1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

zoom panning

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por kadeR, 3 de Dezembro de 2008. (Respostas: 15; Visualizações: 973)

1. kadeR

kadeR I quit My Job for Folding

boas pessoal, a uns tempos vi aqui no forum alguem que fez um trabalho qualquer em que utilizou esta tecnica e fiquei curioso pk nunca tinha exprimentado.

algumas dicas ai para este tipo de panning?

cumps

2. adolfo dias

adolfo dias Power Member

nc fiz, mas acho que basicamente consiste em fazer o pre-foco e depois puxar o zoom enquanto se tira a foto...
    o ideal são lentes de zoom "extensivel" como a 100-400 e n de anel

3. Warlord

Warlord [email protected] Member

faz-se bem com ***** lente de zoom, ate c/ 18-55 de kit se consegue fazer

http://www.flickr.com/photos/warl0rd/2704497710/

usas um shutter baixo de modo k tenhas tempo de fazer zoom durante a exposicao, mas n pode ser mt alto ou acabas por ficar c foto tremida, nao e facil fazer zoom sem k o centro da foto se mecha :P

akela foto foi handheld, consegues outros efeitos (e shutters mais prolongados) se tiveres a makina num tripe, p ex:

http://www.flickr.com/photos/warl0rd/2739194581/

4. kadeR

foi msm essa k eu ca tinha visto.
    tks

tenho de experimentar isso com a 18-55... a dias tentei fazer isso com a 70-300 e o resultado foi catastrofico xD

5. Warlord

exprimenta com a 18-55, e mais facil. e cm em tds os pannings e um kestao de pratica, essa handheld aproveitei-a no meio de mts ;)

6. adolfo dias

adolfo dias Power Member

nem eu disse o contrário, apenas que é mais fácil com as outras

7. Di_chan

Di_chan Power Member

bem é o seguinte...
    eu tenho feito umas fotos com um modus operandi muitoidentico ao k voces dizem e ao tipo de fotografia aki presente e para tal deixo aki uma foto... digam se esta foto é um zoom panning ou uma foto muito frakita...

http://img185.imageshack.us/my.php?image=img6884id1.jpg

8. Warlord

o efeito nao esta mt assentuado, assim a primeira nao te da a sensacao de zoom, mas axo k e um passo na direccao certa.

9. Di_chan

Di_chan Power Member

o k eu fix foi o seguint.... n trabalhei com zoom mas ok..
    tipo escolh uma exposição alta (julgo k seja este o termo corecto)
    depois disparo e entretato mexo com a camara enquanto ela n da akele som final de quando termina de tirar a foto...

10. Warlord

dai o efeito nao ser tao assentuado. para a proxima tenta ficar no mesmo sitio mas rodar a lente (fazer zoom) em vez de te aproximar.

11. kadeR

bem, fiz a minha primeira experiencia handled com a 18-55 e realmente saiu melhorzito, mas mesmo assim continua uma grande cagada...

12. ruimoura

ruimoura Power Member

Está muito bom, digo-te já. Esse efeito na situação certa fica espetacular, mas é daquelas coisas que pedem um grande domínio da máquina e da técnica.

13. kadeR

em condiçoes de boa luminosidade qual e a velocidade de obturador que aconselham?
    em média é claro...

cumps

14. cmorais1

cmorais1 Power Member

À uns tempos, estava eu no meu escritorio pessoal, (heheh) com a maquina (canon 300D) ao colo e com uma revista da especialidade, (Fot..Dig..), lendo e experimentando varios settings. Uma das experiencias que fiz, penso que seja exactamente essa a zoom panning, a primeira ficou assim:

15. cmorais1

cmorais1 Power Member

Lendo mais um pouco, mexendo mais nuns settings e tal a segunda para mim já ficou melhor e com um efeito mais perto do desejado, o que acham??'

Última edição: 4 de Dezembro de 2008
  16. Warlord

olha, nd mau kader...

agora e uma kestao de passares 10 minutos e tirares 50 fotos e no meio de tantas uma acaba por ficar perfeita :P essa nao esta nd ma, mas nota-se algum blur na parte central, onde e "suposto" (ou mais agradavel de ver) ficar um bocadinho mais sharp.

tb podes exprimentar fazer zoom-in ou zoom-out, podem causar efeitos difeerentes e pode dar-te mais jeito um k outro (pela rotacao do zoom ser contraria)

Partilhar esta Página