ZXS ZX Spectrum faz 25 anos!

Happy birthday to you, happy birthday to you, happy birthday dear Spectrum, happy birthday to you! :beerchug:

Foi o meu primeiro sistema, embora numa fase já tardia - tive o Spectrum 128k. Mesmo assim, faz parte das minhas memórias jogáveis, o imortal comando LOAD"", a sinfonia de bips que se seguia, o nome do senhor que criou o jogo no écran de título, as minhas primeiras experiências em programação...

Foi uma bela máquina que é hoje reverenciada como um dos maiores nomes da electrónica!
 
E pá....q saudades do meu velhinho 48k :'( , mts horas passei eu em frente a essa grande makina.
Quantos murros na parede e nas mesas por não entrar o jogo depois dos 5min. de espera pra entrar...

Litle off....
Q coincidência... akele grande Senhor que diz´´Longos dias teem 25anos´´ tb ta de parabéns... e venham mais 25. :x2:

Fica aki os meus parabéns aos para ambos.
 
até me vem a lágrima ao olho...
foi o meu primeiro contacto com um PC, tinha eu 10 anos, isto em 1986. É muito por culpa dele que hoje sou um agarrado a computadores e jogos e o camandro ligado a isto.

Muito obrigado a quem o inventou, mudou a minha vida e a de muitos outros de certeza.
 
A evolução dos videojogos ao longe de 25 anos foi tremenda, depois de ver uma imagem da spectrum (nunca tive opurtunidade de jgoar uma na vida real :() e comparar com os jogos de Hoje :wow:
 
Eu tive um (e ainda o tenho) Timex 2048.
Só passado uns anos, depois de começar a trabalhar, começei a fazer colecção dos modelos Sinclair e à procura do que houvesse Timex.
Dos Spectrum falta-me apenas o 128K+ (o original da Sinclair e não os da Amstrad (+2/+3/+2A)). Para quem não conheceu as ZX Microdrives... apesar da sua baixa fiabilidade eram espantosamente rapidas. Tenho que mandar arranjar o meu monitor video-composto...
 
E viva o ZX Spectrum :)
Eu tenho um ZX Spectrum 128k +2 (com leitor de cassetes) e que era do meu irmão mais velho. Hoje tenho-o guardado como recordação para depois mostrar aos meus futuros filhos.

O meu irmão gostava de jogar ao Target Renegade e ao Batman. Na altura, eu ficava atrofiado com os graficos, mas hoje... começo a dar importância que esta consola teve nos anos 80 e 90 antes de ter aparecido as Playstation.

Foi triste a Sinclair ter sido comprada pela actual Amstrad. Se a amstrad abrisse hoje os olhos para novos projectos num futuro ZX Spectrum, rapidamente ganhava fama. :)
 
O meu querido ZX Spectrum 48K, sim 48K de memória8|, ainda por aqui está e ainda funciona 5 estrelas.
Tem um Teclado de marca SAGA+ que é muitissimo melhor que o teclado original que se estragava em pouco tempo com o uso nos jogos. nesse tempo foi cá uma despesa em teclados :007:

Velhos tempos de uma máquina que 25 anos depois ainda bombeia:-D
 
O meu 48k está na terra dos meus avós e ainda funciona...

horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e....
 
O meu 48k está na terra dos meus avós e ainda funciona...

horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e horas e....


.... chumbaste no 8 ano por causa de isso.
 
O meu querido ZX Spectrum 48K, sim 48K de memória8|, ainda por aqui está e ainda funciona 5 estrelas.
Tem um Teclado de marca SAGA+ que é muitissimo melhor que o teclado original que se estragava em pouco tempo com o uso nos jogos. nesse tempo foi cá uma despesa em teclados :007:

Velhos tempos de uma máquina que 25 anos depois ainda bombeia:-D

Eu so tive contacto com o teclado de borracha anos depois. O Timex tinha teclas de plastico rigidas. Havia um vizinho meu que tinham um 48K com teclas de plastico rigidas com o "template" original. Nunca mais vi um 48K com um teclado daqueles...

Methanex: O Spectrum não era nenhuma consola, era um computador. Havia empresas que o usavam nas financias e passar facturas na pequena impressora Timex 2040.
 
até me vem a lágrima ao olho...
foi o meu primeiro contacto com um PC, tinha eu 10 anos, isto em 1986. É muito por culpa dele que hoje sou um agarrado a computadores e jogos e o camandro ligado a isto.

Muito obrigado a quem o inventou, mudou a minha vida e a de muitos outros de certeza.

Subscrevo o teu post totalmente, tinha +/- a mesma idade que tu na altura.

Além disso ganhei um par de óculos por causa do velhinho 48K, o meu pai tinha uma tv pequena a preto e braco com um filtro para radiação todo à maneira para ru jogar... quando ele saia de casa eu ía para a sala onde estava a TV grande a cores :P, era a verdadeira festa.
 
Parabéns a você
Nesta data querida
Muitas felicidades
Muitos anos de vida
Este é ano de festa
Cantam as nossas almas
Para o menino ZX Spectrum
Uma salva de palmas
Clap… clap… clap… clap… clap… clap


:victory: :beerchug: :victory:


O meu primeiro computador, tinha 11 anos, estávamos em 1982.
Tenho-lhe a agradecer muito... e com muita nostalgia.
Bem haja.


Pedro
 
Back
Topo