1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

[ZON NETCABO] Que raio de TRAFFIC SHAPPING é este?

Discussão em 'ZON (Arquivo)' iniciada por MJSR, 27 de Junho de 2008. (Respostas: 16; Visualizações: 5883)

1. MJSR

MJSR Power Member

Boa tarde,

Fiquei PARVO com isto!
    Estava a mandar algo de um ftp (internacional) para o meu. A velocidade era e costuma ser muito má, ~75kb.
    Quando um colega meu começa a sacar algo do meu ftp... Milagre! As velocidades ficam o que normalmente deveriam ser (pelo menos o que eram à uns meses).
    Quanto mais upload eu uso, mais o meu downstream lhe dá.

A prova em imagens:

ANTES:

DEPOIS:

Testamos parar e iniciar a transferência (quem estava a sacar) e notava-se sempre que a velocidade do outro upload (para minha casa) variava instantaneamente.

Aconteceu-vos algo igual?

PS - o FTP não está a correr em porto por defeito. Tem o trafego encriptado e até testamos isto fazendo a ligação VPN à minha rede local.

Decidi fazer mais um teste com mais ligações:
    Antes:

Depois:

Sem trafego de upload, o download fica esganado.

Última edição: 27 de Junho de 2008
  2. MJSR

MJSR Power Member

Nada? Não têm comportamentos estranhos da ligação?

3. amjpereira

amjpereira Folding Member

O traffic Shapping exercido pela TVcabo, é efectuado em regra geral a ligações P2P.

Em FTP não existe nenhum problema reportado, e que se saiba até agora não é limitação da Netcabo, se é pelo menos não afecta tantos utilizadores como o que afecta o TS a P2P.

Se tens problemas na ligação já experimentaste reportar?

O que te disseram?

Melhores Cumprimentos

4. MJSR

MJSR Power Member

Eu não uso P2P porque acho que é a causa das redes estarem lentas e sobretudo o motivo pelo qual não aumentam a largura de banda (upload principalmente) em Portugal.

Não reportei o problema pois queria o feedback da malta antes. Antes de me sugerirem reportar o problema.

Mais alguem?

5. allskin

allskin Colaborador
    Staff Member

Em FTP nunca tive problemas, mas quando o TS estava em altas aqui pela zona, não conseguia fazer um download com um download manager, possivelmente por ele se ligar mais que uma vez ao mesmo servidor fosse considerado p2p..

Felizmente normalizou tudo.

6. jpsfs

jpsfs Power Member

Penso que é exactamente ao contrário.

O P2P é que tem "puxado" pelos ISP's. Hoje em dia muitos dos que possuem tarifários elevados, usam P2P, e são esses que dão dinheiro aos ISP's.

Portanto, penso que é falacioso uma pessoa dizer que os tarifários não evoluem por causa do P2P. Para eles, ISP, a diferença entre tráfego em redes Peer-to-Peer e FTP é nula. Eles só limitam o P2P e não FTP porque as empresas fazem inúmeros downloads nesse protocolo, e portanto não podem de maneira nenhuma limitá-lo.

Tu, que dizes não usar P2P porque achas que é por isso que as redes estão lentas, acabas por usar sacar por FTP o que vai dar exactamente a mm coisa, estás a usar a largura de banda na mesma.

Cumpz jpsfs

7. antonioj

antonioj Power Member

Porquê que a ZON anuncia pacotes extraordinários, sem limite de downloads, sem limitações na velocidade e depois verifica-se que não é verdade!!!! como é que continuam a ter tantos clientes....manfios é o que são :(

8. TuxBoss

TuxBoss Power Member

Achas muito mal.
    Para um ISP todos os cliente residenciais dão prejuízo ou pouco lucro, no caso dos leechers do P2P tens uma percentagem extremamente diminuta de pessoas que ocupam uma quantidade desmedida de banda. Mais uma vez, a maior parte das pessoas equivoca-se quando pensa que a maioria dos utilizadores usam e abusam do P2P. A maioria não só usa a net para pouco mais do que ver mails e ver meia dúzia de sites, como os que usam P2P usam-no de forma extremamente diminuta.

O que "puxa" pelos ISP's é o facto de de estarem cada vez mais a tornarem-se não só service providers como também content providers, e isto meus caros, é o princípio do fim da internet livre como a conhecemos.

9. jpsfs

jpsfs Power Member

Se isso fosse assim eles não teriam serviço residencial.

É certo que qualquer empresa com uma linha dedicada rende mt mais a qualquer ISP do que muitos utilizadores residenciais. Agora, que dá dinheiro dá, e não é assim tão pouco.

Quanto ao P2P, qualquer utilizador que na Zon tenha 18mb ou mais é pq em algum momento irá utilizar p2p e/ou ftp, com downloads maciços, não é só pra ver o mail, e os tarifários mais elevados são os que de facto dão dinheiro, pq o custo para a empresa por acesso acaba por ser praticamente o mesmo quer seja com 8mb ou 18mb, logo, o que os de 18 pagam a mais, uma boa parte é lucro completo.

Cumpz jpsfs

10. Triston

Triston Aku Soku Zan SM

Errado mais uma vez...

Os que realmente dão dinheiro aos ISP's são precisamente os clientes com ligações de "gama baixa" (o pessoal das ligações dos 10-20€ / mês) que pouca largura de banda ocupam, o custo por acesso é basicamente o mesmo se estiveres a falar em termos de instalação e manutenção da infraestrutura da rede só que esqueces-te que além desses custos tens os custos operacionais necessários para manter uma ligação (aluguer de banda e tráfego) e se fores ver as margens não são tão diferentes como isso. A um ISP interessa-lhe mais ter 2 clientes de 20€ que um de 40€ até porque normalmente a esse dinheiro vêm outros serviços agragados (televisão, telefone) o que acaba por lhes aumentar as margens e os lucros além de que o cliente de 20€ é normalmente bem menos problemático e exigente do que o de 40€.

Aquilo de que o TuxBoss está a falar presumo eu que seja do fim da net neutrality.

11. MJSR

MJSR Power Member

Discordo quando dizes que é a mesma coisa e é simples entenderes.

Porque é que as pessoas utilizam um download manager (que permite várias ligações simultâneas de forma a obter o ficheiro mais rápido)?
    Porque é que quando sacas um ficheiro qualquer com uma só ligação, tens x e quando fazes mais do que uma tens >x ?

O P2P é exactamente o mesmo. Em vez de uma tens milhentas ligações para sacar um ficheiro. Força o uso de largura de banda que não é dividido de forma igual.
    Com FTP usualmente só fazes uma ligação.
    Se a rede não estivesse saturada com ligações excessivas por parte de uns, ficavamos todos a ganhar em velocidade.

Se usas P2P arranja maneira de forçar o download em apenas 1 ligação de cada vez. A ver a quanto sacas... lol...

Ainda te digo mais, concordo com o que li noutro post (algures aqui no forum) que diz o seguinte (por outras palavras): Os ISPs não aumentam a largura de banda de upload pois vai aumentar o trafego todo de P2P. A nivel nacional mas sobretudo internacional...

Fiz-me entender?

12. Kain

Kain Power Member

Sinceramente a unica coisa que vi semelhante ao que te acontece foi um servidor com racio na velocidade( normalmente tem no tamanho dos downloads/uploads), mas se é o teu ftp não faz la muita logica.

TS assim nesse estilo nunca vi( nem era algo de muito util para o ISP)

13. MJSR

MJSR Power Member

Como disseste e bem, o meu é meu e não tem qualquer tipo de rácio. Está aqui em casa.
    O problema é:
    Quando disparo upload para qualquer lado, ele (ele netcabo algures) abre as goela!!!

Reparem que tenho feito upload desnecessário para o pwp.netcabo.pt (por ftp) pois... Saco mais rápido... Go figure...

14. sotavento

sotavento [email protected] Member

Traffic Shapping em FTP ???

O mundo está perdido ... ou então não:

^^ Downloads de 8 ficheiros em simultaneo via HTTP/FTP .... tudo nas horas.

Ligam-se os torrents e ... amoxou:

Tira-se o traffic shaping domestico e a coisa fica preta:

8|

Com 1 download a 2,x MB/s o upload fica nos 35/40KB/s ... com 8 downloads simultaneos mama quase 1MB/s de upload ... nem imagino a quanto se consegue realmente chegar de download em torrents/mula com "apenas" 512kbps de upload.

:P

(sidenote: apenas 1 dos vários pc's da rede ... todos com MSN , irc , a sacar mails do gmail e afins e nenhum deu timeout ou perdeu ligação ... e saquei uns 20GB em cerca de 1h) :004:

15. jpsfs

jpsfs Power Member

20gb numa hora, e todos nós somos o Pai Natal...

O máximo teórico que conseguirias a 2.9MB/s seria 10.44gb, isto teoricamente, o que nunca acontece na prática, portanto... esse valor é impossível.

Cumpz jpsfs

16. SATE2006

SATE2006 I'm cool cuz I Fold

A zon anuncia os pacotes sem limite de downloads e sem limitaçoes de velocidade dentro da rede deles ou seja web agora em p2p essas velocidades já não são garantidas e se virem no forum da zon quando se fala em p2p ou em traffic shaping nenhum admin responde a essas questões, mas como é sabido existe formas de passar mas isso não é para aqui falado

Em relação ao FTP nunca tive problemas desses e chego atingir 6mb com ligações entre amigos

abraços

17. sotavento

sotavento [email protected] Member

"uns" "em cerca de" ... por acaso (que eu me lembre) foram uns 16GB em pouco mais de 1h e um quarto. :004:

Mas não seja por isso ... corrige-se para 20GB em pouco mais de 2h ... e mesmo que fosse dizer "em pouco mais de" 3 horas dáva no mesmo ... anda nas horas desde que não se ande a fazer asneiras com a ligação ... e por aqui saca-se muito todos os meses (falando apenas de trafego internacional). 8|

Partilhar esta Página