ZXS ZX Spectrum TOP 100!

Nufiol

Power Member
Aqui vai mais um post sobre a máquina infernal dos anos 80

zxspectrum_48k.jpg



Era tão infernal tão infernal que se jogasses demais aquilo fritava literalmente tal era o poder! Já para não falar no risco de derreter as teclas.


Deixo aqui o link de uma lista com os 100 melhores jogos


Posso adiantar, para aguçar a curiosidade alguns do Top 20:


19. Back to Skool (Qual Bully qual quê)

13. Chuckie Egg (já estou a sentir muito pessoal a revoltar-se por este menino não estar nos 1ºs)

11. Simcity (este só joguei já no pc, uma pena!)

5. Head over Heels (não me lembro deste)

1. Paradise Café (just kidding, mas é o nº1 tuga, ai isso é!)



The YS Official Top 100



Bónus: ZX Spectrum Orchestra

Cumps!
 
Só há uma palavra para essa perola: MAQUINÃO!

Mas falta ai o seu companheiro:

rq-2102e9_13.jpg


e mais isto porque volta e meia era preciso afinação:

T-010-009.jpg


Depois era esperar 10/15 ou mais minutos para que o jogo entrasse:

load_anim.gif


Bons tempos :D
 
Depois era esperar 10/15 ou mais minutos para que o jogo entrasse:

load_anim.gif


Bons tempos :D

Impossivel os 10 minutos no 48K. O input da cassete era a 2400bps.
2400 bits/ segundo = 300 bytes/s
48K = 49152 bytes
49152/300=163.5 segundos=quase 3 minutos. Lá porque na altura parecia uma eternidade... :)

E nao esqueçer que havia os Turbo loaders de 4800 bits/s e mais rapidos ainda.
 
Ainda tenho o meu.
Comprei um "interface" como lhe chamavam, da JOY para poder ligar 2 joysticks da QuickJoy e já tinha botão de RESET!!!

Jogos?

hum...

Target Renegade
Chucky egg
Scuba Diver
Super Hang On
Offroad
Robocop
e...
claro...


"Arnaldinho! Cúcú! Este não quer pagar!"

Paradise cáfé! que jogaço!
lol
 
Bem anda tudo a desencantar as maquinas do passado. Muitas horinhas passei a olhar para essas barras azuis e amarelos para depois passado 20 minutos o jogo encravar e ter de o carregar outra vez lol :005:

Ainda tenho o meu fiel 48k com o Kempston original da sinclair que dava para ligar 2 joysticks e melhorava o som drasticamente.

Jogos foram muitos mas alguns ficaram mesmo na memoria:

- Sabre Wulf
- Trashman
- Wheliee
- Scuba Dive
- Fantastic World Dizzy
- Spindizzy
- Throne of Fire
- Mazziacs
- Harrier Attack
- TLL
- Cyclone
- Saboteur

Estes sao alguns que me vieram a cabeça mas tenho a certeza que havia muitas mais perolas.
 
Manic Miner
Jet Set Willy
Cyclone
Scuba Dive
Formula 1
Match Day
Renegade
Wheelie
Football Manager I
Football Manager II
Sir Lancelot
Bruce Lee
Match Point
Tetris
Arkanoid
Exploding Fist
Saboteur
Enduro Racer
Gauntlet
Super Hang On
Back To School
Chuckie Egg
Sim City
Marauder
DeathChase
Paradise Café

E o melhor de todos: Bubble Bobble <- A melhor versão que existiu foi para o Spectrum...

:D

Que saudades ehehe
 
O meu favorito: Navy Seals
O que joguei primeiro e durante mais tempo: Manic Miner

Não digo bons tempos porque me irritava como tudo os tempos de loading e as frequentes falhas de loading depois de minutos de espera.

Encarnado vais me desculpar, as tuas contas parecem muito bonitas mas tenho 110% de certezas que os jogos demoravam bem mais de 3 minutos, e sinceramente nao me apetece investigar esses detalhes tecnicos para descobrir o que falha nessas contas.
A verdade é que me lembro bem de estar no liceu (8º e 9º ano) e ir a correr a casa quando havia um "furo" de 1h (morava do outro lado da rua, logo menos de 5min de trajecto :P ) e varias vezes nao conseguir jogar Navy Seals (1 lado inteiro da cassete e mais um pouco do outro lado) porque perdia o sync e reiniciava e já não tinha tempo para reiniciar o load.

Uns tempos mais tarde "penhorei" a prenda de 2 aniversários e 2 Natais para adquirir um Amiga 500 1mb e respectivo monitor e comandos e foi amor à 1ª vista :) (Pack Xmas Cartoon Classics vendido pela Triudos)
Isso sim, a melhor máquina de sempre para mim, e os tempos de videogaming que guardo com mais saudade. :)
 
Pois, eu lembro-me de deixar o jogo a entrar e ir pra rua jogar à bola para não esperar que o jogo fizesse o load. Também acho 3 minutos muito pouco. Até porque as cassetes eram lidas à velocidade normal por isso custa-me a crer que sejam só 3 minutos.

Lembro-me bem que pelo menos 15 minutos esperei.

E já agora quem gravava jogos da rádio? :D
 
Certamente que os jogos do Spectro,como eu lhe chamo,demoravam bem mais de tres minutos a carregar.Nunca me esqueçi das longas sessões de seca de mais de dez minutos a esperar que Double Dragon carregasse.E este jogo,tirava uma pessoa do sério,pois quase sempre a seguir a esses dez minutos,apareçia o belo do "loading tape error"


Mas dava tudo para voltar a estes tempos:D
 
Back
Topo