ZON HUB + Router (ZON HUB apenas como modem)

Boa noite pessoal,

Necessitava de uma ajuda vossa, desde à 3 anos que uso na minha casa o zonhub da iris, apenas como modem, funcionando como router um drytek vigor 2110, onde tenho configuradas várias portas para fora (NAS, Video Vigilancia, RDP, ect), como só tinha 100mb de down, o testes por cabo davam perto disso tranquilo.

Agora contratei a UMA, vieram instalar e levaram o meu zonhub e colocaram outro com novo firmware, ok, fiz a configuração de novo, aceita na mesma a ligação à wan do router na porta4, só que os 200mb ficam na casa dos 70mb, se ligar o zonhub como router e eliminar o darytek já obtenho velocidades na casa dos 192mb.

Alguém sabe, alguma coisa sobre isto ??

* já agora sempre tive no zonhub, fonzon (desativada), wirelless (desativado), partilha de ficheiros e impressoras tudo off, modem puro.

Será necessário, na configuração do draytek, na wan, e ppooe e etc configurar algo ??
Posso-te responder com a minha experiência muito recente.

Tenho um ZonHUB 200/20 onde ligo um linksys e4200. Se utilizar o ZonHUB em modo bridge (ligando o meu e4200 à porta 4 do ZonHUB), a minha velocidade ligando por cabo ethernet ao e4200, passa dos 200 para 150-160.

Ligando o meu e4200 como access point a uma qualquer porta (1-3) do ZonHUB e ligando novamente por cabo ethernet ao e4200 obtenho velocidades de 200/20.

Conclusão: O ZonHUB em modo bridge não funciona lá muito bem! Liga o teu router como access point e desliga a wireless do ZonHUB. Foi o que eu fiz!
 
Posso-te responder com a minha experiência muito recente.

Tenho um ZonHUB 200/20 onde ligo um linksys e4200. Se utilizar o ZonHUB em modo bridge (ligando o meu e4200 à porta 4 do ZonHUB), a minha velocidade ligando por cabo ethernet ao e4200, passa dos 200 para 150-160.

Ligando o meu e4200 como access point a uma qualquer porta (1-3) do ZonHUB e ligando novamente por cabo ethernet ao e4200 obtenho velocidades de 200/20.

Conclusão: O ZonHUB em modo bridge não funciona lá muito bem! Liga o teu router como access point e desliga a wireless do ZonHUB. Foi o que eu fiz!
 
Obrigado por partilhares a tua experiência, que de acordo com o que apurei também chego à conclusão que a baixa de velocidade deve ser algo limitativo dessa funcionalidade, porque antigamente como referi funcionava em pleno, e o pessoal por causa das taxas de contenção, e até problemas em abertura de portas, tem vindo a optar por esta situação, deixando o operador um bocado à nora, em termos de analise de conteúdos.

No entanto, no meu caso não passa por aí, e aqui partilho para o pessoal a minha experiência em termos de wifi, na minha residencia o wifi está a cargo de uma antena ubiquiti unify, que trata do wifi sem problemas e zonas de sombra, é fantastico, o meu problema é mesmo querer que o meu draytek, máquina fenomenal trate de tudo o que é networking da rede, coisa que o zonhub, se atrofia, e depois a solução dos "técnicos avançados" da zon e empresas que prestam serviço, tudo se resolve em colocar as máquinas numa DMZ, ou seja não é necessário abrir portas, ficam completamente expostas na net.

Mas agradeço a quem possa tal como nós, fazer um case study para entender melhor, estas empresas que nos sacam o dinheiro e dizem ter equipamentos top, mas uma pessoa ser mais conhecedora da matéria, e começam os problemas.

Abraço a todos, e julgo que juntos conseguiremos perceber o que estes craneos andam a congeminar.
 
Boa noite pessoal,

Necessitava de uma ajuda vossa, desde à 3 anos que uso na minha casa o zonhub da iris, apenas como modem, funcionando como router um drytek vigor 2110, onde tenho configuradas várias portas para fora (NAS, Video Vigilancia, RDP, ect), como só tinha 100mb de down, o testes por cabo davam perto disso tranquilo.

Agora contratei a UMA, vieram instalar e levaram o meu zonhub e colocaram outro com novo firmware, ok, fiz a configuração de novo, aceita na mesma a ligação à wan do router na porta4, só que os 200mb ficam na casa dos 70mb, se ligar o zonhub como router e eliminar o darytek já obtenho velocidades na casa dos 192mb.

Alguém sabe, alguma coisa sobre isto ??

* já agora sempre tive no zonhub, fonzon (desativada), wirelless (desativado), partilha de ficheiros e impressoras tudo off, modem puro.

Será necessário, na configuração do draytek, na wan, e ppooe e etc configurar algo ??


Boa Noite

Amanhã vou instalar a UMA, não podemos ficar com o Zon Hub antigo?

O meu tem para ai 5 anos e está em modo Bridge na Porta 4 e tenho teste a 120Mb usando um router da Asus RT-AC56U
 
Posso-te responder com a minha experiência muito recente.

Tenho um ZonHUB 200/20 onde ligo um linksys e4200. Se utilizar o ZonHUB em modo bridge (ligando o meu e4200 à porta 4 do ZonHUB), a minha velocidade ligando por cabo ethernet ao e4200, passa dos 200 para 150-160.

Ligando o meu e4200 como access point a uma qualquer porta (1-3) do ZonHUB e ligando novamente por cabo ethernet ao e4200 obtenho velocidades de 200/20.

Conclusão: O ZonHUB em modo bridge não funciona lá muito bem! Liga o teu router como access point e desliga a wireless do ZonHUB. Foi o que eu fiz!

Obrigado pela dica

No caso do router da Asus se tiver como AcessPoint irá funcionar o DND Dynamico da Asus que me permite aceder aos shares cá de casa?
 
Boa noite pessoal,

Necessitava de uma ajuda vossa, desde à 3 anos que uso na minha casa o zonhub da iris, apenas como modem, funcionando como router um drytek vigor 2110, onde tenho configuradas várias portas para fora (NAS, Video Vigilancia, RDP, ect), como só tinha 100mb de down, o testes por cabo davam perto disso tranquilo.

Agora contratei a UMA, vieram instalar e levaram o meu zonhub e colocaram outro com novo firmware, ok, fiz a configuração de novo, aceita na mesma a ligação à wan do router na porta4, só que os 200mb ficam na casa dos 70mb, se ligar o zonhub como router e eliminar o darytek já obtenho velocidades na casa dos 192mb.

Alguém sabe, alguma coisa sobre isto ??

* já agora sempre tive no zonhub, fonzon (desativada), wirelless (desativado), partilha de ficheiros e impressoras tudo off, modem puro.

Será necessário, na configuração do draytek, na wan, e ppooe e etc configurar algo ??

Carlos

Já agora qual é a tua opinião da UMA.

Sempre dá melhor imagem que a Iris?
É mesmo full HD 1080p?
 
Boas!

Corri o software wireless network watcher e reparei que o ZonHub de 10 em 10 segundos altera o seu IP de 192.168.1.1 para 192.168.1.200 e vice versa.

É normal isso?
 
Boas!

Corri o software wireless network watcher e reparei que o ZonHub de 10 em 10 segundos altera o seu IP de 192.168.1.1 para 192.168.1.200 e vice versa.

É normal isso?

Não, há aí gato. Começa por fazer um reset. Pode ser tanto do Hub como do teu equipamento atenção, caso esteja sempre a pedir um IP via DHCP
 
Ola T.Costa

Segundo o técnico que fez o mesmo serviço aqui nas minhas instalações, o zonhub tem de ser trocado.

Ora vamos lá por partes, se a uma proporciona velocidades de 200mbits de Down, e pelo que me lembro do meu zonhub antigo as portas eram de 10/100mbits, ou seja o pessoal recebia no router se desse a 200 e depois difundia a 100, bosta, por isso o novo zonhub tem wan e 4 portas 1000mbits.

Para os mais hitec, se teem switchs na vossa casa 10/100 porque as 4 ou 3 caso facam bridge da wan para outro router, não chegarem equacionem a compra de um switch, ou caso não tenham cabos vejam se aproveitam o wifi do router que é norma N, que vai ate 300mbits, ou se usarem outro router vejam se é norma N, no caso este zonhub tal como o anterior é uma bosta no que respeita a abertura de portas para o exterior, como gamming, torrent, etc.

Abraço espero ter sido elucidativo
 
A minha opinião da UMA, é a seguinte:

Em relação à box, está um bocado confuso usar o timewarp, e está tudo virado de pantanas, tens de te habituar a mexer, e julgo que há coisas que na iris estavam melhor, no entanto a velocidade de troca de canais é francamente melhor, e na qualidade alguns nota-se mesmo que é hd puro tipo 133 (FuelTV), no entanto com uma semana de testes já deu brake varias vezes e reiniciou, e no dia de portugal jogar, houve um apagao geral nas boxes, que limparam tudo.

A net é como já referi, boa velocidade, equipamento com portas gigabit, mas mais do mesmo, muito pouco profissional, fazendo com que nós clientes mais hitec tenhamos de usar a porta 4 para bridge da wan para um nosso router.

Abraços
 
Obrigado Carlos

Já tenho tudo a funcionar. Coloquei o ZonHub em bridge na porta 4 para o meu router da Asus.

Para já as velocidades andam pelos 130Mb a 140Mb.

Relativamente a Box acho que a qualidade de imagem é muito superior à Iris, mas tal como tu acho ainda um pouco confusa.

Por exemplo ainda não consegui criar a minha lista de canais ., mas acho que deve ir lá com o tempo
 
Obrigado Carlos

Já tenho tudo a funcionar. Coloquei o ZonHub em bridge na porta 4 para o meu router da Asus.

Para já as velocidades andam pelos 130Mb a 140Mb.

Relativamente a Box acho que a qualidade de imagem é muito superior à Iris, mas tal como tu acho ainda um pouco confusa.

Por exemplo ainda não consegui criar a minha lista de canais ., mas acho que deve ir lá com o tempo
 
Olá Tiago

Percebi, que já tens o serviço, e como eu a situação da box carece de atenção, porque nada tem a ver com a da iris.

Em relação à net, deverias ter perto de 200 mb de Download e 20 de upload.

Acabei só agora a minha configuração de net, que tem estado tudo de pantanas. Mas já percebi como isto funciona, não o networking, que isso felizmente sei um pouco, mas a configuração desta machine (zonhub).

Se quiseres melhores velocidades faz o seguinte, passo a explicar o meu exemplo:

No zonhub: coloca um ip, de outra gama que não a da tua rede, desativa tudo, e incluindo o modo bridge na porta 4, agora ativa o serviço dhcp, e coloca um ip de inicio e outro de fim na gama do teu router (Sem ser o da zon), não coloques muitos ip, ele so vai precisar de distribuir um ip na verdade. No separador da firewall activa o serviço DMZ, e coloca lá o ip do teu router (sem ser o da zon). O cabo de rede pode ficar numa porta qualquer, e na outra ponta liga à porta wan do teu router.

Testa e deixa aqui um feedback do resultado, juntos somos mais fortes,

abraço a todos
 
Olá Tiago

Percebi, que já tens o serviço, e como eu a situação da box carece de atenção, porque nada tem a ver com a da iris.

Em relação à net, deverias ter perto de 200 mb de Download e 20 de upload.

Acabei só agora a minha configuração de net, que tem estado tudo de pantanas. Mas já percebi como isto funciona, não o networking, que isso felizmente sei um pouco, mas a configuração desta machine (zonhub).

Se quiseres melhores velocidades faz o seguinte, passo a explicar o meu exemplo:

No zonhub: coloca um ip, de outra gama que não a da tua rede, desativa tudo, e incluindo o modo bridge na porta 4, agora ativa o serviço dhcp, e coloca um ip de inicio e outro de fim na gama do teu router (Sem ser o da zon), não coloques muitos ip, ele so vai precisar de distribuir um ip na verdade. No separador da firewall activa o serviço DMZ, e coloca lá o ip do teu router (sem ser o da zon). O cabo de rede pode ficar numa porta qualquer, e na outra ponta liga à porta wan do teu router.

Testa e deixa aqui um feedback do resultado, juntos somos mais fortes,

abraço a todos
Obrigado pela dica.

Só uma dúvida o dynamic DNS da ASUS vai continuar na mesma a funcionar com este método?

Ou seja vou conseguir a mesma aceder de fora de casa a minha cloud que tenho em casa toda ligada ao router da ASUS?

Já agora em relação à UMA consegues ter favoritos?
 
Boa tarde a todos!

Tenho Iris 120Mb em casa, mas pedi a colocação do Hub num dos quartos, a mandar o cabo de rede para a box, que ficou na sala de estar.

Liguei um TP-Link TL-MR3420 para ter Wi-Fi na sala, onde o cabo que vem da porta 1 do Hub liga á porta WAN do TP-Link e depois saía da porta lan1 o cabo para a box da sala.

Conjuntamente liguei um outro cabo de rede na porta lan2 para uma TVBOX Android, e tudo funcionava na perfeição, fosse a WI-FI, as duas boxes, não me perguntem como...

Esta quarta-feira, levei a minha TV para o jardim de casa do meu cunhado, que também é cliente NOS, para ver o jogo de futebol.

Qual o meu espanto, quando regressei a casa e liguei tudo outra vez, a minha Box da NOS não apanhava rede, nem fazia o download de conteudos, nem guia tv, nada!

Mas liguei um cabo de rede ao router TP-Link, e tinha net no meu portátil e na TVBOX Android!

Será que estou a fazer alguma coisa de errado?

Alguém me pode indicar uma solução?
 
Dúvida:

Há varios anos que tenho o Zon Hub com a configuração default ligado a um Apple Time Capsule e nunca me chateeou, estou sempre ligado ao wifi do Time Capsule.
Recentemente comprei um NAS lá para casa (Synology DS216+), liguei-o ao zon hub e tenho acesso exterior ao NAS mas a velocidade é para esquecer.

É viável configurar o zon hub para modo bridge , desligar tudo e ser usado como modem, ligando o NAS ao time capsule ?
 
Back
Topo