AMD 300 SERIES GPUs: R9 390X, R9 380X, R9 370X and AMD FURY, FURY X

Epa há alguma coisa que me está a escapar... então eles despediram uma quantidade de gente, que segundo os rumores, foi em parte pelos problemas de stock que a AMD teve com as R9 290, e foi o problema da escoação de stock que atrasou a release (sim, segundo dizem a nova placa com HBM já anda a girar nas mãos de alguns há algum tempo...).

Depois tivemos estes meses tântricos de secretismo com umas larachas... tudo bem que a R9 290X se tem aguentado bem mesmo face à 780ti e 970, e tem provado que é uma placa completa e que se mantém competitiva... mas tudo isto para um rebranding do line up todo, com o lançamento de uma nova linha de produto premium?

Simplesmente não me faz sentido, mas não é a primeira vez, nem vai ser a última, que se fazem coisas que não fazem muito sentido...
 
Eu vou esperar para ver a performance das gráficas. Tecnologia nova ou não, quero é ver os fps e os tempos/latência de frames. Sim, entendo as preocupações de quem esperava algo novo, é completamente válido. Mas como consumidor, o que interessa é a performance final, coisa que espero para ver.
 
Acho tem razão a serie 300 vai ser cause tudo chip baseados nos GPU actuais. A Fiji vai ser como titan gama aparte das AMD RX 1xx/2xx/3xx.
Sorry malta.
 
Última edição:
Por mim desde que venham gráficas competitivas às 970 na gama de preços entre 250€ e 300€ por mim até podem vir rebrands de rebrands de rebrands.

O que interessa é o desempenho!
 
Penso que a Fiji vai ser tipo a Titan X da Nvidia, pelo menos é o que tem dado a intender, agora o que me interessa é a 390x se tiver uma performance igual a GTX970 e um preço a rondar os 300€ dependendo das marcas, por aqui vai ser compra certa uma G1 ou MSI Gaming :P
 
Acho tem razão a serie 300 vai ser cause tudo chip baseados nos GPU actuais. A Fiji vai ser como titan gama aparte das AMD RX 1xx/2xx/3xx.
Sorry malta.
Isso é sarcasmo ou afinal a surpresa agora foi do teu lado, que até estas a desenvolver drivers sem ter grandes dados sobre a placa (até hoje)?

Outra questão é, essa versão "Titan" da AMD com HBM também é para sair em Junho/Julho com o resto ou continua-se com datas indeterminadas? É que a malta andou este tempo todo à espera do canhão, e não os estou a ver a comprar 390X's em massa por muito que o rebrand melhore a prestação da anterior quando sabem que a Fiji esta quase a sair do forno (e a falta de saber como a Nvidia vai posicionar a 980Ti). Isto para quem pode, claro, porque para quem conta os trocos e quer a melhor performance pelo preço, é indiferente se é 2xx ou 3xx.

Mas mesmo sendo indiferente para alguns o "rebrand de rebrands de rebrands", a AMD tem que ter cuidado na forma como anunciar as placas e o que elas trazem de melhor em qualquer dos campos porque as reacções da "web" são mais rápidas e penalizadoras actualmente e a má publicidade corre num instante por todo o lado, o que pode ter um grande impacto nas vendas dos primeiros meses se forem mal recebidas e vistas como mais do mesmo.
Pois, mas acho que a AMD vai apontar o preço da 390x para os 850 USD..
Isso era o preço apontado à "390X Fiji" com HBM, se a versão final for o rebrand de 290X(?) deve ficar bem abaixo desse preço, que se deve manter para a Premium Fiji.
 
O que interessa realmente é o desempenho vs custo.

Se estas novas placas tiverem um desempenho similar as GTX9xx e um custo mais baixo é o que interessa ao end user. Pelo menos para mim é o que me interessa.
 
Por mim desde que venham gráficas competitivas às 970 na gama de preços entre 250€ e 300€ por mim até podem vir rebrands de rebrands de rebrands.

O que interessa é o desempenho!
Penso que a Fiji vai ser tipo a Titan X da Nvidia, pelo menos é o que tem dado a intender, agora o que me interessa é a 390x se tiver uma performance igual a GTX970 e um preço a rondar os 300€ dependendo das marcas, por aqui vai ser compra certa uma G1 ou MSI Gaming :P

Ou eu estou muito "por fora" ou não sei. Pensei que isso já acontecesse com a geração actual...

A AMD r9 290x não é alternativa à 970? Pelo que tenho pesquisado é marginalmente inferior em resoluções mais baixas e em alguns jogos, mas melhor em resoluções maiores... Além de que é mais barata uns 50€. (encontram-se a 300 e 320€ dependendo da marca)

Não é concorrência suficiente? Ou a malta só considera concorrência da parte da AMD se vier bastante melhor e bastante mais barata?? Isso foi e é uma questão que nunca compreendi bem da parte de alguns "consumidores" de gráficas... Se calhar é por isso que a AMD está a dar as últimas, ser "apenas" competitiva e mais barata não é suficiente, aparentemente.
 
Ou eu estou muito "por fora" ou não sei. Pensei que isso já acontecesse com a geração actual...

A AMD r9 290x não é alternativa à 970? Pelo que tenho pesquisado é marginalmente inferior em resoluções mais baixas e em alguns jogos, mas melhor em resoluções maiores... Além de que é mais barata uns 50€. (encontram-se a 300 e 320€ dependendo da marca)

Não é concorrência suficiente? Ou a malta só considera concorrência da parte da AMD se vier bastante melhor e bastante mais barata?? Isso foi e é uma questão que nunca compreendi bem da parte de alguns "consumidores" de gráficas... Se calhar é por isso que a AMD está a dar as últimas, ser "apenas" competitiva e mais barata não é suficiente, aparentemente.

Uma gráfica não se mede apenas pelos frames que debita. Para alguns, a R9 290X não é vista como concorrência à altura, porque tem um consumo bem superior, é igualmente mais quente e regra geral, tem menos capacidade de OC.

Tudo bem que é mais barata, mas tal como disse, para muitas pessoas interessa o que o bolo no seu todo oferece, não se apenas debita x ou y frames. No entanto, também há quem não queira saber de nada disso e, dependendo dos valores, a R9 290X ainda pode ser uma opção a considerar.
 
Última edição:
Algum de vocês leu os meus "quotes"?

A resposta que dei foi para ambos os que disseram " quero uma alternativa para 970 porque a performance e desempenho é que conta"...

Uma gráfica não se mede apenas pelos frames que debita. Para alguns, a R9 290X não é vista como concorrência à altura, porque tem um consumo bem superior, é igualmente mais quente e regra geral, tem menos capacidade de OC.

Tudo bem que é mais barata, mas tal como disse, para muitas pessoas interessa o que o bolo no seu todo oferece, não se apenas debita x ou y frames. No entanto, também há quem não queira saber de nada disso e, dependendo dos valores, a R9 290X ainda pode ser uma opção a considerar.

Que se entende por consumo "bem superior"?? Na minha opinião pessoal não são mais 50W que fazem grande diferença. (penso que por esta altura já todos sabem que os valores reais de consumo são diferentes dos apresentados e AMD tem tendência a ser menor e nVidia a ser maior)
Mais quente, sim... 3 Cº em média e depende do cooler, nem devia ser equacionado. É uma fartura...
Menos capacidade de OC... como assim? está-se a falar de MHz em bruto sem contar "scale" de performance? Eu não quero saber se só faz mais 100MHz de OC se os ganhos "escalarem" bem e sejam idênticos em ganhos a um OC de 200MHz na concorrência.
Resumindo, continuo sem entender como não é considerada concorrência.

Tal como disse... Se não for bastante melhor e mais barata então não conta como concorrência. É que basicamente é isto que "exigem" da AMD para ser considerada uma opção de compra, tem de ser melhor e mais barata ou nem entra na "equação".
 
Bem , isto esta a a descambar para discusão de gostos apenas!

Vamos aos factos :
- esta confirmado alguns rebrands (ser bom ou não, não interessa).
- HBM só para high-end que nao vai sair para já.
- DX12 é que vai fazer a diferença!

tudo o resto ainda são rumores.

concordam comigo?

Abraço
J
 
What we do think this means, is that AMD will release a Radeon R9 390X with 4GB of HBM, while the 8GB version will rock GDDR5. We've heard through our industry sources that HBM is experiencing seriously low yields, which will stop AMD from slapping 8GB of HBM onto the cards. This move will allow AMD to sell more R9 390X cards as they'll only be using 4GB of HBM, versus 8GB of High Bandwidth Memory.

Read more at http://www.tweaktown.com/news/45381...tted-without-hbm-8gb-gddr5-version/index.html
 
Bem , isto esta a a descambar para discusão de gostos apenas!

Vamos aos factos :
- esta confirmado alguns rebrands (ser bom ou não, não interessa).
- HBM só para high-end que nao vai sair para já.
- DX12 é que vai fazer a diferença!

tudo o resto ainda são rumores.

concordam comigo?

Abraço
J


Concordo plenamente e peço desculpas pelo "desabafo", mas afinal somos todos nós, incluindo eu, que vamos sofrer quando (já nem digo se) a AMD der o berro se a próxima fornada for um flop... muito por causa de "fanboyismos" ou pura desinformação que ou não vêm ou não querem ver certas coisas. É mais que certo que a AMD está como está muito por culpa própria, não teve departamento de marketing decente (ou mesmo existente) em situações críticas em que até foi melhor que a nVidia, o que me faz confusão é os membros da Zwame, que não têm desculpa para não estarem informados, continuem a desconhecer e a fazer "bash" a produtos da AMD só porque sim.
 
Posso estar redondamente enganado, mas não acredito nisso.
A tecnologia de memória é demasiado diferente e por dois controladores de memória diferentes no gpu era um desperdício de espaço gigantesco.
 
Pode vir ser verdade isto R9 300 series, GPU Hawaii XT e pro , Tonga XT e pro , Curaçao XT et bonaire XT e pro será a série 300 e espero que são actualizados para o GCN 1.3
Fidji não esta pronto para sair já.
 
Última edição:
Back
Topo