Compra do 1º Arduino

DarkDroid

Power Member
Boas a todos, venho aqui pedir recomendações na compra de um Arduino...
Já há muitos anos queria comprar um arduino e/ou raspberry pi mas na altura ainda era chavalo e não tinha propriamente €€€ nem sinceramente cabeça...

O meu objetivo é aprender: arduino -> raspberry pi -> arduino+raspberry pi (fazer projetos com ambos a mistura).
Por agora só queria aprender sobre arduino... como funciona e as suas possibilidades.

A compra pode ser feita nos usados ou novo, estive a ver daqueles packs que tem 1000x sensores, lâmpadas, resistências, etc incluídas.
Faz sentido comprar o arduino mais recente? penso ser o Arduino Nano R4? no site oficial esta esgotado por isso talvez o R3...

O que acham?

Nota: sou programador por isso a partida não haverá problemas nessa parte (só em projetos mais complexos).
 
O que pensas fazer mais concretamente? A placa mais adequada depende do uso pretendido. O Arduino serve para acender uns LEDs, mostrar informação num LCD simples, atuar uns relés, motores ou transistores. Se precisares de Wifi, tens placas beaseadas em ESP8266 (NodeMCU dev kit) ou ESP32, que até já usam microcontroladores de 32-bit em vez dos 8-bit dos ATmega (Arduino).

Podes ir mandando vir o que precisas "da China" aos poucos, se puderes esperar, fica a metade do preço.
 
Por agora só queria mesmo fazer umas brincadeiras com arduino, tenho um terraço com algumas plantas por isso ia começar por aí... ia utilizar vários sensores para ver temperatura, humidade, etc. talvez fazer um sistema automático de rega ou só obter informação para saber quando regar as mesmas.

Para um futuro distante gostava de fazer um robô, ou algo parecido, usando arduino e raspberry pi em conjunto.
Por agora quero isto mais como um hobby e para ir aprendendo... por isso ainda não tenho ideias que serão propriamente uteis...
Visto que como já trabalho... não tenho tanto tempo livre como nos tempos da faculdade para fazer algo de jeito a curto prazo :014:

Edit: também é sempre uma opção ver projetos interessantes na internet, encontrei o "Arduino Project Handbook" e pareceu me ser interessante para começar.
Isto fora as ideias todas existentes na internet...
 
Última edição:
Olá,

Tenta adquirir o Arduino Uno Rev2 Wifi.
Com tem o chip wifinina, dar-te-á jeito para fazer mais umas brincadeiras com wifi/bluetooth.
Por exemplo podes fazer uma API para controlar LED's, ligar desligar ventoinhas, enfim agora a imaginação é o limite:D
 
Tenta adquirir o Arduino Uno Rev2 Wifi.

Comprar uma placa de 50-60€ (só a placa!) para se iniciar com Arduino?

3-4€ dá para comprar qualquer placa atual de Arduino Nano/Uno ou NodeMCU, sensores de temperatura e humidade relativa tipo DHT11/DHT22 ou SHT21 e LCDs tipo SSD1306 custam ~2€ cada, LEDs e botões simples custam virtualmente zero e até podem ser reciclados de placas velhas (na prática, LEDs básicos de 3mm e 5mm não avariam), cabos de ligação tipo Dupont/jumper wire é 2€ o molho de 10 ou 20.

Portanto, fazendo escolhas minimamente razoáveis do ponto de vista custo-benefício, com 50€ compra placas Arduino/NodeMCU, breadboard, sensores e acessórios, ferro de soldar se precisar, sobra dinheiro e dá para se divertir durante muitos anos. 20-30€ deverá ser suficiente para comprar o que precisa.
 
Acho que mais vale ires para um ESP32, programas em Arduino IDE na mesma e não tens falta de recursos online para aprender, a programação acaba por ser virtualmente o mesmo. Acho que o Arduino só é melhor para estar constantemente a montar e desmontar por ter headers e a placa ser mais robusta, mas mesmo assim existem placas para colocar uma nodemcu.
 
ESP32 é muito mais versátil, podes programar coisas com WiFi e Bluetooth o que aumentar imenso o tipo de projectos que podes fazer.

Mesmo tendo menos pinos para header, quando inicias, geralmente até queres só alguns IOs , pois são projectos simples, e que geralmente n usas SPI's ou coisas que usam mais pinos.

Bónus para alguma placa baseada em ESP32 que já tenha um battery charger e assim podes fazer projectos para ficarem a funcionar unattended.
 
Back
Topo