zyThuM

zyThuM

Power Member
Olá.


Já ando a algum tempo para criar a minha galeria.

Um bocado da minha história fotográfica.

Tudo começou em 2008, quando comprei uma Nikon D40. Desde que ouvi o primeiro click da camera que o bichinho despertou e desde daí não parei. Houve momentos de pausa, outros em que não podia sair de casa sem a camera. Aprendi muita coisa com essa camera.

Em 2014 percebi que era tempo de avançar e deixar a D40, decidi-me por uma full frame, a Nikon D610. Notei uma grande diferença entre as duas cameras, não só em termos de imagem mas também de funcionalidades.

Nos primieros tempos estava bastante contente com a camera, acho que evoluí bastante com a mesma. Mas para o tipo de fotografia que gosto de fazer, street photography, é preciso caminhar bastante na rua e andar com um sistema full frame todo o dia é bastante cansativo. Então em Março de 2016 ano decidi experimentar a Micro 4/3 como backup à D610 e adquiri a Olympus OM-D 5 Mark II. O sistema é bastante bom oferece um balanço bastante razoável entre qualidade de imagem, peso, tamanho, e lentes que é bastante dificil de igualar. Mal comecei a usar a Olympus percebi-me que a D610 ia perder o protagonismo e hoje em dia, de facto, é a Olympus que trago comigo quando vou para a rua fotografar. Mais cedo ou mais tarde vai chegar a altura de vender o meu equipamento Nikon.

Em relação à fotografia em si, como disse gosto de fotografia de rua. Normalmente tiro fotografias a cores mas ultimamente tenho tirado a preto e branco.

Porque preto e branco? Fotografar a preto e branco, a nossa mente começa a pensar a preto e branco (dah...), a composição é focada nos vários elementos que fazem parte da fotografia. No meu ponto de vista, acho que o preto e branco torna as fotografias intemporais acrescentando misticismo às mesmas. Ao fotografar a preto e branco estamos a retirar uma dimensão à fotografia, a cor, isso torna a fotografia mais virada à composição, a um dos aspectos mais importante da fotografia.

Não estudei fotografia nem história da fotografia, basicamente aprendi quase tudo por mim, ver e ler tutoriais, a experimentar, e lá está a tirar fotografias. Ultimamente fiz alguns workshops, quase sempre virado para a fotografia em si e não para a parte tecnica. E tenho começado a ler livros sobre fotografos e fotografia.

Hoje em dia faço muito pouco processamento, não tenho paciência, só um bocado de fine tuning. A maior parte das vezes uso JPEG directamente da máquina, os da Olympus são excelentes. Mas por enquanto ainda guardo o RAW, just in case ;-)

Equipamento:

1º set: Nikon D40 + 35 f1.8 DX + Sigma 17-70 f2.8-4.0 + Sigma 10-20 f3.5

2º set: Nikon D610 + 24-70 f2.8 + 35 f1.8 FX + 50 f1.4 + 85 f1.8

3º set: Olympus OM-D E-M5 Mark II + Oly 12 f2.0 + Oly 17 f1.8 + PanLeica 25 f1.4 + Oly 45 f1.8

Como podem ver hoje em dia só uso primes e ultimamente quase exclusivamente com a PanLeica 25 mm que corresponde a 50 mm em full frame.

Espero que gostem da minha galeria. Criticas são bem vindas. Vou adicionar fotos antigas, recentes e novas. Vou tentar também deixar o meu comentário nas outras galerias deste forum. Não tenho feito pois acho que é injusto criticar algo sem mostrar o nosso trabalho antes.

Cumps,
Luis
 
Bem vindo.

Gostei muito de ler o que escreveste, não quiseste dar a tua opinião até partilhares o teu trabalho, perfeitamente de acordo!

Concordo com isto no sentido em que muitos criticam e, são livres de o fazer, mas não demonstram se conseguem chegar ao nível do que estão a criticar.

Eu gosto no geral dos teus registos.

Acho que faltam alguns retoques em PP.

A última em P&B ganhava bem mais expressão.
 
Obrigado pelo teu comentário. Tenho visto as tuas fotos, gosto bastante dos teus registos mais virados para o street photography :)

Em relação ao PP e ao P&B é verdade. Nas fotos de Istanbul, decidi usar fotos as cores e decidi também usar somente a 17 mm (equivalente a 35mm), para não ter registos diferentes ficou tudo a cores. O dia que decidir imprimir as fotos, talvez fazer um album, vou ter que perder mais tempo no PP. Mas entretanto vai ficar assim à pouco tempo tive um problema com o LR e perdi quase todo o processamento que tinha feito às fotos. Se já não gosto muito de PP então a vontade ainda ficou mais reduzida :P
 
Bem vindo.
Street não é muito a minha praia, mas gostei das tuas fotos.

Em relação ao equipamento.
Tens aí coisas muito interessantes, mas acho que o primeiro set não está aí a fazer nada :P
Eu, no teu lugar, venderia tudo do primeiro set e comprava uma 14-24 2.8 ou uma 15-30 2.8 VC (tamron).
Ficava com a olympus para quando não queres andar tão pesado e com a D610 para o resto :)

Continua a mandar.

Cumps
 
Sim, de facto a fotografia tem várias praias. É o que torna a fotografia tão vasta e interessante. Há sempre coisas novas para aprender. :D

Eu neste momento estou basicamente inclinado para o sistema Olympus, é aquele que uso constantemente. O sistema DX (o 1º set) vai desaparecer mais cedo ou mais tarde. O segundo, vamos ver.

Para celebrar um dia da fotografia, deixo uma foto de uma grande artista mas de outra área.

1:
 
Aproveitando a onda do ultimo post, de seguida vão umas fotos de Lisboa quando estive lá agora em Agosto.
Gostei bastante de andar em Lisboa de camera na mão, pensava que me ia custar mais tirar fotos por estar tão perto de casa. Mas até foi mais o contrário, senti-me bastante à vontade. E ainda tenho mais umas quantas que gostei que depois meto mais tarde.

#1


#2


#3


#4
 
A 1a está muito boa! Parabéns!

A 2a está bem vista mas acaba por falhar no motivo. Bastava haver mais alguém na outra ponta ou a mulher noutra posição.

Bons registos!

Edit: vi agora que a primeira não está mesmo bem enquadrada. Uma ligeira rotação para a direita e alinhavas com as estruturas (a sombra por exemplo ficava paralela à margem).
 
Obrigado @APedro.

A primeira foto foi mesmo daquelas situações que se vê uma cena com grande potencial, quando sentes o bichinho da foto a crescer. Em poucos segundos vais para o sitio, fazes a composição ainda na tua cabeça, pensas nos settings sem ainda ter a máquina no olho, depois tiras umas quantas fotos. Depois a cena desaparece e continuas o teu caminho.
Neste local tirei umas quantas fotos com o casal, depois com ele e depois só ela, isto tudo de socapa pois eles nem se aperceberam o que eu andava a fazer. Eles não paravam quietos e foi uma coisa de segundos. Aliás na minha cabeça eu já imaginava uma composição completamente diferente com as sombras do casal mais umas quantas pessoas a passar à frente, etc....
Eu gosto da imagem em si mas na minha cabeça tenho uma outra imagem e tenho a noção que ainda não é a foto perfeita :P No entanto não deixa de ser uma boa foto.

A 2ª, foi mais um teste do tipo fotografia "abstracta". Não resultou como eu queria.

De facto as que gosto mais nesta série em termos de imagem é a 3ª e a 4ª. Talvez por estar tão longe do rio Tejo e do mar... ;)
 
Mais umas fotos de quando estive em Portugal em Agosto. Foi tudo tirado com a OMD 5 Mark II e Pana Leica 25mm (equivalente a 50 mm), acho que essa lente nem saiu da máquina durante as férias.

1:


2:


3:


4:
 
Muito boa mas o principal, a expressão, perde-se por estar longe.

É o mal de se fazer fotografia de rua com uma objectiva grande angular.

Ainda assim, gosto muito!
 
Obrigado ;)
Sim de facto a expressão fica um bocado perdida, mas quando se encontra a expressão é difícil de tirar os olhos, quase que hipnotiza.

Entretanto mais umas quantas de quando estive em Portugal em Agosto, algumas já estava no Flickr outras não.

1:


2:


3:


4:
 
Essa primeira está muito gira (já tinha dado like no Flickr).
Já tens uma Pen-F? Isso é sempre a dar-lhe.
Que tal a máquina?

Cumps
 
Obrigado.

A máquina é muito boa, eu ando a configurá-la ao meu gosto.
É muito fofinha :P
Não hã muito a dizer para além do que é dito por aí, existe muitas coisas semelhantes entre a Pen-F e a OMD 5 mkII. Mas no fim do dia é a Pen-F que brilha mais na hora de escolher qual das duas cameras é para levar comigo. Mas normalmente vão as duas, nem que seja uma para a minha namorada, assim ela também vai entretida. :)
Eu gosto bastante do facto de poder controlar um grande leque de parâmetros da criação dos Jpegs, por exemplo a foto do barco está quase como foi tirada da máquina, só diminui um bocado os highlights e as shadows, e aumentei o Clarity um bocado. A Pen-F tem modos customizáveis eu no meu caso meto em cada um dos modos settings individuais para PB e cores. Por exemplo no modo C1 tenho os vermelhos no PB para o céu azul, no modo C2 os amarelos/verdes para retratos etc. Ainda estou a aperfeiçoar a configuração do PB. Assim quando tiver que tirar uma foto só tenho que me lembrar qual é o modo mais apropriado. Mas mesmo assim continuo a guardar o RAW.
 
Umas fotos tiradas num registo diferente das outras que estão por aqui.
Fotos tiradas com a Olympus Pen-F e com a Panasonic 20mm.

1:


2:
 
Back
Topo