1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ZON novas frequências de canais

Discussão em 'ISPs' iniciada por hgdn, 28 de Maio de 2009. (Respostas: 33; Visualizações: 11799)

  1. hgdn

    hgdn Power Member

    É de mim ou esta troca de frequências não lembra a ninguém? Tenho em casa um Sony Trititron antiga que só apanha x frequências e agora não consigo apanhar canais como a Sic Radical, People & Arts e outros que, até são canais de jeito e em troca agora apanho a Sky News, TV5 Monde etc.......



    Eu bem sei que a ZON bem que se esta a cag*r para se eu tenho cá uma televisão antiga em casa ou não mas, há alguma justificação lógica para trocar tantas frequências assim do nada?
     
  2. Catacang

    Catacang Power Member

    O sintonizador da televisão não suporta hiperbanda?
    Mesmo sendo antiga, acho que as Sony Trinitron costumam suportar isso, aqui em casa todas as televisões com telecomando suportam isso, as televisões pré-era do telecomando é que não suportavam isso (ainda cá tenho uma dessas resistentes).
    A hiperbanda foi criada precisamente para as redes analógicas de tv por cabo, para permitir um maior número de frequências, criando espaço para mais canais, ou para distribuir de forma mais conveniente o espectro disponível, daí que esta reorganização das frequências provavelmente destinou-se a isso mesmo, para criar espaço no espectro para outros serviços.
    Decerto que a empresa fez uma estimativa do número de clientes afectados por isto, e como a hiperbanda já é uma coisa comum para aí há uns 15 anos para cá lá achou que provavelmente todos os clientes já possuem pelo menos um televisor com suporte a hiperbanda.

    Cumps.
     
  3. hgdn

    hgdn Power Member

    A TV deve ter seguramente uns 20 anos. É de comando (apesar de já nem ter o original porque se estragou). A TV nunca foi mudada porque, basicamente, só foi arranjada uma vez. Desde então tem estado a funcionar forte e feio, é grande e tem boa imagem.

    Sintonizo os canais na consola frontal na TV e aquilo corre para aí três barras, UHF e mais duas e em nenhuma dessas apanho os canais de que falei.
     
  4. PSICHOLION

    PSICHOLION Power Member

    Então não tem hiperbanda.

    http://www.zon.pt/Televisao/alinhamentoCanaisGrelhaA.aspx
     
  5. Catacang

    Catacang Power Member

    Em algumas televisões que tive a hiperbanda no sintonizador era identificada precisamente como CATV (acrónimo para "Cable TV"), juntamente com UHF e VHF.
    Se a televisão não suportar hiperbanda, ou compras outra TV, ou abdicas de ver esses canais, não há grande solução para isto.
    Mas não deixa de ser curioso e engraçado que em 2009, um ano onde se discute a mudança de televisão analógica para digital (DVB), televisão terrestre, boxes MPEG4 e alta definição, ainda estarmos aqui a discutir a transição de canais para hiperbanda, eheh, este tópico seria motivo para discussão há 10 ou 15 anos atrás.
    Para te conformares pensa assim: há 20 anos quando compraste essa tv ninguém tinha telemóveis, nem internet, nem tvcabo, era outra época, e essa tv faz parte dela, pelo que enquanto der para ver os quatro canais nacionais, já é bem bom, quando a compraste só havia RTP1 e 2, nem SIC havia :p

    Cumps.
     
  6. hgdn

    hgdn Power Member

    Sim claro, é como tudo e eu até compreendo em parte. Só não consigo perceber o motivo lógico para esta mudança! É que tipo, desde que haja 1, 2, 3, 10, 20 ou 100 clientes com televisores antigos, eles sabem que essas pessoas vão ser afectadas e, olhando para a lista, todos os canais que foram trocados, foram trocados por outros que, por senso comum, garantidamente são muito menos vistos. As vezes e, teorias da conspiração à parte, este tipo de coisas às vezes até parecem propositadas.

    É apenas uma televisão afectada cá em casa e, por estar a funcionar impecavelmente bem e sem problemas não vejo razão para ir comprar uma nova só por isto.
     
  7. A ZON é re-incidente neste tipo de situações.

    Consideremos isto apenas como mais um empurrãozinho para levar os seus clientes para o digital.

    Faz me lembrar uma certa situação com a CabotTV Madeira (actual ZON Madeira).

    Na altura, a CaboTV tinha apenas o serviço analogico e 24 canais. Decidiu disponibilizar mais 6 (não premiuns tipo SportTV e Telecines), mas achou de pregar uma mentira ao povo, dizendo que para ver mais esses 6, era tecnologicamente necessário um descodificador.
    Acontece que qualquer televisor conseguia sintonizar esses 6 canais, não sendo necessário qualquer prodigio tecnologico para que tal acontecesse.

    É claro que quem comprou o descodificador, ficou com um belo pisa papeis quando finalmente passados cerca de 1/2 anos, a CaboTV Madeira decidiu acabar com o embuste e passou a disponibilizar 34 canais no pacote analogico.

    Há coisas fantásticas, não há?
     
  8. Aless

    Aless Power Member

    Essa "arrumação" das frequências é para libertar mais espaço para novos canais HD. Digamos que é tipo uma desfragmentação da rede.
     
  9. Tafinho

    Tafinho Power Member

    Não precisas de desfragmentar para video... é para outra coisa.
     
  10. Pelo que pude verificar, não estão a ocorrer mudança de frequências (vulgo novas frequências).

    Os canais é que estão a mudar de frequência, mas para outras já utilizadas (ver exemplo do primeiro post)
     
  11. Aless

    Aless Power Member

    Foi um exemplo.
     
  12. hgdn

    hgdn Power Member

    Tal como o Romeu já disse não vejo aqui "arrumação" nenhuma. Os canais não levaram novas frequências, apenas trocaram uns por outros. Onde estava a Sic Radical está agora a Sky News e vice-versa, e isso acontece com todos os canais que trocaram de frequência.

    Como já disse, só afecta uma televisão mas não deixa de ser um bocado incomodo já que, são 4 ou 5 canais que deixo de conseguir ver e por outro lado tenho agora "canais novos" nessas posições que eu simplesmente não vejo. No meu caso, que tenho a TV antiga, a grelha passou a ter mais 4 ou 5 canais completamente inúteis. E como eu imagino que hajam mais clientes....
     
  13. Aless

    Aless Power Member

    Houve sim uma arrumação, só que evidentemente tu não notas, é algo meramente técnico. Por detrás da cortina muita coisa mudou.

    As trocas de canais é algo mais que apenas uma "troca".
    Estas mudanças não aconteceram porque simplesmente lhes apeteceu.
     
  14. maxip

    maxip Power Member

    Então e não se pode saber um pouco mais sobre o que foi feito com esta alteração de frequencias?
     
  15. hgdn

    hgdn Power Member


    Pela minha lógica, se eu tinha a Sic Radical no canal 9 com a frequência X e a Sky News no canal 33 com a frequência Y e, se sem eu mexer em nada ou sintonizar nada os canais trocam um com o outro só me parece que exista uma lógica, deram à Sic Radical a frequência Y e à Sky News a frequência X. Parece-me ser a lógica da batata, digo eu....

    Mais uma vez, a ZON tem 1 milhão e tal de clientes e, sendo que uma televisão boa é um equipamento que pode perfeitamente durar 15 anos ou mais, contínuo a achar que não sou com certeza o único afectado e também não são assim tão poucas pessoas afectadas como isso. Só a título de exemplo, a alteração foi feita ontem e entre ontem e hoje já tive conhecimento de duas pessoas amigas que também têm o mesmo problema.
     
  16. Aless

    Aless Power Member

    A alteração foi feita ontem na tua zona, mas essa mudança iniciou-se há cerca de 1 mês.
     
  17. Aless

    Aless Power Member

    Arrumação de espectro para a inclusão de novos canais digitais e mais 20 em HD.
     
  18. maxip

    maxip Power Member

    Mas porquê trocar canais de frequencia uns com os outros? Ou seja, na minha zona a mudança já foi há mais tempo, em 4 de Março, e trocaram a frequencia do Odisseia com a do ARTV, troca por troca, para quê?

    Se fizessem a troca para frequencias que não estavam a ser utilzadas até percebia agora assim percebo a duvida do hgdn.

    Já agora quando lançaram o brava, o RT, Poker CH, etc.., apareceu aqui na zona uma nova frequencia (330MHz) com esses canais, que estão a emitir, e aos quais se juntaram depois os MyZen, no entanto não são incluidos na lista de canais. Sintonizo com a Bravia, mas nada na ZON BOX. Se os canais já estão a emitir aqui porque não disponibilizá-los?
     
  19. Tafinho

    Tafinho Power Member


    Se essa foi uma das trocas, então foi completamente pointless, do ponto de vista técnico.
     
  20. maxip

    maxip Power Member

    Mas pelo menos mais 4 trocas de frequencias foram assim troca por troca, isso é que me fez um pouco de confusão, já que para todos os efeitos apenas deixaram livre com as trocas a frequencia onde estava o MCM TOP e mais uma que de quando em vez aparecia uma mira técnica...
     

Partilhar esta Página