A Indústria dos Videojogos - Tópico Geral (notícias, artigos, opiniões, análises)

Mas também não acredito que essas ofertas sejam dadas sem nada em troca.
Quid pro quo.

E também não estou a dizer que não possa ser uma cortesia.
Faz sentido, a prova tem o patrocinio da Sony, em Portugal gosta-se de futebol.
E a Sony tem das mais elevadas quotas de mercado do mundo no nosso país.

Mas depois vê-se o que se vê no site deles e junta-se 1+1.

A Sony ou outra, não tem necessariamente de andar a corromper ninguém.

Ainda há dias, no canal de tiktok do MFGaming, que é um que tem ou tinha um programa de Retrogaming na Sic Advnce, perguntaram-lhe porque é que ele falava mais da PlayStation do que da Xbox, e a resposta dele foi a mais simples possível, embora fale das duas, acaba por falar mais da PlayStation porque é a que dá mais clicks, e depois dava um exemplo de dois vídeos, em que mostrava 10 jogos grátis para cada consola, em que o vídeo da Xbox tinha cerca de 700 visualizações e o da PS tinha 10 mil se não estou em erro.

Quem cria conteúdo também tem de se virar para o que promete mais visualizações. E é aqui que nos últimos anos a MS tem falhado, e a Sony e a Nintendo têm aproveitado imenso. Enquanto que a Xbox sempre se virou para grandes mercados e ignorou os mais irrelevantes, as outras duas nunca ignoraram nenhum.

Quem tem de se culpar pelo estado atual das coisas é a própria Microsoft. Se bem que agora com passinhos curtos de bebé já se começa a ver mais publicidade da Xbox, mas isto não chega, têm de ser bem mais agressivos.

É mais fácil culpar os jornalistas, (e falo no geral, porque os que não valem nada certamente serão uma minoria), do que culpar a MS pelo fracasso de promoção.
 
E a Sony tem das mais elevadas quotas de mercado do mundo no nosso país.

Associar a quota de mercado que a Sony tem por cá à "compra" ou "patrocínios" de influenciadores em vez do investimento que vem praticamente desde o início é uma escolha.

A quota de mercado que a Sony tem por cá (e também nos outros países europeus) não se deve à "compra" ou "patrocínios" de influenciadores mas sim derivado do investimento que fazem desde muito cedo e que se tem mantido. Marketing, ruas decoradas, eventos que coincidem com os seus principais lançamentos e, principalmente, boa tradução do OS para português e jogos com legendagem e vozes em português. E o mesmo aplica-se à Nintendo, que voltou a legendar os seus jogos em português de Portugal (ex: Super Mario Bros Wonder).

Quem diria que fazer um bom trabalho de fundação em diversos mercados com traduções e marketing, ou seja, mostrar o seu interesse conquistar esses mercados, iria resultar na popularidade dos seus produtos. Se uma marca tem mais sucesso, é claro que os ricfazeres desta vida que dependem de cliques vão falar do que vende mais e do que lhes possibilitará ter mais cliques.
 
A Sony ou outra, não tem necessariamente de andar a corromper ninguém.

Ainda há dias, no canal de tiktok do MFGaming, que é um que tem ou tinha um programa de Retrogaming na Sic Advnce, perguntaram-lhe porque é que ele falava mais da PlayStation do que da Xbox, e a resposta dele foi a mais simples possível, embora fale das duas, acaba por falar mais da PlayStation porque é a que dá mais clicks, e depois dava um exemplo de dois vídeos, em que mostrava 10 jogos grátis para cada consola, em que o vídeo da Xbox tinha cerca de 700 visualizações e o da PS tinha 10 mil se não estou em erro.

Quem cria conteúdo também tem de se virar para o que promete mais visualizações. E é aqui que nos últimos anos a MS tem falhado, e a Sony e a Nintendo têm aproveitado imenso. Enquanto que a Xbox sempre se virou para grandes mercados e ignorou os mais irrelevantes, as outras duas nunca ignoraram nenhum.

Quem tem de se culpar pelo estado atual das coisas é a própria Microsoft. Se bem que agora com passinhos curtos de bebé já se começa a ver mais publicidade da Xbox, mas isto não chega, têm de ser bem mais agressivos.

É mais fácil culpar os jornalistas, (e falo no geral, porque os que não valem nada certamente serão uma minoria), do que culpar a MS pelo fracasso de promoção.

Associar a quota de mercado que a Sony tem por cá à "compra" ou "patrocínios" de influenciadores em vez do investimento que vem praticamente desde o início é uma escolha.

A quota de mercado que a Sony tem por cá (e também nos outros países europeus) não se deve à "compra" ou "patrocínios" de influenciadores mas sim derivado do investimento que fazem desde muito cedo e que se tem mantido. Marketing, ruas decoradas, eventos que coincidem com os seus principais lançamentos e, principalmente, boa tradução do OS para português e jogos com legendagem e vozes em português. E o mesmo aplica-se à Nintendo, que voltou a legendar os seus jogos em português de Portugal (ex: Super Mario Bros Wonder).

Quem diria que fazer um bom trabalho de fundação em diversos mercados com traduções e marketing, ou seja, mostrar o seu interesse conquistar esses mercados, iria resultar na popularidade dos seus produtos. Se uma marca tem mais sucesso, é claro que os ricfazeres desta vida que dependem de cliques vão falar do que vende mais e do que lhes possibilitará ter mais cliques.

Eu não estou a dizer que Sony corrompe ou tenha necessidade disso.
Nem estou a isentar a MS de também ter culpas no cartório.
Mas como o @Mafiapt disse, a xbox gradualmente está a aparecer.
Tendo em conta o sucesso do GP a par de uma porta de entrada a baixo preço para o mundo verde ( vulgo consola serie S).
É um excelente pretexto para entrar de forma mais agressiva especialmente em mercados não só menos relevantes, mas com baixo poder de compra.
E o nosso é um desses mercados, quando isso acontecer, a Sony também não poderá relembrar estas ofertas/cortesias ?
Eu sei que neste momento é um argumento um pouco "esticado".
Mas sempre ouvi dizer que ninguem dá nada a ninguém.
A Sony para ter estas iniciativas e ofertas espera algo em troca.
 
Eu não estou a dizer que Sony corrompe ou tenha necessidade disso.
Nem estou a isentar a MS de também ter culpas no cartório.
Mas como o @Mafiapt disse, a xbox gradualmente está a aparecer.
Tendo em conta o sucesso do GP a par de uma porta de entrada a baixo preço para o mundo verde ( vulgo consola serie S).
É um excelente pretexto para entrar de forma mais agressiva especialmente em mercados não só menos relevantes, mas com baixo poder de compra.
E o nosso é um desses mercados, quando isso acontecer, a Sony também não poderá relembrar estas ofertas/cortesias ?
Eu sei que neste momento é um argumento um pouco "esticado".
Mas sempre ouvi dizer que ninguem dá nada a ninguém.
A Sony para ter estas iniciativas e ofertas espera algo em troca.

Não queria dizer que disseste isso, o teu post foi apenas pretexto para o que ia dizer.

O que a Microsoft agora teria de fazer era meter publicidade em tudo o que é canto até enjoar como a Sony faz.

O que deveria vir dos presentes seria, e devendo ser para impressionar, a Microsoft fazer igual, depois era uma escalada de presentes a ver quem dava mais 😂.

No futebol, os clubes oferecem presentes aos árbitros por cortesia, (é certo que é até um valor devido à corrupção), e à partida não esperam que o árbitro não apite um penalty. Quer dizer esperam que não apite o penalty mas não pelo presente dado 😂.

Até posso dar o meu exemplo, quando trabalhava num hotel na parte das compras, no Natal, os fornecedores ofereciam-me presentes, mas não seria por isso que lhes iria comprar mais porque eles sabem bem que se queriam que eu comprasse a eles teriam de ter preços competitivos. Era mais um reconhecimento pelo ano de trabalho. Mas não me deixava levar por duas garrafas de vinho e de licor.
 
A quota de mercado que a Sony tem por cá (e também nos outros países europeus) não se deve à "compra" ou "patrocínios" de influenciadores mas sim derivado do investimento que fazem desde muito cedo e que se tem mantido. Marketing, ruas decoradas, eventos que coincidem com os seus principais lançamentos e, principalmente, boa tradução do OS para português e jogos com legendagem e vozes em português. E o mesmo aplica-se à Nintendo, que voltou a legendar os seus jogos em português de Portugal (ex: Super Mario Bros Wonder).

Quem diria que fazer um bom trabalho de fundação em diversos mercados com traduções e marketing, ou seja, mostrar o seu interesse conquistar esses mercados, iria resultar na popularidade dos seus produtos. Se uma marca tem mais sucesso, é claro que os ricfazeres desta vida que dependem de cliques vão falar do que vende mais e do que lhes possibilitará ter mais cliques.

Isso antes das redes era crucial. Hoje em dia tem importância mas já é partilhada com outros vários factores.

Na era da 360 o investimento foi certamente semelhante e as lojas estavam bem recheadas de jogos xbox's. Simplesmente porque vendiam. E devido aos problemas iniciais da Ps3.

No lançamento da One foi o inverso. E as lojas deixaram de gastar espaço com a xbox. Ganhou tal tração que o mau momento também se arrastou para esta geração. Mas da maneira que falas quase parece que a xbox merece vender 1/4 da Ps o que acho que não é de todo justo.

Isto é uma bola de neve. Mas de qualquer das formas um site ou reviewer tem hoje em dia bastante peso. Os google pixel têm quase zero publicidade e pouca disponibilidade e no entanto os reviewers espalham a mensagem em todo lado.

Por exemplo aqui no fórum. É capaz de ser dos poucos sites PT onde há uma boa comunidade/atividade xbox, mas no entanto nos últimos 10 anos ou assim quantas reviews xbox foram feitas? Eu só me lembro de ver umas 3 e são dos últimos meses. Não sei se é a xbox que não envia jogos ou se não pedem ou provavelmente não têm tempo/staff/outras prioridades, mas isto claro que também tem o seu impacto. Se é a Ms que não promove ok, têm que melhorar. Se é uma questão de disponibilidade eu, e outros provavelmente, não nos importavamos nada de fazer pequenas reviews a esses jogos :D
 
A Sony para ter estas iniciativas e ofertas espera algo em troca.

O que a Sony, a Nintendo ou outra companhia qualquer espera em troca das ofertas é cobertura. O que as companhias não sabem é em que ponto da escala essa cobertura vai calhar. De certeza que a CDPR esperava ter uma boa cobertura do CP 2077 quando andou a dar cadeiras gaming e outras coisas a streamers e youtubers no lançamento, e no entanto, a cobertura dada ao jogo foi longe de fantástica e positiva.

Isso antes das redes era crucial. Hoje em dia tem importância mas já é partilhada com outros vários factores.

Na era da 360 o investimento foi certamente semelhante e as lojas estavam bem recheadas de jogos xbox's. Simplesmente porque vendiam. E devido aos problemas iniciais da Ps3.

Não, o investimento não foi semelhante nessa altura. Digo-te eu que nessa altura trabalhei no retalho. Durante um par de anos em que trabalhei numa loja, vi um comercial da Microsoft que ia regularmente lá analisar como estavam os produtos da Microsoft e se campanhas estavam devidamente assinaladas e como estavam a decorrer, mas nunca ligou um chavo aos produtos Xbox. Já nessa altura, a área que tínhamos para produtos Xbox era menor dos que para os da PS3 e Wii. E isto foi na altura em a Xbox foi mais popular.

Por exemplo aqui no fórum. É capaz de ser dos poucos sites PT onde há uma boa comunidade/atividade xbox, mas no entanto nos últimos 10 anos ou assim quantas reviews xbox foram feitas? Eu só me lembro de ver umas 3 e são dos últimos meses. Não sei se é a xbox que não envia jogos ou se não pedem ou provavelmente não têm tempo/staff/outras prioridades, mas isto claro que também tem o seu impacto. Se é a Ms que não promove ok, têm que melhorar. Se é uma questão de disponibilidade eu, e outros provavelmente, não nos importavamos nada de fazer pequenas reviews a esses jogos :D

Esse comentário tem alguma piada e alguma ironia por duas razões. Na geração passada, eu fui um dos que criticou a passividade da Xbox Portugal e a forma quase inacessível com que trabalhavam. Nós estivemos a maioria da geração Xbox One sem receber nada para review. A resposta que alguns utilizadores me deram na altura foi, e parafraseando, "estamos em Portugal, a batalha está perdida, não interessa". Qualquer coisa do género mas mais extenso. Só há relativamente pouco tempo é que voltámos a receber material Xbox para review porque nunca parei de insistir, e as reviews feitas incluem Forza Motorsport, Starfield, Redfall, Deathloop, Ghostwire: Tokyo, Psychonaults 2, Minecraft Dungeons, Tell Me Why, Battletoads, CP 2077 (foi através da Xbox, pois tinham o marketing) e mais algum que me esteja a escapar. Um bocadinho mais do que duas ou três reviews.

A segunda razão, e talvez esclareça o que está a bold, respondo-te de outra forma. Não sei se alguma vez reparaste, mas ocasionalmente coloco comunicados que recebemos da PlayStation Portugal no tópico da PS5 ou no das promoções, e o mesmo vale para a Nintendo no tópico da Switch na altura das Nintendo Direct ou no tópico das promoções quando há alguma campanha oficial. Já alguma vez me viste fazer isso com a Xbox? É difícil colocar um comunicado oficial da Xbox Portugal quando não se recebe um. A parte triste é que recebemos comunicados da Microsoft Portugal.
 
Última edição:
É sabido e está ao olhos de toda a gente que a publicidade/marketing da Xbox no nosso país é medíocre. Recordo-me de ver alguma publicidade na TV quando as Xbox Series foram lançadas, mas depois disso, é uma completa travessia no deserto.

Mesmo na rua, os outdoors que vão existindo são praticamente todos ou mesmo todos da PlayStation. Também nunca vi qualquer publicidade ao Game Pass, tirando raras ocasiões em redes sociais.

Muitos vão dizer que a MS não investe porque o retorno será pouco, mas então não será de estranhar se continuar a colher poucos frutos. Porque uma coisa é certa, se a MS não está interessada em fazer essa luta, muito menos serão os outros a fazê-la por ela.
 
Não, o investimento não foi semelhante nessa altura. Digo-te eu que nessa altura trabalhei no retalho.

Eu aí estava a referir ao investimento da xbox ser semelhante ao de agora,ou seja fraco, mas como até vendia as lojas acabavam por dar boa visibilidade. Pelo menos havia bem mais prateleiras que agora. (Não falo das zonas de publicidade comprada pela marca). Mas isso acaba por ser normal. No tempo da wiiu também em algumas lojas que ia a consola quase nem se notava. Não vende não se vai ocupar espaço.
[/QUOTE]

Só há relativamente pouco tempo é que voltámos a receber material Xbox para review porque nunca parei de insistir, e as reviews feitas incluem Forza Motorsport, Starfield, Redfall, Deathloop, Ghostwire: Tokyo, Psychonaults 2, Minecraft Dungeons, Tell Me Why, Battletoads, CP 2077 (foi através da Xbox, pois tinham o marketing) e mais algum que me esteja a escapar. Um bocadinho mais do que duas ou três reviews.
É difícil colocar um comunicado oficial da Xbox Portugal quando não se recebe um. A parte triste é que recebemos comunicados da Microsoft Portugal.

Eu ainda salvaguardei a possibilidade de ser a xbox a não enviar mas dada a dimensão do fórum realmente nem me passou pela cabeça de ser esse o motivo. Pensei mesmo que fosse falta de tempo para todos os lançamentos e centrar-se no que mais visibilidade tem. Isso realmente não se percebe pois é basicamente publicidade a custo 0 para eles. Eu queria era arranjar tachos como na xbox Portugal. Fazia melhor por metade. :p
 
Última edição:
O que a Sony, a Nintendo ou outra companhia qualquer espera em troca das ofertas é cobertura. O que as companhias não sabem é em que ponto da escala essa cobertura vai calhar. De certeza que a CDPR esperava ter uma boa cobertura do CP 2077 quando andou a dar cadeiras gaming e outras coisas a streamers e youtubers no lançamento, e no entanto, a cobertura dada ao jogo foi longe de fantástica e positiva.

Mas isso depende do tipo de oferta.
Quando chegamos a ofertas em que se oferece bilhetes de futebol para grandes jogos.
Não estou com isto a dizer que a Sony corrompa de forma directa ou indirecta.
Mas no dia que um desses jornalistas faça uma má review de um jogo deles, não tenho duvida que essa oferta possa acabar para ele.

O exemplo que usas a meu ver não é o ideal, havia uma imensa pressão, depois da obra prima que foi o Witcher 3.
Cedo o jogo começou a sofrer adiamentos, e outras questões, não teve o mesmo andamento que teve o Witcher.
Um pouco mal comparado tivemos o Hogwarts Legacy, que apesar do seu sucesso que é merecido.
Possivelmente teria mais se saisse na altura do Natal quando iria sair originalmente.
E além de estar ligado a uma saga que dispensa apresentações, também a polémica que houve em volta do jogo ajudou imenso.
 

Metacritic reveals the worst video games of 2023​


Although we've had a year filled with great games, we've also seen many arrive with a sting of disappointment. Some, like Lord of the Rings: Gollum, you may have already heard about, while others might have come and gone without hitting your radar. If you're interested to know which games didn't quite make the cut this year, Metacritic has listed the ten worst video games of 2023 — as long as they were reviewed by at least seven "professional critics."

2023 has been a phenomenal year for the best Xbox games, with titles like Baldur's Gate 3, Starfield, Diablo 4, Alan Wake 2, Cocoon, and more arriving on the platform. But as with all good years, there were also a number of bad eggs.

  • 10 — Gargoyles Remastered
  • 09 — Loop8: Summer of Gods
  • 08 — Gangs of Sherwood
  • 07 — Hellboy: Web of Wyrd
  • 06 — Crime Boss: Rockay City
  • 05 — Testament: The Order of High-Human
  • 04 — Quantum Error
  • 03 — Greyhill Incident
  • 02 — Flashback 2
  • 01 — The Lord of the Rings: Gollum
It comes as no surprise that Daedalic Entertainment's The Lord of the Rings: Gollum has nestled into first place here, as it was hit with extremely low scores from critics when it launched. Here on TA, it currently holds a user rating of 1.6/5 stars and only 11 of the 1,520 TrueAchievements members to have started it have managed to stick with it long enough to unlock all 36 The Lord of the Rings: Gollum achievements.



Tenho o Loop8 na minha wishlist desde quase quando saiu, e sempre teve bom feedback inicial no genero nicho. :-D
Este ano jogo o título, certamente, lol.
 
Sem dúvida, dada à porcaria que saiu este ano também, mesmo para o Redfall ia ser complicado estar no top 10 dos piores.

Contudo não está muito longe disso no estado que saiu.

Pelo que tenho visto está melhor agora.
 
Back
Topo