[tutorial] overclocking insys 8761su

theclutches

Power Member
TUTORIAL OVERCLOCK INSYS GAMEFORCE 8761SU

Bem, já tinha pedido ajuda aqui e em outros fóruns para um OverClock modesto ao meu Insys e-escolas.
Depois de dois anos a levar com um não na cara, decidi não desistir, e aqui está finalmente um TUTORIAL para OverClock ao processador do Insys.

Softwares necessários:


SETFsb (shareware): Bem este é actualmente o único software capaz de realizar OverClock ao Insys. O programa é pago.

EVEREST: Podem comprar o software, adquiri-lo na “ISOLÂNDIA” ou usar a versão shareware.
(opcional) CPU-Z: Para obterem informações gerais sobre o vosso sistema.
(opcional) RishMark RMClock: Controlo sobre o multiplicador e voltagens do processador.

TUTORIAL:
Partindo do princípio que já têm o programa devidamente activado, devem abrir o SETFsb.
Se o programa apresentar uma mensagem de erro “SMBus error”, devem fechar o programa, e abrir o Everest. Mantendo o Everest aberto, abram de novo o SETFsb. Desta vez não deverá apresentar o erro.
Agora para os possuidores do 8761SU/ 8761SU HD devem escolher do menu de PLL, a PLL ICS9LPR600CGLF.

Agora pressionem o botão “Get FSB”. Devem obter um ecrã semelhante a este.

Agora devem carregar na seta lateral a frente da 1ª barra, escolherem o OverClock desejado e clicarem finalmente em “Set FSB”. Assim que clicarem nesse botão, o novo valor do FSB será aplicado. Em baixo podem verificar a nova velocidade do processador.


Nota: O sistema pode travar, o que não significa que o OverClock não seja suportado. Apenas reiniciem o computador e tente de novo.
Nota2: Por vezes podem ter descoberto por exemplo um limite de FSB, imaginemos, de 186 MHz. Ao entrarem no computador e por exemplo escolherem esse valor de FSB e aplicarem, se o sistema pode travar. Por isso, por experiência, devem partir dos 167 MHz, e subirem 4/5 MHz, aplicarem o OverClock, e assim sucessivamente até atingirem o vosso OverClock.

ATENÇÃO: AUMENTAR VALOR A VALOR ATÉ DESCOBRIREM UM LIMITE ESTÁVEL PARA O VOSSO SITEMA. COM O SISTEMA ORIGINAL (rams 667, t3200) DEVERÁ SER POSSÍVEL AUMENTAR ATE +/- 186 MHz DE FSB.
SEMPRE QUE AUMENTAREM O FSB, TESTEM A ESTABILIDADE DAS MEMS COM O PRIME95/ORTHOS, QUE NESTE CASO SÃO O COMPONENTE QUE LIMITA O OVERCLOCK .
NÃO ME RESPONSABILIZO PELO MAU USO DESTE TUTORIAL 
NÃO MEXER NA SEGUNDA BARRA, POIS ALTERA A FREQUÊNCIA DO BARRAMENTO PCI EXPRESS QUE PODE LEVAR A DANOS IRRECUPERÁVEIS NO DISCO E NA PLACA GRÁFICA.


Notas finais:
Pessoalmente consegui obter uma velocidade máxima de 2666 MHz no processador sem alterar o Vcore Original. Consegui isto adquirindo umas rams DDR2 800.
Esta motherboard apenas suporta DDR2 até 667, contudo está preparada para processadores até 800 MHz. O T3200 (utilizado no teste), utiliza um FSB externo de 667 (interno 167). Utilizando umas rams de 800 de boa qualidade, o sistema irá “polas a funcionar” a 667 MHz. Então procedam ao OverClock, sabendo que pelo menos até FSB 200 (800) podem avançar folgadamente.
O núcleo deste processador aguenta FSB’s bastante altos. Com pouco investimento conseguem um desempenho muito superior ao original, e ganhos em tarefas intensivas como jogos, encodings de vídeo, programas de criação musical, etc…
 
Última edição pelo moderador:
Realmente para portáteis e sabendo o PLL, o setfsb não falha, também doei os 500JPI.

O tutorial tem muito texto para algo que é muito simples de explicar e especialmente os links com referal para PTC era desnecessario e até acho que não é permitido neste forum. Mas a ideia está lá, junta uns screenshots de CPU-Z para mostrar o ganho e já agora junta o memset (http://www.tweakers.fr/memset.html) para os tweaks aos timmings na mems. Tambem é melhor uma referencia a uma base de refrigeração, já que maiores clocks, maiores temps e num portatil ja se sabe que são dificeis de refrigerar ;)

Esse portátil tem que chipset? Já suporta dual channel e PCI-E 16x? Tenho uma versao anterior e com o chipset VIA é incrivel suportar PCI-E apenas a 8x e single channel nas mems :|

Cumps
 
@]siNNer[

No caso do meu insys, a board também é uma porcaria. PCI-E so 8x e single channel também...
Infelizmente o memset não é compativel com boards com chipset sis...
Se alguém souber de um programa que altere os timmings, avise, pois assim o OverClock seria muito mais proveitoso, e não haveria a necessidade de adquirir umas memorias mais rápidas.
Alterei a parte do PTC para uma forma mais justa.

@icecosta

O meu é igual ao teu. Deves limpar o portátil no mínimo de 3 em 3 meses, porque se não isso acumula muito pó. Aconselho também a espetar com uma massa térmica digna de se chamar isso, (artic silver etc...)
[NORMAL]
Temps max. +/- 67ºC com o orthos em duas threads.
Temps idle +/- 45ºC.

[OverClock]
Temps max. +/- 74ºC com o orthos em duas threads.
Temps idle +/- 51ºC.


Quanto a uma base refrigeradora, na minha opinião, devem optar por fazer uma vocês mesmos.
Comprem um adaptador dos chinocas, 2 ou 3 fans 120 (as das bases compradas são muito inferiores em termos de deslocação de ar e tamanho), ligar em paralelo, não há que enganar.
Arranjar uma chapa acrilica ou metálica, fazer os cortes a medida, encaixar fans, e siga, portátil mais fresco= menor throttling térmico= igual a mais desempenho.
 
Última edição:
e valerá a pena esse overclock nesse portátil em questão? É certo que overclock tende a trazer melhorias nem que insignificantes mas tendo em vista o portatil que é acho que não compensa assim grande coisa visto que ele só por si já aquece bastante e a própria qualidade dos componentes deixa a desejar e bastante... Digo isto porque já tive um até ele pura e simplesmente ir ao ar(e entretanto acabou o periodo da garantia também -.-")
 
Concordo.
Contudo há que ver, que dada a fraca qualidade do portátil (case, board), certamente utiliza-lo em casa (desktop replacement) será talvez a utilização mais sensata, pois considero muito frágil para ser transportado frequentemente. Ao meu ver se lhe puderem ser garantidas as condições suficientes de refrigeração, o portátil pode ter "uma vida nova".
Podem afirmar que o portátil e fraco. Mas vejam: o processador não deixa de ser Intel, a gráfica apesar de low-end, não deixa de ser Nvidia, e acho que estas marcas não têm de provar nada quanto a qualidade dos seus produtos.
Portanto só poso dizer que a gráfica (9300GS) está com overclock à mais de 1 ano pelo Riva, tem me dado mais FPS's em jogo e não posso reclamar. O Intel está a dar os primeiros passos agora, mas pela Internet fora existem mais que provas que o Merom em questão aguenta 3,00 GHz na boa, portanto não vejo problema ai.
Sei que um dia o portátil vai avariar, mas eu penso assim. Este portátil é fraco, tem cerca de 2 anos e está a ficar ultrapassado. Prefiro que ele dure mais dois anos e disfrute do máximo dele, do que ele durar mais 5 anos, não desfrutar dele e daqui a 5 anos estar obsoleto e não servir para nada. Até agora, tenho tido bastante gozo em bater computadores em teoria mais recentes (acerz, toshibas, compaqs) do eescolas, com componentes em teoria superiores, (hd3470, hd4570, g105m, core2Duo's etc..).
O meu conselho, dêem ar ao bicho e desfrutem dele ;)

EDIT: Uma coisa vos digo, o overclock á grafica tem feito a diferença em jogar fluido e jogar com breaks... Dirt2, Shift e CoD são a prova disso...
 
Back
Topo