Cabo ZON Net lastimavel..

Status
Fechado a novas mensagens.
Boa noite.

Instalaram-me hoje a zon net, ao testar os torrents verifico que a velocidade não passa de 150Kb/s. É isto normal? É a todas as horas?
Posso desistir num prazo de 15 dias e não pagar nada?
 
Boa noite.

Instalaram-me hoje a zon net, ao testar os torrents verifico que a velocidade não passa de 150Kb/s. É isto normal? É a todas as horas?
Posso desistir num prazo de 15 dias e não pagar nada?

Se pretendes usar a net da ZON em torrents (p2p) e já verificas isso no primeiro dia... então só te posso aconselhar a num prazo de 15 dias devolver o equipamento.
 
Última edição:
A verdade é que os ISP’s não conseguem dar um serviço verdadeiramente ilimitado por 65€ / mês, e toda a gente sabe disso! O grande erro é a prática de publicidade enganosa. Ora então vejamos:

No mercado profissional temos: o preço bastante superior ao mercado residencial, contratos que limitam a utilização do serviço tanto em velocidade como em tráfego e por outro lado indicam também qual a indisponibilidade máxima do serviço considerada (exemplo: assume-se que o ISP pode ter o serviço em baixo 0,5% do tempo, se exceder paga penalidades).

Para o mercado residencial temos: por menos de 100€ por mês o cliente tem acesso ilimitado à internet, velocidades na ordem dos 100MBits e a indicação que o serviço está sempre disponível.

Na prática o mercado residencial está completamente a saque, os contratos dizem que são ilimitados porque o marketing das empresas assim o impõe, mas depois “fecham a torneira” para os utilizadores “inconvenientes”.

De uma vez por todas as entidades reguladoras deviam proibir a utilização da palavra “ilimitado” a menos que o contrato permitisse o download equivalente a ocupação da banda 100% durante o mês inteiro. Também dizer-se que é "ilimitado" e depois em letras pequenas no momento da assinatura do contrato aparecerem limites considerados razoáveis, parece-me que não muda muito, porque a publicidade continua a ser enganosa.

Para os clientes digo-lhes: protestem e levam tudo até às últimas consequências. Eles têm que fornecer o que prometem, e se isso lhes trás prejuízo, então prometam apenas aquilo que podem fornecer!

Para os ISP’s digo-lhes: Se não é possível prestar o serviço residencial verdadeiramente ilimitado com os preços praticados, então escrevam e tornem bem visíveis quais os limites!

Quando os pacotes de internet estiverem finalmente limitados, podemos no ver algo tipo:
  • Internet com 20GB de downloads mensais – Y €
  • Internet com 800GB de downloads mensais – X €
  • Internet sem limites (downloads máximos até ao valor permitido com a utilização da largura de banda a 100% durante 1mês inteiro) – Z €
Cada um paga o que usa e nessa distinção o utilizador regular dos 20GB não tem que pagar o que o utilizador com necessidades especiais gasta.
 
Dou te toda a razão. Sou um utilizador que ronda os 20-30 gb e chega. Fui servido pela pluricanal e agora sou pela zon. De vez em quando há umas avarias mas que temos que compreender que é perfeitamente normal. A net porta-se impecavelmente.

Quanto aos preços para as empresas nem comento vou dar aqui um exemplo

foram passados cerca de 500 Metros de FIBRA OPTICA para a minha escola para Manter à mesma 4 MB que eram servidos pelo cobre. Por este mero serviço de 4MB a escola Paga quase 1000 EUROS MENSAIS... 4MB para 300 utilizadores não é nada...

Acho que se devemos contentar com os serviços e não andar sempre a dizer mal dos ISP. Temos de compreender que o material avaria e acontecem bugs e problemas sem geito nenhum que tem de ser resolvidos. São pessoas como nós que cometem erros e aprendem com os mesmos.

Vim à pouco tempo a saber que a minha zona estava fibrada e só mesmo junto às casas existe o coaxial. Numa terra que nem vila nem cidade é já existe fibra é muito bom.


No contrato já não vem a PUA...

E quem és tu para dizer que o nosso tráfego é inaceitável?

Aposto se for falar com o Zeinal Brava sobre a PUA ele começa a gozar com a Zon e a dar-me palmadinhas nas costas a dizer que na MEO é que é!

Não somos nós que temos que tomar consciência das coisas. Mas sim quem oferece o serviço. Se não conseguem oferecer tráfego realmente ilimitado. Só peço que sejam honestos e coloquem como era d'antes limites REAIS de tráfego!

Nada do que possas dizer ou fazer vai mudar as práticas sujas que a Zon faz para com o cliente!
 
até concordo um pouco com o ts da zon. Com o pessoal a gastar a largura de banda todo com o p2p as páginas "nem abriam" como acontece na minha escola. Tendo em conta o número de ligações em download e upload a rede tornaria-se lenta e não se poderia navegar. Desgraçados dos nossos vizinhos que partilham do mesmo cabo...
 
so se fala dos download e os uploads
isto é só uma amostra de uma linha que supostamente tem 1MB de up

Estou a enviar o meu CURRICULUM VITAE ENG FINAL que tem 170mb (por causa de fotos)
para o http://www.4shared.com e vai levar mais de 50minutos


15qyfbb.jpg


e estou a fazer o upload para o 4shared porque juntar como anexo no email do
sapo já está ha mais de 90m a fazer upload e não há meio de terminar

wv375u.jpg


é vergonhoso mas enfim.
Nem vale a pena reclamar porque eles têm o Monopólio aqui desta zona.
 
Se não me engano a zon usa o eurodocsis 3.0 que tem uma largura máxima de 480 mbps segundo o que li. Para certas zonas como a aldeia onde vivo chega perfeitamente agora para zonas onde um cabo é distribuído por um prédio inteiro os serviços começam a ficar com menos qualidade. No meu caso o meu cabo liga nem meia duzia de pessoas as quais so eu uso internet. Mas por exemplo na vila de Porto de Mós onde em prédios vivem montes de pessoas a situação já poderia estar sobrecarregada. Não está porque no tempo da pluricanal eles andaram a reforçar a cablagem. Na minha zona pucharam mais cabos coaxial da célula com fibra e o mesmo fizeram em Porto de Mós.

Em grandes zonas a zon deveria usar FTTH porque assim haveria maior largura de banda. Um cabo com 480mbps daria para 48 pessoas tendo estas um serviço de 10 mb cada mas tendo em conta a velocidade de upload e os outros serviços a largura de banda fica mais apertada e torna se complicado. Fora as habitações que ainda tem os pacotes com canais analógicos e o sinal chega com formigas. A mim não acontece mas a muita gente acredito que aconteça.
 
Estão a dizer que por 65 euros não pode-se ter net sem limites, mas quando eu era da Bragatel pagava 35 por 60 canais, telefone e net de 4Mbps e fazia bem mais tráfego que faço atualmente com 20Mbps da Zon a pagar 42 euros.

Na verdade fazia o que bem entendia e nunca sofri TS, na Zon não posso fazer o que quero pois a sacar a 20Kb/s fica difícil fazer grande tráfego.
 
AnarcoPunkRJ,

Acredito que uma empresa possa disponibilizar esse acesso verdadeiramente ilimitado por 35 euros a um conjunto de utilizadores, partindo do princípio que 90% deles são moderados (navegação na web e email), e só 10% vão usufruir dos downloads em grande quantidade. Assim 90% dão lucro e 10% dão prejuízo - no total é saldo positivo, e nem lhes passa pela cabeça discriminar os 10% porque afinal eles aparecem a fazer publicidade positiva.

Quanto a mim é uma gestão errada, todos os clientes têm que dar lucro e todos têm que ter um tratamento de excelência. A empresa tem que se colocar numa situação de equilíbrio que garanta que consegue prestar o serviço contratado a todos os assinantes. Assim têm que ser criados pacotes para os 90% (quem sabe mais baixo que 35€) e pacotes para os 10% (eventualmente mais caro que os 35€).

A verdade é que determinadas situações extremamente vantajosas para os clientes, como os 35€ com tudo aberto, são instáveis e têm sempre os dias contados, as empresas ressentem-se financeiramente ou são compradas e aplicadas novas regras imediatamente.

A gestão da Bragatel podia ser errada, mas pelo prejudicava apenas a própria empresa. Os outros ISPs grandes têm uma abordagem mais arrogante e trabalham no limite da lei e daquilo que os reguladores permitem.

O teu caso é emblemático daquilo que está a acontecer, vens de um operador / pacote que teoricamente é mais fraco e mais barato para um operador / pacote que teoricamente é mais forte e mais caro. Na verdade passaste do mais barato para o mais caro e pioraste o serviço! Pior ainda, o operador grande comprou o pequeno! :)

Isto prova que os reguladores de mercado não funcionam!
 
AnarcoPunkRJ,

Acredito que uma empresa possa disponibilizar esse acesso verdadeiramente ilimitado por 35 euros a um conjunto de utilizadores, partindo do princípio que 90% deles são moderados (navegação na web e email), e só 10% vão usufruir dos downloads em grande quantidade. Assim 90% dão lucro e 10% dão prejuízo - no total é saldo positivo, e nem lhes passa pela cabeça discriminar os 10% porque afinal eles aparecem a fazer publicidade positiva.

Quanto a mim é uma gestão errada, todos os clientes têm que dar lucro e todos têm que ter um tratamento de excelência. A empresa tem que se colocar numa situação de equilíbrio que garanta que consegue prestar o serviço contratado a todos os assinantes. Assim têm que ser criados pacotes para os 90% (quem sabe mais baixo que 35€) e pacotes para os 10% (eventualmente mais caro que os 35€).

A verdade é que determinadas situações extremamente vantajosas para os clientes, como os 35€ com tudo aberto, são instáveis e têm sempre os dias contados, as empresas ressentem-se financeiramente ou são compradas e aplicadas novas regras imediatamente.

A gestão da Bragatel podia ser errada, mas pelo prejudicava apenas a própria empresa. Os outros ISPs grandes têm uma abordagem mais arrogante e trabalham no limite da lei e daquilo que os reguladores permitem.

O teu caso é emblemático daquilo que está a acontecer, vens de um operador / pacote que teoricamente é mais fraco e mais barato para um operador / pacote que teoricamente é mais forte e mais caro. Na verdade passaste do mais barato para o mais caro e pioraste o serviço! Pior ainda, o operador grande comprou o pequeno! :)

Isto prova que os reguladores de mercado não funcionam!

Pois, concordo com o que disseste.



Já agora, gostaria das vossas opiniões. Tenho tráfego mensal em média de 150Gb, no máximo 200Gb, posso ser considerado um Power User, tenho uma utilização que prejudica a rede?
Outra dúvida, qual a necessidade de velocidades de 200Mbps e 100Mbps para não serem utilizadas na transferência de arquivos a grandes velocidades? Para utilização comum, e-mail, messenger, skype, sites em geral, têm-se necessidades dessas velocidades?
 
Pois, concordo com o que disseste.



Já agora, gostaria das vossas opiniões. Tenho tráfego mensal em média de 150Gb, no máximo 200Gb, posso ser considerado um Power User, tenho uma utilização que prejudica a rede?
Se for uma média como dizes, sim obviamente és um power user 200GB é muito mas muito tráfego.
Um utilizador que gere um tráfego de mais de 30GB obviamente que já é poweruser.
Agora prejudicar a rede é outro ponto.
Podes fazer 10TB e não prejudicar a rede, ou podes fazer 30GB e já a prejudicar. Em "cabo" tudo depende do número de utilizadores ligados à mesma célula.

Outra dúvida, qual a necessidade de velocidades de 200Mbps e 100Mbps para não serem utilizadas na transferência de arquivos a grandes velocidades? Para utilização comum, e-mail, messenger, skype, sites em geral, têm-se necessidades dessas velocidades?

Qual é a necessidade? Ora, a resposta é óbvia. É ter acesso aos conteúdos que queres o mais rapidamente possível.
Muitos de vocês confundem largura de banda com tráfego. Quem quer maior largura de banda não significa que queira sacar tudo.
Por exemplo, eu tenho 100Mb e o máximo que fiz foi 60GB. este mês vou nos 14GB e tiro o máximo de partido da minha ligação.
Por exemplo, tu com 200GB por mês, em 5 meses é 1TB, onde metes isso tudo? Constantemente a comprar discos rígidos? Só se for mesmo...
 
Vá, "miúdos"... até 60 GB/mês o senhor não censura (se ele pode vocês tb podem). Mais do que isso é abusar.

Aproveito para me confessar:
Este mês vou em 58 GB contra a vontade do isp (com ts desde o primeiro minuto do mês, claro - fraquinhos :P). Já me estiquei, eu sei... peço desculpa por ter utilizado a minha net à velocidade máxima (30 Mbps) durante +/- 4 horas (de 336 possíveis até ao momento ~1,2% do tempo). Prometo que durante o próximo mês manterei o modem desligado. Como não vou gerar tráfego e, consequentemente, não terei que comprar disco rígido novo (pois, ao que parece, tráfego é sinónimo de armazenamento - andei enganadinho tanto tempo!), com o dinheiro que vou poupar no disco farei upgrade de velocidade, não para 100Mbps, mas para 200Mbps, e irei manter o modem desligado só para não prejudicar os outros (o dinheiro dos vizinhos vale mais do que o meu) e compensar o isp por este mês de completo abuso (eu merecia um par de estalos, é o que é!). Outra coisa que estou a ponderar é durante o próximo mês não alugar filmes no videoclube. Estou num dilema. Se, por um lado estaria a dar dinheiro ao isp, por outro tenho medo de estar a gerar tráfego e que eventualmente possa estar a prejudicar outros clientes que apenas querem ver um filme sossegados. Não utilizar o telefone, que é por voip, tb é uma hipótese.
 
Upload também conta?
Uso o Mozy para backups aos meus discos, onde se inclui documentos, video e áudio. O Mozy só faz upload dos documentos novos e alterados, mas por vezes gera muito tráfego. Quando instalei pela primeira vez fiz upload de 100GB. Agora diariamente por vezes é 0 outras vezes alguns KB, ou MB e outras mesmo vários GB...
Serei um power user?
A avaliar pela meu tráfego de upload será que já fui catalogado como um seeder, apesar de nunca usar qualquer P2P?
 
Amigos vão dar banho ao cão vocês só pensam no vosso cu. Desculpem a expressão mas estes 2 caramelos até metem nojo.

É bom saber que podemos sempre contar com contribuições adultas neste fórum...

Pelo que pude ver, no mês anterior tive aproximadamente 100GB de tráfego, o mais aproximado que usei, em termos de P2P foi o Steam e o programa da Blizzard para fazer o download da minha copia digital do StarCraft II. Sinceramente nunca tive problemas em termos de velocidades lentas e, quando tive, foi porque a minha ligação com o router estava a 10MB ao invés dos 100MB actuais (embora tenha cabos e portas 1GB, o switch que está ligado ao ZonHub é 100MB).

Por acaso, basta ver umas series anime online, obter umas quantas outras em HD, que faz-se uns bons GB por dia.
Eu dou um uso normal à minha ligação, Anime Online, Youtube, pouco mais,e, no final do dia, limpo a cache aos pares de 100MB.

Sim, eu sei que se tentar obter um ficheiro via torrent devo ter velocidades lentas, o que me é indiferente, eu tenho perfeita consciência que esse tipo de transferência congestiona uma rede, tanto que, no passado, o meu antigo router passava a vida a fritar sempre que usava uma ligação do género, ele mal se aguenta quando ponho os 50Mb a dar o litro.

E, como já disseram, que precisam de tanta velocidade, estabilidade e afins... o que estão a fazer com um tarifário residencial?
 
Última edição:
Com todo o respeito mas 14GB a meio do mês tu quase nem deves ligar o modem...

Claro se fossem todos assim era uma maravilha para os ISP's.

Power User para mim é quem faz TB's de tráfego. Abaixo de TB não considero power user.

Ligar o Modem? Eu não desligo o computador amigo.
Está sempre ligado, 24/7/365, sempre.
Estou sempre a aceder ao computador, quer seja quando estou em casa, quer seja quando estou no trabalho (VPN).
Estou sempre na "net", olha até são 3 da manhã e ainda aqui estou. Youtube, Steam tudo.
E mais, até dá para sacar umas séries em HD.
Agora vocês não metem na cabeça uma coisa, há pessoas que não tem necessidade de andar a sacar tudo o que lhes aparece à frente...
E mais, dizes que com 14GB nem devo "ligar o modem". Vocês dizem certas coisas com tanta leviandade Sabes o que são 14GB? Porra, é muita informação mesmo.
E depois dizes que não és poweruser. Amigo, praticamente toda a gente aqui no fórum (eu incluído) é poweruser.
E mais, se eu te mostrasse umas estatísticas da média mensal de 95% dos utilizadores da Zon, tu até caías para o lado.
 
Sim, eu sei que se tentar obter um ficheiro via torrent devo ter velocidades lentas, o que me é indiferente, eu tenho perfeita consciência que esse tipo de transferência congestiona uma rede, tanto que, no passado, o meu antigo router passava a vida a fritar sempre que usava uma ligação do género, ele mal se aguenta quando ponho os 50Mb a dar o litro.



Se todos os outros ISP aguentam porque razão a Zon não consegue aguentar? Se calhar quando tinhas esse router antigo a fritar o problema não era dos clientes que utilizavam um serviço para o qual estavam apagar mas sim da ZON que estava a cobrar um serviço para o qual não tinha/tem capacidade de oferecer.

p.s. Cá para mim ganhas uns trocos com a Zon.
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo