Análise Asrock A330ION

JPgod

Moderador
Staff
Autores: João Godinho (JPgod)
Produto: ASROCK A330ION
Data : 28-02-2009



ZWAME Análise

logo.png


Descrição

A ASROCK nasceu como divisão de produtos de baixo custo da ASUS (daí a semelhança nos nomes). Infelizmente a sua era inicial ficou marcada pela baixa qualidade das motherboards.

Entretanto, a empresa separou-se da ASUS e começamos a ver uma subida considerável na qualidade dos seus produtos e já apresentam boards em praticamente todos os segmentos, desde o de entrada até o high-end, embora ainda não tenha motherboards "ultimate" (ao estilo das ASUS ROG, e eVGA Classified). A qualidade subiu bastante, tendo boards com boa qualidade de construção, bem equipadas em termos de componentes onboard e boas capacidades de overclock.

A uns meses, testei uma Asrock 790GX AM3 e fiquei muito satisfeito. Os meus colegas m@ster e nemesis11 receberam outros artigos, como uma board P55 e o HTPC ION e ficaram igualmente satisfeitos, demonstrando serem produtos de excelente qualidade. Recentemente testei o modelo H55M PRO e se revelou também um óptimo produto.

Nesta review trazemos mais uma solução baseado no chipset NVIDIA ION e Aton 330, com 2 particularidades interessantes. O uso de memória DDR3 e slot PCI-e x16.

Especificações

  • CPU: Intel Atom N330 Dual Core @ 1.6 ghz (2x 512 L2 cache, 533 FSB, 8 watts TDP)
  • Processo de Fabrico CPU: 45 nm,
  • Tamanho do core: 26 mm^2 por die, 52 mm^2 total
  • Nº de transistores: 47 milhões por die, 94 milhões no total.
  • Hyperthreading: Sim, 2 threads por core, total de 4 threads
  • Chipset: Nvidia ION MCP79
  • Processo de Fabrico chipset: TSMC 65 nm
  • Nº de transistores: 282 milhões
  • Tamanho do die: 162 mm^2
  • IGP integrado: Nvidia 9400m (DirectX 10.0)
  • Shaders: 16 unificados
  • Clocks: 450/1100 (core/shader)
  • Codecs de vídeos suportados: H.264 - VC-1 - MPEG2
  • Memória: 2x DIMM DDR III até 1066 mhz não ECC até 4 GB
  • Armazenamento interno: 4 portas SATA 2.
  • BIOS: AMI BIOS.
  • LAN: Nvidia nForce combinado com Realtek RTL8211CL gigabit ethernet.
  • USB 3.0: não
  • Slots: 1x PCI-e 2.0 16x @ 16x
  • multiGPU: não aplicável
  • Audio: (VIA® VT2020 Audio Codec)
  • Armazenamento, chipset: 4 portas SATA II internas e duas portas powered eSATA externas. Suporta Raid 0 e Raid 1
  • Armazenamento, adicional: não
  • Firewire: não
  • painel traseiro:
    • PS-2: 1 porta(teclado)
    • USB 2.0: 6 portas, duas combinadas com e-SATA
    • eSATA: 2 portas combinadas com USB
    • Rede:1 porta RJ-45
    • Áudio digital: 1 SPDIF óptico.
    • Áudio analógico: 4 saídas com suporte 7.1, 1 microfone
    • Video: HDMI,DVI,VGA
  • Alimentação: ATX 24 pinos
  • Dimensões físicas: mini-ITX form factor 17.0 cm x 17.0 cm
Links

Site Oficial A330ION

Fotografias

as fotografias estão em thumbnail, cliquem para tamanho grande (1280).

1 - Começando pela caixa do produto. De tamanho muito compacto devido a dimensão da motherboard. Em fundo azul, com a fotografia da board no interior da letra A, dando impressão que é uma janela.

2 - Pare de trás, com detalhes e as principais características e features que esta board oferece.


3 - Os acessórios: 2 cabos SATA, espelho, adaptador molex -> SATA, guia rápido e manual. Um blundle simples, mas suficiente para este produto. Talvez a inclusão de um ou dois cabos SATA adicionais era bem vindo.

4 - Eis a motherboard. A destacar os dissipadores, o do CPU tem uma dimensão razoável, sendo idêntico ao utilizado no northbridge de muitas motherboards Asrock de outrora. O chipset tem um dissipador menor, mas uma ventoinha pequena. Infelizmente é algo ruidosa, mas será testado sem o uso desta ventoinha.


5 - Outra vista. Podemos ver logo em primeiro plano o slot pci-e x16 azul, podendo assim adicionar uma placa gráfica dedicada ou então um controlador RAID SATA/SAS dedicado, para quem quiser usar esta board para construir um NAS/mediacenter. Por cima deste temos 4 portas SATA II a vermelho e ao lado uma porta serial a preto. Notar que a motherboard apenas utiliza condensadores japoneses 100% alumínio, garantindo qualidade superior.

6 - Outra vista. A board vem com 2 slots DDR3, suportando dual channel e até 4 GB de ram e velocidade até 1066 mhz. Por baixo dos slots temos a laranja a ligação frontal dos leds e botões da caixa, um conector de 3 pinos de ventoinha e a ficha ATX 24 pinos.


7 - Outra vista, com o dissipador por cima do Aton 330, a bateria, instalada na vertical para poupar espaço, ao pé desta o jumper de clear cmos e mais uma ficha de 3 pinos para ligar uma ventoinha.

8 - Uma vista global. Junto do chipset temos 2 ligações para 4 USB's adicionais, numa posição algo má. Idealmente deveriam estar onde está a porta COM1.


9 - Vista da parte de traz, onde podemos ver os pinos para remoção dos dissipadores.
10 - Back IO, com uma PS-2 para teclado, 6 USB's, sendo 2 combinadas com eSATA, saídas de vídeo DVI, HDMI e VGA, RJ-45 de rede, saída de áudio óptica e 4 analógicas e entrada de microfone.


11 - Vamos testar esta motherboard numa caixa Antec ISK-300, com fonte de 65w. Esta caixa será depois analisada em separado.

12 - Aqui já com o modulo superior, com um SSD gskill instalado. Notar que a caixa suporta ainda um 2º disco 2,5" e ainda uma drive óptica slim, mas será utilizado uma drive óptica slim USB.


 
Última edição:
BIOS

Informação e fotos da BIOS desta board
1 - Menu principal, com a informação do sistema, data e hora.

2 - menu OC tweaker, onde estão as opções de overclock.


3 - menu OC tweaker, continuação. No fim estão os perfil, podendo armazenar até 3 perfil de CMOS.

4 - Menu Advanced, com configurações avançadas de sistema. No final temos o utilitário para actualizar a BIOS directamente a partir de uma pen drive ou disco rígido e a opção Good Night led, para desligar os leds da caixa, que tal como o nome indica é bom para evitar as luzes da caixa incomodas para quem dorme com o PC ligado.


5 - Submenu do chipset, onde se configura a alocação de memória para a grafica integrada e outros.

6 - Submenu de configuração SATA.


7 - Menu de monitorização de sistema e configuração das ventoinhas.

8 - Menu de Boot.


SOFTWARE

Agora passamos para o software incluído

asrock2.png


Asrock instant boot, que supostamente acelera o arranque do sistema, mas não notei diferenças. Isso já arranca muito rápido com o uso de um SSD.

asrock3.png


Asrock OC tuner. o utilitário de overclock e monitorização já conhecido da asrock. Bastante completo e funcional, embora o seu uso requer atenção, porque facilmente as alterações crasham o sistema. É interessante para testes rápidos, bem como monitorização de voltagens, rotações e temperaturas, sendo que o overclock a sério deve ser feito pela BIOS.

asrock1.png


O OC DNA serve para gerir os profiles da BIOS. Tanto pode-se servir para fazer backup no disco rígido, como poder partilhar opções de overclock com outros utilizadores, o que é interessante. Na imagem podemos ver o profile 1, que estava definido.
 
Última edição:

1ª parte

Primeiro vamos abordar alguns aspectos importantes deste sistema.

CPU-Z

click para ampliar





CPU-Z deste sistema. De notar que o CPU não reduz os clocks em idle. O Atom 330 não tem suporte EIST.

Abaixo em overclock. 2000 mhz (166x12) a 1.147 na BIOS. As memórias estão a 1025 mhz, um valor baixo é verdade, mas para compensar espremeu-se os timmings.

GPU-Z

gpu-z.png


gpu-z-oc.png


GPU-Z, onde podemos ver as memórias correctamente identificadas a 1066 mhz. Notar que o GPU em idle abaixa para 200 mhz (core) 400 mhz (shader), reduzindo assim o consumo e aquecimento.

Abaixo em overclock, 550/1300 com um ligeiro overvolt. Não se consegue mais que 1300 mhz no shader, estando limitado na BIOS, mas já é um bom overclock. A função de gestão energética continua a funcionar em overclock abaixando para os mesmos 200/400 mhz,

HD tach

hdtach.png


O Gskill SSD não fica de maneira nenhuma limitado neste sistema, dando outra "vida" ao ION.

HD tune

hdtune.png


No HDtune também os mesmos resultados do HDtach.

Windows 7 index

index.png


Como é de prever o CPU tem o pior score, embora os scores de GPU sejam aceitáveis. O disco teve de longe a melhor pontuação

Windows 7 Medidor de recursos

resource.png


No medidor de recursos, onde podemos ver 1025 MB reservados pelo hardware, embora tenha 512 MB reservado pro chipset. Tal se deve por limitação do CPU, que não é capaz de endereçar 4 Gb, apesar do suporte 64 bits. Relembrar que os Atom Originais estão emparelhado com variantes do chipset Intel 945 que apenas suporta 2 GB, daí que a Intel reduziu a capacidade de endereçamento. O ideal é instalarem um SO de 32 bits, que consome menos memória, embora 3 GB chega e sobra para um media center, até 2 GB é suficiente.

Reprodução de Filmes HD

Este sistema é concebido a pensar para utilização como Media Center, portanto não poderia faltar testes dedicados em relação a capacidade de lidar com filmes em alta definição.

No que toca aos métodos de teste, foi utilizado o The KMPLAYER com o codec Media Player Classic que habilita o uso do GPU e foi utilizado 2 modos de vídeo output: EVR e VRM9. O modo EVR tira partido das capacidades de aceleração de VC-1,MPEG2 e H/X.264/AVC presente nas modernas placas gráficas. Esse modo só funciona em Windows Vista e Windows 7.

No que toca a medição de performance, registou-se quanto tempo de CPU foi usado para reproduzir totalmente os vídeos, pelo Task Manager.

Para comparar, utilizou-se a review do FIONO e da board ZOTAC.

mkv-1080.png

Este teste foi feito com um demo sobre o HD-DVD em formato MKV 1920X1080P com 121 segundos, utilizando o codec VC-1 e áudio AC3 2.0 640 kbps.

mkv-720.png

Este teste foi feito com um demo do RedAlert 3 em formato MKV 1280x720p com 149 segundos, utilizando o codec H.264 e áudio aac 2.0.

Veredicto MKV

Em modo VMR9 qualquer das 3 soluções ION não consegue reproduzir os vídeso, embora o Fiono seja melhor, Em modo EVR, todos lidaram sem problemas com os vídeos, sendo a Asrock melhor em 1080p e a Zotac melhor em 720P

mov-1080.png

Este teste foi feito com um trailer do filme "timecrimes" em formato HDMOV 1920X1056P com 98s segundos, utilizando o codec H.264 e áudio AAC 2.0 96kbps.

mov-720.png

Este teste foi feito com um trailer do filme "timecrimes" em formato HDMOV 1280x668p com 98s segundos, utilizando o codec H.264 e áudio AAC 2.0 96kbps.

Veredicto MOV

Em MOV, tivemos o mesmo resultado que MKV, embora a Zotac foi melhor que os outros sistemas em EVR.

XBMC

A fazer quando tiver tempo, a board é para ficar, por isso pode-se explorar melhor.

PowerDVD 8

A fazer quando tiver tempo, a board é para ficar, por isso pode-se explorar melhor.

 
Última edição:
2ª Parte

Nesta 2ª parte, vamos correr alguns benchmarks e comparar com a review da Fiono 330 bem como em overclock.

cinebench-1.png
cinebench-2.png


Benchmark do software de rendering gráfico Cinema 4D. No que toca ao CPU, a performance foi semelhante, mas em OpenGL, a Asrock foi mais rápida no teste "OpenGL", talvez em virtude do uso dr DDR3. O Fiono foi prejudicado por funcionar em single-channel.

cinebenchr10.png


Versão mais avançada que o 2003, logo também mais pesado. Aqui temos a Asrock a ser um pouco mais rápido em CPU, mas mais lento em OpenGL.

wprime.png


No wprime, que calcula a raiz quadrada dos primeiros 32 milhões de inteiros. Com uma thread, a Asrock foi um pouco mais rápida, já em 4 threads, o Fiono fica um pouco a frente. A Zotac foi mais lenta.

winrar.png


No WinRar 3.9 64 bits, o dual-channel e DDR3 tiveram um peso significativo, fazendo a Asrock ser o sistema mais rápido. O Fiono em single-channel fica assim para trás.

7zip-1.png


Resultado em tudo equivalente ao Winrar, especialmente em SMP, onde o Asrock destaca-se dos outros sistemas.

7zip-2.png


Já na descompressão pouca diferença, embora a favor da Asrock.

crystalmark-1.png


O crystalmark corre uma série de benchmarks de CPU, memória, disco e openGL. No teste de disco, o Fiono e Zotac estavam a correr em disco mecânico 160 GB 5400 RPM , enquanto a Asrock estava num Gskill SSD Falcon II 64GB, daí a disferença "explosiva". Em FPU e ALU, empate técnico, mas em memória, quer a Zotac e Asrock batem o single channel do Fiono. O uso de DDR3 não trouxe vantagens aqui.

crystalmark-2.png


Estes testes incidem sobre a gráfica. A Asrock bate em D2D e GDI eles o Fiono, provando que o dual-channel beneficia mais o GPU do que o CPU. Já em OGL obteve pior resultado. Já perante a Zotac, o uso de DDR3 não ajudou.

euler3d.png


Benchmark de computer fluid dynamics. O uso de DDR3 beneficiou a Asrock, tirando 40 segundos ao tempo da Zotac.

x264.png


Encoding de vídeo 720p utilizando o codec x.264. No pass1, que faz a análise do vídeo, a Asock foi um pouco mais rápida, já no pass 2, que faz o encoding propriamente dito, a performance foi semelhante.

lightmark.png


No Lightmark 2008, benchmark em openGL, a memória DDR3 a beneficiar novamente a Asrock , batendo por boa folga a Zotac e muito a frente do Fiono.

spec-1.png
spec-2.png


Nesta suite de benchmarks de conceituados programas de design gráfico e 3D, em modo 64 bits e a 1280x1024, O comportamento da Asrock foi semelhante à Zotac, tirando o maya-2 e sw-01, onde foi pior.

Everest Cache e Memory Benchmark

Tabela - Fiono
everestmen.png


Tabela - Zotac
everestmen1.png


Tabela - Asrock
everestmen.png


Tabela - Asrock OC
everestmen-oc.png


Resumo dos dados acima em gráficos:

everest1.png
everest2.png


everest3.png
everest4.png


No que toca as Caches L1,L2, a performance foi parecida, apesar do Fiono ser um pouco mais lento. Já em memória, apenas no Copy a Asrock foi mais rápida que a Zotac, ficando em linha em Read e Write. Em latência das memórias foi pior, curiosamente.

Em overclock, conforme podemos ver na tabela, temos uma boa melhoria em todos os índices. Mesmo com as memórias um pouco mais lentas (1050 vs 1066 mhz), a velocidade melhorou bastante devido ao FSB de 667 mhz vs 533 em defaut.

PCmark Vantage

Testes com a suíte de benchmarks genéricos mais recente da da futuremark

pcmark-1.png
pcmark-2.png


Este teste é interessante, porque temos a Asrock a explodir literalmente com o Fiono e a Zotac em todos os testes! Apenas uma resposta - Gskill Falcon II SSD! Não deixa de ser interessante o impacto que um SSD tem em vários ambientes e não apenas em testes sintéticos (Onde o Gskill dá uma abada monumental aos discos 2,5" 5400 rpm).
Resultado, até um sistema tão simples como o ION e o Atom são largamente beneficados com o uso de um SSD.

 
Última edição:

Consumos, temperaturas e ruído

Consumo

Testes do consumo deste sistema, com a utilização de um medidor de consumo externo, logo é o consumo total do computador incluindo o transformador.

  • standby: Computador desligado e ligado à tomada.
  • idle: Sistema em repouso sem nada a correr.
  • MKV: Reprodução do vídeo "HD-DVD DEMO" em modo EVR com o KMPLAYER
  • Wprime 1T: Execução deste benchmark com 1 thread
  • Wprime 4T: Execução deste benchmark com 4 threads
  • OCCT: Executando o modo "linpack" para máximo stress no CPU.
  • FULL: OCCT + furmark, logo carga máxima no GPU e CPU.
Tabela - ASUS 1201N + FIONO
consumo.png


Tabela - Asrock defaut + overclock
consumo.png


O Consumo é muito bom. Não se compara ao baixo consumo que o eeePC 1201N teve, mas é inferior ao Fiono. Se bem que em ambos os casos as fontes são diferentes, logo isso influência e de que maneira o resultado final. A fonte da caixa utilizada tem uma eficiência de 80-81% a 65w de carga a 115V (segundo uma review que vi em que testaram a fonte), portanto a 230v e em carga média deve ir a 85%.

Em overclock naturalmente aumenta o consumo. Tirando a situação do OCCT, que por norma não se atinge em utilização normal, a subida é 3 a 5w, compensado largamente pelo grande aumento da performance, afinal é mais 25% de performance no CPU, alem do GPU a 550/1300 vs 450/1100.

Temperaturas

Agora os testes de temperatura. Foi utilizado o Core Temp para ler a temperatura do processador e o GPU-Z para ler a temperatura do gpu/chipset. A caixa foi mantida fechada, com a fan de exaust na velocidade mínima.
  • ambiente: medida da temperatura ambiente com um termómetro externo.
  • idle: Sistema em repouso sem nada a correr.
  • MKV: Reprodução do vídeo "HD-DVD DEMO" em modo EVR com o KMPLAYER
  • Wprime 1T: Execução deste benchmark com 1 thread
  • Wprime 4T: Execução deste benchmark com 4 threads
  • OCCT: Executando o modo "linpack" para máximo stress no CPU.
  • FULL: OCCT + furmark, logo carga máxima no GPU e CPU.

temp-gpu.png


Este teste foi feito com a ventoinha instalada e a funcionar. As temperaturas estão excelentes, muito abaixo do que se obteve noutros sistemas ION que testei (não adiciono no gráfico, porque as condições são diferentes). Em overclock aumenta, mas nada significativo.

Agora, vamos passar para os testes com a ventoinha do chipset desligada. A ventoinha da caixa utilizada (ver fotografias) estava em modo de exaustão, regulada para a velocidade mínima:
Os testes são iguais, com excepção de não se testar em overclock e não utilizar os testes com o OCCT (estando em passivo, o calor gerado por estes testes é demasiado)

temp-gpu-fan.png
temp-cpu-fan.png


Como era de prever, as temperaturas do GPU subiram muito mais que do CPU. O CPU por estar mais próximo da ventoinha, leva melhor arrefecimento, alem claro da ventoinha arrefecer directamente o chipset. Mesmo assim o dissipador do CPU recebe ar da fan do chipset, daí as menores temperaturas com esta ligada.

Apesar disso, as temperaturas são aceitáveis e seguras para o dia-a-dia. Claro que a temperatura ambiente ajuda.

Ruído

No que toca ao ruído, infelizmente considero a ventoinha do chipset demasiado ruidosa. É uma pena, porque um media-center quer-se o mais silencioso possível. Um ponto a corrigir pela asrock (com uma ventoinha com menor rotação e/ou maior).

Mas com uma caixa com ventilação, que é o caso da Antec ISK-300 utilizada, é possível abolir a ventoinha do chipset, embora as temperaturas aumente, conforme está acima. A ventoinha da caixa na potencia máxima é muito barulhenta, mas no mínimo, mal se ouve!

Outra solução é a troca da ventoinha de origem ou instalarem um redutor de voltagem, como por exemplo o que é fornecido com as ventoinhas Noctua. Se querem apostar em passivo, também podem considerar um dissipador after market de melhor qualidade para o chipset (Para o CPU o dissipador de origem é mais do que suficiente e muito melhor em relação o que se encontra na board Intel).

Como a caixa utilizada suporta 2 fans de 80 mm, uma solução eficiente seria comprar 2 ventoinhas que sejam o mais silenciosas possíveis, por exemplo as NOISEBLOCKER MULTIFRAME MF8-S1 80MM, se bem que a um custo unitário de cerca de 16 € será um investimento salgado. Com 2 fans destas, mesmo que de baixo fluxo, garantem um arrefecimento óptimo mesmo no verão. A motherboard apresenta 3 ligações de ventoinhas (incluido a que é utilizada pela fan do chipset), logo dá para ligar na boa estas fans adicionais.
 
Última edição:
Conclusões

Destaco pela Positiva:

  • - IGP com excelente performance no que toca ao decode de filmes HD. Compensa a fraca velocidade do Atom
  • - Suporte para CUDA.
  • - O Atom se porta bem em multi threading, com aumentos de até 300% face a single thread. Alem disso é rápido o suficiente para correr o windows 7 de modo fluído e tarefas leves.
  • - Saída HDMI, com som e de boa qualidade.
  • - Consumo de energia muito baixo (com a fonte utilizada).
  • - Boa qualidade de construção no geral, com condensadores sólidos.
  • - Dissipador do CPU de grande dimensões.
  • - Excelentes temperaturas, devido ao bom cooling.
  • - Suporta dual-channel o que se mostrou uma mais valia para a performance do IGP.
  • - DDR3, logo uma plataforma melhor preparada para o futuro.
  • - Slot PCI-e x16, mais pela possibilidade de adicionar qualquer dispositivo PCI-e, já que uma placa gráfica neste sistema é perder tempo e dinheiro.
  • - Suporte para 4 SATAS internos e 2 externos, sendo uma boa opção para quem quer construir um media center e que possa servir de armazenamento/NAS em simultâneo!
  • - Suporte para Powered eSATA e em dose dupla!
  • - BIOS completa, com opções de overclock com fartura para este tipo de sistema e update directo a partir dela, bem como perfils de overclock
  • - Capacidade de overclock muito boa!
  • - Good Night led, que permite desligar os leds da caixa, evitando aquelas luzinhas incómodas denoite para quem tem o computador no quarto.
  • - O preço.
Destaco pela Negativa:
  • - Ventoinha demasiado ruidosa e dissipador do chipset muito pequeno (se bem que o tamanho é relacionado com o uso de uma fan)
  • - Poderia vir com mais um ou dois cabos SATA incluídos.
  • - O uso de DDR3 tráz pouca vantagem e infelizmente de momento são mais caras que DDR2. Mas a tendência é inverter, por isso não considero um aspecto negativo, mas neutro. Quando DDR3 estiver mais barato que DDR2, ai passa a ser uma boa virtude.
  • - Ausência de Wi-Fi, embora não tenha espaço para tal.

Conclusão

Mais uma excelente solução baseada em Atom e ION. Não fica nada a dever em relação aos outros sistemas que testei e tem algumas características muito boas, como slot PCI-e, DDR3, 4 portas SATA internas e 2 eSATA, portanto permitindo um media center mais "artilhado".

Entretanto há uns reparos. O uso de DDR3 pouca vantagem trás, daí que acho que deveria existir uma versão com DDR2 800, visto que pode se poupar alguns trocos ao adquirir memórias DDR2 em segunda mão, visto que é muito mais abundante. Outra solução interessante seria vir com slots SODIMM, já que alem de poupar espaço, memórias SODIMM estão cada vez mais baratas e fácil de comprar, seja novas ou usadas, devido ao crescimento do segmento de portáteis.

Também não possui adaptador Wi-Fi de origem mas alem de encarecer o produto, não exite espaço para o módulo mini pci.e, teria que sacrificar o slot pci-e x16. Podem sempre investir numa placa Wi-Fi norma N pci-express.

Ou seja uma board ION muito interessante seria algo como esta, mas com 2 slots sodimm (duas versões, DDR2 e DDR3), com o slot PCI-e x16 na mesma e o espaço que se ganha das memória, permitiria a instalação de um mini pci-e para adaptador Wi-Fi.

Apesar destes pequenos detalhes, esta motherboard leva o nosso selo de recomendação máxima da Zwame!

Classificação

zwame200.png


Agradecimentos

A ZWAME agradece à ASROCK pela disponibilidade do material para teste.

Copyright © Zwame, Lda 2010. Reprodução proibida sem autorização prévia.

 
Última edição:
+ 1 review que tanto esperava!
estou curioso de ver o desempenho duma grafica mais potente num atom ;)
e além disso estou com ideias de adquirir uma board com ION e gostava de saber se compensa ter DDR3...

já agora uma duvidas
-as portas esata são partilhadas ou independentes? ou seja, é possivel colocar 4discos internos e 2externos ou para usar os esata vão por exemplo ocupar os satas da posição 3e4?

cumprimentos
 
Última edição pelo moderador:
Não sei se terei tempo para por uma gráfica externa.

Estou com trabalho que me chegue :sad: E a fonte do sistema onde está não tem peladala nem para uma 3450 :D
Como a board em principio é para ficar, testo com mais calma depois.

sobre os discos, sim dá para por 4 internos e 2 externas na boa.

primeiros testes adicionados
 
Última edição:
Esta board agrada-me. Quantos decibeis tem a ventoinha? e dá para ajustar a velocidade? e já agora sempre é capaz de funcionar sem a ventoinha?
E já agora onde posso comprar esta board, no ***** so me aparece uma loja..
Esta board agrada-me muito pq é praticamente igual à Asus e consome muito menos..
Obrigado.
 
Última edição:
a ventoinha é algo ruidosa... regulação há opção na BIOS, mas não tive tempo para explorar. Na caixa onde testei, tam uma fan de 80 mm junto da board, logo desliguei-a :D Irei colocar o report de temperaturas com a ventoinha do chipset desligada.

cumps
 
Última edição:
a ventoinha é algo ruidosa... regulação há opção na BIOS, mas não tive tempo para explorar. Na caixa onde testei, tam uma fan de 80 mm junto da board, logo desliguei-a :D Irei colocar o report de temperaturas com a ventoinha do chipset desligada.

cumps

Obrigado, esta board dá mas é um excelente NAS devido a dar para 4 SATAs internos e ainda os USB e eSATA externos, baixo consumo e o facto de ter DDR3.
Talvez monte um NAS com ela mas tem de ser silenciosa. Embora caso a compre mudo logo a ventoinha para uma de 12db.

EDIT: e já agora, este gráfico em baixo nao está trocado? A default é mais baixa do que em Overclock? Nao devia ser..
temp-cpu-fan.png
 
Última edição:
E já agora.. a caixa tinha alguma ventoinha?
Esses valores sem fan sao aconcelhaveis para ter a board ligada muito tempo como media center? é especialmente para ver mkvs..
 
Está nas fotos a caixa que foi usada:

DSC_0107th.jpg


A caixa depois foi fechada.

eu quando nao usava a maquina, mas tava ligada deixava a fan na potencia média e tirava mais alguns ºC.

Com 2 fans de 80 mm de qualidade e silenciosas (noiseblocker multiframes 80 mm ou noctua), arrefecimento é garantido ;)
 
Outra pergunta: será que nao dá para meter uma fan de 60 ou 80mm e aperta-la uma parte no dissipador do cpu e outra no dissipador do gpu/chipset? Apertando na diagonal.. se calhar fica bem seguro!?
 
Última edição:
Uma fan de 80 mm vai cobrir ambos os chips e não vai precisar de mais nada :D

Há ventoinhas de 80 x 80 x 15 mm, que são porreiras para isso. É encontrar um modelo silencioso e pronto. Pode-se prender um parafusos no dissipador do NB e o outro lado tentar usar um adesivo/clip.
 
Está nas fotos a caixa que foi usada:

DSC_0107th.jpg


A caixa depois foi fechada.

eu quando nao usava a maquina, mas tava ligada deixava a fan na potencia média e tirava mais alguns ºC.

Com 2 fans de 80 mm de qualidade e silenciosas (noiseblocker multiframes 80 mm ou noctua), arrefecimento é garantido ;)

Que caixa é essa?

Outra pergunta:

Posso meter um DIMM de 1Gb DDR2 e depois comprar um de 2Gb e juntá-lo ao 1Gb já existente ficando com 3Gb?
 
Última edição:
Antek ISK-300 com fonte de 65w. Irei fazer uma review com fotos à parte ;)

Sobre a memória, primeiro que esta board usa DDR3, mas do resto podes usar 1 + 2 GB na boa.
 
Caso possas fazer os testes às temperaturas sem fan agradecia, e se pudesses fazer um undervolting agradeceria ainda muito mais.
Estou a pensar montar um combo de media center/nas e esta board está muito em conta para o que preciso, visto nao precisar de wifi nao queria pagar quase mais metade e ir para a zotac. Nem quero ir para a Asus visto que ela precisa de muito mais power de fonte e os consumos sao mais do dobro e eu quero um sistema silencioso e de baixo consumo.
 
Testes com ventoinha desligado publicados e review concluída ;)

Sobre undervolting, não é possível e nem faz sentido. Eu até recomendo o overclock que consegui, já que o ganho de performance neste sistema nota-se muito com um pequeno aumento do consumo/temperatura.

Como disse acima, soluções para temperaturas/ruído, há muitas!

Sobre o consumo da board ASUS, está a te esquecer, que o nemesis11 testou com uma fonte LCPOWER de 550w, logo é totalmente OVERKILL para uma board destas e nesta gama de potência a fonte tem péssima eficiencia.

Já esta asrock foi testada com uma fonte de pequena potencia, logo perfeita para tal. A Zotac com transformador incluída também é excelente neste aspecto.

Um sistema ION tem que ser acompanhado por uma caixa mini-ITX com fonte integrada de baixa potencia e de preferencia como de portátil, porque é passivo, senão mais vale ficar quieto.

Ahh existe uma variante desta caixa com fonte de 150w (mas não usa um transformador + módulo DC-DC, é totalmente interna), mas não recomendo-a para Atom. A eficiência é horrivel (70-75%), enquanto esta versão de 65w tem 81% a 100% (isso tudo a 110-115v)
 
Última edição:
Back
Topo