Análise Motherboard MSI Big Bang Trinergy

M@ster

Power Member
Autor: Vítor Antunes (M@ster)
Produto: MSI [FONT=verdana,geneva]Big Bang Trinergy[/FONT]
Data : 19-05-2010

msi_logo.gif



ZWAME Análise
INTRODUÇÃO

A Micro-Star, mais conhecida por MSI, deu-nos o prazer de testar mais uma das suas Motherboards, desta vez foi uma das jóias da coroa, a recente Big Bang Trinergy.
Quando a MSI lançou as primeiras motherboards com o chipset P55 os resultados foram nada menos do que excelentes, de facto, para o segmento entusiasta a MSI Eclipse Plus que analisamos na altura ou MSI P55-GD80, eram já cheias de características e opções inovadoras.
Mas, por limitações do conjunto chipset/CPU, apenas permitia, PCIe 8x para SLI e para CrossfireX, o que era um problema que os fabricantes tentaram resolver.
A MSI, atenta ao mercado e aos seus clientes, voltou para bancada de ensaios e surgiu com uma solução que veio melhorar ainda mais o conceito das duas boards que referimos anteriormente.
O resultado final deste estudo, são as motherboards da série Big-Bang.

A nova série Big Bang implicou várias alterações das soluções anteriores, baseadas no chipset P55.

Neste momento MSI anunciou dois modelos de topo de gama:

A MSI Big Bang Fuzion que vem equipada com o chip Lucid Hydra, o qual permite misturar placas gráficas ATI/NVIDIA.
(Esta motherboard é esperada pela ZWAME a qualquer momento.)

Especificações​

Socket: 1156
CPU (Max Support):
i5/i7
FSB / Hyper Transport Bus:
6.4GT/s
Chipset:
Intel® P55+Nvidia® NF200
DDR3 Memory DDR3 1066/1333/1600*/1800*/2000*/2133* (OC)
Memory Channel:
Dual
DIMM Slots:
4
Max Memory (GB):
16
PCI-Ex16:
3
PCI-E Gen:
Gen2 (1x16, 1x16, 1x8)
PCI-Ex1:
2
PCI:
2
IDE:
1
SATAII:
10
RAID:
0/1/5/10/JBOD
LAN:
10/100/1000*2
TPM:
1
USB 2.0 ports (Rear):
10
Audio ports (Rear):
6+Coaxial SPDIF/Optical SPDIF
1394 ports (Rear):
1
eSATA:
2
Form Factor:
ATX
DrMOS:
Y
APS:
Y3-way SLI: Y
CrossFire:
Y
D-LED2:
Y
Green Power Genie:
Y



FOTOS​

CAIXA​

DSC_4028.png


bx_back.jpg

Já vai sendo hábito, a MSI lançar caixas para os seus produtos com elevada qualidade e esta não foge à regra.

DSC_4060.png

De todo o equipamento que acompanha esta Motherboard destaco entre outros, o OC Dashboard, os pequenos cabos para leitura das voltagens, que podemos ver no canto inferior direito da imagem, e a placa de som que pode ser observada ao centro da imagem, um pouco puxada para a direita.

MOTHERBOARD

board.jpg


board2.jpg


board1.jpg


back.jpg

A MSI Big Bang Trinergy apresenta um PCB bem estruturado, muito bonito e funcional, em cores de preto (PCB e alguns conectores), azul (conectores e coolers) e prata (coolers), conseguiu um conjunto apelativo, que desperta a cobiça e que dá vontade de levar para casa. De cor azul como é costume, as entradas PCI-Express 2.0 x16, com dois espaços entre elas permitem uma boa refrigeração das placas gráficas, no caso de se fazer Crossfire ou SLI, ou ainda o uso de coolers de grandes dimensões.
Podemos ainda observar o sistema de arrefecimento passivo que possui tecnologia “superpipe” exclusiva da MSI.

CSC_4044.png

Equipada com chip NF200 da NVIDIA, que tem como funcionalidade acrescentar faixas adicionais PCIe à motherboard o que lhe permite suportar de 3-way SLI, foram acrescentados ainda, alguns extras para dar um toque aos entusiastas, como são o “V-Kit control”, e o botão de clear CMOS. na própria board.
Outra das inovações que acompanham esta board, é a inclusão do Botão OC Genie que nos permite fazer overclocking (OC) em tempo real ao PC, é o pequeno botão redondo que se pode ver na imagem.



DSC_4061.png
Nesta imagem, podemos observar o painel traseiro, composto por, duas placas de rede 10/100/1000Mbit, 2 portas PS/2 Keyboard e Mouse. Podemos observar ainda 8 portas USB, e duas e-SATA, bem como 1firewire iEEE 1394a. A porta que podemos observar fora do comum, serve para a ligação do OC Dashboard.


Pormenores da Motherboard e do Layout

Det_CPU.jpg


det2.jpg



Particularidades

DrMOS: É o nome da tecnologia que combina um controlador IC, um mosfet superior e um mosfet inferior num único chip. A distância mais curta entre cada componente proporciona uma variação de fase 4 vezes mais rápida e a eficiência energética melhorada em 90%. O desenho não só diminui a temperatura de funcionamento, como também aumenta a estabilidade da fonte de alimentação.
partic.jpg

OC Dashboard: Um das características, ou podemos mesmo chamar-lhe um gadjet que chama a atenção, é o OC Dashboard que serve para podermos observar a evolução do "POST" durante o arranque da máquina, permite-nos ainda fazer OC directamente, controlar o bclk e algumas voltagens.
Apesar de não ser inédito, já outras marcas tinham apresentado uma ideia idêntica, a MSI com este tipo de “gadjets” coloca-se na rota dos entusiastas e ganha alguns pontos nas vendas.
OC_dashboard2.jpg


APS (Active Phase Switching): Detecta e muda de forma dinâmica de acordo com o nível de carga o número de fases PRW com benefícios em termos de consumo energético, podemos observar na imagem que se segue, um "display" que nos permite saber quantas fazes estão a ser usadas, em tempo real.
det.jpg


V_Kit: É um sistema introduzido pela MSI recentemente que permite verificar e alterar em tempo real as voltagens principais do CPU e das memórias, equipada com pequenos cabos, tal como a placa gráfica MSI ATI R5770 Hawk permite a leitura fácil através de um multímetro.

det_v.jpg


V-kit.jpg


Placa de som: Juntamente com o bundle, a MSI presenteia-nos com uma Placa de som PCIe x1 Quantum Wave que suporta THX TruStudio PC, a Creative EAX Advanced HD 5.0. Esta Placa de Som é inserida no primeiro slot PCIe 1x.

Som.jpg

Botões Power, Reset e Green Power:É nestas pequenas inovações que se destingem os melhores, se olharmos para a foto parece que apenas está lá o sitio, onde é suposto estarem os botões acima referenciados, pois bem eles estão mesmo, são os denominados Easy Button II, apenas um pequeno toque chega para funcionarem acende um led e acciona o que queremos, são maravilhas da tecnologia.
Botoes.jpg
 
Programas
Da suite de Programas que a MSI põem à nossa disposição no CD de Drivers e utilitários que acompanha esta board,destacamos o Overclocking Center, que nos pareceu uma ferramenta muito interessante pelas suas características. O Overclocking Center é dividido em duas partes que nos permitem controlar ou ter acesso a informação bastante útil sobre o nosso computador.

Na primeira parte, "System Info", temos informações sobre a Motherboard, o CPU, a VGA e sobre as Memórias.
1.jpg


2.jpg


Na segunda, "D.O.T.", temos informações sobre o CPU,Voltagens, Temperaturas e velocidades de ventoinhas, podendo ainda mudar settings como o BCLK, voltagens etc.
3.jpg
 
Bios

Igual a si própria, a MSI presenteia-nos com mais uma bios fácil de usar e bem estruturada.
Como de costume as ferramentas de OC estão no Menu Cell.


1.jpg

Ao entrar na BIOS, é apresentada entre outras a secção Cell, que é onde toda a diversão acontece.

2.jpg

Já nossa conhecida porque faz parte das bios da MSI à muito tempo é a Advanced Bios Features onde podemos controlar por exemplo a sequência de boot.

3.jpg

Já na secção Integrated Peripherals podemos controlar todos os periféricos, como são os USB e o Audio.

5.jpg


6.jpg

Bastante importante é a secção H/W Monitor, onde podemos visualizar as voltagens, temperaturas e rotações das ventoinhas.

7.jpg

Green Power é como o seu nome indica uma secção que permite saber qual a eficiência da máquina e que nos permite regular as diversas fazes, como por exemplo o CPU Phase e o VTT Phase.

8.jpg


9.jpg


10.jpg

Vamos então à secção Cell, podemos observar nestas 3 imagens todos os controlos que podemos ter sobre a board.

11.jpg

Uma excelente ferramenta é para todos, a M-Flash, permite-nos fazer update à bios.

12.jpg


13.jpg


14.jpg


15.jpg

Tal como o nome indica a Overclocking Profile serve para guardarmos os diversos perfis que criarmos das configurações da BIOS, até um total de 6.
 
Future Mark


03.png

3DM03.png


3DMarkVtgLogo.png

3DMvtg.png


PCMVantageLogo1.png

PCMvtg.png

Conclusão​

Para quem procura a excelência a MSI Big Bang Trinergy, apresenta uma qualidade de construção e um layout excelentes, vários gadjets, como o OC Dashboard e uma placa de som da CREATIVE.
A possibilidade de fazer Overclock directamente na board é um dos muitos "rebuçados" com que a MSI nos presenteou na construção desta placa.
A estabilidade irrepreensível tanto em OC como em default e uma facilidade de fazer Overclocking como poucas das muitas boards que tenho usado ou testado deixaram-me muito agradado.
No que diz respeito aos Programas, destacamos o Overclocking Center,pela sua versatilidade. É na nossa opinião uma board a ter em conta na altura de fazer compras em especial se procurar a excelência, for um Gamer ou um adepto do OC.


recomendado_zwame.png

attachment.php



Agradecimento​


A ZWAME agradece à MSI pela disponibilidade da Motherboard.

Gostou desta análise?
Pode ver mais aqui.

Copyright © Zwame, Lda 2010. Reprodução proibida sem autorização prévia.​
 
Bastante boa review!!!

Esta board e mesmo um estrondo bastante boa, a melhor da msi e parece k n ficou mal nos testes nem no unboxing, agradou me sempre, bastante complemetos e o seu desempenho tb foi bom.
 
grande board mesmo. Bem artilhada.

chegaste a testar a placa de som? tenho pena de nao ser mais comum este tipo de placa de som "pseudo" dedicada. Já tive uma asus e o som era divinal.
 
Back
Topo