ZWAMEcast #115 — Surface Pro 3

Viva JKL22!

No problem... Embora já tenha enviado o feed para avaliação, uma vez aceite (se aceite) peço para remover o feed... simples. É que fiquei logo em pulgas de propagar isto o mais possível hehehehe Perturbem à vontade! ;)


Se pedidmos para removerem será que depois estão para nos aturar ao pedir novamente? Por causa disso se aceitarem é melhor não mexer mais :)


Gostei!
Metro a tua voz é IGUALZINHA a um colega meu de trabalho de Castelo-Branco! Juro que ainda fiquei na dúvida!

Quanto ao tema, gostei, estive bastante atenta :)
Continuem ;)

hehe :)
 
O primeiro Podcast feito pela comunidade penso que correu mal. Não vou, nem quero, tirar mérito aos participantes pois participar em algo deste género requer sempre algumas qualidades.

Arrancando com as críticas, que acredito que as queiram, começo por apontar a duração. É excessivo. Se tivesse a duração de 60 minutos e tivesse 6 temas diferentes, abordando mais coisas conforme vão acontecendo, entre lançamento de podcasts, seria totalmente aceitável (até se poderiam disponibilizar as temáticas em podcasts separados ou em conjunto).

Isto leva-me ao tema que foi debatido por cerca de 70 minutos. Não ouvi o podcast todo, nem vou ouvir, mas se tivessem falado de Apple por 10 minutos, depois tivessem falado de outro tema qualquer, por exemplo uma guerra entre ATI & NVidia, e de seguida um tema do Geral que fosse do interesse público, eu tinha ouvido por completo, sem dúvida alguma, e sempre aprendia um pouco mais sobre a Apple durante esses 10 minutos, mesmo que o meu interesse seja pequeno, independentemente do tema. Agora 70 minutos sobre o mesmo tema dá-me vontade de não ouvir mais Podcasts da comunidade, mesmo que fosse de um tema do meu agrado. E, nesta versão v0, não sinto vontade de ouvir por completo.

Em termos de moderação e estrutura do podcast, não poderei falar, visto não ter ouvido o suficiente, o que eu encaro, no geral, como um mau sinal.

Pensem, seriamente, em restruturar os Podcasts. Assim, cada um deles irá apenas agradar a um determinado conjunto de pessoas, e não vai agradar a maior parte delas, muito menos irá atrair novos ouvintes.

Desculpem pela leve agressividade, mas o intuito é todo a pensar na constructividade e na melhoria desta excelente iniciativa!

Cumprimentos!
 
Muito amador ainda, mas para primeiro está porreirito. Dá a entender que quase tudo o que disseram foi improvisado que às vezes já não tinham onde pegar. :P
 
O primeiro Podcast feito pela comunidade penso que correu mal. Não vou, nem quero, tirar mérito aos participantes pois participar em algo deste género requer sempre algumas qualidades.

Arrancando com as críticas, que acredito que as queiram, começo por apontar a duração. É excessivo. Se tivesse a duração de 60 minutos e tivesse 6 temas diferentes, abordando mais coisas conforme vão acontecendo, entre lançamento de podcasts, seria totalmente aceitável (até se poderiam disponibilizar as temáticas em podcasts separados ou em conjunto).

Isto leva-me ao tema que foi debatido por cerca de 70 minutos. Não ouvi o podcast todo, nem vou ouvir, mas se tivessem falado de Apple por 10 minutos, depois tivessem falado de outro tema qualquer, por exemplo uma guerra entre ATI & NVidia, e de seguida um tema do Geral que fosse do interesse público, eu tinha ouvido por completo, sem dúvida alguma, e sempre aprendia um pouco mais sobre a Apple durante esses 10 minutos, mesmo que o meu interesse seja pequeno, independentemente do tema. Agora 70 minutos sobre o mesmo tema dá-me vontade de não ouvir mais Podcasts da comunidade, mesmo que fosse de um tema do meu agrado. E, nesta versão v0, não sinto vontade de ouvir por completo.

Em termos de moderação e estrutura do podcast, não poderei falar, visto não ter ouvido o suficiente, o que eu encaro, no geral, como um mau sinal.

Pensem, seriamente, em restruturar os Podcasts. Assim, cada um deles irá apenas agradar a um determinado conjunto de pessoas, e não vai agradar a maior parte delas, muito menos irá atrair novos ouvintes.

Desculpem pela leve agressividade, mas o intuito é todo a pensar na constructividade e na melhoria desta excelente iniciativa!

Cumprimentos!
São gostos, mas até há podcasts com duração muito superior. É suposto o podcast ter um carácter de discussão e não apenas informativo... E torna-se difícil discutir um tema tão amplo em tão pouco tempo. :)
 
Parabéns pela a iniciativa :D

Há ainda algumas coisas a melhorar mas para primeiro podcast não está nada mau.

Não ouvi até ao fim e também preferia, como já foi dito, um formato em que se discute sobre vários assuntos e em que cada assunto tinha x minutos de tempo. Assim tornava a coisa mais dinâmica ;) E dessa maneira conseguiam atingir uma target bastante mais elevado.

Mas também não discordo completamente do formato que vocês usaram para este podcast, pois como na televisão existe programas como o "60 minutos" em que são aboradados vários temas durante uma hora e existem outros programas como a "Grande Reportagem" em que durante uma hora, ou mais, é aboradao um assunto.
O grande problema aqui é arranjar um tema interssante (Apple não definitivamente o meu tema preferido :p ) que consiga ir de encontro às nossas espectativas.

Até achava que o melhor tema para primeiro podcast da techzone, desculpem Zwame, fosse... sobre a techzone, acho que até seria um tema com muito para discutir... Desde o primórdios em que um grupo de pessoas se juntou com uma ideia meio maluca até aos dias de hoje, o que se passou entretanto, ideias para futuro... E mais importante disto tudo a nova fase da techzone/Zwame. Achava que este tema era o mais indicado para ser "O primeiro Podcast da Techzone/ZWAME".

Mas concluindo, parabéns a todos de facto acho que foi uma grande ideia e espero que venha ouvir mais podcast vossos no futuro e que da próxima vez consiga ouvi-lo até ao fim :D
 
São gostos, mas até há podcasts com duração muito superior. É suposto o podcast ter um carácter de discussão e não apenas informativo... E torna-se difícil discutir um tema tão amplo em tão pouco tempo. :)
Há podcasts de várias durações, é verdade. No entanto para um primeiro podcast 70 minutos é mesmo muito tempo a todos os níveis:

  • Todos sabemos que é um trabalho de amadores, no entanto quanto maior a duração do podcast, mais susceptível é de aparecerem falhas.
  • Um podcast só de um tema com tanto tempo só será acompanhado por um publico bastante reduzido, estamos numa comunidade de tecnologia e como tal julgo que é importante tentar agarrar o máximo de participantes possível e não apenas uma minoria, eu fui um dos que desistiu de o ouvir ainda antes do meio. Teria sentido ser tanto tempo e o teu argumento seria válido se o podcast fosse dirigido apenas a utilizadores Apple, não é o caso.
  • O tema foi amplo porque o decidiram abordar dessa forma, felizmente a Apple tem muito para se falar sem se ser tão genérico, poderiam ter escolhido algum subtema menos amplo e mais fácil de discutir em menos tempo.
  • Voltando à parte dos amadores, em conversa de café conseguimos aguentar várias horas a falar mas a nossa voz vai oscilando, num podcast isso deveria ser tido em conta, uma forma de defesa seria (mais uma vez) um podcast mais curto.
Pelo que me tenho apercebido nas criticas, o pessoal tem insistido mais na duranção do podcast, ninguém liga importância a algumas falhas que se notam pois seria absurdo apontar o dedo a algumas falhas que seriam um cuidado mais profissional. Isto é uma brincadeira com o intuito de dinamizar a comunidade e mostrar algo mais do que mensagens em threads, é suposto levar-se com descontracção.

O próximo passo será mesmo ponderarem a duração do podcast, é isso que afecta/incomoda mais o publico e é relativamente fácil de corrigir ;)
 
Antes de mais, parabéns pela iniciativa. Gente dinâmica é o que se quer.

Sem desenvolver muito (até pq a hora já não mo permite) vou dizer aquilo que não gostei para que a partir daqui possam eventualmente vir a melhorar:

- Método de distribuição: download lento. Para mim o ideal é um link (vindo de por exemplo um RSS feed ou algo do género) cujo download é feito em menos de meia duzia de minutos (de preferência até em 1 minuto ou menos para quem tiver boas ligações).

- Qualidade sonora. Ok, é pela net, é susceptivel a falhas... mas quando as falhas (echo por ex.) são antecedentes a isso dá um aspecto muito pouco profissional.

- Organização. Não existe uma lista (por mto breve que fosse) dos tópicos a abordar, a sua ordem, nem muito menos quem iria ter a palavra sobre o quê. Falavam todos uns por cima dos outros sobre o que lhes vinha á cabeça e quem quiser que se amanhe. Até sons do próprio skype se conseguiam identificar.

- Tempo de duração: de facto, tanto tempo a ouvir falar sobre um assunto (que ainda por cima não gosto) levando muitas vezes á repetição de ideias, pode-se tornar cansativo.

No entanto, mesmo assim ouvi até ao fim porque "é a primeira vez" e apesar de todas as falhas já enumeradas, valeu a pena.

Cumprimentos,
 
Há podcasts de várias durações, é verdade. No entanto para um primeiro podcast 70 minutos é mesmo muito tempo a todos os níveis:

  • Todos sabemos que é um trabalho de amadores, no entanto quanto maior a duração do podcast, mais susceptível é de aparecerem falhas.
  • Um podcast só de um tema com tanto tempo só será acompanhado por um publico bastante reduzido, estamos numa comunidade de tecnologia e como tal julgo que é importante tentar agarrar o máximo de participantes possível e não apenas uma minoria, eu fui um dos que desistiu de o ouvir ainda antes do meio. Teria sentido ser tanto tempo e o teu argumento seria válido se o podcast fosse dirigido apenas a utilizadores Apple, não é o caso.
  • O tema foi amplo porque o decidiram abordar dessa forma, felizmente a Apple tem muito para se falar sem se ser tão genérico, poderiam ter escolhido algum subtema menos amplo e mais fácil de discutir em menos tempo.
  • Voltando à parte dos amadores, em conversa de café conseguimos aguentar várias horas a falar mas a nossa voz vai oscilando, num podcast isso deveria ser tido em conta, uma forma de defesa seria (mais uma vez) um podcast mais curto.
Pelo que me tenho apercebido nas criticas, o pessoal tem insistido mais na duranção do podcast, ninguém liga importância a algumas falhas que se notam pois seria absurdo apontar o dedo a algumas falhas que seriam um cuidado mais profissional. Isto é uma brincadeira com o intuito de dinamizar a comunidade e mostrar algo mais do que mensagens em threads, é suposto levar-se com descontracção.

O próximo passo será mesmo ponderarem a duração do podcast, é isso que afecta/incomoda mais o publico e é relativamente fácil de corrigir ;)
Compreendo perfeitamente o que queres dizer. O tema escolhido foi a Keynote da Apple, porque são as big news :). Era um bocado difícil ignorá-lo.

Parece-me que grande parte das queixas de tempo se devem também ao facto do pessoal estar saturado da Apple. Mas sempre julguei que o podcast era suposto ir alternando entre vários áreas (Apple, Windows, GNU/Linux e Hardware) e não os incluir todos no mesmo cast (até porque não há muito pessoal com capacidade de falar nos 4 fluentemente). Julgo que essa solução já seria mais viável para toda a gente, tendo em conta que podias filtrar os podcasts consoante o tema te interessasse ou não.
 
Isso eu também acho má politica :P

Se hoje vão falar de 4 temas da TZ no mesmo podcast, amanhã vão falar do quê? O factor surpresa perde-se um bocado.

Podcasts não muito longos (aí de meia-hora) e apenas de um tema parece-me o indicado:

  • Não são demasiado longos, a probabilidade de mais gente os ouvir na totalidade são maiores
  • Não requerem demasiada organização à procura de podcasters
  • Os interessados sobre tema X não têm de aguentar com 3 temas antes do seu, se não estão mesmo interessados fecham logo o leitor
  • A probabilidade de haver mais frequência de podcasts é maior
  • A probabilidade de haver mais temas também é maior
  • A probabilidade de encontrarem podcasters aptos para dado postcast também é maior
Sou só eu que vejo bastantes vantagens em apenas reduzir o tempo do podcast? :P
 
Parabéns a todos os intervenientes!
Gostei do podcast apesar de ter ficado admirado de só terem focado um assunto se bem que bastante diversificado.
Não é para bater no ceguinho mas o eco provocado pelo interveniente que tinha as colunas ligadas era realmente irritante, tentem fazer um teste antes de cada sessão pois surgem sempre problemas inesperados durante as gravações e assim antes de cada sessão conseguem ter a percepção em que condições é que fica o "produto final".
Continuem e apenas uma pequena sugestão que com certeza já vos passou pela cabeça convidem malta da techzone especializada nos assuntos que vão sendo abordados nos seguintes episódios do cast.

Mais uma vez parabéns pela iniciativa e continuem!
E quem sabe um dia criar várias equipas especializadas em diversas áreas tais como os respectivos súb-fóruns da Techzone/Zwame. Ao estilo do TWIT - http://www.twit.tv/

EDIT- Em relação a duração, visto que durante a semana de trabalho passo diariamente cerca de 2 horas nos transportes públicos eu estou habituado a ouvir podcasts com variadíssimas durações alguns bastante mais longos do que os 70 minutos deste primeiro podcast. Mas confesso que quase só oiço os podcasts durante as viagens que faço, em casa raramente oiço podcasts. Por isso acho uma boa alternativa a solução já apontada anteriormente por um user de dividir os podcasts por assunto ou em 2 ou 3 partes consoante a duração do respectivo episódio. Tal como por exemplo é feito pelo pod/videocast Cranky Geeks - http://www.crankygeeks.com/ se bem que neste caso a divisão só ocorre no videocast e não no podcast. E claro para quem quiser ouvir tudo de seguida continuar a disponibilizar o download/feed do episódio integral.
 
Última edição:
Isso eu também acho má politica :P

Se hoje vão falar de 4 temas da TZ no mesmo podcast, amanhã vão falar do quê? O factor surpresa perde-se um bocado.

Podcasts não muito longos (aí de meia-hora) e apenas de um tema parece-me o indicado:

  • Não são demasiado longos, a probabilidade de mais gente os ouvir na totalidade são maiores
  • Não requerem demasiada organização à procura de podcasters
  • Os interessados sobre tema X não têm de aguentar com 3 temas antes do seu, se não estão mesmo interessados fecham logo o leitor
  • A probabilidade de haver mais frequência de podcasts é maior
  • A probabilidade de haver mais temas também é maior
  • A probabilidade de encontrarem podcasters aptos para dado postcast também é maior
Sou só eu que vejo bastantes vantagens em apenas reduzir o tempo do podcast? :P

Concordo contigo HecKel... a duração foi o maior problema do podcast. Ouvi até ao fim mas admito que estando a fazer outras coisas no PC houve momento em que já não estava a prestar muita atenção. Até porque interessam-me as novidades da Apple, mas depois de as ouvir (ou reouvir como foi o caso) começou a perder interesse. Penso que um podcast entre 30 a 45 minutos seria o ideal.

O resto é devido a ainda sermos todos amadores, contra mim falo que também nunca participei em algo do género mas até gostaria de o fazer no futuro, quem sabe num tema que domine melhor :P, mas com o tempo irá naturalmente melhorar... mas também gostei em parte dessa vertente amadora que dá um ar mais familiar e menos formal ao Podcast e penso que essas raízes devem manter-se.
 
Isso eu também acho má politica :P

Se hoje vão falar de 4 temas da TZ no mesmo podcast, amanhã vão falar do quê? O factor surpresa perde-se um bocado.

Podcasts não muito longos (aí de meia-hora) e apenas de um tema parece-me o indicado:

  • Não são demasiado longos, a probabilidade de mais gente os ouvir na totalidade são maiores
  • Não requerem demasiada organização à procura de podcasters
  • Os interessados sobre tema X não têm de aguentar com 3 temas antes do seu, se não estão mesmo interessados fecham logo o leitor
  • A probabilidade de haver mais frequência de podcasts é maior
  • A probabilidade de haver mais temas também é maior
  • A probabilidade de encontrarem podcasters aptos para dado postcast também é maior
Sou só eu que vejo bastantes vantagens em apenas reduzir o tempo do podcast? :P
Expressei-me mal.

O que eu quis dizer é que pensava que era suposto existirem 4 temas a serem abordados separadamente no podcast da Techzone. Ou seja, numa edição falamos sobre a Apple, na seguinte falamos sobre Hardware, etc. Inicialmente no mesmo feed e, posteriormente, caso o pessoal aderisse e fosse viável, funcionariam de forma independente uns dos outros.

Podcasts de 30 minutos são o ideal, mas será que consegues ter uma discussão aprofundado num período de tempo tão reduzido?
 
Podcasts de 30 minutos são o ideal, mas será que consegues ter uma discussão aprofundado num período de tempo tão reduzido?
Contra isso não vou argumentar, depende de tema para tema e há temas que dava para estarmos horas a falar que ainda tinham matéria por explorar..., mas para isso é que o podcast deveria ter um Moderador, que conseguisse explorar os pontos essenciais do debate no tempo previsto. Um podcast não é suposto ser um artigo ou uma enciclopédia, é suposto ser uma troca de ideias informativas ;)

Se repararem, só estou a apontar a falha da duração, todas as outras hipotéticas falhas apenas as iria considerar como tal (acho que as cheguei a referir) num podcast feito por profissionais, para algo feito por amadores está mesmo porreiro e sinceramente espero que façam mais, pretendo fazer download deles ;)
 
Back
Topo