zyThuM

Sim, concordo com tudo o que disseste, mesmo :) Os terços apenas como guideline (a foto que alterei do lago até foge aos terços) e tenho de ter atenção ao aspect ratio, algo com que me preocupava muito ao início mas agora nem tanto, talvez não veja tanto essa necessidade ainda (fora do profissional e não pensar tanto como fica nos monitores). Ando a ver as galerias da malta que "conheço" e não só, desta calhou-te a ti :P
 
Na boa @mdiogofs, não precisas de te justificar. Fazes bem em dar a tua opinião, é por isso que metemos as nossas fotos nos foruns públicos. Se não mais valia deixar as fotos na gaveta ;)
 
Tenho andado um bocado longe, féria, portátil avariado, etc.

Durante esse tempo não parei de tirar fotos, neste post estão fotos tiradas durante na festa lá da cidade. Entretanto tenho andado por Lisboa nos últimos dias, a ver se vou deixando umas fotos ;)

1:


2:


3:


4:
 
Comprei um telemovel novo, o telemovel velho deu o berro. Para além disso a camera do telemovel velho já não funcionava. Por isso resolvi experimentar a camera do telemovel novo na praia. A seguir seguem umas fotos da experiência (todas da mesma sessão fotográfica) :P

1:


2:

3:


4:
 
Última edição:
Como já te tinha dito, acho a #2 muito boa...contudo há qualquer coisa que me incomoda...não sei se é a falta de espaço entre eles e a margem ou o céu "a mais".

Seja como for, nada disso estraga o registo!

Muito bom!
 
Ora boas. Já não meto aqui nada à algum tempo. Entretanto tenho tirado bastante fotos, talvez meta aqui algumas mais tarde. Mas este post é para mostrar as minhas primeiras fotos em filme.

No principio de Dezembro chegou-me a casa uma Leica M6 com a Summicron 35mm f2. Entretanto já usei uns quantos rolos, principalmente durante as férias do Natal.

Só tenho as fotos do primeiro rolo que fiz, os outros rolos estão ainda na loja, devo ter nos próximos dias. As fotos a seguir são desse primeiro rolo, as fotos foram tiradas no ambito de um cursto de fotografia analogica, foram fotos mais ou menos a despachar, mas mesmo assim não as acho assim tão más. Gostei bastante do curso, a sensação ao ver a foto aparecer no papel é indescritivel
smile.png


O rolo usado foi um Ilford HP5+ 400.



1:


2:


3:


4:


5:
 
Já sabes a minha opinião relativamente ao filme :D

No teu caso cumpre o principal propósito (a meu ver) que é o prazer que tens a fotografar.

Imagino que fotografar com uma Leica seja algo muito prazeroso.

No seguimento da conversa que estávamos a ter sobre evolução, daqui a uns tempos hás-de me dar a tua opinião sincera sobre a tua evolução com a entrada do sistema analógico na tua fotografia.

Vais investir em material de digitalização?
 
Ora boas.

Realmente a velocidade é diferente com o analógico. Vi hoje de manha as fotografias que tirei durante as férias. Já tinha o pacote em casa há vários dias, mas como estive for só consegui ver hoje de manha. Vi as primeiro em "papel" pois quando enviei os rolos para o laboratório pedi para fazerem também o print-proof. Gostei do resultado final no geral, houve umas poucas em que falhei o foco, outras a exposição. Já estava há espera de falhar neste aspecto e acho que a taxa de sucesso até foi superior do que estava à espera, mas acho que vou melhorar estes apectos com o tempo. Depois houve outras coisas "menos graves" que pensava que não ia falhar como cortes da frame e o horizonte desnivelado, umas ficaram bastante desniveladas.

Em relação ao processo, como já expliquei antes, é mais demorado mas deixa-me mais preso ao momento e mais atento ao que se está a passar ao meu redor. Penso que quando estiver habituado ao sistema, neste caso Leica, vou ser muito mais rápido e se calhar falhar menos e conseguir capturar o momento como imaginei.

Em relação ao rangefinder, e neste caso Leica, ainda é cedo para falar, ainda tenho que bater muita chapa, mas até agora tem sido bastante positivo. Mas vamos lá ver se é vai ser algo duradouro, espero que sim ;)

Fiz um curso de revelação, acho o processo relativamente fácil para ter resultados aceitáveis, mas há muita coisa para tomar em consideração. O que pode resultar num rolo em ficar em mau estado. Para além disso é um processo demoroso, é preciso tempo, espaço e material. Por enquanto vou optar por enviar os meus rolos para um laboratório. Mais tarde talvez comece a fazer a revelação. Mas agora quero re-aprender a tirar fotos em analógico.
 
Bem aqui vão umas quantas fotos que tirei da última vez que estive em Portugal durante as férias de Natal.

Algumas fotos foram tiradas com a máquina digital, outras foram tiradas com a máquina analógica. Mais tarde deixo umas fotos a cores.



1:





2:





3:





4:





5:





6:





7:





8:





9:





10:

 
Boas ;)

A minha preferida é a #6, pelas linhas que conduzem ao homem, que parece estar ali no meio do nada. Na #1, a ilusão de que o corredor vai cair no "buraco" também está bem apanhada.

Gosto também da #2, e da #5. Sempre bom ver as tuas fotos ;)
 
Obrigado pelo comentário @Lyp. Eu gosto da #1 porque tem vário elementos o que faz ter diferente leituras dependendo no que se foca primeiro, as texturas do predios, a sombra no chão (ou buraco como dizes), os pés do senhor no ar parece que está a levitar...

;)
 
Obrigado pelo comentário @Lyp. Eu gosto da #1 porque tem vário elementos o que faz ter diferente leituras dependendo no que se foca primeiro, as texturas do predios, a sombra no chão (ou buraco como dizes), os pés do senhor no ar parece que está a levitar...

;)
Sim, pode-se imaginar várias coisas, e a magia é essa. Gostava que estas diferentes visões fossem mais discutidas por aqui (fórum). Ajudava também a evoluir a interpretação, ou perceber o que cada um vê.

Obrigado pela partilha ;)
 
É verdade @Lyp. Não me parece haver muito interesse nesse tipo de discussão por aqui, de vez pergunto-me se vale a pena continuar a postar por aqui.

E agora umas fotos a cores.

13:


14:


15:


16:
 
Eu acho que deves continuar a postar por aqui. Sobretudo porque gosto das tuas fotografias :D

Mais a sério, a falta de comentários pode desmotivar, gostamos sempre de algum feedback. No entanto, não quer dizer que não se goste. Quando gosto mesmo faço questão de dizer, mas às vezes vejo fotografias que não comento, mas que não desgosto. Acredito que para muita gente seja idêntico.

Acho é que se se discutisse mais as fotografias, se aprendia mais.

Quanto a esta última partilha, as fotografias parecem-me ter composições equilibradas, gosto da exposição mais para o céu... Apesar de gostar mais da intenção das a p&b.

Nunca fotografei em analógico (nem tenciono, sinceramente), apenas há uns anos tive uma Olympus mas era automática. Tenho no entanto alguma curiosidade.

Portanto, tens rolos com sensibilidades diferentes, que se adequam a determinadas circunstâncias, certo? Para cores ou p&b são rolos diferentes?

Depois, na revelação consegue-se fazer certos ajustes mais básicos, tipo exposição?

Como passas depois a fotografia para o pc? É apenas com um scanner?
 
Na minha opnião as fotos a cor, em termos de composição, estão muito bem conseguidas. Na #16 acho o efeito steelyard ficou bastante bom. Na mesma foto, gostei na forma como dois dos lados do rectângulo branco do farol ficaram quase perfeitamente alinhados com o horizonte e a linha do asfalto. Também a separação figura fundo também esta bastante boa em quase todas. O ratio full-frame é bastante dinâmico, com pratica, podemos aplicar bastante conseitos de composição simétrica sem quase a alterar a fotografia final. Já agora qual foi o filme usado?

@Lyp , posso adiantar algumas respostas às tuas perguntas. Espero que @zyThuM não fique chateado. eheh

Sim existem rolos com diferentes sensibilidades e para diferentes circunstâncias, neste momento penso que ainda existam no mercado rolos preto e branco com ISO entre 80 e 3200, a cor não sei ao certo. No entanto, não significa que se tenha que fotografar sempre com este ISO. Na verdade é possível usar um rolo dito 400, mas fotografar como se um de 1600 se tratasse, por exemplo. Depois na revelação do rolo temos, neste caso, que ter o cuidado de usar os tempos certo para a revelação de ISO 1600 e não 400. Caso contrário o rolo vai ficar todo estragado. O que é interessante é que ao fazer esta alteração podemos usar um rolo 400 em condições de pouca luz e, se for esse o objectivo, aumentar o contraste das fotografias finais.

Sim é possível fazer ajustes básicos, como é obvio não tanto como as fotografias digitais tiradas em raw, mas diria que ao mesmo nível de uma jpeg. No meu caso também mando os meus rolos para um laborátorio e eles fazem a revelação e scanam (isto palavra existe?) as fotos com a definição que pedir. Estou a contar este verão começar a revelar o meus próprios rolos e penso que vou ter mais controlo no resultado final.

@zyThuM não sei se estás interessado, mas existe um tópico dedicado só a fotografia analógica aqui no forum. Ainda não tem muito conteúdo, mas quantos mais melhor.
https://forum.zwame.pt/threads/topico-da-fotografia-analogica.1003934/
 
Back
Topo