1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Zon Iris e protocolo HDCP

Discussão em 'ZON (Arquivo)' iniciada por JMAG, 29 de Abril de 2012. (Respostas: 42; Visualizações: 13085)

1. Olá a todos,
    Depois de muita publicidade em torno da nova Box Iris da Zon lá me dispus a substituir a anterior Box 1.0 HD+DVR, dadas as melhores caraterísticas da Box Iris: menos intrusiva, mais silenciosa, menor consumo de energia e novas funcionalidades aparentemente interessantes.
    Procedi pessoalmente à substituição da Box numa loja da Zon e inseri-a depois no meu sistema através da ligação HDMI que já utilizava com a anterior (velha) Box. Após o primeiro arranque verifiquei que apenas visualizava os menus da Box e o som do canal selecionadao. Imagem do canal...nem vê-la! Após algumas tentativas inconsequentes de reconfiguração da Box e do meu televisor – um plasma PIONEER de 50” – rapidamente suspeitei que o problema poderia residir no protocolo HDCP (High-bandwidth Digital Content Protection). Procedi então a uma ligação SCART “et voilà”, a imagem de volta na sua Baixa e frustante Resolução de 576i. Conclusão imediata, a Box Iris, ao contrário da anterior Box 1.0 tem implementado o protocolo HDCP coisa que o meu PIONEER não tem.
    De imediato contactei um técnico da Zon na esperança de que alguma medida pudesse ser tomada, pois seguramente não deverei ser o primeiro cliente Zon a reportar esta situação. De uma forma algo tímida e hesitante lá me foi dizendo que de facto este é um problema conhecido quando o televisor tem “alguns” anos mas que só me restaria fazer uma de duas coisas: ou um update ao firmware do televisor (coisa que já confirmei com a Pioneer não ser possível) ou trocar de novo a Box pela mais antiga e mesmo assim sem garantia de funcionamento pois que as gerações mais recentes da Box 1.0 já teriam implementado esse protocolo (?). No mínimo a Zon deveria alertar os clientes para este possivel problema na troca das Box's.
    Bom, como não estou disposto a prescindir do meu “velho” plasma Pioneer, que ainda é capaz de meter no chinelo muitos dos atuais paineis ditos de última geração, resta-me trocar a Box ou aguardar por uma solução indicada por alguém que já tenha passado pela mesma experiencia (sinceramente da Zon já não espero nada).
    Este post serve simultaneamente de alerta a possiveis candidatos a troca de Box's e de pedido de ajuda a quem ma puder dar.
    Antecipademete agradecido por uma solução para este problema (que não seja mandar o PIONEER para o lixo técnico...)

2. wild_oscar

wild_oscar Power Member

Isso aconteceu-me há uns meses. Felizmente um update ao firmware da tv LG resolveu o prbolema (embora tivesse que pagar essa intervenção técnica)

3. Eu tenho precisamente o mesmo problema! Agora pergunto eu: Onde comprar esse tal HD FURY???? Vivo na zona de Leiria! Podes ajudar-me??

4. jorge.antunes

jorge.antunes Power Member

Eu mais rapidamente mudaria de operador do que de TV só por causa deste bug, mas isso é apenas a minha opinião.
    No extinto fórum esse problema era recorrente, até mesmo quem comprou TV nova apanhou com ele, é um género de lotaria :(

5. O HDFury foi pensado para displays e projetores sem ligação HDMI mas com capacidade de reprodução HD ou HD ready. O plasma da Pionner em causa tem uma entrada HDMI que eu usava sem problemas com a antiga Box Zon 1.0. No entanto como o ano de fabrico do plasma é 2005 ele não tem ainda implementado o protocolo HDCP. A nova Box Iris tem embutido este protocolo facto que não é dado a conhecer a quem a pretende usar (falha enorme da Zon).
    O HDFury III tem 2 entradas HDMI e uma saída RGB / componentes. Se usar o HDFury para fazer o bypass ao protocolo HDCP terei de usar a entrada de componentes (analógica) do plasma o que irá implicar mais uma conversão analógica / digital e uma quase certa perda de qualidade do sinal. No entanto é uma possibilidade a considerar e estou por isso tentado a comprar um através do site anexo (+/- 180€). Se me decidir a tal e logo que tenha resultados darei notícias.
    http://hdfury.eu/product.php?id_product=10&id_lang=1

Última edição: 30 de Abril de 2012
  6. jorge.antunes

jorge.antunes Power Member

Faz uma pesquisa por "Dr HDMI", pode ser que também possa resolver o problema.

7. Boa Noite. Finalmente encontro um fórum onde se fala deste problema. Tenho um LCD LG de 2007 e desde que tenho mudei para a ZON Iris, acontece algo de forma muito aleatória: Fico com chuva no ecran na ligação HDMI, e só resolvo o problema desligando a BOX e voltando a ligar ou fazendo o mesmo ao LCD, ou mudando o Input do LCD e depois voltar ao Input do LCD onde está a BOX ligada ou ainda desligando e ligando de novo o cabo HDMI. Já me disseram da ZON que o problema deve ter mesmo a ver com esse protocolo. Estou mesmo tentado a mudar para outro fornecedor de cabo, pois já ando nisto há quase 2 meses... Alguém sabe se existe já uma lista de marcas / modelos com a qual existe essa incompatibilidade? Obrigado

8. J_C_G

J_C_G Power Member

Boas

A mim a imagem falhava numa das tv's, mudei para outro tipo de cabo HDMI e ficou 100%

9. mrafael

mrafael Power Member

Qual é o modelo do plasma?
    Já montei boxes íris em plasmas pioneer e funciona bem.

10. Obrigado pela dica, já experimentei 2 cabos HDMI e o que é certo é que com o 2º a falha acontece com muito menos frequência. Já agora, por falta, quer dizer o que? No meu caso fico com chuva no ecran.

11. O Meu LCD é um LG 37LF65

12. Boas, tenho um lcd sony bravia KDL-32U2000 e mudei recentemente (20 março) da box hd 1.0 para a iris. Anteriormente não tinha qualquer problemas com o sinal (som e imagem) e a partir dali passei a ter falhas momentaneas de som e imagem (ao mesmo tempo), com o ecra totalmente escuro, só aparecendo o icone de hdmi no canto superior esquerdo.

Feita a reclamação na zon, a situação foi avaliada por diversos técnicos em datas distintas tendo-se procedido à substituição das tomadas e inclusive experimentado com cabos exteriores ligados diretamente à televisão, mantendo-se mesmo assim as anomalias de sinal.
    Por último a instalação foi inspeccionada por um auditor, que concluiu poder haver incompatibilidade entre a box iris e o televisor.
    Sugeriu que fosse feito um update de software na marca sony de forma a resolver o problema. Contactada a sony, foi dito que o televisor não tinha possibilidade de fazer update de software. Foi dito inclusive que o televisor não tinha capacidade para 1080p, mas sim para 1080i, quando fui verificar a qualidade da iris verifiquei que a box estava a transmitir a 1080i o máximo portanto suportado pelo televisor, decidi baixar para 720p pois à partida não haveria qualquer tipo de problema com esta qualidade. No entanto o problema persistiu.

Fui agora informado que a incompatibilidade afinal resulta da existência de um protocolo (HDCP) imposto pela comunidade europeia à qual a iris tem de se sujeitar, protocolo este que não é compativel com o televisor.
    Penso que devido à existencia de uma incompatibilidade destas, provocada por um protocolo, obrigava a zon a informar e esclarecer todos os clientes na hora da contratação, o que não foi feito.
    Se alguém já teve este problema e o conseguiu resolver agradecia que partilhe.

13. Tenho exatamente o mesmo problema com um plasma Pioneer tal como descrvi em detalhe no 1º post sobre o tema. Dado que a Zon não resolveu nem vai resolver este problema só consegui regressar à alta definição com um HD Fury III. Este tem 2 entradas HDMI 1.3 e saída por componentes (até 1080p) e permite vários ajustes ao sinal. A perda de qualidade em relação à ligação direta por HDMI é quase imperceptivel. A alternativa era regressar à Box 1.0 ou comprar um televisor novo...
    http://hdfury.eu/product.php?id_product=10&id_lang=1

14. Rik@rdO

[email protected] Power Member

Boas

Eu também tenho um problema idêntico. Se tentar fazer a ligação por HDMI entre a Box (HD 1.0) e a TV (Sony Bravia KLV-V40A10E) a única imagem que visualizo é uma imagem azul, sem qualquer som. Se ligar por SCART, visualizo normalmente, embora com a qualidade que todos sabemos.
    Depois de contactar a Sony o que eles me informaram foi que tinha que substituir a porta HDMI devido à incompatibilidade entre a última actualização da Box e a porta, que parto do princípio que tenha a ver com o HDCP.

Para quem tem uma TV Sony com alguns anos e este tipo de dificuldade, só vejo duas possibilidades, trocar a porta ou gastar dinheiro num HDFury. Já pedi orçamento por email para a troca da porta, mas nenhuma das lojas que dão assistências me dá os valores sem levar lá a TV.

Cumprimentos

15. Pedro82

Pedro82 Power Member

Tenho um televisor exactamente igual a esse e pontualmente também me acontece isso. Basta desligar a box e/ou o cabo que volta tudo ao normal. Acredito que seja mais panca da TV porque volta e meia ligo-a mas só dá som, tenho reiniciar a TV algumas vezes até ficar direito.

16. Acho muito estranho eles não fazerem nenhum firmware para a televisão...

17. Rik@rdO

[email protected] Power Member

Não me parecem que eles consigam/queiram fazer uma actualização para uma televisão de 2005, se fosse mais recente era provável que o fizessem.

18. Bom dia, posso lhe dizer que tive a Box da ZON 1.0 durante 3 anos e nunca tive esse problema. Tenho a PS3 ligada por HDMI, e nunca tive problema nenhum. É um facto que o meu LCD muito pontualmente, talvez 2 vezes nos 3 anos e meio que a tenho, quando a liguei não aparecia imagem, apenas som, e tive que a reiniciar. Agora, ficar com o ecran completamente com chuva, como se nem estivesse sintonizada, só desde que tenho a Box Iris. Mais estranho ainda, com o cabo HDMI que sempre tive ligado da Box 1.0 ao LCD, o problema acontece com muita frequência (10 vezes ao dia em média), experimentei ligar o cabo HDMI que veio com a box e já estive 3 dias sem ter problema relativamente à imagem, no entanto, tanto com um cabo como com o outro, se deixar a Box ligado e a TV desligada, ao fim de umas horas ligar a TV, aparece a informação "sem sinal", e consigo desligar a BOX no comando, mas já não a consigo ligar via comanda, apenas desligando na corrente, e ai passado uns valentes minutos tudo volta ao normal. Neste momento estou a testar um outro cabo, com isolamento melhor, e o que é certo é que em 2 dias de testes (2 noites deixei a TV ligado a noite toda), não tive nenhum problema relativamente à chuva, já testei desligar a TV, e deixar a Box ligada o dia todo, e quando cheguei a casa liguei a box, e tudo estava a funcionar perfeitamente. Vamos ver se assim resolve, porque a ZON tb já tentou passar a responsabilidade para a minha TV, e da LG já me disseram que não há nada a fazer relativamente a upgrades a firmware. Na minha opinião, eu já gasto dinheiro na mensalidade da ZON, não tenho que andar a comprar outros periféricos, como ai já sugeriram, não tenho que gastar dinheiro em intervenções técnicas por parte da LG, a ZON tem que resolver o problema e como foi mencionado num post, se a ZON tem conhecimento já de problemas, deve avisar os possíveis clientes, que isso pode ser um problema. Acho que dobrarmos a espinha para trás para solucionar um problema que não é nosso, ou aprender a viver com esse problema, fazendo restart á box, ou desligar o cabo e ligar de novo, ou desligar a TV e ligar de novo, ou desligar o cabo e ligar de novo, não é solução, é apenas passar a mensagem para a ZON que o "crime compensa". Comigo vai ser assim...se o cabo HDMI que estou a testar agora não resultar, a ZON leva um chuto, porque felizmente existem outros no mercado. Eu pago a minha prestação a horas, exijo serviço com qualidade. Obrigado a todos pelas dicas, e um forte abraço.

19. Wildstar

Wildstar Power Member

Nada te garante os "outros no mercado" não tenham exactamente o mesmo problema, seja agora, seja no futuro. O HDCP é uma imposição da indústria de entretenimento e foi mal especificado desde o início... Estes problemas não irão desaparecer, mas serão sempre mais prováveis em televisores antigos.

Partilhar esta Página