ZONBOX - Actualizações de Firmware

Status
Fechado a novas mensagens.
Quem está a falhar ou não é o fabricante da tua TV isto se tiveres problemas em ver em HD.

Se a EDP te cortasse a luz porque tens tomadas do tipo A e não do tipo B, como reagirias? Mais uma vez, para que fique bem claro: o problema não está em usar HDCP mas sim em mudar as condições do serviço a meio. Bastaria a Zon implementar a norma só nas novas boxes para tudo estar conforme e sem alienar os clientes actuais.
 
Será que eles querem mesmo resolver esse bug??
Ou querem deixar estar assim??

Eis a grande questão... 15 dias é tempo mais que suficiente para resolver isso...
Há pequenos problemas que para serem resolvidos precisam de bastantes alterações. Por vezes há problemas grandes que se resolvem com pequenas alterações. Tudo depende onde é necessário mexer. Em qualquer dos casos qualquer alteração por mínima que seja tem de passar nos testes (deveria) antes de fazerem um release.
 
E estava mesmo conforme? Será que passar por cima do HDCP nas box antigas é legal?

Se calhar os operadores que cumpriam a norma e não passavam sinal HDMI sem o HDCP é que se poderiam queixar de concorrencia desleal...

Mas ok, quando ha que dizer mal da ZON já vimos que vale tudo :D
 
E estava mesmo conforme? Será que passar por cima do HDCP nas box antigas é legal?

Ao contrário do que se disse por aqui, o HDCP não é obrigatório no HDMI. Aliás, o HDCP é uma norma independente e que pode ser usada em várias meios de transporte (HDMI, DVI, DisplayPort, sinais-de-fumo).

Cabe a quem produz os conteúdos decidir se deve obrigar toda a gente a usá-la - é que acontece com o Blu-ray, por ex. (e essa é, para mim, uma das razões para o seu insucesso sem que a pirataria abrandasse)
 
encontrei isto na site da nds:

1st October 2010
French Ministry
of Industry

NDS Snowflake wins
2010 Janus Award from L’Institut Français
du Design

Olivier Lacour explained a jury of 12 designers, advertisers, ergonomists andministry executives how NDS Snowflake will change the TV User Experience and showed the ZON interface. The presentation involved many questions and surprises when the jury knew about the November launch date in Portugal.

site: http://nds-snowflake.com/?p=97 (site official, não é nada de jeito o saite, mas descobri isto).
p.s: e de dizer que no saite tem a dizer zon no topo.
 
Última edição:
Se a EDP te cortasse a luz porque tens tomadas do tipo A e não do tipo B, como reagirias? Mais uma vez, para que fique bem claro: o problema não está em usar HDCP mas sim em mudar as condições do serviço a meio. Bastaria a Zon implementar a norma só nas novas boxes para tudo estar conforme e sem alienar os clientes actuais.

Comparação sem lógica porque a ZON não te cortou o serviço no geral o que não podes é ter TV por ligação HDMI.
Alguns clientes da MEO também tiveram problemas com as TVs por causa do HDCP.

Abraços.
 
Essa tua afirmação é engraçada, na medida que quem tem CRT's é mesmo obrigado a isso se quiser ver conteúdos em HD. :P

Concordo, mas é chato para os que já viam conteúdos em HD deixarem de ver. Mas também convenhamos que a culpa é do fabricante que tem uma TV em HD sem HDCP. Pessoalmente acho que ele tem que ir reclamar com quem lhe vendeu a TV. Porque para ver conteúdos em HD o HDCP quase que é obrigatório, se ele adquirir um leitor de BluRay automaticamente a única coisa que vai ver é preto, porque a TV não tem suporte à norma HDCP.
 
Nem mais. Precisamente por haver equipamentos assim (mais antigos) é que a questão só surge agora. Ou seja, a ZON esteve a beneficiar os cliente enquanto pôde. Mas um operador não pode manter uma situação irregular eternamente.
No fundo, o mesmo se vai passar com o serviço analógico. Ainda se mantém para beneficio de clientes mais antigos. Mas terá que acabar.

Claro está, compreendo a situação de quem se sente lesado, mas eu pura e simplesmente faria o downgrade do serviço.
 
Essa tua afirmação é engraçada, na medida que quem tem CRT's é mesmo obrigado a isso se quiser ver conteúdos em HD. :P

A tua afirmação é engraçada porque estamos a falar de pessoas que compram LCDs e plasmas para ver conteúdos HD e deixarem de os conseguir ver :P

a ZON esteve a beneficiar os cliente enquanto pôde. Mas um operador não pode manter uma situação irregular eternamente.

Qual situação irregular? Nesta altura já toda a gente sabe que o HDCP é inútil e não cumpre o seu único papel: prevenir a pirataria. Vamos chamar os bois pelos nomes por isso pergunto-te: QUEM é que pressionou a Zon para implementar algo que eles decerto sabiam iria gerar muitos inconvenientes aos clientes?

No fundo, o mesmo se vai passar com o serviço analógico. Ainda se mantém para beneficio de clientes mais antigos. Mas terá que acabar.

Ainda há questão legal ("gravação para uso pessoal") mas concordo que mais cedo ou mais tarde até isso vai desaparecer.
 
A tua afirmação é engraçada porque estamos a falar de pessoas que compram LCDs e plasmas para ver conteúdos HD e deixarem de os conseguir ver :P

Eu sei isso, mas para quem lê fora de contexto não deixa de ser uma afirmação à "la palisse", sem querer menosprezar o que o hildeberto disse, pois compreendi a mensagem e concordo em absoluto.

4throck disse:
No fundo, o mesmo se vai passar com o serviço analógico. Ainda se mantém para beneficio de clientes mais antigos. Mas terá que acabar.

Quando tal acontecer estarei eu na posição do hildeberto (e outros), todo indignado, pois com o analógico actual consigo ver tv em todas as divisões da casa sem box's. Um dia que termine, lá terei de pagar mais uns extras para ter box's espalhadas pela casa... mas é inevitável que isso aconteça, porque irá sempre representar mais uns cobres na carteira deles...
 
Mas olha que hoje em dia no mercado, qualquer TV que compres, que seja FULL HD ou HD Ready têm todos HDCP.
A questão não é se o HDCP previne a pirataria ou não. Mas é uma norma que surgiu junto com o HD. Insisto que se comprarem um leitor BluRay e a TV não tiver a norma HDCP o filme simplesmente não passa por HDMI ou DVI. Somente se ligarem um cabo SCART, ou outra qq ligação analógica. Tudo que seja ligação digital tem que suportar a normativa HDCP.
O MEO teve o mesmo problema, mas foi logo no inicio que as boxes deles já faziam a verificação do HDCP.
Concordo que a culpa deste embróglio é da ZON, que devia ser uma questão que devia estar a funcionar desde o principio, não é a meio alterar e depois os clientes que se amanhem.
A ZON é que deixou o ppl andar à vontade e agora corta as pernas. Isso está mal , mas não acredito que eles vão alterar.
 
Eu sei isso, mas para quem lê fora de contexto não deixa de ser uma afirmação à "la palisse", sem querer menosprezar o que o hildeberto disse, pois compreendi a mensagem e concordo em absoluto.

Quando tal acontecer estarei eu na posição do hildeberto (e outros), todo indignado, pois com o analógico actual consigo ver tv em todas as divisões da casa sem box's. Um dia que termine, lá terei de pagar mais uns extras para ter box's espalhadas pela casa... mas é inevitável que isso aconteça, porque irá sempre representar mais uns cobres na carteira deles...

Ainda bem que não estou nessa posição, estava apenas a "meter-me" na pele de algumas pessoas que tê, essa situação...
Concordo contigo, é inevitável que isso aconteça, porque a tecnologia vai sempre evoluindo não e? :)
O triste é sair sempre do nosso bolso o dinheiro...
 
Após uns dias de uso do novo software Nagra e também o novo visual posso dizer que estou satisfeito. Noto que a estabilidade da box está perfeita, muito melhor que antes.

Só um bugzito: muitas vezes ao desligar a caixa em vez de aparecer a hora aparece "Mute".
 
Concordo que a culpa deste embróglio é da ZON, que devia ser uma questão que devia estar a funcionar desde o principio, não é a meio alterar e depois os clientes que se amanhem.

Nem mais. E quanto ao HDCP é preciso notar que não são só as TVs que têm de ser compatíveis, cabos e switches também têm de ser certificados - inclusive a box pode impedir o uso de switches!

Ao contrário do 4throck, não acredito que alguém tenha imposto o uso do HDCP à Zon. Deve é ser uma característica técnica do novo Nagraguide que a firma não tem competência técnica para retirar. Eu é que não gostava de estar na pele dos instaladores da Zon que a partir de agora vão ter de explicar a razão pela qual os clientes que compraram uma TV gigante em 2007 ou antes não podem ver canais HD :)

PS: 3 dias para a bomba rebentar (quando actualizarem as boxes dos clientes da Grande Lisboa). Algo me diz que ainda vamos ouvir falar muito deste problema.
 
Última edição:
Ao contrário do 4throck, não acredito que alguém tenha imposto o uso do HDCP à Zon. Deve é ser uma característica técnica do novo Nagraguide que a firma não tem competência técnica para retirar.

Ricardo, acabamos por estar de acordo. Estas coisas não são "impostas" pela entidade X ou Y, pura e simplesmente a evolução dos sistemas (hardware, software, boxs, etc) acaba por as tornar obrigatórias.
Para fugir a isto a ZON teria que ter boxs e software próprio.

O que me parece que devia acontecer era, nos casos em que as TVs comprovadamente não suportassem o sistema (listagem de modelos incompativeis) o cliente pudesse fazer o downgrade de software... Isto sim está ao alcance da ZON.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo