Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

Boa tarde,

Que lampadas E27 recomendam para usar numa soft box?

É para fotografar e gravar video com uma modelo e são duas softbox's

Tenho dúvidas relativamente á cor da luz e ao tipo de lâmpada.

Tendo em conta os preços a que já se encontram luzes LED próprias, não sei até que ponto me aventurava nisso.
Já vejo lâmpadas E27 com potências e CRI decentes, caras e mesmo assim xinocas, quando em alturas de promo/usados se encontram LEDs Godox, Smallrig, GVM, Colbor, etc, abaixo dos 100€ e até com temperatura de cor regulável. Tenho um painel Godox LEDP260c que nem 50€ foi.
Com as vantagens de serem reguláveis (pelo menos em potência), montam directamente em tripés e têm encaixe para acessórios/modificadores (bom, os painéis não..).

Entretanto noutra nota, lembrei-me do comentário do @Lyp :D e ao dia de hoje (finalmente) já tenho o insta refeito com vários projectos pessoais. Ainda a lutar com a renovação do portfólio, mas pelo menos há avanços.
 
Obrigado pela info, era mesmo só curiosidade já que tinha lido os comentários e tal na foto e não havia referência ao tipo de lente usada, e tinha ficado na dúvida de quão grande teria que ser a distância focal.
Bastante... são 100km.. mesmo num ponto alto, terá que ser bastante e não sei se não terá ali um crop massivo (até pela má qualidade). Em conversa com o @m4ndr4ke também lhe surgiu que pode nem ser uma lente de fotografia, mas um telescópio adaptado. Não é incomum.
 
Bastante... são 100km.. mesmo num ponto alto, terá que ser bastante e não sei se não terá ali um crop massivo (até pela má qualidade). Em conversa com o @m4ndr4ke também lhe surgiu que pode nem ser uma lente de fotografia, mas um telescópio adaptado. Não é incomum.
Pelos comentários nao me pareceu ser uma adaptação de um telescópio. Na mesma página anda lá outra foto do género (do Marão para a estrela) e com melhor qualidade aparentemente.

Fica a curiosidade
 
Alguém sabe onde afinar lentes, na zona norte (preferência por Braga ou, eventualmente, Porto?).
Tenho uma Tokina e uma Samyang cujo foco não está a chegar ao infinito.
 
Boa noite. Não sei se este é o tópico certo para expor a minha questão mas pareceu-me o mais adequado. Recentemente fui assistir a um jogo de futebol sénior feminino e levei a máquina fotográfica para registar alguns momentos da bancada. Passado uns minutos por intermédio do assistente ao jogo (que recebeu ordens por telemóvel para o fazer) fui abordado para parar o que estava a fazer. A minha questão é: ele pode fazer isso? Estava eu a cometer alguma ilegalidade? Obrigado pela vossa ajuda.
 
Futebol profissional? Para se poder fotografar é preciso estar acreditado pela lpfp e ter Carteira Profissional de Jornalista, ou estar acreditado pelo clube como seu fotógrafo.
Podem impedir de registar, sim.
 
Última edição:
Obrigado pela confirmação @Rui Marto. Sendo assim é respeitar a decisão deles mas acaba por ser uma postura rígida numa altura em que se vê cada vez mais gente a fazer registo fotográfico durante os jogos no campo e na bancada. É riscar esse clube da lista e ir a outro sítio.
 
O problema (e não é só em espaços privados ou futebol) é que as pessoas não adivinham a tua intenção e mesmo que perguntem, muitos mentem.
No geral existe um consenso de que se vais ganhar dinheiro com as fotos, se não é um mero snap casual, deves pedir licenças, acreditações e até pagar licenciamento, dependendo da situação.

Não tendo forma de assegurar a intenção, a ideia geral é que fotos com telemóveis ou compactas dificilmente serão para esse fim, enquanto com uma câmara já existe uma forte possibilidade. Especialmente nos dias de hoje em que quase só compra câmaras quem realmente leva a fotografia a sério.

Eu diria para contactares o clube e esclareceres a finalidade das fotos. Se estás a fotografar do mesmo local que qualquer outra pessoa e se não há qualquer finalidade comercial, então também não deve haver nenhuma questão com a liga/CPJ e podem autorizar. Mas é normal que para estas coisas o processo seja perguntar primeiro.
 
Ninguém vai andar a implicar com telemóveis, mas se vais para lá de câmara e teleobjectiva, chamas a atenção.

E não é o clube, é a liga. São as normas.

A alternativa é pedir acreditação directamente ao clube, que pode ser aprovada ou recusada. Aí entras como fotógrafo do clube, mas há clubes que pedem CPJ na mesma.

https://www.ligaportugal.pt/pt/epoc...tes-e-inscricao-de-jornalistas-epoca-2023-24/
No meu contexto não há necessidade de o fazer porque o que faço é casual e a máquina que uso (compacta) tem menos qualidade que um Pixel 8, por exemplo mas é bom saber a parte burocrática da questão.

O problema (e não é só em espaços privados ou futebol) é que as pessoas não adivinham a tua intenção e mesmo que perguntem, muitos mentem.
No geral existe um consenso de que se vais ganhar dinheiro com as fotos, se não é um mero snap casual, deves pedir licenças, acreditações e até pagar licenciamento, dependendo da situação.

Não tendo forma de assegurar a intenção, a ideia geral é que fotos com telemóveis ou compactas dificilmente serão para esse fim, enquanto com uma câmara já existe uma forte possibilidade. Especialmente nos dias de hoje em que quase só compra câmaras quem realmente leva a fotografia a sério.

Eu diria para contactares o clube e esclareceres a finalidade das fotos. Se estás a fotografar do mesmo local que qualquer outra pessoa e se não há qualquer finalidade comercial, então também não deve haver nenhuma questão com a liga/CPJ e podem autorizar. Mas é normal que para estas coisas o processo seja perguntar primeiro.
A minha surpresa com a chamada de atenção sobre isso é que a máquina é compacta (Sony HX9) e tem menos qualidade que muitos telemóveis hoje em dia. Seja como for e tendo em conta que o objetivo não é comercial e sim passatempo, vou seguir a sugestão de contactar o clube e expor a situação. Foi a primeira vez que aconteceu em vários jogos que já fotografei porque na grande maioria até me pediram as fotos no final e agradeceram imenso o gesto.
 
Pois, com uma compacta não é muito normal, mas lá está, eles não percebendo nada do assunto, câmara é câmara. Na verdade já vi jornalistas efectivamente usarem compactas para registar fotos para trabalho e existe trabalho comercial com muitos zeros feitos com compactas também, portanto não é totalmente descabido que tomem como regra "câmara é câmara".

E claro que o facto de não terem visto/agido noutras alturas ou noutros clubes, não invalida nada. O mesmo acontece a muitos fotógrafos em monumentos, parques, etc. Uns dias corre bem, outros são abordados pelos seguranças e ficam indignados porque não percebem como funciona.

Mas fica a dica: isso que te aconteceu pode acontecer em qualquer lado, até mesmo na rua, se houver monumentos ou determinados edifícios públicos/privados no enquadramento da foto.
 
Back
Topo