ZXS ZX Spectrum 128k +2

OLá a todos,

Após 35 anos, consegui um ZX Spectrum 128k +2 (versão cinza) com K7, a funcionar.
Tinha eu 16 anos e muitas horas passei a escrever BASIC.

Agora, já fiz algumas pesquisas, mas não encontrei nada muito concreto sobre se existe algum adaptador que se "podesse" GRAVAR em memoria, para voltar a ser lida sempre que reeniciado.

Alguém sabe algo sobre isto ?

Cumprimentos,
Duarte
 
Não estou a perceber bem a questão?, mas pretendes o quê exactamente?, usar outro dispositivo para gravar que não as cassetes, e voltar a ler é isso?
 
Não estou a perceber bem a questão?, mas pretendes o quê exatamente?, usar outro dispositivo para gravar que não as cassetes, e voltar a ler é isso?
Olá,,sim,,,exatamente isso! Algo que eu possa gravar um programa que escrevi em BASIC, sem ser na K7. Algo mais rápido, tipo uma memoria ROM,,na sei algo assim!
 
@elmanoduarte

Bem spectrum e rapidez, não combinam de modo algum, sendo que pretendes recorrer a alternativas há velha K7, a única forma de o fazer , é recorreres a um pc ligar as saídas de áudio há placa de som e gravar em ficheiros de áudio, normalmente os velhos .WAV, tudo em mono e em tempo real, outra opção será muito semelhante mas com um gravador digital, existe também outros sistemas muito semelhantes em que depositam o ficheiro de áudio numa pen, mas é preciso vender um rim, o que a meu ver só justifica o investimento em situações muito especificas.

Basicamente o processo é o mesmo que a K7 demora o mesmo tempo que se levava quando isso era novo, muda unicamente a forma de como se grava o áudio com a informação.

De resto não há muito mais que se possa fazer, pelo menos para recordar o velhos tempos, eu tenho os meus TIMEX (2068,2048)que comprei em 1983\84 quando saíram guardados, mas já não os ponho a trabalhar há muitos anos.​
 
Olá,
Muito Obrigado por responder.
Pois, até nem é a questão de VELOCIDADE de armazenamento, é mais a funcionalidade!
Era mais no ponto de vista de que já fosse possível utilizar algo adaptado,, como a versao +3 já tem. Uma Flopy drive,,algo assim!
COm respeito a utilizar outros equipmantos de audio, eu ja naquele tempo, tinha uma K7 adaptadora que introduzia no SPecrum no luigar da "cassete", mas ao inves de existir FITA, aquilo tinha um "dispositivo" de leitura, que chamava mos de "cabeça" a parte que lia a fita, ,, tinha um apeça dessas dentro desse adaptador, que uma vez no lugar ,,no spectrum, ,,essa peça encostava exatamente na outra "cabela" de leitura da Fita do ZX,,, tinha um fio q sai à "socapa" pla tampa da K7 do ZX,, com um conncetor de 3,5 de audio.
Conector esse que eu ligava à aparelhagem de som la de casa, e depois as K7 de fita eram introduzidas era na aparelhagem de som, que dava muito jeito, pois a Leitura tinha muito mais qualidade, e podia afinar o Som no Equalizer da aparelhagem, fazendo com que muitas das K7´s que no ZX não conseguiam ser lidas, mas traves da aparelhagem SIM.
Voltando, eu já pesquisei,, e encontro algumas peças que sao de encaixar atras do ZX no I/0,, que parecem ter haver com memoria.
MAs não consegui entender muito bem ,,se dá pra gravar, ou como aquilo funciona exatamente.
Então, lembrei me de colocar o POST, pois sei que existem milhares de "velhotes" como eu :D que de certo têm este "bichinho".
Eu lembro que na altura, para gravar para a fita um texto de BASIC que tivesse mos escrito, era usado o comando SAVE "nome" , e lá começava a gravação para a a K7. mas descobri que usando o comando SAVE ! " nome " , a gravaçao era imediata e ia pra ROM do ZX, ate podiamos voltar ao MENU que o 128K + 2 tinha ,, e voltar a em entrar fazia LOAD ! " nome ",, e ia buscar em 2 segundos o programa que havia escrito,, ou o que fosse.
Dai, eu ,,me lembrar, que talvez,, ja existisse algo,, que ao ser feita essa gravaçao ficasse numa ROM que não desaparecesse depois de desligado. Vi um video no you tube sobre um adaptador que lê cartoes SD dos dias de hoje com jogos daquele tempo, mas não percebi se ,,dá pra gravar mos diretamente do Spectrum.

mais uma vez, obrigado por perder tempo aqui com isto.
cumprimentos,
Duarte
 
@Raen

Desconhecia essa opção com Arduino, no entanto, pelo que estive a ver peca só num pormenor, gravar o que se faz no spectrum, ou seja, escrever-se um programa na linguagem Basic\Pascal e gravar a dita no suporte, aqui nesta opção do Arduino, apenas permite ler o ficheiro do programa descarregado da web para um cartão SD e correr o dito como de um comum leitor digital ligado à entrada de áudio do spectrum.​
 
Para esse use case pelo que vejo o DivMMC talvez seja melhor solução, pois suporta escrita para o cartão SD a partir do próprio Spectrum.

De um DIYer que sigo:
 
Olá,

Muito obrigado pelo apoio e o vosso tempo.
OK, e tinha visto isso no EBAY; mas segundo as descrições parecida ser só para LOAD, não SAVE.
VOU perguntar aos vendedores.

cumprimentos e saude,

Duarte
 
Back
Topo