Dúvida Quadro ITED/ATI

Puxa as pontas para ver se a ponta solta, por vezes o pessoal enfia a ponta dentro do tubo para não ficar pendurada, ou para não estorvar, os keystones só são "cravados" quando estiver tudo pintado, na altura de montar a aparelhagem.
Good point, até porque eu pedi para deixarem o cabo com alguma folga. Mas só lá fui uma vez, e tão cedo não devo voltar aí lá, porque eles não deixam que uma pessoa esteja sempre a visitar aquilo. E até compreendo, se toda a gente fizesse isso, era um caos e os gajos nem podiam trabalhar.
 
Good point, até porque eu pedi para deixarem o cabo com alguma folga. Mas só lá fui uma vez, e tão cedo não devo voltar aí lá, porque eles não deixam que uma pessoa esteja sempre a visitar aquilo. E até compreendo, se toda a gente fizesse isso, era um caos e os gajos nem podiam trabalhar.
Não deixam??

Era o que faltava eu como dono de um investimento iria acompanhar o que pudesse, assim ficam libertos para fazerem o que entenderem.

Assim anda a nossa construção, paga-se lebre e leva-se gato.

Já há muitos anos que assim é, conheci um pedreiro à muitos anos que andava a fazer construções em Lisboa, o projecto mandava que as paredes fossem feitas (na altura) em tijolo de 11 e levou com tijolo de 7 (paredes interiores), depois a parede dupla exterior devia levar no o interior igual, devia ser a 11 e levou 7, no fim de alguns milhares de tijolos é muito dinheiro no bolso do empreiteiro, no estado actual não sei como anda a construção, mas a vigarice já vem de há muitos anos.
 
Última edição:
Não deixam??

Era o que faltava eu como dono de um investimento iria acompanhar o que pudesse, assim ficam libertos para fazerem o que entenderem.
É assim, eu não sou conhecedor da lei o suficiente para afirmar com toda a certeza do que disse. Isto é um empreendimento com vários apartamentos, não é uma vivenda onde eu é que contrato a equipa de empreiteiros, carpintaria, electricidade, etc. Presumo aqui que haja uma diferença grande.

Tanto quanto sei, eles têm várias visitas planeadas ao longo da construção/personalização, tipo 2 ou 3, não sei ao certo. Mas se eu quiser ir lá 1x por semana, duvido que me deixem. Imagina se todas as pessoas fizessem isso em todos os apartamentos... Agora, se a lei permite-me ir lá "quando eu quiser", não faço a menor ideia. Mas assumo que não porque é um apartamento e não uma vivenda. Mas posso estar enganado.
 
0xKubo

Não existe lei alguma que proíba o empreendor de visitar a obra a decorrer, podendo este lá ir quando quiser e bem lhe apetecer, está a pagar logo, a empresa que está a fazer o serviço tem de estar mentalizada que vai haver sempre visitas recorrentes, ora agora essa é boa visitas estipuladas, não te ponhas a pau que enganam-te com uma pinta do raio.​
 
0xKubo

Bem, tu aqui neste lado não referiste um pormenor, que ainda não és o proprietário, estás em fase de ser, assim as coisas mudam de figura, ai sim bate certo imporem-te ires lá só quando eles entendem por mil e uma questões que já te foram referidas no outro topico.

pois eu trabalho a área e os proprietários nestas coisas vão lá semanalmente ver a evolução dos trabalhos, agora tu ainda não selas-te a aquisição, é normal.
 
0xKubo

Bem, tu aqui neste lado não referiste um pormenor, que ainda não és o proprietário(...)
Pensei que estava subentendido, dado eu ter referido várias vezes de que se trava de um apartamento... Não deve haver muitas situações onde alguém é dono de um apartamento enquanto este se encontra em obra, digo eu, que não percebo nada disto.

Isto até me suscita a dúvida, um pouco off-topic, mas... Imaginando que eu tinha pago 100% do apartamento a pronto, ele era meu, mas ainda estava em obra, e no meio de um empreendimento que não é meu. Nesta situação, já podia visitar quando quisesse?
 
Boas,

@0xKubo Se já tens de andar a procurar justificações legais para fiscalizar ou simplesmente visitar a obra, mesmo que só por curiosidade, então estás aí com um problema de muita má vontade no lado dos empreiteiros.
O visitar a obra e fiscalizar é quase como uma regra ou lei não escrita, como o de tu poderes respirar livremente para a qual não há lei alguma, está sub-entendida essa possibilidade.
Sim, existem contratos onde é logo estipulado a Fiscalização pelo futuro Proprietário ou seu Representante, mas isso geralmente está reservado a situações mais exigentes.

Não sei em que Estatuto Contratual estás e qual eventual ponto contratual estarás, mas se já fizeste pagamentos e existe um CPCV então já terão de te "gramar", até para bem deles porque depois da casa te ser entregue terão que garantir que cumpre todos os requisitos legais, não cumprindo terão de arcar com os custos todos desde a reposição da conformidade, à limpezinha, a estadia fora de casa e outras indemnizações causadas pela falha deles.
Se tens um contrato em que podem ter que te indemnizar caso desistam eles, não tenhas receio de exigir que façam tudo bem, tu não estás a pedir nada demais.

E sim, perante a hipótese de terem mais custos depois da obra entregue preferem refazer logo antes, olha o exemplo:

Cheguei a uma obra, como Representante do Proprietário do Edifício e encontrei isto, repara nas semelhanças com o teu caso :D:

UVIzESH.jpg


No canto superior direito vês a calha com dezenas de cabos de rede da treta como os que te puseram, já passados de ponta a ponta.

Contestei o tipo de cabo, exigi melhores que garantissem o cumprimento do ITED, pois se não cumprissem levariam a atrasos que o Empreiteiro teria de indemnizar, e aconteceu isto:

cdpVtP8.jpg


Trocaram tudo excepto 4 cabitos que eram para dispositivos de baixo débito, foram quase 2km de cabos trocados... (Esta foi há 6/7 anos atrás)
Também tenho que reconhecer que a empresa sub-contratada para tratar desta especialidade demonstrou abertura para corrigir, não só para evitar maiores prejuízos, como para complementar a fraca formação obtida.

Não tenhas medo de dizer que no dia de Certificação do ITED estarás presente e que a qualquer momento durante os 10 anos de garantia podes testar a instalação, se houver problemas terão de arcar com todos os custos.

Vê bem em que Estatuto estás e o que podes alegar em tua defesa, não deixando de comentar-lhes "Olhe que pode ficar-VOS mais barato trocar agora do que daqui a 6 meses ou 2 anos..." boa sorte.

Cumps.
 
Última edição:
Boa noite! Este fim de semana terminei (para já) a arrumaçao do meu ATI.
Acabei por fazer mais do que estava a espera e passei cabos para mais divisoes.

Agora sala e quartos tenho 2 pontos de rede em cada divisao.
Comprei um TP-Link LS105G (switch 5 portas ,caixa metal) por 13 euros.
Abaixo envio 2 fotos e agradeço a ajuda e dicas que me deram.
Estava teimoso em colocar o switch mas foi a melhor opçao.

Devido á falta de interesse dos anteriores proprietários e falta de cuidado dos electricistas que fizeram isto este ATI estava completamente "ensandwichado" com cabos e nem a porta fechava bem...
Fiz o que pude sem estar a desmanchar muito mas aliviando a porta e reforçando as ligaçoes pela casa...
A nivel de conectividade está pronto.

Dentro do ATI aceito sugestoes....
Fiz aqui alguma coisa errada que comprometa a segurança ou seja um risco por alguma razao?

O switch teve que ser colado com fita dupla mas esta seguro.
Tive que fazer uma extensao de fio (com adaptador macho femea) para ligar o transformador do switch á tomada senao a porta nao fechava.... coloquei o de lado por cima da tomada e assim ja fecha...

Reparei que a tomada tem os cabos electricos sem proteçao o que poderei colocar para os envolver?




Obrigado!
 
Última edição:
Ficou 5*

Tens 6 cabos a passar par trás mas o switch só de 5 portas, podias só ter comprado switch de 8 portas, assim podias passar cabos pelo tubo(se houver espaço) e ligar directo no switch e podias meter mais portas pela casa.

Bom trabalho
 
@MinisterOfSound @NVRSystem Ligou-me hoje a arquitecta, com boas notícias...

Diz-me ela que de facto é aquele o cabo que o electricista usa nas instalações por default porque um cabo melhor tem um custo agravado. Contudo, disse que trocavam o cabo sem problemas, mas que das duas uma, ou o eletricista compra o cabo (ficou de me enviar orçamento), ou compro eu o cabo que quero (ficou de me enviar o tamanho da bobine que precisam). A julgar pelo histórico, cheira-me que o electricista vai carregar no preço, mas ao menos deram-me a opção de comprar eu o cabo que eles tratam do serviço, menos mal.

Posto isto, estou a ver agora onde posso comprar o cabo que quero. E muito sinceramente, depois de tudo o que li, nomeadamente este tópico, vou ficar-me pelo Cat. 6A S/FTP 500MHz. O problema é que não vejo muitas bobines disto à venda. Será que me conseguem ajudar? Idealmente gostava de comprar algo numa loja como a Amazon, onde posso colocar o NIF da minha empresa e descontar logo o IVA como despesa (parece-me justificável para a minha actividade 😅).

Não sei se posso por aqui links directos para determinadas sites, portanto o que eu encontrei foi isto:
O preço está dentro do aceitável? Aquele site fs.com é de confiança? Conhecem-no? Recomendam que veja outro?

Por fim, algo que a arquitecta não mencionou ao telefone foi os keystones, talvez o electricista não tenha dito nada, se calhar esqueceu-se, se calhar não sabe... Mas convém que com S/FTP, o keystone seja metálico como me disseram acima, certo? Por exemplo, algo deste género:

Será que convém eu comprar isso também (se optar por comprar eu o cabo caso o orçamento deles seja elevado), ou arriscar não comprar e esperar que o electricista saiba o que está a fazer e que coloque os keystones correctos para o tipo de cabo?
 
Última edição:
Convém saber se a série de aparelhagem que vão colocar tem módulo keystone S/FTP que são esses meio metálicos, se for Efapel têm de certeza, se for outra marca também devem ter, basta procurar.

Cabos conheço pessoal que usa da Barpa, não conheço, para mim uso utp cat6 chega e sobra.

No entanto podes tentar enviar pedidos de cotação para casas da especialidade, tens várias lojas do Caiado que é uma grande casa de material eléctrico podem ajudar, é mais zona centro.
 
Se pouparam no cabo vão poupar no resto.
Na tua situação compraria tudo
O que é "tudo"? Cabos e keystones apenas? Ou falta algo?

Convém saber se a série de aparelhagem que vão colocar tem módulo keystone S/FTP que são esses meio metálicos, se for Efapel têm de certeza, se for outra marca também devem ter, basta procurar.

Mas isso é só no ATI, certo? Eles também vão precisar de por os keystones nas tomadas de parede, ou aqui tem outro nome a peça?

Eu acho que eles trabalham com a Efapel, agora se é tudo da Efapel, não sei. Mas mesmo que seja, o facto de ter não é necessariamente o problema. Mas sim o facto de metálicos ser mais caro, e como eu não sei se confio no electricista, é capaz de ser boa ideia comprar alguns keystones também, não vá ele decidir que não precisa para o tipo de cabo que é.
 
Já tenho mais novidades:

Relativamente ao cabo Cat. 6A S/FTP 500MHz, o orçamento é de 270,11€ e serão necessários 150m.

Ou seja, 1,8€/metro, quando eu consigo a 0,88€/metro (s/ IVA). Estes gajos são doidos, mas já era de esperar.
 
Estou a remodelar uma casa e estou a ver se organizo o quadro elétrico e as redes. O eletricista sugeriu criar uma caixa Ited, só para as redes e para colocar o router lá dentro quando tiver serviço, ao invés de colocar na sala junto á tv.
Então seria colocar esse novo quadro ITED no centro da casa para o sinal ficar divido e dali distribuir os cabos para quartos e sala.
A tomada coaxial ("cabo de antena"), também tem que ir para o quadro ITED certo?
Se quiser colocar camaras de vigilância também aconselham a colocar a ter ligações de RJ45 para a caixa ITED?
Neste local tenho a limitação da parede ser apenas tijolo de 13cm, tambem li que a caixa ited, deve ser em plástico para não prejudicar mais a ligação wireless, alguma dica a mais?
 
Estou a remodelar uma casa e estou a ver se organizo o quadro elétrico e as redes. O eletricista sugeriu criar uma caixa Ited, só para as redes e para colocar o router lá dentro quando tiver serviço, ao invés de colocar na sala junto á tv.
Então seria colocar esse novo quadro ITED no centro da casa para o sinal ficar divido e dali distribuir os cabos para quartos e sala.
A tomada coaxial ("cabo de antena"), também tem que ir para o quadro ITED certo?
Se quiser colocar camaras de vigilância também aconselham a colocar a ter ligações de RJ45 para a caixa ITED?
Neste local tenho a limitação da parede ser apenas tijolo de 13cm, tambem li que a caixa ited, deve ser em plástico para não prejudicar mais a ligação wireless, alguma dica a mais?
Se queres colocar o router dentro do quadro, equaciona uma solução mesh para teres wifi na casa toda. Só pelo router poderá não ser suficiente.

Quanto a cameras, se forem POE já quase que irás precisas de um switch poe. Vê bem o que pretendes, o quadro ati poderá não ser suficiente. Foi por essas e por outras que optei pelo bastidor em vez do quadro ati.
 
Se queres colocar o router dentro do quadro, equaciona uma solução mesh para teres wifi na casa toda. Só pelo router poderá não ser suficiente.

Quanto a cameras, se forem POE já quase que irás precisas de um switch poe. Vê bem o que pretendes, o quadro ati poderá não ser suficiente. Foi por essas e por outras que optei pelo bastidor em vez do quadro ati.
Aqui a situação é falta de espaço/profundidade da parede e não ter um custo elevado.
Em relação á caixa ATI falaram-me em +-120€ caixa e tampa, optando por uma situação média de investimento para que valores deverá ir?
As camaras já estou a ver que se calhar vou deixar de lado.
 
Back
Topo