Zotac 8800GT vs HD4850 Glaciator - nVidia wins?

vascorama

Power Member
Boas, há uns tempos atrás tinha eu a minha Zotac 8800gt:

Tecnologia gráfica
- Nvidia Geforce 8800GT at 660 MHz engine clock and 1600 MHz shader clock
- 400 MHz RamDAC Technology Maxima Resolução : 2560 x 1600
- True 128-bit floating point high dynamic-range (HDR) lighting with 16x full-screen anti-aliasing
Memoria
- Onboard 512MB GDDR3
- 1800MHz memory clock
- 256-bit memory bus width
Bus Support
- PCI Express x 16 2.0 or below
Aceleração 3D
- Unified Shader Model 4.0
- Microsoft DX10 support
Conectores Externos
- Dual DVI-I Connector
- TV-Out (S-video) Connector
Outros
- HDTV Ready
- Vista Ready
- SLI Ready
- HDCP Ready
- Dual Link Dual DVI
- RoHS Compliant
e com essa gráfica obtinha o seguinte resultado:






Sem notar qualquer tipo de breaks nos jogos.

Comecei a ver umas reviews quando saiu a HD4850, e via nessas mesmas reviews altos scores da ati, em que superava claramente a 8800gt.
Decidi então vender a 8800gt para comprar uma Asus HD4850 Glaciator, nos primeiros tempos como joguei pouco nao deu para testar grande coisa, agora como comecei a jogar mais, comecei a notar uma quebra de frames brutal, tipo oscilação entre o máximo e o minimo, em que o máximo de fps é semelhante, mas o minimo é muito inferior à 8800gt.
Decidi então fazer um testezito para comparar e constato que perdi cerca de 2000marks com os mesmos settings:




Agora é assim, não me digam que 3dmark é lixo, porque se não tivesse notado quebra no jogo nem sequer tinha corrido o 3dmark...
A questão aqui é, será que fui encavado pelo marketing?
Cheira-me que sim....


ps: o pc foi formatado há dias, não tem processos manhosos e altima coisa que nao tem é o catalist 8.12 que saiu há dias...
 
Com o PC formatado não pode ser conflito de drivers antigos com drivers novos. Com a fonte que tu tens, também não pode ser falta de energia. Logo resta-nos a gráfica. Eu se fosse a ti tentava testá-la noutro PC, se desse os mesmos problemas RMA com ela.
 
É isso mesmo, é testa-la noutro pc senão RMA com ela...a 4850 é muito melhor que a 8800GT.
Se esse score que tens fosse normal então a 4850 seria mais lenta que a geração passada da ATI coisa que é completamente errado.

Senão acreditas e achas que é inferior se calhar o melhor é procurares alguém com uma 8800GT a ver se quer trocar, acho que não terás muitas dificuldades.:p
 
Epá, pondo então a hipotese de a gráfica estar mamada, alguém com um sistema semelhante, sem tweaks no s.o. para score se importa de postar um resultado de forma a eu tirar algumas conclusões?
Era só para não estar a enviar a gráfica para RMA e depois vir para trás...para ter mesmo a certeza.
Agradecia imenso.
Obrigado
 
Mas continuas a testar com 3D mark?

Devias era comparar os fps nos jogos, não 3DM.

Já de agora, temperaturas? Ouvi dizer que esse cooler às vezes para...
 
Temps andam de 45º a 60º, idle e full load...
Como testo os fps em jogos sem ser a jogar? É que é a jogar em cenas intensas(FEAR Combat, tudo no máximo e servidor cheio, muita explosão portanto) que eu noto que onde a 8800gt descia para 60/70fps, esta já chegou a ter picos de 30fps :S
 
nem ponhas 3dmark ao barulho.... nessa area as ATI valem "0", elas valem é em jogos.

sim, é isso
eu tb passei de 8800GT para 4850 e notei logo que perdi marks, no entanto ganhei FPS e/ou detalhes(sem comprometer FPS) em jogos

quanto aos breaks tenta dar uma vista de olhos nas opçoes do CCC

Temps andam de 45º a 60º, idle e full load...
Como testo os fps em jogos sem ser a jogar? É que é a jogar em cenas intensas(FEAR Combat, tudo no máximo e servidor cheio, muita explosão portanto) que eu noto que onde a 8800gt descia para 60/70fps, esta já chegou a ter picos de 30fps :S

tb pode ser mesmo de jogares online
 
acabei de correr com as mesmas configurações que tu:




Tu:

Run #1- DX9 1680x1050 AA=4x, 32 bit test, Quality: High ~~ Overall Average FPS: 2511




Eu:

Run #1- DX9 1680x1050 AA=4x, 32 bit test, Quality: High ~~ Overall Average FPS: 3309,5






agora compara o teu sistema com o meu !!!!!!!

algo se passa aí... :cool:
 
Essa gráfica não está boa, ponto final. Se usas a 8800GT nesse sistema e corre tudo bem, então o problema só pode ser da gráfica, e como é lógico, a HD4850 é muito superior à 8800GT, portanto...
 
Ok, agora com os settings que postaste ao inicio para eu fazer:




Já dá mais ya...e pelo que andei a ver aí na "internets", há muito ppl com scores semelhantes ao meu...
O teu score é que vem estragar tudo e me leva a pensar que possa estar mesmo marada...

Uma coisa me mete confusão, esta gráfica tem Hypermemory?
É que no jogo vi várias vezes Mem=820mb...sendo assim pode também ser algum problema na ram correcto?

É um bocado complicado chegar à loja e dizer que isto está mau, se não tem sinais óbvios disso...não me parece que vâo correr lá o Crysis benchmark... :(

Que achas? Faz Hypermemory? Pode ser da ram?
Obrigado pela ajuda...já estou a começar a acreditar então...
 
essa Mem=820Mb é a memoria ram acupada.


Isso defacto n está bem, só pode ser da gráfica, visto que a tua 8800GT funka normal.


é uma questão de dizeres aos tipos da loja que a gráfica n está com o desempenho devido, e que já o comprovaste.
 
Back
Topo