam as versões Wii U?! Só se houve a conversa do ah e tal era interessante sim utilizar o comando para fazer isto e aquilo, ou o temos de ver conforme a reação do público. Novamente fico com uma sensação de deja vu enorme! Sofremos deste problema arrisco dizer durante todo o tempo de vida da Wii e infelizmente acho que esta Wii U vai sofrer disto novamente!

Depois por último é a primeira vez que me estou totalmente a lixar para uma consola da Nintendo! Faltam quê 3 meses para o lançamento e eu não tenho hype nenhum! Zero! Tem uma ou outra coisa interessante mas de resto é zero! Para mim a Nintendo morreu um bocado nesta geração! Houve uma coisa que não os perdoo que foi estupidificarem cada vez mais os seus jogos à custa de quê?! Do jogador casual?! Que hoje compra um jogo e amanha abandona a consola?! Parabéns Nintendo well done!

Para dar um exemplo foi a 1ª que simplesmente abandonei um Zelda. Este Skyward Sword é fraquissimo, facilissimo e ultrapassado! Não percebo as críticas tão positivas ao jogo! Ainda está ali à espera de ser acabado. Há uma semana para cá tenho jogado o Darksiders para o PC e acho que é tudo aquilo que o Zelda devia começar a ser! Enfim acho seriamente que a Nintendo podia começar a ser como a Sega, fazer os seus IP para outras consolas e deixar de ser fabricante!
 
Mas isso não é a definição de uma boa consola, desculpa que te diga. Uma boa consola, para mim, é uma consola com um extenso catálogo de jogos e exclusivos que seja fiel aos users durante muitos e muitos anos. Não é fazer uma consola para vender milhentas unidades de lançamento e depois desaparecer com o lucro.
 
Temos um único jogo original de jeito que para mim vai ser outro Red Steel, bom em ideias, péssimo em execução! Depois temos o quê?! Ports e mais ports! Não estão a ter uma sensação de deja vu? Eu estou!

Mantendo um pouco o tema do tópico.

Do que joguei de ZombiU, tem boas ideias que me parecem bem executadas. Mas lá está, não tem perfil de AAA ou system seller. Acho que tem tudo para ser um BOM jogo de lançamento, com uma execução bem aceitável. Se tiver uma Wii U nesta fase inicial, este e o Rayman Legends estarão praticamente garantidos para mim.
 
Quando tu dizes que é preciso haver boa vontade IEA, aí é que eu me rio....porque guess what...this is Nintendo!
Isso é o ponto em que um gajo espera que a industria cresça geração a geração. Porque o que esta geração denotou foi uma imaturidade de gestão de recursos e ideias. É demasiado bipolar, sentimental; e tem complexos de inferioridade.

Por muito que não o admitam (a capcom fê-lo, há pouco tempo) muitas sabem-no; daí que na 3DS não houve duvidas como houveram em 2004 em dar-lhe o suporte apropriado não obstante de todas as condicionantes de "menos potencia" face a uma vita. Sim, são mercados diferentes e a 3DS não tem 2 concorrentes equiparados; mas é uma alteração; no advento da possibilidade de uma consola vender tem de haver algum investimento base para se afirmarem lá, e esse investimento está a ser estupidamente baixo se considerar-mos que é a sucessora de uma consola market leader (que eles falharam em capitalizar) e que as consolas actuais estão tão saturadas que estas mesmas third party's até fizeram fila para desenvolver para o Kinect que repudiam. Mas há uma alteração, quando a Wii saiu o suporte não só não estava lá como era jocoso; ao contrário da Wii as developers não a estão a descartar e estão preocupadas em não queimar pontes. Ausencia inicial de suporte "confiante" é melhor que mau suporte, é uma alteração para melhor, por não "best case scenario" que seja; denota mais respeito e cuidado desta vez.

Veja-se o exemplo Ubisoft, Far Cry Vengeance foi titulo lançado na janela de lançamento; a falta de respeito começou antes da consola sair, estava latente em praticamente todos os projectos aprovados, briefing: trabalhos rápidos, mal executados para capitalizar numa plataforma que irá ao fundo (com a nossa ajuda) lucros? se os houverem a serem aplicados nos projectos mais caros e demorados que nos estão a tirar recursos actualmente. E assim foi, porque outra característica desta industria é dificuldade em alterar trajectórias.
Desde quando é que houve boa vontade das third parties em apostarem forte em consolas Nintendo?! Mesmo agora a Nintendo como de costume com as suas tretas de prometer mundos e fundos quando apresentou a consola "ah e tal vamos olhar para o jogador hardcore, vamos isto e aquilo! Wii U vai ter altes grafiques e mais não sei o quê!". Passado um ano e poucos meses que jogos é que estão anunciados?! Temos um único jogo original de jeito que para mim vai ser outro Red Steel, bom em ideias, péssimo em execução! Depois temos o quê?! Ports e mais ports! Não estão a ter uma sensação de deja vu? Eu estou!
Essa extrapolação não é justa.

Red Steel foi dos únicos jogos de lançamento que se esforçava; a equipa nem era má e tinha todas as razões para fazer o seu melhor ao ser considerada "secundária" na hierarquia interna da Ubisoft (era a equipa do XIII); o problema foram dois, os controlos eram first generation Wii e têm o trial and error associado (isso mais a ambição de ter espadas e a necessidade de transição entre ambos os gameplay styles) e o segundo, pior problema foi que estávamos a falar de uma equipa habituada a trabalhar em unreal engine (e o middleware costuma ajudar a ultrapassar problemas) a terem de lutar contra a engine (e contra o tempo) durante todo o processo de desenvolvimento; porque a engine estava mal feita e era uma build de abril de 2002, portada pela secret level (não pela Epic) para a gamecube. Isto não havia sido um problema nos poucos jogos a usá-la que sairam na consola na geração passada, por a usarem de forma superficial (não eram system pushers e tinham origem/fallback na PS2), mas era um problema agora, que a tinham de usar de forma a maximizar os recursos de uma consola mais fraca que a concorrencia. Uma receita para um "desastre".

O Red Steel é um caso onde a equipa não teve muitas culpas reais no cartório. (e o budget não era nada de mais)

Estes, em seu beneficio têm aqui um jogo que não obstante de usar um ecrã extra tem controlos convencionais, não estão a lutar contra a engine e como tal só estão a lutar contra o tempo até ao lançamento. Parecendo que não, é uma diferença imensa.
Depois já começamos a ver esse apoio fantástico dos third parties nos jogos novos que foram agora anunciados para a PS3 e Xbox360, onde andam as versões Wii U?! Só se houve a conversa do ah e tal era interessante sim utilizar o comando para fazer isto e aquilo, ou o temos de ver conforme a reação do público. Novamente fico com uma sensação de deja vu enorme! Sofremos deste problema arrisco dizer durante todo o tempo de vida da Wii e infelizmente acho que esta Wii U vai sofrer disto novamente!
Bom, há um cockblock imposto pela Nintendo a si mesma; há suporte third party a vir, provavelmente a cingir-se ao expectável (alguns casos abaixo; como o GTA6 aparentemente não vir; alguns casos acima com alguns exclusivos); mas as developers ainda não têm em alguns casos luz verde para falar disso.

Já expliquei porque é que a situação é mais saudável assim do que quando foi com a Wii; o resultado de uma recepção morna pode ir dar ao mesmo sitio mas não estás a assistir a dumping de porcaria ou intenções de o fazer; até aquele jogo "casual" que está anunciado não tem mau aspecto gráficamente. E por falar nisso não estamos a ter um pré-lançamento focado em jogos casuais por parte das developers.
Depois por último é a primeira vez que me estou totalmente a lixar para uma consola da Nintendo! Faltam quê 3 meses para o lançamento e eu não tenho hype nenhum! Zero! Tem uma ou outra coisa interessante mas de resto é zero! Para mim a Nintendo morreu um bocado nesta geração! Houve uma coisa que não os perdoo que foi estupidificarem cada vez mais os seus jogos à custa de quê?! Do jogador casual?! Que hoje compra um jogo e amanha abandona a consola?! Parabéns Nintendo well done!
Não falo por ti, mas não há hype generalizado porque eles não estão a tentar hypar a consola (hypar algo é fácil, diga-se); com o lançamento da 3DS XL houve a decisão de pelo menos por um mês dar prioridade a isso e ao new super mario bros 2; só lá para setembro (para meados calculo) vão começar a fazer a coisa como deve de ser.
Para dar um exemplo foi a 1ª que simplesmente abandonei um Zelda. Este Skyward Sword é fraquissimo, facilissimo e ultrapassado! Não percebo as críticas tão positivas ao jogo! Ainda está ali à espera de ser acabado. Há uma semana para cá tenho jogado o Darksiders para o PC e acho que é tudo aquilo que o Zelda devia começar a ser! Enfim acho seriamente que a Nintendo podia começar a ser como a Sega, fazer os seus IP para outras consolas e deixar de ser fabricante!
Bom, eu nisso não concordo contigo; mas isto não é uma thread geral por isso não me vou meter a divagar sobre zelda e o que fez de bem ou mal nesta encarnação.

Todos os Zeldas fazem algo melhor e algo pior que os subsequentes, no entanto... Este não é diferente.


Referente ao chavão de conclusão, não faz sentido, a Nintendo fez mais dinheiro com o seu negócio de vender consolas do que a Microsoft e Sony juntas, essa sugestão aparece muito mas não é por isso que faz sentido. E olha que a Sega não é um caso de sucesso nessa transição; estão a caminhar para uma empresa que é digital only porque tirando algumas excepções o AAA deles tem tido problemas em afirmar-se (ou em ser consistente), são consistentes no entanto a perder dinheiro com investimentos grandes; estão a ir pelo caminho da Majesco.
 
Última edição:
Boxart do jogo: (versão temporária)
ZombiU_TEMP_Front_Packshot.jpg
 
Por acaso é esse facto que me faz ter interesse por este jogo, hardcore , mas claro se for para o exagero vai estragar tudo .

Segundo o revelado na apresentação de hoje , vai ter um sistema de "mensagens" deixadas pelos cenários, algo semelhante ao demon´s e ao dark souls .
 
Back
Topo