1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

zona sapo sim, zona sapo não... zona sapo sim novamente, zona sapo n...

Discussão em 'Altice (MEO, TMN, PT)' iniciada por adrifaria, 23 de Junho de 2009. (Respostas: 62; Visualizações: 19345)

  1. adrifaria

    adrifaria Power Member

    Tinha Clix há muitos anos, e embora não esteja numa zona clix, usufruía de um bom desconto (para quem não está numa zona clix), pagando cerca de 18 euros por 8Mb e 50GB de tráfego, mais assinatura telefone PT.
    Eis que o sapo apresenta a nova oferta a 19,99 com a possibilidade de não pagar assinatura telefónica. Liguei para o Sapo e sim, estava numa zona sapo. Liguei para o Clix e pedi para me cancelarem o serviço. O serviço foi cancelado em menos de 24 horas. Liguei para o sapo para aderir. Quanto a mensalidades do telefone, lembro-me perfeitamente de me ser dito qualquer coisa como: "bem, na verdade continua a pagar mensalidade, que são os 9,99 mais 10 euros de Internet...", daí o total de 19,99... o que para mim fez sentido tendo em conta que é isso mesmo que eu pago de mensalidade telefónica (9,99).

    Recebi o equipamento em casa. Paguei 60 e tal euros, algo que não aparecia no site, nem sequer me tinha sido informado quando fiz o registo por telefone. Ainda por cima,abri o pacote e percebi que tinha lá dentro a pen para sapo banda-larga, que não havia pedido... pois apesar de ter direito a tráfego gratuito, é muito pouco e não costumo andar com o portátil... normalmente uso o iphone para net fora de casa.

    Aguardei a activação do serviço e fiz reclamação da situação de ter pago o equipamento. Disseram-me que se tivesse feito o registo online, que n o pagaria. Qual a lógica??? Nessa altura dizem-me que afinal não estava numa zona sapo....

    Nos dias seguintes reclamei já não sei quantas vezes o facto de ter perdido um bom contrato com o clix para afinal, e ao contrário da primeira informação que me foi dada, não estar numa zona sapo. Surpresa: afinal "mas está numa zona sapo"... (outra vez estou, não estou???!! rrrrr)

    Fui activar o telefone VOIP, tudo ok. Estranhamente o meu telefone fazia chamadas, mas não recebia quando ligado directamente ao modem. Telefonei para o Sapo e eles disseram para voltar a ligar o telefone como estava e que aguardasse enquanto a Portugal Telecom associasse o meu número fixo ao sistema voip e que em poucos dias teria o meu número fixo a aparecer automaticamente na area Voip da minha área de cliente sapo. Telefonei para a PT que me disse justamente para aguardar uns dias.

    Os dias passaram, telefonei para saber o que se passa. Dizem-me que afinal não estou numa zona sapo... e que inclusive devo estar a receber uma carta em casa a explicar isso mesmo...

    Enfim.... para além de reclamar por escrito, estou a pensar em cancelar os pagamentos bancários, pois não sei que mais posso fazer, será boa ideia? SUGESTÕES?
    Eu acho que não devo aceitar continuar a pagar mensalidade telefónica, pois o erro é deles e não meu. Eles é que me informaram incorrectamente.

    De resto e ao fim destes anos todos, não consigo compreender como nunca estou em zona alguma, seja ela Clix, Vodafone, etc... quando estou a poucos minutos do centro da 3 cidade do país. Ainda não sei verdadeiramente se tecnicamente é impossível estar numa zona Sapo...

    Obrigado desde já por qualquer sugestão em relação ao que fazer... Tenho lido aqui que há muita gente insatisfeita com este a situação no Naked, etc. Não haverá maneira de nos unirmos nisto e fazer algo em conjunto?
     
  2. GtF

    GtF Power Member

    expliquem-me por favor uma coisa que me anda a fazer espécie ha algum tempo:
    -as linhas telefónicas são da PT...certo?
    -o SAPO pertence à PT...certo?
    porque raio o país não é todo zona sapo? :confused: (exceptuando obviamente as linhas da clix e afins... apesar de nesses sitios tambem dever haver PT)
     
  3. maxip

    maxip Power Member

    As zonas SAPO são zonas onde existe concorrencia de outros operadores que não a PT, e nas quais a concorrencia tem uma quota de mercado significativa. Por isso a ANACOM e a UE, autorizam a PT a praticar nessas zonas condições mais aliciantes para os clientes, visto que não existe risco de monopólio na zona.
     
  4. GtF

    GtF Power Member

    ta mal feito. nas zonas como a minha, em que existe monopolio é que deviam fazer isso, visto que estamos limitados a um serviço, ao menos teriamos esse serviço (que nas zonas onde não ha concorrencia é sempre rasco) a um preço de jeito
     
  5. adrifaria

    adrifaria Power Member

    pois n sei.... o que me dizem é que para estar numa zona sapo, ou clix ou seja o que for, só estando ligado a determinadas centrais. No caso de Braga, onde moro, parece que só há duas centrais dessas. De resto não sei se de facto são limitações técnicas... mas o mais provável é uma questão de $$ para obrigar a continuar a pagar assinatura telefónica à PT.

    ....
     
  6. RedHeart

    RedHeart Power Member

    Aconteceu-te algo parecido ao que se passou comigo quando estive interessado em mudar para o nADSL. Primeiro não estava, depois já estava, depois já não estava e, entretanto voltei a estar... passados uns tempos recebi carta em casa a dizer que o serviço não podia ser activado (apesar de eu ter desistido do nADSL e ter optado por outro tarifário :002: ).
    É impressão minha ou Braga está muito mal servida em questão de ADSL?
     
  7. Cold_Burn

    Cold_Burn Power Member

    Se fizeste a adesão pelo serviço que eles têm de telefonar gratuitamente para o cliente a tirar dúvidas não pagas activação nem kit. Citando o que já duas operadoras me disseram: "é como se tivesse feito a compra online mas em vez de ser voçê a fazê-la fomos nós que a fizemos por si."

    Aderi ontem tal como tu e na chamada gratuita para o cliente tirei todas as dúvidas que tinha (Zona Sapo incluida) e aderi logo depois.

    Em teoria vou pagar os 19.99 mensalmente pelos 8mb o resto é tudo grátis.
     
  8. adrifaria

    adrifaria Power Member

    Parece que sim. Pelo que li ontem apenas duas centrais podem ter ADSL zona sapo, clix e etc's.... Tendo em conta que eu estou ligado à central remota 13, no mínimo e sem perceber muito do assunto, 11 centrais não têm escolha. Tendo em conta que moro a meros 3 km do centro da cidade é no mínimo.... (sem comentários).

    Quanto à parte de pagar o equipamento porque o cliente liga para eles e não eles para o cliente, ou porque o cliente não fez o pedido pela net é no mínimo... (sem comentários).
     
    Última edição: 24 de Junho de 2009
  9. Rui_Carlos

    Rui_Carlos 1st Folding then Sex

    Eu aqui há uns dias liguei para saber se estava numa zona SAPO (depois de, uns dias antes, ter verificado que já podia ter Vodafone Duplex), e eles não me souberam responder. Curiosamente, logo de seguida, fui ver se podia ter Vodafone Duplex, e, coincidência, também não era possível verificar isso naquele momento...

    Pelo menos parece que já posso ter Vodafone ADSL, por isso, se não estiver numa zona Sapo, em breve mudo de operador.
     
  10. adrifaria

    adrifaria Power Member

    Rui,

    Se estás numa zona Vodafone o mais provável é estares numa Zona Sapo. Tanto como tenho vindo a saber isto funciona do seguinte modo:
    Se uma operadora qualquer verifica que tem muitos clientes numa zona ou potenciais clientes, paga à PT para poder fornecer o serviço sem assinatura telefónica. Nessa altura a PT faz o mesmo para essa zona. Tive uma supervisora do sapo a dizer-me qualquer coisa como: Nós só assumimos uma zona como SAPO quando outra operadora o faz.

    E claro que assim é, pois entretanto as pessoas continuam a pagar assinatura do telefone.

    Eu continuo a achar que isto tudo está errado desde o momento em que a PT foi privatizada, pois levou durante anos uma vantagem enorme sobre qualquer outro potencial concorrente que foi ficar com as linhas instaladas do país, pagas por os contribuintes do passado, ou seja os meus pais e avós. Esse para mim foi o pecado original disto tudo. Mas enfim, talvez seja ingénuo pensar assim.
    Em seguida e para os mais atentos, quando a autoridade para as comunicações (ou lá como se chama) anunciou há anos que as empresas podiam fazer ofertas ADSL, poucos tempo depois, a PT apareceu com o Sapo ADSL, ou seja numa questão de pouco tempo conseguiu equipamento, estratégia de marketing etc. As outras operadoras só apareçam com ofertas alguns meses mais tarde... Os mais atentos poderão pensar que a PT teve acesso a informações muito antes das outras operadoras. Sem esquecer que a isenção dessa autoridade, parece ser questionável.
    Eu ainda pergunto para o que serviu a venda da tvcabo.... só para fazer mais dinheiro. Venderam e lucraram e logo depois, desfrutando do poder económico incomparável que têm, estão em força com o MEO. Basta pensar na quantidade de publicidade que eles fazem e que a zon faz.... De qualquer modo, e tal como dizia um conhecido meu há dias, pagar 10% do salário mínimo nacional por um serviço de tv, tel e net... é demasiado, n?

    Enfim, desculpem os desabafos.
     
    Última edição: 28 de Junho de 2009
  11. maxip

    maxip Power Member

    Para quem quer saber mais sobre estas zonas fiquem com as seguintes noticias:

    http://exameinformatica.clix.pt/noticias/mercados/1000815.html

    http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=348724


    http://exameinformatica.clix.pt/noticias/mercados/1001499.html

    http://tek.sapo.pt/noticias/telecom...sregulamentacao_na_banda_larga_em_908213.html

    Espero ter ajudado...
     
  12. mr_zener

    mr_zener Power Member

    Resumindo:

    Quem vive na Cidade: Paga menos porque sim!
    Quem vive na Aldeia: Paga mais porque não ha concorrencia!


    Boa politica!

    Obrigado Comissão Europeia!
     
  13. adrifaria

    adrifaria Power Member

    "A Anacom considerou que um total de 184 centrais, ou 47% dos acessos telefónicos e 61% de banda larga, estavam em zonas concorrenciais, o que face ao projecto de decisão, divulgado em Junho, incluiu mais 34 centrais."

    61% do país está em zona concorrencial de banda larga??????? é difícil de acreditar para quem mora a 5 min do centro de Braga e nada. Se fosse o centro de Corroios-de-Espada-em-Cinta-Magra, talvez. Mas também não fica claro o que querem dizer como zona concorrencial... ou fica?


    "Até à data, a PT estava obrigada a praticar tarifários mínimos fixados pela Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom), a fim de evitar a “asfixia” comercial dos operadores concorrentes.
    Com a deliberação de ontem, a PT deverá passar a ter liberdade de fixar os tarifários que bem entender em 184 zonas do país, onde já não detém poder de mercado significativo.
    Para passar a produzir efeito, a deliberação está ainda dependente da aprovação da Comissão Europeia.
    Caso haja aprovação, a PT pode lançar novos tarifários para o retalho dentro de dois meses, e para o mercado grossista (para outros operadores concorrentes) dentro de um ano, noticia o Diário Económico. "

    Ok, isto quer dizer que a PT vai poder fazer os preços que entender onde não detém poder de mercado, ou seja onde há concorrência? para quê? para acabar com a concorrência novamente? sim, porque ao contrário da concorrência a PT pode quase fazer dumping nessas zonas com o dinheiro que ganha nas restantes.

    Será que estou a compreender bem?
    Devo estar... até pq o mesmo artigo diz: "A deliberação vem ao encontro dos desejos há muito expressados pela operadora histórica." a sério? não se nota nada que a Anacom é quase uma empresa do grupo PT. Francamente estou cansado desta palhaçada toda.
    >(>(>(>(>(>(>(>(>(>(>(>(>(>(>(>(>(
     
  14. GtF

    GtF Power Member

    fixe, alguem me compreende!

    com estas medidas eles estão a fazer o contrario do que parece que queriam, porque onde ja ha muita escolha, metem ainda mais competiçao de preços, logo, preços mais baixos.
    onde ha sapo ou sapo, os preços continuam altos, porque eles sabem que ou pomos sapo, ou entao sapo
     
  15. master-chief

    master-chief Power Member

    gostei dessa...ou sapo ou sapo

    pessoal, ja pensaram em usar a banda movel de tmn, vodafone ou optimus? Só mesmo naquela de fugirem da SAPO claro
     
  16. Rui_Carlos

    Rui_Carlos 1st Folding then Sex

    E ficar com downloads ridículos, e latências enormes? E já agora, TMN ia ser a mesma coisa que SAPO, basicamente...
     
  17. adrifaria

    adrifaria Power Member

    nenhum serviço banda larga é competitivo face ao SAPO e digo isto com muita pena....acredita.
     
  18. GtF

    GtF Power Member

    infelizmente ate a rede de telemoveis foge daqui. tenho um processo aberto na vodafone por causa de um e-escolas, que tou a pagar net e nao apanha nada, e ja ha varias semanas que nao me dizem nada. vou ligar para la e chatear-me.

    para alem disso, a placa está para reparação ha mais de um mês
     
  19. maxip

    maxip Power Member

    Mas se reparares, é mais facil aos operadores alternativos começarem negocio em zonas onde a PT por limitação da Anacom, pratica preços regulados e por isso mais altos. Nos outros locais onde estes já estão instalados e com relevância no mercado, a PT pode e deve ter alguma liberdade e praticar preços mais baixos e concorrenciais, afim de também não perder o negócio para os outros que por um lado têm vantagem.

    O mal não é a ANACOM, nem a CE, nem a PT, é sim os operadores que não querem investir na tua zona por não terem o mesmo que retorno que têm noutro sitio, ou seja 1€ invetido aí vale menos do que noutro sítio.

    Quanto aos critério de ser zona desregulada:
    É existirem operadores concorrentes com quota de mercado relevante e é também levado em consideração o facto de existir ou não rede de cabo na zona.
     
  20. The Coin Operator

    The Coin Operator Power Member

    Quem vive na cidade: paga menos porque há muito mais população, logo mais oferta, logo tarifas mais baixas, é óbvio, é a lei da procura/oferta.

    Quem vive na aldeia: Tem sorte de ter ADSL, não percebo como muitas aldeolas tem ADSL, não se justifica, não querem ter os mesmos serviços/preços da cidade pois não? Não querem que os operadores gastem milhões para fornecer a meia dúzia pois não?

    Porra de país, devia ser como na América, tudo liberalizado, neo-liberal.
    Estou farto da porcaria de esquerda deste país, a PT não pode descer preços porque se não asfixia a concorrência... Olha, a concorrência que se ajuste, é a lei do mais forte.
     

Partilhar esta Página