1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ZON poderá desligar analógico em 2012

Discussão em 'ZON (Arquivo)' iniciada por Aless, 15 de Março de 2009. (Respostas: 261; Visualizações: 33802)

1. Aless

Aless Power Member

Segundo fontes próximas de Rodrigo Costa, a ZON está a preparar uma acção para acabar de vez com o serviço analógico. "Bruxelas determinou que os estados membros desligassem o sinal analógico - ‘switch off' - em 2012. A partir dessa data o sinal passa a ser transmitido em digital."
    Segundo a mesma fonte, a ZON quer aproveitar e aplicar a decisão da UE também no cabo, que determina o switch off analógico terrestre em 2012.

Nesse sentido, "a aposta do mercado é, naturalmente, no digital", acrescentou.

Apesar do switch off terrestre acontecer em 2012, a ZON tenciona antecipar-se a essa data no cabo.

2. asturmas

asturmas Power Member

Ou seja uma box por tv?

3. andre60

andre60 Power Member

exacto

4. apocalypto

apocalypto Power Member

Afinal ainda falta muito.

5. bathombre

bathombre Power Member

A não ser que a oferta e o aluguer da box sejam gratuitos, pode haver muita gente a mudar para a concorrência, especialmente a oferta IP (CLIX e MEO).

6. gansolfm

gansolfm Power Member

Precisamente, penso que não podem obrigar a pagar só "porque sim".

7. asturmas

asturmas Power Member

Concurencia onde tambem necessitas de box

8. JorgeM

JorgeM Power Member

Sim mas um dos motivos para ir aturando a Zon é ter TV em todas as divisões sem chatices com boxes e companhia. No dia em que terminarem com o serviço analógico vai ser um dia feliz para a PT. Parece que não percebem que é uma das principais vantagens para a concorrência.

9. Aless

Aless Power Member

Mas vocês pensam que a ZON ia deixar que isso prejudicasse os seus clientes? Até que ponto seriam tão burros ao abrir uma porta para a concorrência? As coisas são pensadas antes de serem postas em prática.

Acho uma enorme piada os que dizem que se a ZON desligar o analógico e não oferecer isto ou aquilo vão para a concorrência, onde nem sequer existe serviço analógico, e se quiserem os canais nas outras TVs têm de ter uma box extra.

OK é sabido que o analógico é uma das mais valias da ZON, mas nada dura para sempre! Queriam a TV analógica para toda a vida!? Obviamente que quando isso acontecer não irão obrigar os clientes a comprar 20 boxes consoante o número de TVs que tiverem, nessa altura uma simples box custará €0 ao cliente. Senão qual seria a vantagem em relação à concorrência? Ainda por cima numa altura em que chegará a TDT, pensam que a ZON ia deixar passar os cavalos? Só se os administradores fossem chimpazés.

Repito, a passagem dos clientes analógicos para o digital não vai sequer ser notada pelos mesmos.

10. MrRCS

MrRCS Power Member

Quando acabarem com o analógico, ficam com mais banda livre para net.

11. Catacang

Catacang Power Member

Eu acho que os canais base comuns a todos os pacotes de canais na TVCabo vão ser transmitidos na rede "abertos", ou seja, os televisores com sintonizador DVB-C integrado vão sintonizar directamente os canais como se um serviço analógico se tratasse, ficando a box obrigatória só para aceder aos canais premium ou específicos dos pacotes mais caros.

Cumps.

12. Tafinho

Tafinho Power Member

Segundo essa ideia, a ZON terá de oferer gratis aos seus clientes, 1,6 milhões de boxes.
    Acreditas nisso ?

Não só é irrealista, como faria a empresa não ter lucros durante os anos seguintes.

DVB-C ?
    O número de modelos DVB-C à venda neste momento cabe nas minhas mãos.

Fonte?

13. timber

timber Zwame Advisor

Bem, se a ZON perde a actual vantagem de permitir ter televisão pela casa toda sem stress e sem extras é um grande porrada que levam.

Para mim é actualmente e de longe a melhor característica diferenciadora que a ZON tem.

14. mauro1855

mauro1855 I'm cool cuz I Fold

Não acredito que isso vá acontecer. E não acredito nessa notícia.
    Quer dizer, eles dizem que o switch off é em 2012, mesmo que ele também desligassem o analógico na rede Cabo, o que por si só é improvável, iam ainda para mais "antecipar-se" em relação ao switch-off nacional?

Muito estranho...

Cumps

15. Catacang

Catacang Power Member

Então tens umas mãos grandes :P
    Os modelos actuais das marcas mais populares actualmente já publicitam sintonizador DVB-T e DVB-C, a gama da Sony por exemplo suporta toda isto (segundo diz no site).
    Ora até 2012 julgo que a tendência será a todos os modelos de todas as marcas suportarem toda a panóplia de novas tecnologias tipo DVB-T, DVB-C, H264 (para a nossa TDT), etc.

Cumps.

16. Tafinho

Tafinho Power Member

DVB-T sim.
    DVB-C não.

17. santosam

santosam Power Member

Estamos todos aqui a falar em TV por cabo ou satélite e a esquecer os n milhões de utilizadores que têm apenas uma antena para ver os 4 canais. Esses também vão ter de comprar uma box para ver a TDT, correcto? Por isso não será um impacto assim tão grande, penso que será a altura ideal para a Zon aproveitar "o lanço" e fazer o mesmo na sua rede. Será mais bem aceite por todos.
    Exemplo: se a coitada da minha sogra que tem TV por antena exterior para ver os 4 canais vai ter de comprar 2 boxes para as 2 TVs que tem em casa, quem sou eu para discutir o mesmo se quiser ver 114 canais na minha casa que tem cabo?

18. JohnnyC

JohnnyC Power Member

Mesmo que a Zon ofereça as boxes aos clientes, a concorrência também o fará. Porém a Zon continua a poder ter 100 boxes que a largura de banda da internet não é afectada (em situações normais) enquanto que no meo ou no clix, com 3 boxes já não há net.

E continua a poder ter-se televisão em todas as divisões da casa (com tomada coaxial), enquanto que no iptv tem de se espalhar cabo de rede e afins.

E... Bem, na minha opinião, a oferta de tv da Zon continua a ser melhor do que a da concorrência.

A net é que pronto, com o TS e afins... Isto não abona nada a favor deles.

19. paperless

paperless Power Member

Eu também tenho TV em várias divisões da casa e não tenho ZON, tenho Cabovisão.

20. Ricardo P.

Ricardo P. Power Member

Acredito que sejam essa as intenções da Zon, duvido que o consigam para 2012. O que prevejo é que vão criando promoções mais atraentes para ir convencendo os clientes a desligar o analógico.
    Mas não estou a ver qual a motivação do cliente médio (com 2 a 3 TV em casa) para mudar sem que essa mudança seja gratuita, incluindo assinatura. Caso contrário: "o quê, quer que eu pague mais por uma coisa que nem sequer pedi? vou queixar-me à Deco!".

No meu oráculo prevejo que em 2012 ainda vão ter uns poucos centenas de milhar de clientes de analógico e só lá para 2015 é que tem condições para o desligar.

Partilhar esta Página