Quando tu dizes que é preciso haver boa vontade IEA, aí é que eu me rio....porque guess what...this is Nintendo!
Isso é o ponto em que um gajo espera que a industria cresça geração a geração. Porque o que esta geração denotou foi uma imaturidade de gestão de recursos e ideias. É demasiado bipolar, sentimental; e tem complexos de inferioridade.
Por muito que não o admitam (a capcom fê-lo, há pouco tempo) muitas sabem-no; daí que na 3DS não houve duvidas como houveram em 2004 em dar-lhe o suporte apropriado não obstante de todas as condicionantes de "menos potencia" face a uma vita. Sim, são mercados diferentes e a 3DS não tem 2 concorrentes equiparados; mas é uma alteração; no advento da possibilidade de uma consola vender tem de haver algum investimento base para se afirmarem lá, e esse investimento está a ser estupidamente baixo se considerar-mos que é a sucessora de uma consola market leader (que eles falharam em capitalizar) e que as consolas actuais estão tão saturadas que estas mesmas third party's até fizeram fila para desenvolver para o Kinect que repudiam. Mas há uma alteração, quando a Wii saiu o suporte não só não estava lá como era jocoso; ao contrário da Wii as developers não a estão a descartar e estão preocupadas em não queimar pontes. Ausencia inicial de suporte "confiante" é melhor que mau suporte, é uma alteração para melhor, por não "best case scenario" que seja; denota mais respeito e cuidado desta vez.
Veja-se o exemplo Ubisoft, Far Cry Vengeance foi titulo lançado na janela de lançamento; a falta de respeito começou antes da consola sair, estava latente em praticamente todos os projectos aprovados, briefing: trabalhos rápidos, mal executados para capitalizar numa plataforma que irá ao fundo (com a nossa ajuda) lucros? se os houverem a serem aplicados nos projectos mais caros e demorados que nos estão a tirar recursos actualmente. E assim foi, porque outra característica desta industria é dificuldade em alterar trajectórias.
Desde quando é que houve boa vontade das third parties em apostarem forte em consolas Nintendo?! Mesmo agora a Nintendo como de costume com as suas tretas de prometer mundos e fundos quando apresentou a consola "ah e tal vamos olhar para o jogador hardcore, vamos isto e aquilo! Wii U vai ter altes grafiques e mais não sei o quê!". Passado um ano e poucos meses que jogos é que estão anunciados?! Temos um único jogo original de jeito que para mim vai ser outro Red Steel, bom em ideias, péssimo em execução! Depois temos o quê?! Ports e mais ports! Não estão a ter uma sensação de deja vu? Eu estou!
Essa extrapolação não é justa.
Red Steel foi dos únicos jogos de lançamento que se esforçava; a equipa nem era má e tinha todas as razões para fazer o seu melhor ao ser considerada "secundária" na hierarquia interna da Ubisoft (era a equipa do XIII); o problema foram dois, os controlos eram first generation Wii e têm o trial and error associado (isso mais a ambição de ter espadas e a necessidade de transição entre ambos os gameplay styles) e o segundo, pior problema foi que estávamos a falar de uma equipa habituada a trabalhar em unreal engine (e o middleware costuma ajudar a ultrapassar problemas) a terem de lutar contra a engine (e contra o tempo) durante todo o processo de desenvolvimento; porque a engine estava mal feita e era uma build de abril de 2002, portada pela secret level (não pela Epic) para a gamecube. Isto não havia sido um problema nos poucos jogos a usá-la que sairam na consola na geração passada, por a usarem de forma superficial (não eram system pushers e tinham origem/fallback na PS2), mas era um problema agora, que a tinham de usar de forma a maximizar os recursos de uma consola mais fraca que a concorrencia. Uma receita para um "desastre".
O Red Steel é um caso onde a equipa não teve muitas culpas reais no cartório. (e o budget não era nada de mais)
Estes, em seu beneficio têm aqui um jogo que não obstante de usar um ecrã extra tem controlos convencionais, não estão a lutar contra a engine e como tal só estão a lutar contra o tempo até ao lançamento. Parecendo que não, é uma diferença imensa.
Depois já começamos a ver esse apoio fantástico dos third parties nos jogos novos que foram agora anunciados para a PS3 e Xbox360, onde andam as versões Wii U?! Só se houve a conversa do ah e tal era interessante sim utilizar o comando para fazer isto e aquilo, ou o temos de ver conforme a reação do público. Novamente fico com uma sensação de deja vu enorme! Sofremos deste problema arrisco dizer durante todo o tempo de vida da Wii e infelizmente acho que esta Wii U vai sofrer disto novamente!
Bom, há um cockblock imposto pela Nintendo a si mesma; há suporte third party a vir, provavelmente a cingir-se ao expectável (alguns casos abaixo; como o GTA6 aparentemente não vir; alguns casos acima com alguns exclusivos); mas as developers ainda não têm em alguns casos luz verde para falar disso.
Já expliquei porque é que a situação é mais saudável assim do que quando foi com a Wii; o resultado de uma recepção morna pode ir dar ao mesmo sitio mas não estás a assistir a dumping de porcaria ou intenções de o fazer; até aquele jogo "casual" que está anunciado não tem mau aspecto gráficamente. E por falar nisso não estamos a ter um pré-lançamento focado em jogos casuais por parte das developers.
Depois por último é a primeira vez que me estou totalmente a lixar para uma consola da Nintendo! Faltam quê 3 meses para o lançamento e eu não tenho hype nenhum! Zero! Tem uma ou outra coisa interessante mas de resto é zero! Para mim a Nintendo morreu um bocado nesta geração! Houve uma coisa que não os perdoo que foi estupidificarem cada vez mais os seus jogos à custa de quê?! Do jogador casual?! Que hoje compra um jogo e amanha abandona a consola?! Parabéns Nintendo well done!
Não falo por ti, mas não há hype generalizado porque eles não estão a tentar hypar a consola (hypar algo é fácil, diga-se); com o lançamento da 3DS XL houve a decisão de pelo menos por um mês dar prioridade a isso e ao new super mario bros 2; só lá para setembro (para meados calculo) vão começar a fazer a coisa como deve de ser.
Para dar um exemplo foi a 1ª que simplesmente abandonei um Zelda. Este Skyward Sword é fraquissimo, facilissimo e ultrapassado! Não percebo as críticas tão positivas ao jogo! Ainda está ali à espera de ser acabado. Há uma semana para cá tenho jogado o Darksiders para o PC e acho que é tudo aquilo que o Zelda devia começar a ser! Enfim acho seriamente que a Nintendo podia começar a ser como a Sega, fazer os seus IP para outras consolas e deixar de ser fabricante!
Bom, eu nisso não concordo contigo; mas isto não é uma thread geral por isso não me vou meter a divagar sobre zelda e o que fez de bem ou mal nesta encarnação.
Todos os Zeldas fazem algo melhor e algo pior que os subsequentes, no entanto... Este não é diferente.
Referente ao chavão de conclusão, não faz sentido, a Nintendo fez mais dinheiro com o seu negócio de vender consolas do que a Microsoft e Sony juntas, essa sugestão aparece muito mas não é por isso que faz sentido. E olha que a Sega não é um caso de sucesso nessa transição; estão a caminhar para uma empresa que é digital only porque tirando algumas excepções o AAA deles tem tido problemas em afirmar-se (ou em ser consistente), são consistentes no entanto a perder dinheiro com investimentos grandes; estão a ir pelo caminho da Majesco.