CasaOS - dúvidas

queiroga12

Power Member
Olá a todos, estou a aventurar-me pela primeira vez nestas andanças, pouco percebo da coisa, e tenho algumas dúvidas.

Tenho um PC antigo de trabalho (Dell Optiplex 3020) que quero aproveitar como NAS. Como estou a começar e o objetivo é ser algo simples, decidi por instalar Ubuntu server, e CasaOS por cima. Basicamente é uma GUI para docker, de forma a simplificar a instalação de aplicações, e fornecer uma interface por browser noutra máquina (para não precisar de ter monitor/rato/teclado ligado sempre que quiser ir lá fazer alguma coisa).

Ora é neste ponto que reside a minha primeira dúvida. Obviamente que no longo prazo o objetivo é estar sempre ligado, mas nesta fase de instalações e configurações vou desligado a máquina, e a cada vez que ligo de volta, é atribuído um IP diferente na rede local. Como é que consigo definir para que se ligue sempre com o mesmo IP interno?

Outra questão. Neste momento tenho o meu servidor Plex montado no meu PC principal, com os discos aí montados. Ao migrar tudo para o PC novo, e sem espaço para os discos lá, pensei em comprar uma docking station (tipo isto: https://www.amazon.es/dp/B07WCM6F7Z/ref=nosim?tag=zwame00-21). A maioria destes produtos diz que apenas têm compatibilidade com windows e mac, e ao googlar um pouco, vejo alguma informação contraditória. Algum pessoal com problemas, outros que dizem que funciona sem espinhas. Do meu ponto de vista, não deveria funcionar como uma pen? Só ligar e ler? Assumindo que isto não é problema, haverá depois alguma dificuldade com sistemas de ficheiros diferentes? Não queria ter de formatar os discos ao mudar para Linux.

Por fim, mais alguém tem algum sistema igual ou parecido? Para tirar algumas dúvidas mais especificas.

Obrigado a quem puder ajudar
 
CasaOS é catito e fácil de gerir :beerchug:
Sobre IP fixo, sugiro que o faças diretamente no router; reservar IP no DHCP.
Sobre DockStation, tens de ver caso a caso; essas com ligação por USB funciona "como uma pen" por USB.
Mas também tens de ter em conta que alguns sistemas FORMATAM os discos quando os colocas a 1ª vez; tem cuidado, já tive um assim (da WD).
MAs qual versão tens desse 3020? Micro, SFF ou MiniTower ?
 
Antes de mais obrigado pelas respostas.
Pois, googlei isso do DHCP mas não encontro essa opção na pagina do router da meo...tenho de perder mais algum tempo com isso.
edit: acabei de conseguir, julgo.

Quando dizes que formatam os discos, perguntam antes de o fazer, ou é assim sem vaselina? Não queria perder tudo o que já tenho, que ainda dá trabalho a arranjar de novo.

o 3020 é igual a este: https://www.worten.pt/produtos/dell-optiplex-3020-sff-i5-mrkean-ndm9167841919 não sei se responde à tua questão.
 
Última edição:
No fibergateway tens de reservar lease estática, instruções aqui.
Sendo versao SFF realmente tens poucas opções internas (1 internal 3.5”; 1 external 5.25” (slimline)), porque recomendo vivamente ligar internamente do que estar a ligar por USB.
Dos discos e formatar, tens de ver/ler bem antes de ligar; eu digo que arranjaram-me um WD G-RAID (antigo) e era sem aviso a formatar para Raid. Sugiro vivamente backups xD
 
Back
Topo