Processador AMD Zen 5 (zen5, zen5c e zen5 3d)

AMD Zen 5 "Znver5" CPU Enablement Spotted in Change Notes

mk64ygs.jpeg


https://www.techpowerup.com/320510/amd-zen-5-znver5-cpu-enablement-spotted-in-change-notes
 
Será que vai existir versão ITX? Tem bastante IO para ter 2x NVME, LAN, WIFI, um pcie slot 1x e a outra lane pode servir para uma controladora SATA por exemplo.

dá para ter uma belo desktop super compacto e que deve rodar quase tudo decentemente se não precisar de RT e DLSS com força, pelo menos até a proxima geração de consolas.

Se bem que 16 cores é overkill para este user case. E para ter o máximo de performance, imagino que tenha que vir com ram soldada. Não sei se deve ser capaz de funcionar com 4x DDR5-8000+ (fora que já não cabe numa board ITX).

E LPDDR5X ainda recentemente a Samsung apresentou versão à 10700, o que daria 342 GB/s neste APU, que junto dos 32MB de IF Cache @ 500 GB/s, deve praticamente eliminar bottleneck de BW.

Por um lado imagine o preço de uma board com isso + 64GB GB ram soldada? Se hoje pagas 300 euros numa board ITX.

Se bobear só fica pelos portáteis e depois aparece uma versão socket com 128 bits e GPU capado/desativado para desovar APUs defeituosos.
 
Última edição:
Será que vai existir versão ITX? Tem bastante IO para ter 2x NVME, LAN, WIFI, um pcie slot 1x e a outra lane pode servir para uma controladora SATA por exemplo.

dá para ter uma belo desktop super compacto e que deve rodar quase tudo decentemente se não precisar de RT e DLSS com força, pelo menos até a proxima geração de consolas.

Se bem que 16 cores é overkill para este user case. E para ter o máximo de performance, imagino que tenha que vir com ram soldada. Não sei se deve ser capaz de funcionar com 4x DDR5-8000+ (fora que já não cabe numa board ITX).

E LPDDR5X ainda recentemente a Samsung apresentou versão à 10700, o que daria 342 GB/s neste APU, que junto dos 32MB de IF Cache @ 500 GB/s, deve praticamente eliminar bottleneck de BW.

Por um lado imagine o preço de uma board com isso + 64GB GB ram soldada? Se hoje pagas 300 euros numa board ITX.

Se bobear só fica pelos portáteis e depois aparece uma versão socket com 128 bits e GPU capado/desativado para desovar APUs defeituosos.

Acho que isto está pensado para RAM soldada não? E 32gb não chegaria?

Se bem que como é partilhada poderia haver cenários em que o GPU use metade e "só" sobre 16gb para o CPU.
 
Será que vai existir versão ITX?
Não vejo nada que impeça a existência em formato Mini-ITX. Depende é se há mercado e procura pelo produto. O alvo principal deve ser portáteis. Talvez Computadores OEM e Mini-PCs como alvo secundário.
Se bem que 16 cores é overkill para este user case.
Se usa dois Chiplets, é retirar um deles. Parece-me que, para além de ser um APU para Gaming, também deve servir para substituir a gama "Dragon Range" e se assim for, SKUs com 16 Cores fazem sentido. :)
Por um lado imagine o preço de uma board com isso + 64GB GB ram soldada? Se hoje pagas 300 euros numa board ITX.
O meu maior receio num produto destes é o preço.
Essa bandwidth com o MALL/Infinity Cache elimina o segmento de entrada de GPUs.
O que consideras entrada de gama? É que para mim, GPUs entrada de gama já foram praticamente eliminados há algum tempo pelo actuais iGPUs, mas refiro-me a equivalentes a nVidia XX10 e XX30.
Referes-te a equivalentes a XX50/60?
Já era altura de massificarem CAMM2 para evitar soldar a RAM.
Vamos ver se vai existir adopção por parte das marcas. Numa altura em até placas wireless soldam às Boards, quando M.2 2230 já é diminuto, tenho algum receio.
 
32GB chega... hoje... E tens parte a ser usado pelo IGP....

Não vejo nada que impeça a existência em formato Mini-ITX. Depende é se há mercado e procura pelo produto. O alvo principal deve ser portáteis. Talvez Computadores OEM e Mini-PCs como alvo secundário.
pois, nada impede, mas lá está, dificilmente alguém vai arriscar lançar algo tão nicho, mas vamos esperar.

Se usa dois Chiplets, é retirar um deles. Parece-me que, para além de ser um APU para Gaming, também deve servir para substituir a gama "Dragon Range" e se assim for, SKUs com 16 Cores fazem sentido. :)

Acho que vai continuar existindo a versão dual chiplet com o IoD básico para os portáteis supra sumo. Mas yah, com 16 cores tem um overlap...

O meu maior receio num produto destes é o preço.
Será mais caro que um portátil com um Phoenix + RX 7700 mobile?/4060 (ti)? Isso versão single CCD.
É que corta complexidade da board e ainda deve ser mais eficiente.


O que consideras entrada de gama? É que para mim, GPUs entrada de gama já foram praticamente eliminados há algum tempo pelo actuais iGPUs, mas refiro-me a equivalentes a nVidia XX10 e XX30.
Referes-te a equivalentes a XX50/60?

Sim, o segmento de entrada já foi de vela, mais recentemente ainda tiveste a RX 8400.

Isso já entra no mercado das 50/60, o que dá para eliminar mais uma complexidade
 
pois, nada impede, mas lá está, dificilmente alguém vai arriscar lançar algo tão nicho, mas vamos esperar.
No inicio penso que só se irá ver isto em portáteis. Depois talvez em PCs OEM e Mini PCs. Talvez algo com as dimensões das actuais consolas.
Em motherboards, pode aparecer uma ou outra Mini-ITX, mas acho que é preciso esperar que algo como CAMM2 tenha alguma presença no mercado. Mesmo aí há a questão de não haver possibilidade de se actualizar CPU e GPU, comparado com Motherboards "comuns".
A partir de Mini-ITX, não faz sentido. Seria preciso uma IO die com mais IO.
Acho que vai continuar existindo a versão dual chiplet com o IoD básico para os portáteis supra sumo. Mas yah, com 16 cores tem um overlap...
A não ser que o "Dragon Range" exista no mesmo package deste "Strix Halo", não vejo razões para existir.
Será mais caro que um portátil com um Phoenix + RX 7700 mobile?/4060 (ti)? Isso versão single CCD.
É que corta complexidade da board e ainda deve ser mais eficiente.
Depende do custo do package, por exemplo se usar Cowos, que ainda por cima parece ter uma capacidade baixa a nível de volume de produção actualmente.
Sim, o segmento de entrada já foi de vela, mais recentemente ainda tiveste a RX 8400.

Isso já entra no mercado das 50/60, o que dá para eliminar mais uma complexidade
Exacto. Penso que este produto será mais para competir com o Mid-End de Placas gráficas. Também irá depender do que será o Mid-End quando este produto sair.
Para futuro e para acompanhar o lançamento de novas gerações de Placas gráficas, talvez fosse importante a possibilidade de usar os mesmo chips dos GPUs das Placas, nos Packages destes APUs. Um pouco como usam o mesmo Chip Zen nos Ryzen, Threadripper, Epyc. Levanta alguns problemas e será preciso a IO die estar separada, o que não parece ser o caso neste "Strix Halo".
 
O que consideras entrada de gama? É que para mim, GPUs entrada de gama já foram praticamente eliminados há algum tempo pelo actuais iGPUs, mas refiro-me a equivalentes a nVidia XX10 e XX30.
Referes-te a equivalentes a XX50/60?

As Intel ARC 580 por exemplo :002: , falando a sério os APU actuais chegavam ao nível da 1030 por exemplo, estes ultrapassam completamente.
 
No inicio penso que só se irá ver isto em portáteis. Depois talvez em PCs OEM e Mini PCs. Talvez algo com as dimensões das actuais consolas.
Em motherboards, pode aparecer uma ou outra Mini-ITX, mas acho que é preciso esperar que algo como CAMM2 tenha alguma presença no mercado. Mesmo aí há a questão de não haver possibilidade de se actualizar CPU e GPU, comparado com Motherboards "comuns".
A partir de Mini-ITX, não faz sentido. Seria preciso uma IO die com mais IO.
Um mini PC com o formato de uma xbox séries S gaming focused acredito que sim, deve existir.

Tens bastante IO para mini ITX. 12 PCIE = 2x NVME + LAN + wifi + 1 slot pcie 1x + controlador SATA 2 portas. E tem a cangalhada de USB que chega bem.

De notar que isso é mais potente que uma Xbox Séries X. 30 TF vs 26TF, tem 32MB infinity cache, RDNA3+ e claro à nivel de CPU nem se fala...
Também chega perto da 7700XT em termos de flops, mas esta tem mais BW e mais IF cache, ou seja, deve ter ai 90% da performance da 7700 XT o que bota ao nível da 4060 ti.

Deve rodar todos os jogos até a next gen de GPU.

A não ser que o "Dragon Range" exista no mesmo package deste "Strix Halo", não vejo razões para existir.

Workstation class, já que não tem o TDP limitado pelo GPU e pode ter GPUS mais potentes, além de incluir gpus nVidia. Este Strix Halo não tem PCIe suficiente para por GPU dedicado, alem claro de ser desperdício fazer isso.

Acho que isto está pensado para RAM soldada não? E 32gb não chegaria?
Tens que pensar no longo prazo, com ram soldada a maquina morre com o que vem. Quanto muito pode ir tipo para 48GB (se existir chips de ram com 3GB/6GB). E por fim o GPU vai gastar ram, imagine ter 32GB, 12GB é alocado pelo GPU e sobra "apenas" 20GB?

Se a maquina for usada maioratiamente para gaming 1080p/1440p, talvez aguente por muito tempo.
 
Por aqui já está instalada a BIOS com o suporte para Ryzen 9000. (Asus X670E)

-----

AMD Ryzen 9000 “Zen 5” Desktop CPUs Confirmed As Gigabyte Lists Official Support On Its AM5 Motherboards​

Gigabyte joins the ranks of ASUS and MSI, both of which have previously announced support for the next-gen AMD Ryzen family on their respective AM5 motherboards. In its presser, Gigabyte is confirming that these next-gen CPUs based on the Zen 5 core architecture will be branded under the Ryzen 9000 series which is the first time we have officially seen the use of this naming by any manufacturer.

https://wccftech.com/amd-ryzen-9000-zen-5-desktop-cpus-confirmed-gigabyte-am5-bios-support/
 
Eu estava a pensar fazer upgrade ao 9900k que tenho agora por um 7800x3d mas tendo em conta as datas de lançamento, mais vale esperar pelos 9xxxx3d
 
Eu sei mas visto que tenho de comprar mobo+cpu+ram "haja o que hajar", mas vale esperar e comprar o melhor, dentro do orçamento, que a próxima geração trouxer
 
Back
Topo