1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ZON HD e JustScan/1:1 Pixel

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por ma2005, 13 de Janeiro de 2009. (Respostas: 4; Visualizações: 1282)

1. ma2005

ma2005 Power Member

Olá a todos, uma coisa estranha (ou não) acontece quando vejo os canais hd da ZON.

Quando na TV tenho escolhido 16:9 a imagem preenche totalmente o ecrã mas quando ponho em JustScan/1:1 pixel um pequena barra lateral aparece do lado esquerdo ou então a imagem como que fica centralizada no ecrã e fico com duas pequenas barras laterais (+- 1cm).

Quando passo para 16:9 dá-me ideia que a TV estica a imagem na horizontal e corta em cima e em baixo a imagem para não a deformar, nota-se bem pq o logo do canal muda ligeiramente de sitio.

Será que a resolução de saída da box não é exactamente 16:9?
    Alguem já notou isto?

Fiquem bem.

2. Eu não tenho qualquer problema. Não será da tua tv?

3. strikereg

strikereg Power Member

Isso é normal.

Quando ligas o modo "Just Scan" o televisor desliga o chamado "Overscan", que é ampliar um pouco a imagem cortando as pontas.

De facto a imagem que vem da Zonbox (e com a box do Meo acontece o mesmo, embora bastante menos) não ocupa verdadeiramente um ecran inteiro.

A necessidade de Overscan existia para as fontes analógicas como a antena normal de TV, infelizmente mantém-se com as transmissões digitais que temos actualmente.

A Zonbox envia 16:9 mas neste 16:9 inclui a imagem que fica oculta numa tranmissão normal de TV, por isso é que vez o espaço em preto.
    Por acaso isso é chato porque embora se resolva com o Just Scan desligado, este deveria estar ligado para os canais HD (já não aprece borda preta).

Última edição: 13 de Janeiro de 2009
  4. ma2005

ma2005 Power Member

Obrigado Strikereg pela explicação, mas acho que não deixa de ser "estúpido" não recebermos uma imagem a 16:9 para as TVs não andarem a estica-las.

5. strikereg

strikereg Power Member

Pois, de facto não faz sentido. Com o Meo passa despercebido, mas de facto na Zonbox não há como não reparar.

Partilhar esta Página