55H8000 Feitio ou Defeito

Ralphie

Power Member
Tenho uma nova Samsung 55H8000
As 1ºs impressões são boas, em especial a imagem em HD e o smart tv muito fixe, por causa dos miúdos
No entanto não estou a conseguir uma boa calibragem, especialmente nos tons das cores. Os brancos por vezes, tendem para o Azul cinza (imagem em especial nas legendas, logs das tvs etc), o roxo para o azul, os castanhos e laranjas um pouco sem vivacidade. Isso comparando com a minha antiga samsung ou Iris online
Isso tanto out of the box, como depois de tentar calibrar. Usando as calibrações na Net (modo movie) fica bem pior (imagem muito esbatidas). Na antinga Samsung, qualquer um dos modos (Movie, standard, natural, etc), por defeito, apresenta uma imagem com cores mais uniforme, e próxima da realidade.
Por outro lado, ontem ao ver um filme na TVcine HD, fiquei maravilhado... não com o filme mas com a qualidade da imagem da H8000
Não sei se é feitio do modelo, defeito ou mesmo "nabice" minha... Opiniões, alguém com uma boa calibração


QZG3cZ.jpg
 
Boas
Os settings são esses, calibrados com AVS HD 709 (Basic settings)
Modo Standard
Backlights 14
Contrast 97
Brightness 45
Sarpness 50
Colour 51
Tint G50/R50
Dynamic Contrast off
Black Tone off
RGB off
Colour space Native
Gamma 0
Colour Tone Warm1
Digital Clean View off
MPEG noise off
HDMI Black level Normal
Film Mode Auto2
Motion Plus Standard

Os brancos ficaram um pouco melhor, mas continua haver uma diferença entre as cores reais e a apresentada, especialmente o magenta, que aparece tipo roxo/lilás, ou mesmo o Cian que aparece muito mais esbatido e tb o verde(ver imagem). Isso acontece tanto na imagem da Iris como por exemplo nos videos do AVS.
A única coisa que mudou para a cor magenta foi nos Tint (G69/R31) mas depois fica as caras "esverdeadas)

D0SRSK.jpg
 
Não é de fiar os conteúdos transmitidos pelas boxes da NOS/Meo/Vodafone. São conteúdos muito comprimidos e normalmente de pouca qualidade (mesmo em HD).

Deves tentar aferir a qualidade com conteúdos HD de alta qualidade (um filme Bluray por exemplo) para conseguires ter uma ideia mais concreta das cores e da qualidade do "Branco".

Copiares "Settings" da internet, mesmo que sejam para o mesmo modelo que o teu, pode sim ajudar a piorar ainda mais a qualidade da imagem da tua TV.

Coloquei aqui um post que pode ajudar-te a perceber melhor a questão da calibração de TVs : http://forum.zwame.pt/threads/tutorial-como-calibrar-uma-hdtv.327608/page-10#post-12378236

Aparentemente, e pelas imagens que colocastes, parece-me que tens a escala de cinzentos muito descalibrada....isso reflecte-se em todo o lado, inclusive nas cores.
 
...gostaria de saber a tua opiniao sobre a samsumg 48h6400

Como já referi em alguns posts, a Samsung H6400 é, quanto a mim, e a par com alguns modelos da Sony dos melhores modelos LCD de 2014 na relação custo/beneficio.

A qualidade de imagem é muito boa para o valor pago e para uma utilização onde exista alguma necessidade/preferência na utilização do SmartTV com boa qualidade. Se a utilização for mais para jogar, eventualmente as Sony W7 e W8 poderão ser melhores nesse campo, sacrificando um pouco a interactividade do SmartTV e talvez assumindo algum risco num maior Flashlight/Clouding.
 
Coloquei aqui um post que pode ajudar-te a perceber melhor a questão da calibração de TVs : http://forum.zwame.pt/threads/tutorial-como-calibrar-uma-hdtv.327608/page-10#post-12378236

Aparentemente, e pelas imagens que colocastes, parece-me que tens a escala de cinzentos muito descalibrada....isso reflecte-se em todo o lado, inclusive nas cores.
Obrigado...
Parece que tenho tudo descalibrado :paranoid:
A escala de cinza como pode ser calibrada? Tentei equilibrar os settings base através do AVS HD 709. Estive a ler o link e tb no AVS forum. Sei que é dificil a olhometro a calibração de certas funções. Alterei nos settings avançados, o "colour space". Desta vez o magenta ficou bem melhor, mas outra vez aparece que fica a imagem um pouco pro verde e nota-se mais em grandes planos das caras, como na TVI 24h
 
Para calibrares correctamente a TV precisas mesmo de equipamento e software correcto. É mesmo muito complicado fazê-lo a "olhómetro".

Alterares o color space para Wide Gamut só vais piorar a situação. O "wide gamut" usa um range de cores mais estendido (chamado "xvYCC" ou "x.v. Color") do que o actual Rec.709 que é o standard utilizado em todos os conteúdos de alta definição.

Não há conteúdos que tirem partido deste espaço de cor excepto os que são gravados usando camcorders pessoais (e onde se active essa função especificamente).

Ao activares essa função o que vais fazer é "estender" (ou seja saturar) todas as cores das posições normais delas (no espaço de cor normal) para o novo estendido (os três pontos de cada triângulo no gráfico abaixo indicam o Azul, o Vermelho e o Verde - no espaço normal e no espaço estendido).

color_space_chart.jpg


O que a calibração faz é primeiro que tudo colocar o ponto "branco" no local certo (no standard D65). Uma vez realizado este passo correctamente, normalmente todas as cores caem quase todas no local certo, embora muitas vezes seja necessário fazer alguns pequenos ajustes depois.

Sugiro-te que faças um Reset geral às tuas definições e que uses a temperatura de cor "Warm2" porque normalmente esta é a que mais se aproxima dos valores correctos.

Eu consigo ver que a tua escala de cinzentos está muito desequilibrada porque o teu branco está Azulado. Os únicos controlos que podem colocar o branco no local certo é corrigires o "White Balancing" (a 2 pontos e a 10 pontos) mas fazeres isso a "olho" e sem a noção de como as coisas devem ficar é o mesmo que fazeres tiro ao alvo a 50 metros com uma venda nos olhos e esperares acertar no centro :)
 
a preços decentes?

Este espaço não é o mais indicado para estas questões, pois é um espaço de ajuda pública sem intenções comerciais.

Mas respondendo à tua questão, sim, posso-te confirmar-te que há quem faça calibração de equipamentos a "preços decentes" embora esteja sempre dependente do tipo e modelo de equipamento a calibrar ;)

Se quiseres saber mais pormenores sugiro-te que me envies uma PM.
 
Este espaço não é o mais indicado para estas questões, pois é um espaço de ajuda pública sem intenções comerciais.

Mas respondendo à tua questão, sim, posso-te confirmar-te que há quem faça calibração de equipamentos a "preços decentes" embora esteja sempre dependente do tipo e modelo de equipamento a calibrar ;)

Se quiseres saber mais pormenores sugiro-te que me envies uma PM.

nao sei mandar pms lol
 
McKricas, quero desde ja agradecer te pela resposta que me deste em relaçao a Samsung h6400..fico ainda mais seguro de que sera uma boa compra,mais uma vez o meu muito obrigado
 
Hoje passei no ***** e experimentei um Video HD (Phineas and Ferb :)
A diferença é enorme, claramente há um defeito na calibração das cores. Fiz o pedido, hoje era o último dia, para trocar por outra unidade (loja online).

mSLWl0.jpg


A) Imagem, do mesmo modelo, no *****. Modo Movie (Store Demo).
B) Minha, exactamente com os mesmos settings (Modo Movie/Store Demo).
C) Minha, com a melhor calibração que consegui
D) Video do AVS, *****.
 
Sim, embora os filmes de animação não sejam os melhores para testares a qualidade de imagem de uma TV (tirando o "sharpness"), neste caso, como tens a imagem tão descalibrada qualquer conteúdo serve para se notar o enorme desvio que tens. Atenção que o problema que tens não é nas cores (embora possa parecer que é), é sim no desvio que tens no Branco que está deslocado para o Azul. Daí a tonalidade azul em todo o lado.
 
Pois, como um leigo nesta matéria, para mim são as cores que estão "maradas" :D
Falando na tonalidade azul em todo o lado, esqueci de referir algo que se passou quando estava a testar, pela 1ª vez a TV.
A imagem no inicio parecia que estava bem (às tantas não) mas, quando testei o 3D ficou tudo super claro para o tom azul, mal se conseguia ver alguma coisa. Será que foi aí que algo se passou? Depois a imagem ficou melhor mas sempre com os "problemas" nas cores.
Hoje já vai para Espanha, *****. Parece que não têm am stock outras unidades, mas não me importo de esperar uns dias, se não devolvem o €, pois gostava de manter o mesmo modelo (teimosia).
 
Back
Topo