como fazer um sistema operativo

Estás a dar um passo maior que a perna, o que vale é que um dia vais olhar para trás e rir-te disto.

Não estou a dizer que não consegues fazer um SO, apenas que tas a começar pela forma errada. Vai ver a source do Linux, e aprende como eles fizeram, porque eles já resolveram todos os problemas que tu vais ter (incluindo o tens de criar depois de fazer o kernel, nem que seja a ir ver o source de uma distro qualquer)

Depois de aprenderes como é que eles fizeram... faz melhor que eles.

Mas boa sorte, a ultima vez que vi a contagem de SLOC do Linux kernel, o numero tinha ultrapassado as 15 milhões de linhas... Por isso tens muito trabalho pela frente.
 
Eu não quero desmotivar mas...

O simples facto de estares a perguntar como se faz não é indicativo que criar um SO é uma tarefa fora da tua liga?

Faz o que sugeriu o ImAnAlcoholic, pega no Linux, desmonta em peças vê como elas funcionam e depois adapta às tuas necessidades.

E quando tiveres um Frankenux a funcionar, re-escreve outra vez e fa-lo mais eficiente.
 
Deixem lá o rapaz.
É evidente que ele não vai conseguir fazer um sistema operativo digno desse nome, pelo menos não com as funcionalidades que hoje estamas habituados, mas qual é o problema? Há algum mal em tentar? Em aprender o que é necessário para fazer um?
Quando ele finalmente perceber a enormidade que tem pela frente já vai ter aprendido imensas coisas que lhe dão jeito pelo futuro. É preciso fazer as coisas com gosto e vontade, e o segredo é perceber qual o projecto que nos motiva neste momento para conseguirmos dedicar todo o nosso esforço em aprender algo novo, mesmo que o projecto em si falhe.
 
Jovem, eu nos últimos 3 anos, no meu emprego, fiz cerca de 200 mil linhas de código, o que é bastante para uma única pessoa. O windows tem cerca de 100 milhões de linhas de código... Se fizeres tanto código como eu, sozinho, daqui a uns brevíssimos 1500 anos vais ter o teu "Windows" acabado :)

PS: Acho que devias investigar o significado da palavra Kernel pois estás equivocado. O Linux não é um kernel, o Linux *TEM* um Kernel, tal como o Windows, e qualquer outro sistema operativo, têm um kernel. Mas o Linux é um sistema operativo, tal como o Windows é.
 
Jovem, eu nos últimos 3 anos, no meu emprego, fiz cerca de 200 mil linhas de código, o que é bastante para uma única pessoa. O windows tem cerca de 100 milhões de linhas de código... Se fizeres tanto código como eu, sozinho, daqui a uns brevíssimos 1500 anos vais ter o teu "Windows" acabado :)

PS: Acho que devias investigar o significado da palavra Kernel pois estás equivocado. O Linux não é um kernel, o Linux *TEM* um Kernel, tal como o Windows, e qualquer outro sistema operativo, têm um kernel. Mas o Linux é um sistema operativo, tal como o Windows é.
Ele está certo, o sistema é gnu que sempre foi open source e depois como precisaram de um kernel, o Linus Torvalds colocou o seu kernel (linux), que nem sempre foi open source, para o gnu usar e poder criar um sistema operativo, apesar de linux ser famoso como sistema operativo, ainda há muitas pessoas que chamam ao sistema operativo de gnu/linux (aparece em debian por exemplo).

Além de que este comentário não ajuda muito, o Minix foi criado essencialmente por uma só pessoa e o gnu/linux aproveitou o seu sistema de ficheiros para criar o seu (ext), pelo que um sistema operativo não precisa de milhões de linhas, nem de ter um funcionamento igual ao gnu/linux ou ao Windows, poderá simplesmente ter outros fins e outros tipos de inovações.

PS.: Talvez o melhor será começar por ver o código do minix que tem um kernel com "poucas" linhas de código.
 
Ele está certo, o sistema é gnu que sempre foi open source e depois como precisaram de um kernel, o Linus Torvalds colocou o seu kernel (linux), que nem sempre foi open source, para o gnu usar e poder criar um sistema operativo, apesar de linux ser famoso como sistema operativo, ainda há muitas pessoas que chamam ao sistema operativo de gnu/linux (aparece em debian por exemplo).
E? Porque é que estamos a confundir o linux kernel com os sistemas operativos linux? São coisas distintas. E o que é que ser open source ou não tem a ver para o caso?

Além de que este comentário não ajuda muito, o Minix foi criado essencialmente por uma só pessoa e o gnu/linux aproveitou o seu sistema de ficheiros para criar o seu (ext), pelo que um sistema operativo não precisa de milhões de linhas, nem de ter um funcionamento igual ao gnu/linux ou ao Windows, poderá simplesmente ter outros fins e outros tipos de inovações.
Parece-me que ele deixou explícito que queria ter um SO semelhante ao windows.
 
Tu é que estás a confundir, apesar da maioria das pessoas chamar ao sistema operativo de linux, é gnu/linux, tem o kernel do linux e o sistema da gnu.
 
Tu é que estás a confundir, apesar da maioria das pessoas chamar ao sistema operativo de linux, é gnu/linux, tem o kernel do linux e o sistema da gnu.
Acho que não nos estamos a entender... Estamos a confundir o que é Kernel e o que é SO, a nomenclatura é irrelevante, além do mais não existe só GNU/Linux... Aqui fica um artigo interessante: http://www.topology.org/linux/lingl.html. Se quiseres dá uma vista de olhos, mas isto é um pouco off-topic pois o interesse não é estarmos aqui a discutir o que é que se deve chamar ao quê.

O interesse é em discutir a implementação de um sistema operativo, e pelo que eu percebi ele quer um sistema operativo semelhante ao windows.
 
Vou dar-te um conselho knight000, se queres fazer algo desafiante e que consigas acabar na tua vida, faz um emulador.

Eu fiz um da NES há muito pouco tempo, aprendi imenso no caminho, e ao fim de 5 meses tenho algo que já funciona razoavelmente bem. A nível de desafio intelectual é mais ou menos o mesmo que um sistema operativo, mas com resultados palpáveis ao fim de muito menos tempo.
 
Acho piada aos comentários da maioria das pessoas... "Sozinho não fazes nada" ou "Aceita a realidade...".

O Linus Trovalds fez o primeiro kernel do linux com 15 anos... Sozinho... Como hobby apenas.
 
Acho piada aos comentários da maioria das pessoas... "Sozinho não fazes nada" ou "Aceita a realidade...".

O Linus Trovalds fez o primeiro kernel do linux com 15 anos... Sozinho... Como hobby apenas.
Ele não quer fazer "apenas" um kernel, quer um sistema operativo completo... e semelhante ao windows! Nenhuma pessoa consegue fazer isso sozinha, nem com 15 anos nem com idade nenhuma.
 
eu posso arranjar pessoas para me ajudarem pra um 5 ( que percebam de informatica ) e uma pessoa que pode desenhar icones
 
Última edição:
Eu desenho os icones :D

Tipo, lol... Ele está a trollar o pessoal à grande, ou então o assunto é mesmo sério, façam-no cair na realidade por favor, já vi muita gente na mesma situação e a rirem-se deles mesmos um dia mais tarde, sou exemplo disso :)
 
Back
Topo