Ajuda em melhoria de sinal wifi e ligação de vários dispositivos

Lost Soul

Power Member
Boas pessoal!

Ando aqui numa luta com o wifi no apartamento.

QMVBm8Z.jpg


Neste momento tenho ligado o router da MEO (Fibergateway GR241AG) e um outro Xiaomi Mi WiFi R3G.(Ambos na mesma posição)
Acabo por ter a banda de 5Ghz ligada em ambos os routers e a de 2.4Ghz apenas no Xiaomi pois as velocidades são ainda piores neste.
Assim acabo por ter duas redes diferentes...
No Xiaomi tenho muitos dispositivos IoT...
Tenho de andar a alternar entre ambas as redes quando necessário...

A ideia seria ter apenas uma rede que suportasse mais de 50 (por agora) dispositivos no wifi e ter aí tudo ligado, à exceção possivelmente das duas boxes de tv...

Tendo em conta a planta do apartamento e a cobertura do router da MEO em que o sinal/velocidade é mais baixo/com quebras no quarto 1 , pensei que com um sistema mesh me safaria...
Comprei o Mercusis Halo H3000X, pack de 2...
Mas, depois de vários testes acabei por chegar à conclusão de que para obter a melhor velocidade teria de manter os telemóveis e portátil na rede 5Ghz pois ao mudar para 2.4Ghz as velocidades desciam drásticamente...
Ainda tentei usar a rede guest mas acabam por ficar separadas...

Pelos testes que fiz para manter os telemóveis e portátil sempre no 5Ghz teria de meter um aparelho nos quartos, sala e cozinha, pois os mesmos por vezes saltavam para a 2.4Ghz por ter melhor cobertura...

As paredes parecem ser das boas... 😤😤😤

Vou devolver o Mercusis e continuo assim à procura de uma solução...

Resumindo, qual a melhor solução para poder ligar diversos aparelhos por 2.4Ghz , que melhore o wifi em relação ao router do MEO e que não custe um rim?

Desde já obrigado...
 
Epá muito estranho. A minha casa é bem maior, com paredes de alvenaria bem valentes, com casas de banho pelo meio, e tenho velocidades estupidamente mais altas do que isso apenas com dois H3000X.
 
Pois, não tenho a certeza do porquê...
É que eu testei nas várias divisões apenas com um para ver o alcance e acontecia isso...

Exemplo com os 2 a funcionar.
-Um na sala e outro no quarto 2 ao pé do router da meo (wifi desligado do router da meo).
- Ligado o principal no router da meo por cabo e depois a ligar ao segundo também por cabo.

Na cozinha e no quarto 1 a rede 2.4 acabava por ter melhor sinal e ser a escolhida e ter as velocidades baixas...
Se na cozinha ainda poderia ser por cruzar duas paredes desde o quarto 2, já da sala para o quarto 1 apenas tem a parede e uns 3/4 metros até onde fiz a medição...
 
Fiz...
No meio disto tudo acabei por descobrir outro problema...
Comecei a reparar que por vezes apenas tinha cerca de 300 megas de download e de vez em quando tinha os 500...
Como não tenho testado nem sei se isto já está a acontecer à muito tempo ou não...
Hoje voltei a testar e não passava dos 300.
Liguei para o apoio técnico e não conseguiram resolver. Abriram um pedido e passaram para a equipa técnica...

Talvez por isso as velocidades também fiquem tão baixas com o mesh em 2.4, mas à partida a ligação deveria andar à volta dos 300, por isso mesmo assim penso que deveria ter tido valores mais altos...

Vou esperar que isto fique resolvido e depois volto a testar...
 
Eu em 5Ghz tenho velocidades WiFi entre os 400 e mais de 900mbps em toda a casa. Em 2.4 anda entre os 50 e os 90mbps

A planta da minha casa, com localização e ligação dos aparelhos:

YJxBAIP.png


Os pontos da casa com sinal mais fraco são na cozinha junto às janelas, e na suite junto à janela também.

Não é certamente pelos H3000X que tens essas velocidades. Diria que tens aí outro problema qualquer.
 
Última edição:
Boas,

Se tu tens os dois router naquele local, um canto com paredes tão próximas, não é de admirar que tenhas problemas, pois tens os routers em overlap e a criar colisões um com o outro.
Deste-te ao trabalho de ao menos tentar separar os canais?
Experimenta deixar um no quarto 2 e o outro na sala.

Ohando para a planta... tens os routers na pior localização entre as possíveis.

Cumps.
 
Boas,

Se tu tens os dois router naquele local, um canto com paredes tão próximas, não é de admirar que tenhas problemas, pois tens os routers em overlap e a criar colisões um com o outro.
Deste-te ao trabalho de ao menos tentar separar os canais?
Experimenta deixar um no quarto 2 e o outro na sala.

Ohando para a planta... tens os routers na pior localização entre as possíveis.

Cumps.

Quando falas em separar canais estás a referir-te ao do meo, certo?
É que nos H3000X não dá...

Comecei por desactivar o wifi no router da meo e meti a porta 4 em bridge.
Falando dos H3000X , meti um ligado ao router da meo por cabo na porta 4 em modo de router no quarto 2 e depois o outro na sala, também ligado por cabo ao outro halo...

Entretanto já me fizeram o despiste em relação à velocidade.
Eu estava a fazer através do site do speedtest.net em que os valores ao pé do router andavam à volta dos 300 de down.
Disseram-me para usar a app de CLI do mesmo site e aí os valores já batem certo...

SyZCTaB.jpg


Vou voltar a tentar colocar naquelas posições na sala e no quarto 2 e fazer as medições.
O router vai ter é de ficar naquele sítio...
 
Back
Topo