Fim do 3G

Fui VDF até Janeiro de 2024 e passei 3 números para NOS (juntando ao serviço de casa ficava mais barato).

Curioso, é que o telemóvel do meu pai Xiaomi, não tem opção VoLTE no telefone, mas na NOS, ao efetuar chamadas, a mesma é efetuada pelo 4G e, incrivelmente, suporta VoWifi.

Estou satisfeito e, incrivelmente, tenho 0 problemas.

Na VDF, muitas das vezes, mesmo no iPhone muitas chamadas eram em 3G. Não conseguiam ser realizadas em 4G.
Xiaomi tens que ser tu a ativar isso... Eu fiz tutorial e tens um user que também partilhou os códigos
 
Olá pessoal,

por aqui sou cliente nowo e desde que acabou o 3G, a qualidade das chamadas está horrível, muitos cortes e soluços.

Comecei a notar que quando faço uma chamada, a mesma demora muito tempo para iniciar, isto acontece porque o telemóvel muda da rede 4G para o GSM, já reclamei com a nowo e ficaram de me ligar de volta com um feedback. Mais alguém nesta situação?

Estou com fidelização, é possível cancelar o contrato por justa causa?

Depois diz aqui qual foi o feedback, espero que a NOWO ative o voLTE aos clientes.



Obrigado a quem deu a dica do Sms com com volte! Já está activo e quando faço chamada não demore tanto e não muda a rede para E, mantém 4G. Não consegui testar a qualidade porque a esposa não atendeu, mas ela precisa de fazer o mesmo.

Agora, tendo ido a uma.loja da MEO, nada disseram quanto a esta solução simples! Foi preciso eu perder tempo a procurar e encontrar este tópico 🤬🤬🤬.

Isto está bonito está , então a MEO acaba com o 3G e nem dá formação ao pessoal das lojas para resolver os problemas que isso causa. Que falta de respeito pelos clientes.


Fiz uma reclamação á gestora de clientes da empresa, aconselho todos os que têm problemas a fazer o mesmo:

Subject: Reclamação - Problemas causados pelo fim do 3G

Cara xxxxxx

O meu maior problema é as chamadas quando fazem fallback para 2G nunca mais voltarem ao 4G e com isso fico sem internet durante a chamada. Isso não acontecia quando havia 3G.
Tenho este problema em alguns locais indoor, mas também há zonas onde passo de carro diariamente e as chamadas passam sempre de 4G para 2G . Mas mesmo depois de andar vários Km, e de já ter novamente cobertura 4G a chamada nunca mais volta ao 4G automaticamente. Tenho sempre de ser eu a desligar a chamada esperar uns segundos pelo ícone do 4G e voltar a ligar a chamada, caso contrário em 2G a qualidade de som é péssima, não percebo nada do que o interlocutor está a dizer, e fico sem internet.

Ter de desligar e voltar a ligar a chamada para voltar a ter internet e boa qualidade audio (VoLTE) não é aceitável. A MEO quis ser a primeira a desligar o 3G mas tinha a obrigação de tornar o 4G omnipresente. O 2G tem de ser apenas legacy, não uma alternativa. O Fallback para 2G é inaceitável nos dias de hoje. Já não tenho um Nokia 5110 para precisar de 2G.Se desligaram o 3G então o 4G tem de estar em todo o lado onde o 2G está (e o 3G estava). Se isso se resolve com B8 / B20 / N28 (esta ultima com VoNR) em todos os sites então avancem nesse sentido, mas é urgente repor a qualidade de serviço que existia antes do fim do 3G
 
Olá pessoal,

por aqui sou cliente nowo e desde que acabou o 3G, a qualidade das chamadas está horrível, muitos cortes e soluços.

Comecei a notar que quando faço uma chamada, a mesma demora muito tempo para iniciar, isto acontece porque o telemóvel muda da rede 4G para o GSM, já reclamei com a nowo e ficaram de me ligar de volta com um feedback. Mais alguém nesta situação?

Estou com fidelização, é possível cancelar o contrato por justa causa?
Na minha zona, pelo que percebi a NOWO usa as torres (rede) que emitem o sinal MEO, logo esses problemas deve estar relacionados com o fim do 3G (MEO).
Com um colega da NOWO estávamos a procurar rede manualmente (para ver se aparecia a da DIGI) e no dele aparecia NOWO, Nos e Vodafone. No meu que é rede MEO aparecia MEO ,Nos e Vodafone. Logo aí reparamos que a MEO devia de estar a partilhar o sinal com a nowo e só muda o nome de rede a apresentar.
 
Na minha zona, pelo que percebi a NOWO usa as torres (rede) que emitem o sinal MEO, logo esses problemas deve estar relacionados com o fim do 3G (MEO).
Com um colega da NOWO estávamos a procurar rede manualmente (para ver se aparecia a da DIGI) e no dele aparecia NOWO, Nos e Vodafone. No meu que é rede MEO aparecia MEO ,Nos e Vodafone. Logo aí reparamos que a MEO devia de estar a partilhar o sinal com a nowo e só muda o nome de rede a apresentar.

É normal que apareça NOWO nas pesquisas de rede, é o SPN que está gravado no cartão SIM da NOWO. Da mesma forma que um cliente UZO ou MOCHE nas pesquisas de rede irá aparecer o nome SPN que está gravado no cartão SIM.

A NOWO é uma MVNO e os cartões SIM nem sequer possuem MCC MCN próprio, são os mesmos da MEO, um telemóvel que esteja bloqueado à rede MEO ou TMN aceita um cartão NOWO, ao contrário da Lycamobile que também é MVNO mas possui o seu próprio MCC MNC.

A NOWO utiliza a rede móvel da MEO para a sua operação comercial, se tem rede MEO tem NOWO, não há diferenciação é a mesma coisa com os clientes Lycamobile, onde há cobertura Vodafone possuem Lycamobile.

Quanto ao VoLTE na NOWO não creio que venham a ter e se a compra pela Vodafone se vier a confirmar a primeira coisa que a Vodafone irá fazer é contactar os clientes para a troca dos cartões SIM, enquanto a Lycamobile se quiser amanhã pode acordar em usar a rede da MEO, DIGI ou NOS sendo transparente para o cliente, no caso da NOWO já não é assim.
 
Já alguém conseguiu ativar VoLTE na UZO? Envio "volte" para o 16205 e recebo a mensagem:

UZO: O texto enviado esta incorreto. Por favor tente novamente. Obrigado.
Manda mensagem na area de cliente uzo. Eles ligam no dia seguinte e fazem a ativação ao telefone, sem necessidade de gastar dinheiro na linha de apoio técnico.
 
Olá pessoal,

por aqui sou cliente nowo e desde que acabou o 3G, a qualidade das chamadas está horrível, muitos cortes e soluços.

Comecei a notar que quando faço uma chamada, a mesma demora muito tempo para iniciar, isto acontece porque o telemóvel muda da rede 4G para o GSM, já reclamei com a nowo e ficaram de me ligar de volta com um feedback. Mais alguém nesta situação?

Estou com fidelização, é possível cancelar o contrato por justa causa?
Bem isto com a Nowo está uma novela.

Como ninguém me ligou de volta, na 5a-feira passada voltei à carga.
Estive mais de uma hora com testes e despistes, e tentam esquivar-se do problema, dizem coisas do tipo não notamos qualquer anomalia nas antenas da sua zona, para forçar a ligação 4g nas definições do telemovel, que não notam problemas na ligação 4g, etc.

Após eu verificar que não estava a resultar em nada e que estavam a enrolar-me, a conversa começou a azedar e passaram-me para outro técnico.

Perguntei se o problema só acontecia comigo isto das chamadas serem feitas por GSM e se não têm tido reclamações de outros clientes desde o dia 1 de Fevereiro, mas claro não respondem e mudaram logo de conversa.
Ainda por cima eu tenho 2 cartões na Nowo cá em casa e claro isto acontece em toda a nowo...


Pediram-me para andar com o telemóvel a forçar o 2G durante 24h para monitorização e verificar se melhorava e que depois entravam em contacto na 6a-feira.

Tal como já estava à espera, na 6a feira ninguém me ligou. Ontem liguei de volta, e fui aos arames, parece que não se lembram de nada e parece um novo pedido de assistência, faça isto, faça aquilo, vamos testar isto, bla bla bla, passei-me...

No final ficaram de enviar-me novos cartões SIM para substituir nos meus telemóveis, pois dizem que vai melhorar. Dá para acreditar?


Não sou da área de telecomunicações, mas acham que com novos cartões pode resolver o problema das chamadas? Isto de os novos cartões fazerem as chamadas pela rede 4g em vez de GSM?


Para mim parece-me uma limitação da rede, ou uma regra nas antenas em que as chamadas de voz são pela rede GSM. Não me parece que substituindo os cartões vá resolver alguma coisa.

Outra questão é que tenho fidelização por mais 1 ano, existe alguma lei em que eu possa alegar, para poder rescindir por justa causa? É que é mesmo impossível aguentar isto com as chamadas aos soluços e estar sempre a pedir as pessoas para repetirem pois não as consigo perceber e nem elas a mim...
 
Bem isto com a Nowo está uma novela.

No final ficaram de enviar-me novos cartões SIM para substituir nos meus telemóveis, pois dizem que vai melhorar. Dá para acreditar?


Não sou da área de telecomunicações, mas acham que com novos cartões pode resolver o problema das chamadas? Isto de os novos cartões fazerem as chamadas pela rede 4g em vez de GSM?
Viva
Isso é a mesma coisa que te trocaram o teu Fiat por um Ferrari.. se continuas como única estrada um caminho de bois... ficas na mesma.
Estou a antever dias muito complicados para certas zonas do país.
Faz me recordar o fim da TV analógica para a TDT.
 
@vgoncalves mas ainda n percebeste q enquanto a NOWO não activar o VoLTE vais ter sempre esses problemas?! É isso ou então sair da NOWO por justa causa e ir pra outra operadora (tens de ter também telemóveis que suportem o VoLTE)
 
Boas, não sei se no POCO acontece o mesmo que nos Xiaomi, eu tenho um xiaomi 12 e para ter acesso as definições de VoLTE e VoWIFI tive de fazer disable ao carrier check.
Não sei se no POCO é igual, mas nos xiaomi tens de marcar estes codigos:
VoLTE = *#*#86583#*#*
VoWiFi = *#*#869434#*#*

Podes testar a ver se funciona.
Boa tarde.
Eu tenho um POCO X4 pro 5g e enviei msn 16200 com a palavra Volte e a MEO diz que ativou o volte, mas não tenho a certeza, porque continuo com cortes nas chamadas.
Marcamos esses códigos em que local, para ver se conseguimos ativar o VOLTE no telemóvel ?
 
VOLTE dá-te chamadas em 4G mas se não tiveres 4G na zona - ou na zona de com quem estás a falar -só funciona a 2G ou seja o problema mantém-se.

O tlm do outro lado também precisa de ter VOLTE.
 
Última edição:
Boa tarde.
Eu tenho um POCO X4 pro 5g e enviei msn 16200 com a palavra Volte e a MEO diz que ativou o volte, mas não tenho a certeza, porque continuo com cortes nas chamadas.
Marcamos esses códigos em que local, para ver se conseguimos ativar o VOLTE no telemóvel ?
Marcas no mesmo sítio onde marcas as chamadas
 
Bem isto com a Nowo está uma novela.

Mo final ficaram de enviar-me novos cartões SIM para substituir nos meus telemóveis, pois dizem que vai melhorar.
Dá para acreditar?Não sou da área de telecomunicações, mas acham que com novos cartões pode resolver o problema das chamadas? Isto de os novos cartões fazerem as chamadas pela rede 4g em vez de GSM?

Mal não faz, se eles querem enviar cartões deixa-os enviar. Mas não sei que melhoras é que eles estão á espera. Faz reclamação por escrito para teres um comprovativo em caso de litigio por causa da fidelização.


Outra questão é que tenho fidelização por mais 1 ano, existe alguma lei em que eu possa alegar, para poder rescindir por justa causa? É que é mesmo impossível aguentar isto com as chamadas aos soluços e estar sempre a pedir as pessoas para repetirem pois não as consigo perceber e nem elas a mim...

Não estou a par da nova lei das telecomunicações, o único conselho que te posso dar é teres tudo por escrito.


Já experimentaste esse telemóvel com um cartão MEO de alguém conhecido para tirares as teimas se tens VoLTE ?
 
@vgoncalves mas ainda n percebeste q enquanto a NOWO não activar o VoLTE vais ter sempre esses problemas?! É isso ou então sair da NOWO por justa causa e ir pra outra operadora (tens de ter também telemóveis que suportem o VoLTE)

Sim, percebi. Só estou a relatar a situação da Nowo não querer assumir os problemas que existem e virem com desculpas que enviando cartões novos resolve.

Mal não faz, se eles querem enviar cartões deixa-os enviar. Mas não sei que melhoras é que eles estão á espera. Faz reclamação por escrito para teres um comprovativo em caso de litigio por causa da fidelização.




Não estou a par da nova lei das telecomunicações, o único conselho que te posso dar é teres tudo por escrito.


Já experimentaste esse telemóvel com um cartão MEO de alguém conhecido para tirares as teimas se tens VoLTE ?

Boa dica, vou esperar pelos cartões e depois da activação, as comunicações de reclamações vão ser todas por escrito, pois não estou a ver alternativa se não a rescisão.

Vou tentar ver se testo com um cartão volte. 👍
 
@vgoncalves é o modus operandi da MEO/NOWO/UZO.
Na altura fiz aí uns relatos até que desisti e mudei para a NOS e desde aí zero problemas.
Na minha zona a cobertura de rede da meo é muito fraca, mas eles juravam a pés juntos que o problema era do meu telemóvel, e também enviaram cartões novos, sem obviamente resolver o problema.
Até ao dia que juntei uma lista de n numeros com problemas, e ainda assim recebi respostas deles a dizer que não havia problema nenhum na rede, e que esses n numeros podiam estar todos com problema nos telemóveis.
Quando mudei para a NOS, recebi uma mensagem da advogada da Nowo do tipo " não comprendemos a quebra contratual tendo em conta que não há qualquer problema na zona do cliente".
 
@vgoncalves é o modus operandi da MEO/NOWO/UZO.
Na altura fiz aí uns relatos até que desisti e mudei para a NOS e desde aí zero problemas.
Na minha zona a cobertura de rede da meo é muito fraca, mas eles juravam a pés juntos que o problema era do meu telemóvel, e também enviaram cartões novos, sem obviamente resolver o problema.
Até ao dia que juntei uma lista de n numeros com problemas, e ainda assim recebi respostas deles a dizer que não havia problema nenhum na rede, e que esses n numeros podiam estar todos com problema nos telemóveis.
Quando mudei para a NOS, recebi uma mensagem da advogada da Nowo do tipo " não comprendemos a quebra contratual tendo em conta que não há qualquer problema na zona do cliente".
E depois enviaram-te alguma carta a querer cobrar pela rescisão?

Como é que fizeste o procedimento? Enviaste um pedido de rescisão por justa causa?

E que ainda tenho fidelização e não sei bem ainda como proceder...
 
Neste aspeto não tenho stresses. Desde o fim do 3g, que migrei os meus pais para o Whatsapp. Desde então que há mais de uma semana que nunca fiz uma chamada de voz, tudo apenas WhatsApp (ou Facetime Audio).
 
@vgoncalves no meu caso era mesmo cobertura de rede fraca, o estado normal era o telemóvel ter rede mas não recebia chamadas.
Na altura ainda meti a Deco ao barulho, juntei todas as reclamações onde não me davam razão, e ao fim de 1 semana e pouco lá acordaram em rescindir sem penalizações apesar de dizerem e passo a citar:

"No que concerne à reclamação do cliente, relativamente à rede móvel da NOWO, importa ainda esclarecer que a NOWO dispõe de rede móvel a nível nacional, pelo que não se compreende o motivo da cliente alegar que esta Operadora não dispõe de rede na sua área de residência."
 
Bem isto com a Nowo está uma novela.

Como ninguém me ligou de volta, na 5a-feira passada voltei à carga.
Estive mais de uma hora com testes e despistes, e tentam esquivar-se do problema, dizem coisas do tipo não notamos qualquer anomalia nas antenas da sua zona, para forçar a ligação 4g nas definições do telemovel, que não notam problemas na ligação 4g, etc.

Após eu verificar que não estava a resultar em nada e que estavam a enrolar-me, a conversa começou a azedar e passaram-me para outro técnico.

Perguntei se o problema só acontecia comigo isto das chamadas serem feitas por GSM e se não têm tido reclamações de outros clientes desde o dia 1 de Fevereiro, mas claro não respondem e mudaram logo de conversa.
Ainda por cima eu tenho 2 cartões na Nowo cá em casa e claro isto acontece em toda a nowo...


Pediram-me para andar com o telemóvel a forçar o 2G durante 24h para monitorização e verificar se melhorava e que depois entravam em contacto na 6a-feira.

Tal como já estava à espera, na 6a feira ninguém me ligou. Ontem liguei de volta, e fui aos arames, parece que não se lembram de nada e parece um novo pedido de assistência, faça isto, faça aquilo, vamos testar isto, bla bla bla, passei-me...

No final ficaram de enviar-me novos cartões SIM para substituir nos meus telemóveis, pois dizem que vai melhorar. Dá para acreditar?


Não sou da área de telecomunicações, mas acham que com novos cartões pode resolver o problema das chamadas? Isto de os novos cartões fazerem as chamadas pela rede 4g em vez de GSM?


Para mim parece-me uma limitação da rede, ou uma regra nas antenas em que as chamadas de voz são pela rede GSM. Não me parece que substituindo os cartões vá resolver alguma coisa.

Outra questão é que tenho fidelização por mais 1 ano, existe alguma lei em que eu possa alegar, para poder rescindir por justa causa? É que é mesmo impossível aguentar isto com as chamadas aos soluços e estar sempre a pedir as pessoas para repetirem pois não as consigo perceber e nem elas a mim...
Passou-se o mesmo comigo, reclamei...

Estiveram a enrolar... Vão enviar novos cartões para despistar "empatar"...

Não vai resolver nada, mas vou aguardar.
 
Neste aspeto não tenho stresses. Desde o fim do 3g, que migrei os meus pais para o Whatsapp. Desde então que há mais de uma semana que nunca fiz uma chamada de voz, tudo apenas WhatsApp (ou Facetime Audio).

Estando em casa com aceso ao Wifi ou na rua com cobertura 4G Whatsapp é tranquilo.

O problema é de carro em movimento, o 4G não chega a todo o lado onde chegava o 3G, a MEO não parece muito preocupada com isso , a NOWO chuta para canto, e o cliente em 2024 tem pior qualidade de serviço que tinha em 2023.
 
Back
Topo