ZTE Open (Sistema Operativo Firefox) €69

Nunes91

Banido

O ZTE Open terá sido o primeiro modelo com Firefox a merecer a atenção da imprensa. Trata-se de um dispositivo com um ecrã de 3.5 polegadas (HVGA) e uma construção à base de plástico. Até aqui nada de surpreendente já que a ZTE não é propriamente conhecido por utilizar os melhores materiais do mundo.
Uma cuidada observação às características revelam que o ZTE Open é apontado ao segmento de baixo custo, já que possui um processador Qualcomm Cortex A5 de 800Mhz, 256 MB de RAM e 512 MB de memória interna (expansível por intermédio de cartão microSD). Aliás a própria resolução do ecrã fica-se por uns tímidos 480 x 320 o que é por si só caracterizante do segmento de mercado.
A câmara traseira de 3.2 megapixeis acaba por ser suficiente para quem raramente tira fotografias em ambientes pouco iluminados. Wifi, bluetooth e GPS são o que podemos esperar na vertente da conectividade associada a este smartphone com o Firefox OS. O ZTE Open estará disponível em duas cores, o laranja que vemos acima e azul escuro.
 
Última edição:
É este o primeiro aparelho com firefox os? Ou os vendem por 50 Euros ou então podem esquecer o assunto.

Não, não vai ser este o primeiro smartphone com Firefox OS. Este ZTE só está previsto chegar lá mais para o final do ano. Antes deve chegar o LG Leo, em Setembro, e esse sim, deve vir a ser o primeiro equipamento com o novo S.O. da Mozilla.

Contudo tenho que fazer-te um pequenino reparo. Ao contrário de outros smartphones, a Mozilla está pura e simplesmente a borrifar-se para as sepcs que estão dentro dos novos telemóveis com Firefox OS.

O novo Firefox OS não necessita de "bom" hardware para poder correr de forma fluída. Como corre através da web e por HTML5, o hardware é algo para 2º plano, basta ter o mínimo, e neste caso o mínimo parece ser 1 GHz de processador e 256 de RAM. E isto para que os fabricantes, ao baixarem as sepcs de hardware, consigam colocar cá para fora smartphones com Firefox OS mesmo muito baratos. Mas a 50€ tb me parece que é estar a pedir muito.

Repito, o hardware não interfere com o Firefox OS da mesma forma que outros S.O. o fazem, portanto acho que não faz lá muito sentido estarem a fazer-se comparações diretas com outros sistemas operativos, e sobretudo com smartphones com melhor hardware. Este conceito de S.O. móvel da Mozilla é novo e é totalmente diferente dos sistemas operativos móveis que temos atualmente.
 
É oficial. A espanhola Telefónica começa amanhã a venda ao público do primeiro smartphone (este ZTE Open) com Firefox OS. Preço? 69 euros.
 
Caro para o que oferece.

Não acho. E digo isto porque já li bastante sobre o "sistema" Firefox OS e tenho uma noção do que se pode fazer com ele.
Para todos os efeitos este ZTE Open é um smartphone, traz Wifi, GPS, 3,5G e uma store da Firefox que dizem que tem tudo para crescer, e rapidamente. O HTML5 assim o permite, tornando muito mais prático e simples a criação de apps. Todo o sistema assenta em HTML5.

Querias o quê? Smartphones a 50€? A 50€ e mais encontras muitos telemóveis que nem smartphones são, com sistemas operativos proprietários, Nokia S40, etc
Esses sim são telemóveis mais básicos, lentos, um pouco limitados em termos de apps, em que a grande vantagem é a duração da bateria. Tens imensos telemóveis/feature phones com menos capacidades, em termos de funções, do que este ZTE Open que custam bem acima dos 50€.

Já viste um smartphone com Firefox OS a funcionar? Tens aqui o ZTE Open. Em versão de testes. Parece-me bastante fluído. É uma mistura de vários O.S. (conceitos) em um só. Com o sistema assente na web.

Eu sei, as pessoas olham para as specs disto e a primeira coisa que sai é "fraquinho", "não deve ser grande coisa" mas não é isso que eu tenho lido e visto duante as últimas semanas sobre este novo S.O., porque o que importa não são as specs, é o ecossistema.

Mais depressa dou 69€ ou mesmo 79€ por isto do que 59,90€ por um Nokia 206 (S40), por exemplo. E smartphones Android a rondar os 100€ mas que se fartam de crashar tb não é bem a minha praia.
 
Última edição:
Mozilla has reconfirmed that the world’s first Firefox OS-powered smarthpones – ZTE Open and Alcatel One Touch Fire – would be launched “soon” by Telefonica and Deutsche Telekom.ZTE’s Open will be the first to actually go on sale.Telefonica unveiled that the handset would be available in Spain starting tomorrow, July 2. It’s going to cost only €69, and customers will find it in Movistar stores.As you may already know, the ZTE Open is a low-end device. Its features include a 3.5 inch HVGA display, HSDPA, Here Maps (from Nokia), GPS, Wi-Fi, 3MP rear camera, 256MB of RAM, 1GHz single-core processor, and a 4GB memory card in the box.€69 for a smartphone which – albeit very low-end – isn’t terrible, is definitely a good price. And it will allow Mozilla to make Firefox OS a viable alternative to Android, as well as to Nokia’s Asha touchscreen phones.
“The launch of Firefox OS marks an incredibly exciting time for the Web. Firefox OS powers the first smartphones built entirely on Web technologies and will stimulate an inspiring new wave of innovation for the Web,” declared Jay Sullivan, Mozilla Chief Operating Officer. “We are proud to deliver an experience for first time smartphone users that will delight them and really put the power of the Web in people’s hands.”
A few weeks ago, Alcatel has announced that its One Touch Fire would be available in Europe and Latin America “this summer.” Other Firefox OS handsets will be introduced later this year.

http://www.unwiredview.com/2013/07/...ox-os-phones-via-telefonica-deutsche-telekom/
 
Existe alguma previsão da entrada deste SO e respectivos terminais no mercado nacional?

Sabe-se que vai entrar, por mão da TMN. Datas por enquanto, nada. Terminais, tb não. Mas isso é mais fácil de especular. Já andam aí este ZTE Open e o Alcatel One Touch Fire.
Hum... Cheira-me que a aposta da TMN vai ser ZTE, eles têm vários smartphones de "marca branca" de fabrico ZTE.

Pode ser que apareçam mais novidades ainda no Verão ou mais lá para o final do ano, não se sabe nada por enquanto.
 
A ZTE decidiu vender o seu ZTE Open no site do ebay, para os mercados UK e USA.
No caso britânico estamos a falar de 60 libras (desbloqueado). São os tais 69€ a que ele está a ser vendido em Espanha. Só que aqui vem livre de operador.
 
E no seguimento da noticia anterior, os telemóveis ZTE Open postos à venda no ebay (UK e E.U.A) já esgotaram.
Tb não foram assim tantos postos à venda, a rondar os 1000 smartphones em cada mercado.
 
Back
Topo