Dúvida com ligação de Leds

PhantomNorth

Power Member
Bom dia a todos,
Necessitava de um pouco do vosso tempo e ajuda, referindo desde já que percebo muito pouco ou nada de eletricidade mas isso não me impediu de entrar na bricola dos leds.
Decidi iluminar uma estante com led e comprei o seguinte transformador https://www.barcelonaled.com/.../fonte-de-alimentacao... que depois quis ligar um controlador led que me permitisse regular a intensidade dos mesmos e ligar/desligar através de voz. Acontece que quando baixo a intensidade dos leds através do controlador o transformador começa a fazer tipo um zumbindo.
Para fugir a esse zumbido que é incomodativo.. comprei a seguinte fonte de alimentação https://www.amazon.es/dp/B08GLMHR3M?psc=1... que resolveu o problema, mas que reduz a intensidade da luz em muito.
Ou seja, o máximo de intensidade de luz que a fonte de alimentação emite equivale quase a metade do que o transformador emite, ou seja, não estou a usufruir da total capacidade dos leds. Será por a fonte de alimentação estar limitada a 10A e o transformador emitir 12,5A?
Que transformador aconselham para que consiga ligar a dimmer e controlador de voz sem que tenha de levar com zumbido? Será que o dimmer em vez de ficar ligado depois do transformador, tenho de arranjar um que ligue imediatamente à saida da ficha (antes do transformador?)
O controlador que comprei é este: https://www.amazon.es/dp/B09HCYYCJP?psc=1...
Já tentei com outro, por isso penso que o problema não é do controlador.

Obrigado desde já a quem tiver paciência de ler e ajudar.
 
Bem para começar ambas as alimentações que tens para a fita são fontes de alimentação comutadas, uma de 150W - 12.5A e outra de 120W - 10A , diferem no formato pois são fontes muito semelhantes mas para propósitos diferentes.

Agora é assim tu em fita de led o consumo deve ser superior ao 12.5A a fonte zumbe quando a estrangulas para baixar a luz a porque está no limite, agora a outra é fraca para o que pretendes, e já podes-te ver que não tem capacidade e o brilho é melhor quando chega o pico...

A fonte tem de ser aplicada em função da carga, neste caso convinha saber quanto é o consumo total das fitas e aplicar uma fonte acima para ficar com alguma margem de manobra e não ficar em esforço.

Portanto presumo tenhas ligado ai uma dúzia de leds e compraste as fontes naquela logo se vê, bem que tipo de fita Led tens e quantos metros tens ai para dar luz???
 
Calma.. sou nabo mas andei a ler algumas coisas para tentar não errar em tudo, principalmente no calculo para a fonte que iria necessitar.. :D

Pelos calculos, tenho uns 19mts de FITA LED a 4,8w o metro o que deverá andar nos 92w totais e se aplicar os 20% de margem que aconselham deverá andar nos 111w... pelo que ambas as fontes estão dentro do que necessito não?

O transformador de 150w se estiver a 100% (e o controlador também a 100%) não faz qualquer tipo de zumbido, só faz quando quero reduzir a intensidade da luz no controlador. Pela lógica, ao reduzir necessito de menos potência, por isso o transformador está otimizado para o que necessito não?

Por exemplo.. achas que se comprar um transformador 200w 12v 16,7A já não vou ter o problema do zumbido? Com este o já fica subdimensionado e fico quase de uma margem para o dobro que necessito..
 
Back
Topo