Zon acusa PT de práticas ilegais de preços, queixa na AdC

JoaoGM

Power Member
Operadora faz queixa à Autoridade da Concorrência contra alegadas práticas anticoncorrenciais

A Zon Multimédia avançou com uma queixa junto da Autoridade da Concorrência (AdC) devido às práticas de preços da Portugal Telecom.

Segundo o «Jornal de Negócios», a operadora liderada por Rodrigo Costa contesta práticas anticoncorrenciais de preços da PT no mercado de televisão.

Contactada pela Agência Financeira, fonte oficial da Zon confirmou que, de facto, avançou com uma reclamação, junto da entidade liderada por Manuel Sebastião. Acusa a PT de práticas ilegais ao nível de preços.

Já fonte da Portugal Telecom disse à AF que não comenta estas acusações, que dizem respeito a preços abaixo dos custos e subsidiação cruzada, o que pode confirmar abuso de posição dominante.

«Qualquer empresa que vende serviço abaixo do seu custo, ou que utilize recursos de um negócio para subsidiar um negócio pode entrar em infracção concorrencial», referiu o presidente da Zon, Rodrigo Costa.
FONTE
 
Anos de monopólio, e agora a verem um operador com força para lhe fazer frente já tremem.

Não conseguem fazer como à TvTel não é? Iam perder o processo da SportTv em tribunal e ficou mais barato comprar a empresa!

Não se devem lembrar de anos e anos de reclamações na Deco, que nunca foram antendidas! Preocupem-se com o servir bem o cliente e deixem-se de tretas!

Abraço
 
Sinceramente não percebo quem é a ZON para estar a julgar.
Eu sou cliente ZON e todos os anos ando sempre atento às promoções ou então ainda pagava alguns 10€ ou mais a mais.

A ZON quer é não ter concorrência. Eles sabem perfeitamente que as boxs do Meo que batem de longe as da ZON em questão de firmware mas se o problema é esse que façam como o Meo ou seja, trabalhem para dar um serviço melhor.
 
Penso que esta queixa está relacionada com a oferta do serviço satélite a custo zero a certos clientes ditos preferenciais.

Para mim o que é lesivo dos interesses dos consumidores são os contratos de exclusividade de certos canais com a ZON (ou com outros).

No fundo a ZON está a pagar ao fornecedor o que este iria ganhar se vendesse o serviço à concorrencia da ZON ou seja não paga para ter um canal mas para que os outros não o tenham. A estas situações é que a autoridade da concorrencia devia estar atenta. Se isto não é abuso de posição dominante...
 
Também gostava de perceber qual a razão da queixa da Zon.
O meu pai é cliente há uma porrada de anos. Tem 1 assinatura triple play, Funtastic Life, SportTv, TVCine, Disney Cinemagic, Zon Box DVR e uma outra assinatura tv clássica.
De há uns tempos para cá, começou a telefonar para o SAC da Zon a "chorar" por preços melhores.
Conclusão: Já poupou uma catrefada de euros. Agora eu pergunto-me se isso não é práctica ilegal de preços?
Espera lá, se calhar é retenção de clientes.... É que ele nem ameaça desistir.
 
Eu gostava de perceber são algumas vossas afirmações. Devem estar esquecidos que o tempo em que existia monopólio e em que os clientes eram tratados simplesmente como mais um numero para a "engorda", era o tempo da TVCABO que por acaso fazia parte da PORTUGAL TELECOM. E parece-me a mim que era nessa altura que os clientes eram papados com um serviço miserável e com um preço nada a condizer com a "grande qualidade" oferecida.

Se a Zon tem razão ou não nesta queixa eu não sei, o que sei é que desde a separação da PT as coisas têm vindo a mudar para melhor. Obvio que ainda há muito a melhorar, mas isso é como tudo....

Eu sou plenamente a favor da concorrencia e ainda bem que apareceu a PT com o Meo para dar um abanão ao mercado, mas que essa concorrencia seja justa e legal e é isso que eu espero que seja. Não quero ver nenhuma destas operadoras de distribuição multimédia (Zon e Meo) a ser fustigada até poder um dia desaparecer e voltarmos a uma situação semelhante de monopolio que existia com a antiga TvCabo, aka PT.
 
Eu gostava de perceber são algumas vossas afirmações. Devem estar esquecidos que o tempo em que existia monopólio e em que os clientes eram tratados simplesmente como mais um numero para a "engorda", era o tempo da TVCABO que por acaso fazia parte da PORTUGAL TELECOM. E parece-me a mim que era nessa altura que os clientes eram papados com um serviço miserável e com um preço nada a condizer com a "grande qualidade" oferecida.

Se a Zon tem razão ou não nesta queixa eu não sei, o que sei é que desde a separação da PT as coisas têm vindo a mudar para melhor. Obvio que ainda há muito a melhorar, mas isso é como tudo....

Eu sou plenamente a favor da concorrencia e ainda bem que apareceu a PT com o Meo para dar um abanão ao mercado, mas que essa concorrencia seja justa e legal e é isso que eu espero que seja. Não quero ver nenhuma destas operadoras de distribuição multimédia (Zon e Meo) a ser fustigada até poder um dia desaparecer e voltarmos a uma situação semelhante de monopolio que existia com a antiga TvCabo, aka PT.


Parabéns,
Excelente comentário.
 
Por acaso ainda ontem estive a ver os vários serviços satélite pagos que ha pela europa. Em Espanha havia dois mas acabaram por se fundir num, a Digital+, não sei como as autoridades permitiram uma coisa dessas.

O resultado é que os preços em Espanha são bem mais altos. O pacote básico com 37 canais fica logo em 21 euros e só tem o Canal+ os nacionais, os autonómicos e alguns informativos ou gratuitos como Aljazeera, TV5 Monde etc. Mas é muito fraco. Se quiserem séries pagam +7euros, se quiserem desporto outros 7 euros, os infantis são +7 euros...

Francamente, temos de nos dar por satisfeitos, VIVA A CONCORRENCIA.
 
Pois, e o cliente Espanhol paga praticamente o dobro do cliente Portugues à conta disso.

Têm contudo uma vantagem relativamente à ZON e MEO. Como o serviço é difundido em dois satélites poderá chegar a mais clientes.

Em termos de qualidade do sinal não faço ideia como se compara com os nossos prestadores do serviço.
 
Pois, e o cliente Espanhol paga praticamente o dobro do cliente Portugues à conta disso.

Têm contudo uma vantagem relativamente à ZON e MEO. Como o serviço é difundido em dois satélites poderá chegar a mais clientes.

Em termos de qualidade do sinal não faço ideia como se compara com os nossos prestadores do serviço.


Em termos de qualidade era muito superior a zon pelo menos até ao ano passado, isto a nivel de satelite. Não sei se ainda continua a ser neste momento pois ja não tenho.
 
Pois, e o cliente Espanhol paga praticamente o dobro do cliente Portugues à conta disso.

Têm contudo uma vantagem relativamente à ZON e MEO. Como o serviço é difundido em dois satélites poderá chegar a mais clientes.

Em termos de qualidade do sinal não faço ideia como se compara com os nossos prestadores do serviço.

Ainda hoje não consigo perceber muito bem, como é que um país conseguer suportar duas plataformas de satélite. Em Espanha, França e UK, não houve espaço para dois, só em Portugal e Polónia é que existem duas plataformas de satélite, mas cabem 5 Portuguais na Polónia.
 
Back
Topo