ZON HUB + Router (ZON HUB apenas como modem)

Certo, a questão é se vou ter algum beneficio de velocidades no NAS usando o hub em modo bridge e ligando este ao time capsule em vez de estar ligado ao hub. Não percebo nada de redes e achei que a velocidade no NAS, com o hub em modo bridge ou por default seria sempre a mesma.

Em casa está estável mas fora da rede, ligado ao NAS por IP no browser ou com webDAV no finder do Mac não consigo ter velocidades ok.
 
Como é que confirmo que o hub está em modo bridge ? Activei o bridge , desliguei o wireless , desliguei o fon zon , já reiniciei o hub e no entanto continuo a ver as redes wireless nos devices todos o que me leva a achar que as settings não estão a mudar.

edit: desisto. Ligado ao TimeCapsule o NAS não se consegue conectar , ligado ao hub está ainda mais lento e já não me consigo ligar através do Finder do OSX, só pelo browser. Vou voltar ao inicio.
 
Última edição:
Gente preciso de ajuda aqui com o Zon Hub.
Meti FTTH recentemente, e precisava de configurar o outro router que tenho (TP-LINK WR841N) com OpenWRT para fazer de hotspot de maneira a ter mais cobertura de wifi.

Só que o problema é que tenho 2 boxes, e o router fica precisamente a aproveitar esse facto e fica ligado junto à segunda box.
Já o consegui configurar e ficou com a Internet a funcionar tudo direito, no entanto deve faltar alguma regra na firewall ou algo, porque em ambas as boxes fico sem acesso a alguns conteúdos, por exemplo, as imagens dos programas nos quadrados não aparecem.

Alguem me pode dar uma luzes?

Cumps.
 
Boa pessoal, há ja algum tempo que não entrava na pagina de config do zon hub especialmente com pass de admin, mas hoje fi-lo e reparei/descobri que na pagina dos users existem agora 4 users (que o utilizador pode ver, fora os outros para acesso remoto), que são:

home - Home User (o N/ user por defeito)
home_admin - Utilizador administrador

e dois novos:

router - Router User
routeradmin - Router Admin

Não sei ha quanto tempo exactamente estão lá, mas a minha questão é, alguém sabe para que servem e quais as credenciais?

Obrigado.
 
Boas, mudei recentemente para a NOS, e queria replicar a instalação que tinhas antes em MEO adsl, não é bem o que este tópico pede, mas acho que se enquadra.

Então é assim, Com a MEO, eu tinha seguinte ligação:

Ethernet 1 e 2 - duas boxes.
Ethernet 4 - PS4
Ethernet 3 - Switch (1)

Deste Switch(1):
2 pc's fixos
1 Acess point (1)
1 Switch (2)

Deste Switch(2):
Acess Point (2)
PC fixo
SmartTv LG

Motivo desta ligação: O switch(1) está no sótão, que permite que seja fácil mandar cabos para as divisões restantes. O Swtich 2 está na "casa" ao lado, que no fundo é a mesma (mesma rede eléctrica, agua telefone, etc).
Os acess point servem para ter acesso wireless por toda a casa.

Tudo isto funcionava na perfeição na rede MEO.
Agora com a NOS, tive que reconfigurar os acess point devido aos ip's, e configurei da seguinte forma:
Acess point (1) - ip: 192.168.1.2
Subnet: 255.255.255.0
gateway: 192.168.1.1

Acess point (2) - ip: 192.168.1.3
Subnet: 255.255.255.0
gateway: 192.168.1.1

Ambos têm o servidor de DHCP desligado.
No Zon hub a única coisa que fiz, foi configurar o servidor de DHCP para começar no 192.168.1.4

No entanto, nos acess point, nem sempre tenho internet. E quando tenho, nem sempre é em todos os serviços. (por exemplo, ainda à pouco conseguia abrir alguns sites, mas outros não abriam) A smarttv lg também, embora detecte internet, não consegue abrir páginas ou app's.
Reiniciando o zon Hub, fica tudo a funcionar bem aparentemente, mas passado algum tempo volta o problema.

nota: a maioria dos aparelhos que se ligam aos acess point são android, mas não dão o sinal de rede sem internet, no entanto continuam a não conseguir abrir páginas de internet ou apps de internet.

Alguma solução? Será que tenho algo mal configurado?
 
Boas, mudei recentemente para a NOS, e queria replicar a instalação que tinhas antes em MEO adsl, não é bem o que este tópico pede, mas acho que se enquadra.

Então é assim, Com a MEO, eu tinha seguinte ligação:

Ethernet 1 e 2 - duas boxes.
Ethernet 4 - PS4
Ethernet 3 - Switch (1)

Deste Switch(1):
2 pc's fixos
1 Acess point (1)
1 Switch (2)

Deste Switch(2):
Acess Point (2)
PC fixo
SmartTv LG

Motivo desta ligação: O switch(1) está no sótão, que permite que seja fácil mandar cabos para as divisões restantes. O Swtich 2 está na "casa" ao lado, que no fundo é a mesma (mesma rede eléctrica, agua telefone, etc).
Os acess point servem para ter acesso wireless por toda a casa.

Tudo isto funcionava na perfeição na rede MEO.
Agora com a NOS, tive que reconfigurar os acess point devido aos ip's, e configurei da seguinte forma:
Acess point (1) - ip: 192.168.1.2
Subnet: 255.255.255.0
gateway: 192.168.1.1

Acess point (2) - ip: 192.168.1.3
Subnet: 255.255.255.0
gateway: 192.168.1.1

Ambos têm o servidor de DHCP desligado.
No Zon hub a única coisa que fiz, foi configurar o servidor de DHCP para começar no 192.168.1.4

No entanto, nos acess point, nem sempre tenho internet. E quando tenho, nem sempre é em todos os serviços. (por exemplo, ainda à pouco conseguia abrir alguns sites, mas outros não abriam) A smarttv lg também, embora detecte internet, não consegue abrir páginas ou app's.
Reiniciando o zon Hub, fica tudo a funcionar bem aparentemente, mas passado algum tempo volta o problema.

nota: a maioria dos aparelhos que se ligam aos acess point são android, mas não dão o sinal de rede sem internet, no entanto continuam a não conseguir abrir páginas de internet ou apps de internet.

Alguma solução? Será que tenho algo mal configurado?
Ao que tudo indica tens o mesmo problema que eu... eu tinha cabovisão e as configs eram semelhantes. Basicamente o meu caso é:
- Router da NOS com Smarttv da sala, ligação direta para o segundo router (porta 4 LAN) e wireless;
- Router 2 tem a minha Smarttv, raspberry pi e wireless;
- Router 2 com DHCP desligado, com gateway a apontar para o Router NOS (192.168.1.1);

Tenho tudo a funcionar impecável mas volta e meia tenho de reiniciar. Então se andar sempre a desligar e ligar equipamentos, pior ainda. Já liguei com eles e mandam-me ligar para um apoio qualquer para me ensinarem a configurar o router. Caso não seja problema meu, devolvem-me o dinheiro da chamada. O pior é que tenho a certeza que está tudo a dar bem, com a Cabovisão nunca tive problemas e tenho alguns conhecimentos nesta área.

PS: se "Activar modo Bridge na porta 4" deixo de ter velocidades consideráveis (tudo lento, quer dentro da rede, quer para fora dela) e deixo de conseguir pingar qualquer equipamento.
 
Ao que tudo indica tens o mesmo problema que eu... eu tinha cabovisão e as configs eram semelhantes. Basicamente o meu caso é:
- Router da NOS com Smarttv da sala, ligação direta para o segundo router (porta 4 LAN) e wireless;
- Router 2 tem a minha Smarttv, raspberry pi e wireless;
- Router 2 com DHCP desligado, com gateway a apontar para o Router NOS (192.168.1.1);

Tenho tudo a funcionar impecável mas volta e meia tenho de reiniciar. Então se andar sempre a desligar e ligar equipamentos, pior ainda. Já liguei com eles e mandam-me ligar para um apoio qualquer para me ensinarem a configurar o router. Caso não seja problema meu, devolvem-me o dinheiro da chamada. O pior é que tenho a certeza que está tudo a dar bem, com a Cabovisão nunca tive problemas e tenho alguns conhecimentos nesta área.
Aparentemente já resolvi o meu problema. A única alteração que fiz foi aumentar o temde lease do dhcp do router da NOS para 1200.
 
Boas

Comprei um Nas Synology Ds216play e liguei directamente à porta 3 da Lan do Zon hub (Hitron). Está numa ligação gigabit mas quando acedo ao Nas através do portátil, só tenho velocidades de 1kbit tanto em download como em upload. Precisava de ajuda pois sou um pouco leigo nesta matéria?

Obrigado
 
Boas

Comprei um Nas Synology Ds216play e liguei directamente à porta 3 da Lan do Zon hub (Hitron). Está numa ligação gigabit mas quando acedo ao Nas através do portátil, só tenho velocidades de 1kbit tanto em download como em upload. Precisava de ajuda pois sou um pouco leigo nesta matéria?

Obrigado
 
Olá boa tarde,

Se reparar mais atrás está um topico feito por mim, step by step de como colocar o zonhub a fazer de modem apenas, usando um router da nossa preferencia na rede.

Depois de seguir esses passos, tenha atencao somente em ligar o nas ao seu router e nao ao zonhub, que como foi referido somente fica a funcionar como modem.

Cumps
 
obrigado J.Carlos. Mas o ZON hub também serve como modem e queria conseguir velocidades maiores. O maximo que consigo de transferência é 1 Mbyte
 
Olá,

Estou a ponderar passar o meu Zon Hub para mode bridge na porta 4 e comprar um tp-link Archer C7. No entanto antes de tomar a decisão gostaria de esclarecer algumas dúvidas que talvez alguém que já tenha passada pela experiência me possa ajudar.
1) Se passar o Zon Hub para modo bridge na porta 4, o telefone fixo continua a funcionar ligado ao zon hub ?
2) As restantes 3 portas do Zon Hub continuam a funcionar ? Poderia ser usado como switch ?
3) Para passar a este modo tenho que desligar o Fon Zon no Zon Hub? alias, se bem me recordo das instruções, ao desligar o Wireless do Zon Hub, o Fon Zon também é cortado. Ao fazer isso não perco acesso á rede Fon Zon ?

Obrigado.
 
Boas, como a minha ligação à internet está sempre a ir abaixo (NOS hub mantém a luz azul, mas fico sem wi-fi, e por cabo perco acesso à internet) estou a ponderar adquirir um segundo router.
Após ler grande parte desta thread, suponho que tenha de fazer a seguinte ligação.

NOS hub porta 4 em modo bridge - wan novo router
Porta 123 do NOS hub - boxes de tv (são 2)

No entanto fiquei com algumas dúvidas, as boxes irão funcionar? O telefone fixo não irá ser afectado?

Em relação ao novo router estou inclinado para o Asus RT-N18U ou o Asus RT-AC1200G visto que existe a possibilidade de colocar firmware próprio para trabalhar com o NOS hub. Este segundo já fica um pouco fora do orçamento, a maior diferença que vejo é a presença da banda 5ghz no 2o, será que vale os 10€ de diferença?
O uso da Internet aqui em casa é jogos online, e serviços de streaming (youtube, netflix)

Existe algum outro router que recomendem?
 
Ao fazeres isso as boxes irão funcionar à mesma. Aliás...as outras portas do hub também ficam funcionais na mesma.

Acho estranho é perderes acesso à net por WiFi e por cabo. Eu nunca tive problemas desse tipo, na casa do meu pai também não. O que notava era pouco alcance WiFi do mesmo...agora quebras nunca tive...
 
Back
Topo