Cloud propria?

fansro

Power Member
Boas,
Pessoal tenho uma duvida que nem sei se é possivel fazer e como se chama.
Entao é o seguinte, na empresa tenho um computador que esta a fazer de servidor, e esse computador esta ligado 24/7.
Tem la um disco que uso para guardar as minhas coisas pessoais. Em casa tenho um portátil que o mesmo acede a rede atravez um programa chamado zerotier. Para o pc esta resolvido.
Gostaria de saber se existe alguma maneira de utilizar essa rede para guardar as minhas coisas e aceder\sincronizar os androids. Como se de uma cloud se trata-se.
Se nao for possivel, penso que existem umas NAS que façam isso. Recomendam alguma que seja preco\qualidade?
Se fosse possivel aceder tambem com android tv tudo atravez da net era interessante.
 
Creio que a forma mais rápida e simples para ter o que pretendes em casa é um NAS da Synology (por exemplo). A maioria dos modelos suporta Synology Photos, Synology Drive e permite até reprodução de conteúdo com o Plex.

A forma mais trabalhosa é um servidor em casa com o Docker a correr Immich ou semelhante para fotos, Nextcloud ou semelhante para documentos e Plex ou semelhante para reprodução de conteúdo.
 
Creio que a forma mais rápida e simples para ter o que pretendes em casa é um NAS da Synology (por exemplo). A maioria dos modelos suporta Synology Photos, Synology Drive e permite até reprodução de conteúdo com o Plex.

A forma mais trabalhosa é um servidor em casa com o Docker a correr Immich ou semelhante para fotos, Nextcloud ou semelhante para documentos e Plex ou semelhante para reprodução de conteúdo.
Uma vez que tenho um pc a fazer de servidor sempre ligado, esta com o windows 10.
Se conseguir fazer por la seria otimo. Uma vez que tenho bastante espaço disponivel.
A utilizaçao do Immich é free?
Configurar o docker será facil? Nao vejo nenhuma informaçao em portugues pela breve pesquisa que fiz.
 
Perdoa-me alguma imprecisão da minha parte pois não utilizo Windows: existe Docker para Windows. A partir daí todas as alternativas que mencionei estarão disponíveis para utilização.

Tudo o que referi é gratuito e de código aberto.

A documentação existe e é bastante extensa e completa mas encontra-se praticamente toda em inglês. Poderá haver um ou outro artigo em português mas talvez não disponha do mesmo volume de informação útil.
 
Back
Topo