Compra do 1º Arduino

DarkDroid

Power Member
Boas a todos, venho aqui pedir recomendações na compra de um Arduino...
Já há muitos anos queria comprar um arduino e/ou raspberry pi mas na altura ainda era chavalo e não tinha propriamente €€€ nem sinceramente cabeça...

O meu objetivo é aprender: arduino -> raspberry pi -> arduino+raspberry pi (fazer projetos com ambos a mistura).
Por agora só queria aprender sobre arduino... como funciona e as suas possibilidades.

A compra pode ser feita nos usados ou novo, estive a ver daqueles packs que tem 1000x sensores, lâmpadas, resistências, etc incluídas.
Faz sentido comprar o arduino mais recente? penso ser o Arduino Nano R4? no site oficial esta esgotado por isso talvez o R3...

O que acham?

Nota: sou programador por isso a partida não haverá problemas nessa parte (só em projetos mais complexos).
 
O que pensas fazer mais concretamente? A placa mais adequada depende do uso pretendido. O Arduino serve para acender uns LEDs, mostrar informação num LCD simples, atuar uns relés, motores ou transistores. Se precisares de Wifi, tens placas beaseadas em ESP8266 (NodeMCU dev kit) ou ESP32, que até já usam microcontroladores de 32-bit em vez dos 8-bit dos ATmega (Arduino).

Podes ir mandando vir o que precisas "da China" aos poucos, se puderes esperar, fica a metade do preço.
 
Por agora só queria mesmo fazer umas brincadeiras com arduino, tenho um terraço com algumas plantas por isso ia começar por aí... ia utilizar vários sensores para ver temperatura, humidade, etc. talvez fazer um sistema automático de rega ou só obter informação para saber quando regar as mesmas.

Para um futuro distante gostava de fazer um robô, ou algo parecido, usando arduino e raspberry pi em conjunto.
Por agora quero isto mais como um hobby e para ir aprendendo... por isso ainda não tenho ideias que serão propriamente uteis...