Fibra Óptica Zon Fibra 1 Giga

KillerWolf

Banido
Bem parece que é verdade, infelizmente deve ser só para zonas "Super Vips" ainda existe zonas de Lisboa que não tem 100Mbps e já vão lançar 1Giga.....

Isto é a newsletter, deste mês..... (dont ask :P)

Eu sei que já existe um topic a falar da zon wideband 100Mbps, se fizer sentido peço a um mod juntar este com o que já existe, mas se calhar seria melhor alterar o topic e deixar "Zon WideBand/Fibra"...é uma ideia.

Cumps

Última edição:
Não deve haver muita gente disposta a pagar 200 aéreos pela net...

Isto é o chamado produto-prestigio. Ou seja, existe apenas e só para o pessoal do marketing se vangloriar. Duvido muito que a Zon esteja interessada em ter muitos aderentes senão a rede entope (ainda mais).

Metem preços muito altos que para ninguem ter.. E assim ninguem vê que a rede deles não consegue fornecer 1gbps a ninguem xD

Essa oferta é FTTH, tal como a PT/Clix/TVTel e o upload é que vai ser a grande surpresa, vocês depois vão ver.
E claro que uma oferta destas não é para as massas, é só para dizer que foram os primeiros.... o preço é muito puxado.
Vai estar apenas disponivel para clientes residenciais e até redundância vai ter, isto é, caso haja algum problema com a ligação de 1Gbps tem outra de "X" Mbps, para usar enquanto o problema é resolvido.

Última edição pelo moderador:
ZON e o seu fantástico poder de marketing ... Mais uns quantos que enganam com a onda de "eina paaa devem ser mta bons" que isto vai alimentar ...

Dúvido que seja FTTH e dúvido que isto chegue sequer perto de 1gbps por 2 razões:

- A rede não tem capacidade para tal nem os links que eles têm permitem tal produto sob a forma residencial ...

- Não existe um único router/modem dentro de custos aceitáveis para o mercado residencial que consiga ter poder de processamento para tal velocidade portanto eu diria que no máximo a ZON vai entregar 200mbps e já essa velocidade eu dúvido seriamente que seja garantida por esta cómica empresa

ZON e o seu fantástico poder de marketing ... Mais uns quantos que enganam com a onda de "eina paaa devem ser mta bons" que isto vai alimentar ...

Dúvido que seja FTTH e dúvido que isto chegue sequer perto de 1gbps por 2 razões:

- A rede não tem capacidade para tal nem os links que eles têm permitem tal produto sob a forma residencial ...

- Não existe um único router/modem dentro de custos aceitáveis para o mercado residencial que consiga ter poder de processamento para tal velocidade portanto eu diria que no máximo a ZON vai entregar 200mbps e já essa velocidade eu dúvido seriamente que seja garantida por esta cómica empresa

Já há router comerciais capazes de atingir 600Mbps de routing speed.

Que eu saiba agora todos os ISP's oferecem os router's, não vejo qual é o problema do preço.
Ferramente de markting !!! eu vejo como uma natural evolução das coisas, a MEO também já anunciou 1Gbps para 2010.

Não sei se sabes mas eles tem FTTH ( da rede da TVTEL ) , por isso podem ter mesmo ate 1Giga nessa zona com links para tal.

Por isso mesmo deve ser para zonas "Super Vips" mas alem do router/modem, existe outro problema é as placas de rede de dos computadores, duvido que existe mts pessoas tenham mais do que 10-100.

Eles ate podem "oferecer" o router/modem e uma placa de rede para tal, é só esperar para ver como vai ser o pacote comercial.

Se fosse a MEO anunciar já o lançamento comercial de 1Giga, era capaz de existir mais pessoas acreditar....

Última edição:
Todas as boards com até +/- 5 anos de idade já têm portas Gigabit.

Todas duvido, pq existe (como penso que deves saber) boards de 50€ e boards de 300€, tenho duvidas que "todas" as boards tenham Gigabit.

Alem disso é mais comum para um utilizador "normal", daquele que não entende nada de computadores e vai a Vobis, comprar o computador. Esses computadores já "feitos" o normal é terem 10-100, é claro que posso estar enganado.... :)

Que eu saiba agora todos os ISP's oferecem os router's, não vejo qual é o problema do preço.
Ferramente de markting !!! eu vejo como uma natural evolução das coisas, a MEO também já anunciou 1Gbps para 2010.

Sinceramente pensas-te quando fizeste esse post ? Já viste a qualidade dos routers que os ISPs oferecem ?? Alguma vez, em Portugal pelos menos, um ISP iria oferecer um router de 200€ ?? É que nem isso ai é apenas ROUTER ou seja nem é o que os ISPs oferecem, eu estou a falar dos MODEM/ROUTER que são ainda mais raros e com qualidade de routing bem inferior ...

Natural evolução das coisas ?? Parece-me que tens uma visão uma bocado simplista sobre como progridem as larguras de banda. É simplesmente impossivel numa rede como a da ZON e com os links que têm que um utilizador alguma vez possa usufruir de uma velocidade de 1Gbps quanto mais que seja um produto destinado a possivelmente centenas de pessoas ?? Basta imaginares o que seria se 20 pessoas estivessem a fazer download(nem digo P2P, até pode ser HTTP) a 1Gbps, como achas que se portaria a rede para o outro meio milhao de clientes ??? Não basta querer e decidir aumentar e pronto já se tem, muita coisa tem de mudar ...

E o mesmo aplica-se á MEO ... Achas que aquele anuncio foi realista, ainda por cima numa altura em que se assistia a uma guerra publica entre 2 empresas que mais pareciam criancinhas do genero "ah mas a minha é melhor que a tua querem ver ... tomaaaa"

Completamente irrealista nos ISPs portugueses ...

Não sei se sabes mas eles tem FTTH ( da rede da TVTEL ) , por isso podem ter mesmo ate 1Giga nessa zona com links para tal.

Por isso mesmo deve ser para zonas "Super Vips" mas alem do router/modem, existe outro problema é as placas de rede de dos computadores, duvido que existe mts pessoas tenham mais do que 10-100.

Eles ate podem "oferecer" o router/modem e uma placa de rede para tal, é só esperar para ver como vai ser o pacote comercial.

Se fosse a MEO anunciar já o lançamento comercial de 1Giga, era capaz de existir mais pessoas acreditar....

Epa, e continuam a misturar TVTEL e ZON, a ZON é DONA da TVTEL NÃO QUER DIZER QUE A ZON SEJA A TVTEL. SÃO REDES SEPARADAS, CLIENTES SEPARADOS, PROJECTOS SEPARADOS ... E mesmo uma rede FTTH, a menos que seja dedicated FTTH é irrealista pensar que se vai oferecer 1Gbps a mais que meia dúzia de pessoas.

E antes de vir o problema das placas de rede dos pc's ainda vem os aparelhos como o router que simplesmente não chegam a essa velocidade nem lá perto ...

Resumindo:
- Esqueçam a ideia de fazer download a 125MB/s por torrent ou por outro meio qualquer , LOOOOOL que sonho e não mais que isso ..

- Mesmo que este produto seja fortemente comercializado(muita publicidade e aderência) os clientes o que vão ter vão ser testes de velocidade para dentro da rede muito bons sim senhor, os seus download nunca passarão de uma velocidade normalissima de 100mbps e apenas poderão gabar-se de que têm "NET de 1 GIGA", resultados reais na prática não chegarão lá perto, pelo menos nos tempos que correm...

É, quando eu tive a minha 1ª ligação à net com uns fantásticos 33.6Kbps também era irrialista ter uma net a 1Mbps quanto mais os 20Mbps que agora.

Woodyy é FTTH garantidamente e não é da rede TVTel, é uma rede de FTTH nova... em relação às velocidades, uma das grandes limitações é o próprio hardware.
E a velocidade de upload é que ainda é mais surpreendente.

Esses 33.6Kbps certamente não foram com a mesma tecnologia em que se baseia a rede da ZON e obviamente que ao falarmos de 1mbps nessa altura vias isso de forma irrealista por achares que era simplesmente um salto muito grande e não te baseavas em factos reais sobre a capacidade das redes e dos equipamentos que faziam parte dela e que os clientes tinham.

Com base nas limitações dos aparelhos que os clientes têm em casa e na forma como funcionam os ISPs portugueses(politicas de gestão da rede e ligações nacionais e internacionais) é completamente irrealista pensar em 1Gbps pelo menos para já. Num futuro não muito longínquo acredito plenamente que teremos em casa ligações de 1Gbps a bombar a 110% e até mais se for preciso porque sim existe uma natural evolução destas coisas.

Esses 33.6Kbps certamente não foram com a mesma tecnologia em que se baseia a rede da ZON e obviamente que ao falarmos de 1mbps nessa altura vias isso de forma irrealista por achares que era simplesmente um salto muito grande e não te baseavas em factos reais sobre a capacidade das redes e dos equipamentos que faziam parte dela e que os clientes tinham.

Com base nas limitações dos aparelhos que os clientes têm em casa e na forma como funcionam os ISPs portugueses(politicas de gestão da rede e ligações nacionais e internacionais) é completamente irrealista pensar em 1Gbps pelo menos para já. Num futuro não muito longínquo acredito plenamente que teremos em casa ligações de 1Gbps a bombar a 110% e até mais se for preciso porque sim existe uma natural evolução destas coisas.

Pois não, era Rede Fixa (POTL) na qual agora tens ADSL a 24Mbps.

Woodyy é FTTH garantidamente, aposto aqui o que quiseres... em relação às velocidades, uma das grandes limitações é o próprio hardware. E o upload é que ainda é mais surpreendente.

E eu já disse ali em cima que mesmo que seja FTTH a rede será GPON e basta informares-te um bocado sobre as limitações de uma GPON e verás que é impossivel fornecer 1Gbps de forma rentável residencialmente ...

Por isto tudo é que digo, isto tudo não passa de estratégia de marketing. Dizem que têm "1 GIGA" para dizerem que são os primeiros e para que as pessoas fiquem com uma imagem de um ISP MUITA BOM muito melhor que os outros todos só porque tem "1 GIGA" ... Na altura de escolher um ISP o que é que achas que vai pensar a pessoa? Epá portanto pode ser MEO, Clix, ZON, Cabovisão, vou averiguar todos ... Vê a conversa do "1 GIGA" na ZON como achas que a ZON fica vista em relação aos outros todos ? Obviamente chama toda a atenção e vontade de aderir á ZON, o pacote ao qual irá aderir já é outro assunto pois a empresa já conseguiu chamar a atenção para os seus serviços com a etiqueta "1 GIGA" estampada á frente de tudo o que oferecem

Epa, e continuam a misturar TVTEL e ZON, a ZON é DONA da TVTEL NÃO QUER DIZER QUE A ZON SEJA A TVTEL. SÃO REDES SEPARADAS, CLIENTES SEPARADOS, PROJECTOS SEPARADOS ... E mesmo uma rede FTTH, a menos que seja dedicated FTTH é irrealista pensar que se vai oferecer 1Gbps a mais que meia dúzia de pessoas.

E antes de vir o problema das placas de rede dos pc's ainda vem os aparelhos como o router que simplesmente não chegam a essa velocidade nem lá perto ...

Resumindo:
- Esqueçam a ideia de fazer download a 125MB/s por torrent ou por outro meio qualquer , LOOOOOL que sonho e não mais que isso ..

- Mesmo que este produto seja fortemente comercializado(muita publicidade e aderência) os clientes o que vão ter vão ser testes de velocidade para dentro da rede muito bons sim senhor, os seus download nunca passarão de uma velocidade normalissima de 100mbps e apenas poderão gabar-se de que têm "NET de 1 GIGA", resultados reais na prática não chegarão lá perto, pelo menos nos tempos que correm...

Por acaso não são clientes separados, neste momento já existe a migração dos clientes da TVTEL para a zon, e como dizes bem a Zon é a DONA da TVTTEL por isso é DONA da rede...certo? A Zon pode usar 1 Giga na rede da TVTTEL e na realidade é sua rede, por isso pode fazer a publicidade a dizer que usa 1Giga! Em termos praticos a TVTEL já não existe.

Em torrents não vais conseguir grandes velocidades, mas para quem já tenha acesso a uma seedbox com uma ligação de 1Giga, por FTP , é bem capaz de atingir grandes velocidades não? ;)
Não entendo qual é o stress que as pessoas tem da Zon anunciar 1Giga se fosse a MEO já era tudo muito bom....

Claro que existe a questão de marketing, mas é assim que se ganha clientes, eles vão ser os primeiros a ter esse serviço, nem que seja só para "1 cliente", mas vão ser os primeiros. Acho que o mais importante agora é esperar, pelo lançamento comercial e esperar que alguem tenha o serviço para meter "nojo" o resto do pessoal :)

Para mim, em termos de tecnologia, não me interesa muito como vai chegar, se vão usar a rede que já existe se vão por novos cabos, o mais importante é chegar perto da velocidade contractada e ser um serviço estável.

Última edição:
Mas eu não disse que não atingiria grandes velocidades, é óbvio que com a "torneira" toda aberta e com uma ligação que corresponda da mesma maneira do outro lado podes atingir muito boas velocidades, mas nada perto de 1Gbps. Além disso, muitos dos sitios onde se encontram seedbox(datacenters) têm ligações de 10Gbps que não será exclusiva para ti. Fazes ideia de quanta gente esses 10Gbps vão ter que servir ?? Pois, simplesmente não dá para andar a arrotar 1Gbps para quem quiser a hora que quiser ...

Mesmo o caso do MEO e do que o Zeinal Bava disse há uns tempos eu também disse ali em cima que é irrealista pensar que se vão atingir velocidades de 1Gbps a nivel residencial na rede da PT.

OFF-TOPIC : http://www.planeta-informatica.com/intel-light-peak-redes-fibra-opticas-ate-100-gbps/ ... Eis o futuro das placas de rede e não só.

Back