1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Zon (semi) HD

Discussão em 'ISPs' iniciada por WestKhan, 1 de Junho de 2008. (Respostas: 17; Visualizações: 1853)

1. WestKhan

WestKhan Power Member

Lá começaram as emissões dos 2 canais HD "maravilha": MOV HD e NG HD.

Conhecem alguma razão específica para a ZON emitir os canais HD em 720p ?

WK

2. Tafinho

Tafinho Power Member

Tens algum problema com o 720p?

3. KillerWolf

KillerWolf Power Member

nas emissões de tv, o normal é ser 720p.....ainda bem que foi aberto outro topic, realmente essa questão não podia ser inserida nos outros topics já criados.

4. jpfov

jpfov Power Member

Acho que a discussão sobre o serviço HD só depois de toda a gente os ter, visto que muita gente no cabo ( e aparentemente toda os cliente satélites) ainda não têm os canais HD.

5. WestKhan

WestKhan Power Member

Não, não tenho...

Algum material adapta-se bem em 720p, outro benefecia quando transmitido em 1080i.

Um dos tipos de material que mais beneficia de transmissão em 1080i são as transmissões de eventos ao vivo.

Normalmente, os "broadcasters" asseguram a compatabilidade dos seus equipamentos para 720p e 1080i e deixam ao critério dos difusores de contúdo (os canais) a escolha do sinal mais apropriado para a emissão em causa.

Dizem-me no entanto, a área técnica da Zon, que só emitirão em 720p e gostaria de ver o Europeu em 1080i.

WK

6. Seavoices

Seavoices Power Member

Vais ter muita perca de qualidade com o europeu numa resolução 1080i

Movimentos rápidos só beneficiam com os 720P e nunca com os 1080i

1080i são para imagens estáticas ou com pouco movimento

7. kikofra

kikofra Power Member

futebol em 1080i tens a certeza? para movimente 720p e mlhor porque o tipo de refresh da imagem e diferente do 1080i....

8. WestKhan

WestKhan Power Member

Oops, tens toda a razão...estava a deixar-me dominar pela lógica "mais é sempre melhor".

Ao que parece, o 720p garante movimentos mais fluidos, especialmente nas repetições em "slow motion".

Obrigado pela chamada de atenção :P

9. Spiderman

Spiderman I folded Myself

Este video está porreiro, para se perceber as diferenças entre o "i" vs "p" nas resoluções. Vale a pena ver.

AQUI

10. strikereg

strikereg Power Member

Esse vídeo até começa bem, mas depois a explicação dos 1080i = 540p é que já estão errados.

Isto porque a TV recebe por segundo o dobro dos campos interlaçados comparativamente aos progressivos, que depois converte para progressivos para os poder mostrar no ecran (LCDs e Plasmas).
    Com cada 2 campos interlaçados cria um progressivo, por isso a comparação mais correcta no mundo real (ou seja, tendo em conta que os campos enviados no formato i são o dobro dos campos enviados no formato p) até seria 1080i=1080p.

As diferenças entre estes 2 formatos aparecem depois por duas razões:
    -movimentos rápidos (cada um dos campos interlaçados é captado num momento diferente do tempo, mas vão ser combinados num só)
    -Filtragem das linhas para evitar que existam diferenças notórias entre as mesmas (como foi referido, por terem sido captadas em momentos diferentes do tempo)

Estas duas situações fazem com que a resolução vertical do 1080i não seja assim tão diferente dos 720p.

No entanto, o 1080i tem ainda a vantagem sobre 720p de ter maior resolução horizontal.

11. Tafinho

Tafinho Power Member

Muito pelo contrário, é exactamente isso.

1080i é 1920x540, o que corresponde a 540p

12. rekarde

rekarde Power Member

mas tem o dobro da frame rate...

tu tens aí um outro post onde explicas bem isto... tá é já perdido algures aqui pró meio, ehehe

13. Tafinho

Tafinho Power Member

Ok, eu explicito:

1080i = 1920x1080x25 = 1920x540x50 = 540p

São formas diferentes de representar a mesma coisa.

PS: embora o 540p seja um abuso de linguagem, já que a resolução horizontal não deveria ser 1920.

14. Make.Love

Make.Love Banido

como está a compressão dos canais HD? Notam algum tipo de pixelização? se sim qual a resolução da vossa tv?

15. strikereg

strikereg Power Member

Não é. São eviadas duas imagens 1920x540 que a TV combina em 1920x1080. Logo a resolução final da imagem é 1920x1080! Os dois campos 1920x540 nunca são mostrados, são apenas um passo intermédio para a imagem final no ecran.

Mas já me estou a repetir. Leiam com atenção o que escrevi e se quiserem pesquisem por esse google fora :)

Um bom começo é a diferença entre frame rate e field rate.

16. Tafinho

Tafinho Power Member

Podes interpretar os números da forma que quiseres, e fazer o processamento que quiseres.

Mas acho que as pessoas já perceberam a ideia.

17. Tafinho

Tafinho Power Member

Neste momento acho que a pixelização será o menor dos problemas.

18. WestKhan

WestKhan Power Member

Os canais que tenho visto (MOV HD e NG HD) estão óptimos. Não sei qual a compressão usada mas não há "pixelizações" ou artefactos estranhos. Muito, muito bom . Não chega aos calcanhares do material doméstico HD mas há que considerar que este chega ao televisor em 1080p, contra os 720p das emissões.

Já dei algumas "espreitadelas" ao SportTv HD para "checkar" se está tudo OK para amanhã mas o material trasmitido não era de origem HD. O painel da minha televisão é 1920x1080.

WK

Partilhar esta Página