Análise Antec Mini P180

Madcaddie

Dr. Super labrego
Autor: Madcaddie / João Pedro Godinho (JPgod)
Produto: Caixa Antec Mini P180
Data : 30-12-2009


1.JPG


Informações da marca

A Antec, Inc. é lider global em componentes e acessórios de alta performance para os mercados de gaming, upgrades de PCs e soluções "Faça Você mesmo". Fundada em 1986, a Antec é reconhecida como pioneira nesta industria e mantem-se nesta posição como lider no mercado mundial e fornecedor internacional de produtos silenciosos, eficientes e inovadores.

A Antec dispõe de uma grande variedade de caixas, como a série avançada Performance One, a sua série económica New Solution e a familia Veris constituida por componentes media criados para o mercado de home theater. A Antec fornece também fontes de alimentação de elevada qualidade, tais como a sua gama premium Série Signatura, as potentes séries TruePower Quattro e EarthWatts, que são umas das fontes de alimentação mais ecológicas existentes no mercado. Os gamers são cada vez mais, consumidores de componentes com alta performance, e muitos dos produtos de Antec são desenhados para a popiulação gamer, como por exemplo,as caixas premier para gamers: A caixa 900. A Antec oferece também uma linha de acessórios de computador incluindo vários produtos originais, tais como as suas fans Led patenteadas e soluções para arrefecimento de netbooks.



Antec Mini P180

Mini-P180_q.jpg


Definição dada pela Marca


Os melhores perfumes vêm nos menores frascos

A fiabilidade, performance e versatibilidade da série Performance One da Antec está agora disponível numa pequena caixa com estilo, ideal para gamers que estão sempre a deslocar-se. A Mini P180 é consitituida por duas caixa reduzindo assim o Calor com espaço para uma board micro-ATX, fonte de alimentação e permite até 5 discos rigidos.
Os paineis laterais têm multiplas camadas diminuindo assim o som e para uma refrigeração óptima a caixa traz duas ventoinhas, uma de 120mm e outra de 200mm.
Para finalizar a caixa é toda preta por dentro e tem portas USB e eSATA na parte frontal da caixa


Caracteristicas Gerais

--> Compativel com Motherboards com dimensões até micro- ATX

--> Caixa tem duas divisões, uma superior e uma inferior. Na divisão inferior coloca-se a fonte permitindo assim um isolamento do calor e uma diminuição significativa do ruido

--> Os paineis laterais são formados por três camadas (aliminio, plástico e aluminio) reduzindo assim o barulho que sai da caixa tornando esta caixa uma das mais silenicosas que existem no mercado.

--> A base apresenta apoios de silicone que ajudam a diminuir a vibração

--> Porta frontal com dupla dobradiça que gira 270º

--> Ligações frontais:
• 2 x USB 2.0
• 1 x eSATA
• Audio In and Out (AC' 97 and HDA)​

Dimensões

-->43.5cm(A) x 21.2cm(L) x 43.6cm(P)


-->Peso a rondar os 9,5 Kg


Nº baias
--> 4 baias Externas:
3 x 5,25"
1 x 3,5"

--> 1 baia Interna para dos Discos
5 x 3,5"

Sistema de Arrefecimento

--> Ventoinha TriCool localizada no painel traseira com 120mm x 25mm (vem com a caixa)
--> Ventoinha TriCool localizada no painel superior com 200mm x 25mm (vem com a caixa)
--> Espaço para 2 ventoinhas de 120mm (Opcional)
 
Última edição:
Fotografias


Unboxing


(1)
IMG_5668.JPG


(2)
IMG_5669.JPG


(3)
IMG_5677.JPG


(4)
IMG_5697.JPG



(1) e (2) - Visão das laterais da embalagem onde vem a caixa. Numa delas temos um plano grande da caixa e na outra temos as caracteristicas da caixa que são mencionadas no post anterior.

(3) A primeira coisa que se repara quando se tira a caixa da embalagem é o local onde estão as portas USB,eSATA e AudioIn na face frontal da caixa. Estas entradas não estão protegidas pela porta da caixa

(4) Dentro desta caixa, e como é habitual em todas as caixas, encontramos sempre uma embalagem de papelão que tem vários acessórios
 
Visão Exterior

Frente:

(5)
IMG_5689.JPG


(6)
IMG_5690.JPG


(7)
IMG_5693.JPG


(5) - Visão da parte frontal da caixa, baia superior seguida de dois locais para colocar ventoinhas. Por detrás desses locais temos o suporte para os HDD que vamos ver mais à frente. As duas portas usb estão separadas pelas portas Audio In e Out

(6) Fotografia que mostra com maior detalhe as diferentes portas localizadas no painel frontal e como podem ver o local das ventoinhas têm umas pequenas setas onde se carregarmos, temos acesso às ditas ventoinhas que não vêm com a caixa mas podem ser colocadas

(7) Esta caixa difere aqui das restantes, temos duas baias na parte inferior da caixa em vez de serem três baias seguidas como acontece com as restantes caixas da Antec

Topo:

(8)
DSC_8288.JPG


(9)
DSC_8292.JPG


(8) e (9) - Quer seja uma P193, uma 902 ou esta, todas elas têm ventoinhas do topo da caixa que permite uma melhor refrigeração. Devo dizer que gosto bastante do design que foi dado à parte superior. Ao contrário da 902, a parte superior é toda lisa.


Base:

(10)
IMG_5678.JPG


(11)
IMG_5683p.JPG


(10) e (11) - Base da caixa com 4 suportes de silicone branco e devo dizer que por mim devia ser preto para combinar melhor com o resto da caixa. Esta caixa tem também, no centro da base, um filtro que pode ser facilmente remvido e lavado

Traseira:

(12)
IMG_5685.JPG


(13)
IMG_5686.JPG


(12) Traseira da caixa onde se pode ver a ventoinha de 120mm e alguns dos slots de expansão Pci-E e o local para se colocar a fonte

(13) Visão mais detalhada onde se pode ver que é possivel controlar a velocidade da ventoinha traseira e topo. Estas ventoinhas não têm Led.
 
Visão Interior

(14)
IMG_5696.JPG


(15)
IMG_5699.JPG


(14) e (15) A caixa tem um interior todo preto e podemos ver as duas divisões que a caixa tem. Sendo uma caixa mais pequena, a arrumação dos cabos será mais fácil do que a Antec P193

(16)
IMG_5703.JPG


(17)
IMG_5706.JPG


(18)
IMG_5707.JPG


(16), (17 e 18) Os suportes dos discos podem ser retirados tal como acontecia na P193 o que permite uma melhor arrumação na altura de montar o PC

(19)
IMG_5709.JPG


(20)
IMG_5710.JPG


(21)
IMG_5711.JPG


(19), (20) e (21) As duas ventoinhas que veêm logo com a caixa: no painel traseiro (19) e painel superior (20 e 21) e a venotinha superior é de maiores dimensões que a traseira como é habitual
 
Conclusão

No outro dia estava a falar com o Metro sobre esta caixa e descrevi-lhe como um Mini-tanque. E é essa a ideia com que fico cada vez que olho para esta caixa. Construção muito sólida e a cor preta dá outro requinte. Acaba por ser uma P193 em versão mini com todas as qualidades que a versão "grande" tem. Mas há coisas que me fazem confusão. Penso que seria perfeitamente normal que as duas ventoinhas frontais viessem de origem afinal de contas os locais para as colocar estão bem visiveis sendo um bocado "ridiculo" ter aquele espaço sem ventoinhas.

Acaba por ser uma caixa que atinge um mercado muito pequeno. Acredito que são poucas as pessoas que compram um sistema m-ATX e depois invistam bastante dinheiro nesta caixa.

Destaco pela Positiva:

A excelente qualidade de construção
É compatível com gráficas grandes, embora tenha que retirar uma das caixas de discos.
Possivel controlar ventoinhas
Mini P193 mas com a mesmos detalhes interessante que a P193 tem
Filtros nas entradas de ar
Facilidade de arrumação, como os furos para passar cabos e caixas de discos removíveis.


Destaco pela Negativa:
Ligações das ventoinhas não serem de 3 pinos
não tem grelha no fundo para melhor arrefecimento da fonte, tendo que por ventoinha virada para cima, no caso das fontes com fan no topo
Mercado para esta caixa? Afinal estamos a falar de uma caixa ainda grande e cara mesmo para m-ATX

recomendado_zwame.png


Agradecimento

A ZWAME agradece à Antec pela disponibilidade do material para teste.

Gostou desta análise?
Pode ver mais aqui.

Copyright © Zwame, Lda 2009. Reprodução proibida sem autorização prévia.​
 
Última edição:
Notar que montagem fui eu que efectuei e ainda tenho a caixa na minha posse, pelo que é só perguntar por dúvidas..

antex??

gosto muito da caixa, mas para mim a mini não chega :S

cumps ;)

Posso dizer que apesar de ser board micro-atx, a caixa suporta quase todo o hardware que se possa "atirar".

Uma 5970 cabe tranquilamente, terão que remover uma das caixas de discos.

Suporte até 6 discos nativamente (5 nas 2 caixas e um com adaptador 5" para 3,5" includo)

alem de 3 baias 5" que serve bem para por um controladir frontal + drive optica.

Eu adorei a caixa. muito boa qualidade de construção, pequena, mas espaçosa. Com a quantidade de boards micro-atx todas artilhadas que existem no mercado hoje em dia, é uma opção séria mesmo para um PC de jogos potente.

Eu até tenho uma opinião que para quem fica por 1 gráfica e tal, um sistema micro-atx é mais que suficiente, do que ter boards com 6 a 7 slots e apenas usar 2 (para gráfica dual slot)

e o espaço ocupado é muito menor que uma bigtower.

Claro que esta podia ser mais baixa se não fosse a enorme fan do topo.
 
A questão do mATX é que realmente com tudo o que as boards trazem e para quem não precisa de muitas PCI-E o formato chega.
O problema é cada vez mais a largura das caixas por causa das gráficas.
 
Dai que ja vi caixas para board micro-ATX que são bem compridas :D

Do resto é como dizes. As boards trazem tudo integrado e a única placa de expansão mais revelante é mesmo a gráfica.

As vezes lá mete-se uma placa de som dedicada ou placa de TV ou placa raid (isso é incomum em computadores "caseiros" ), na qual 2 slots adicionais (assumindo 2 slots ocupados pela gráfica) chega na boa.

Agora vamos ter durante uns tempos talvez placas USB 3.0 e SATA 6.0 gbps, mas é situação temporária até os chipsets trazerem isso tudo embutido.

Hoje em dia full-ATX é mesmo para multi-GPU.
 
Última edição:
por acaso ando de olho numa E-ATX da lian-li mas ainda não a vi à venda (PC-A71F)

já agora se der para experimentar a mP180 sem a bay inferior dos discos a levar um 5870 por exemplo (com foto, não precisa ser o sistema todo montado)? A minha P182 tive de tirar a bay prai por 0,5cm
 
Já passei por muitas caixas nestes últimos anos... NOx Cube, Cm 332, Antec 300, CM 690, Element S e a Antec Mini P180 é sem dúvida um pequena grande caixa. A qualidade de construção é simplesmente... excelente!!

Comprei esta caixa recentemente e só tenho a dizer bem dela... ou melhor, só acho que tem um pequeno problema.
Para mim o único problema é o barulho da fan do topo mas nada que não se resolva com a dimuição da sua voltagem para aprox. 7V.

Recomendo vivamente para os sistemas m-ATX silenciosos!
 
Última edição:
Boas pessoa,

Preciso de uma ajuda. Acham esta caixa adequada para a board Zotac ION IONITX-F-E (http://www.*****.com/*****/Produto.asp?Familia=&Artigo=6853) ?

Outra questão, é fácil montar uma board destas na caixa? É que na loja levam-me 25€+IVA só para montar mas eu acho que consigo fazer em casa, apesar de nunca ter montado nenhuma.

Obrigado pela ajuda=)
 
Boas pessoa,

Preciso de uma ajuda. Acham esta caixa adequada para a board Zotac ION IONITX-F-E (http://www.*****.com/*****/Produto.asp?Familia=&Artigo=6853) ?

Outra questão, é fácil montar uma board destas na caixa? É que na loja levam-me 25€+IVA só para montar mas eu acho que consigo fazer em casa, apesar de nunca ter montado nenhuma.

Obrigado pela ajuda=)

Montar a board é muito simples. Se tiveres alguma dúvida vê aqui: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=419544
 
Back
Topo